sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Usar o wordle na sala de aula

Wordle: Wordle
Hoje vou “falar” sobre o Wordle. O Wordle é uma das web application mais simples que conheço mas com um potencial enorme para a educação.
Basicamente o que o Wordle faz é uma Word Cloud, um brainstorming ou simplesmente, embora não goste da tradução, uma nuvem de palavras. Podemos criar uma Word Cloud com as palavras que desejamos, a partir de um texto ou até mesmo introduzindo o endereço de um site e o Wordle gera por nós uma imagem que em suma não é mais do que destacar as palavras que mais vezes ocorrem no texto. Por exemplo colei este texto e gerou este Word Cloud:

Wordle: wordle cloud
Além disso o Wordle permite que a imagem gerada possa ser modificada, com diferentes fontes, layouts e esquemas de cores, permitindo também que se possa imprimir ou guardá-la na galeria do Wordle, para claro, partilha-la, afinal de contas, é uma ferramenta Web 2.0.
Aproveito o momento para dar uma dica importante na construção de uma Word Cloud, quando pretendem dar destaque a uma expressão tipo “Word Cloud”, o Wordle na sua análise verifica palavra a palavra mas se pretendemos que duas palavras sejam vistas como um só conceito, como “Word Cloud” devemos colocar um ~ entre as palavras para que este, na sua análise contabilize a expressão como uma só palavra, ou seja, com o mesmo texto, mas com o ~ entre as palavras “Word” e “Cloud” o Wordle com o texto anterior gerou como resultado:
Wordle: wordle cloud
Onde a expressão "Word Cloud" além de aparecer junta, aparece em destaque.
Claro que o objectivo final será sempre vosso, a forma como podem explorar no âmbito de cada disciplina fica ao critério de cada um!
Para ajudar a perceber como podemos de certa forma incluir o Wordle na nossa aula deixo aqui alguns slides share que podem visualizar e recolher algumas ideias.
Façam bom proveito!
Até já!






3 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa! De certeza que irá ser muito útil para os colegas.
    Fica aqui o meu contributo: um compêndio de algumas das ferramentas digitais mais utilizadas, actualmente na educação. Pode ser um ponto de partida útil.

    http://c4lpt.co.uk/recommended/index.html

    Abraço e continuação de um óptimo trabalho!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Ana Cristina

    Por acaso já tinha visto o slideshare, mas o seu contributo fica para os demais que por aqui passarem!

    Um óptimo trabalho para si também!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...