segunda-feira, 15 de abril de 2019

N@vega Seguro - Contaminação da escola



Anualmente celebra-se o dia da Internet Segura, no mês de Fevereiro. Nesta altura elaborei uma atividade com os meus alunos do 5.º ano que consistia na elaboração de uma dica para utilizar a Internet de forma segura.

A atividade foi planeada para duas aulas, na primeira, os alunos começaram por explorar no site Seguranet jogos previamente selecionados e onde iam apontando as dicas que iam encontrando, num total de 12 por aluno.
Posteriormente, criaram o seu avatar, recorrendo ao Avatar Maker e finalizaram a dica com recurso a uma aplicação de processamento de texto. Neste caso até poderia ter sido outra, mas era a que estava a lecionar na altura.



Para a criação da dica recorri ao Book Creator que permitiu criar a estrutura da dica, o título da atividade "N@vega Segur;)" e a inserção da dica. Para o efeito criei vídeos curtos para cada uma das tarefas.

Foi uma atividade planeada para duas aulas e depois procedemos à "contaminação" da escola espalhando as dicas pelos diferentes espaços escolares onde circulam os alunos.



Em conclusão, os alunos gostaram de ver os seus trabalhos expostos pela escola, trabalharam praticamente de forma autónoma, perceberam que um processador de texto não serve só para a edição de texto, desenvolveram a criatividade, o sentido crítico e expuseram o seu trabalho à crítica e claro, comunicaram...road to Séc XXI ;)

Esta ideia surgiu-me na junção de várias ideias... já tinha visto algures algo similar a esta estrutura e que peço desculpa pelos créditos, mas na verdade, não me recordo onde vi, além disso, em Penafiel, cidade onde vivo, existe um evento denominado Escritaria que faz algo que adoro, contamina a cidade com recursos de leitura com extratos da obra do autor homenageado e que a população pode trazer para casa...juntei tudo e o resultado foi o que se vê nas imagens.


Se gostaram... usem, melhorem e partilhem :)

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...