quarta-feira, 30 de abril de 2014

2 sites - milhares de modelos de powerpoint gratuitos

imagem retirada daqui



Na educação, o recuros mais utilizado pelos professores acredito que ainda seja o powerpoint. Por isso gosto de partilhar essencialmente dois recursos desta ferramenta: dicas para uma boa utilização e outro recurso que é muito procurado pelos professores: modelos direcionados para a educação.


Hoje deixo dois sites que no seu todo contemplam milhares de modelos que podem ser usados livremente pelos professores.


Free PowerPoint Templates - este site contempla mais de 3000 modelos que podem ser descarregados gratuitamente. Apresenta uma categoria especiafica para a educação

SlideHunter - é um site especialista em apresentações e que nos brinda com modelos de powerpoint muito profissionais, e onde se pode encontrar modelos baseados em diagramas, formas, 3d, gráficos,... para além de modelos mais convencionais mas com uma elevada qualidade.

Se costuma fazer muitas aparesentações recorrendo ao powerpoint "tem" de guardar nos favoritos estes dois sites.

 

 

 

terça-feira, 29 de abril de 2014

Imagens, músicas e clips de audio gratuitos - Boas práticas


Uma das batalhas que os professores hoje têm é explicar aos alunos que nem tudo o que está na Internet pode ser usado, principalmente ao nível da imagem e do audio.

Quando solicitamos um trabalho aos alunos que utilizam imagens ou audio a probabilidade de estes usarem recursos que não deveriam de ser usados é enorme.

Uma das formas de os sensibilizar e "levar" à utilização de boas práticas é partilhar com eles o site de pesquisa da creative commons e pedir-lhes para que façam a procura a partir desse site.

A partir daí eles podem usar livremente os recursos que aí encontram, admitindo que não vão fazer nada para efeitos comerciais.

Ao ínicio a "coisa" parece-lhes um pouco estranho, mas com o tempo habituam-se e depois já nem perguntam e fazem lá as suas pesquisas.

Partilhem com eles, insistam para que citem as fontes das imagens/músicas e vão ver que quando menos esperarem eles já só o "sabem" fazer dessa maneira.

Claro, convém que façamos o mesmo ;)

segunda-feira, 28 de abril de 2014

74 moocs para o mês de maio


Todos os meses o blogue TeachThought e o Class Central elaboram em conjunto o relatório "Teaching & Learning MOOC report" onde recolhem os moocs mais relevantes que acontecem no mês seguinte.

À semelhança do mês passado partilhamos esse mesmo relatório com o número de cursos divididos por áreas e que servem quer para alunos quer para professores.

Este mês o relatório apresenta 74 moocs divididos desta forma:

  • Educação e Ensino - 10
  • Humanidades - 12
  • Ciências da Computação - 7
  • Matemática e Estatística - 10
  • Negócios e Gestão - 11
  • Ciências - 7
  • Saúde e Medicina - 11
  • Engenharia - 3
  • Ciências Sociais - 3
Podem aceder à lista completa dos cursos no site da Teach & Thought


domingo, 27 de abril de 2014

Revisão da Semana


Na semana de regresso às edições diárias após a pausa lectiva da Páscoa, a edição da semana foi feita com a divulgação das jornadas que a Universidade do Minho através do seu Instituto da Educação faz sobre Conteúdos Digitais para a Educação, abrindo a semana com a partilha de 85000 clips disponibilizados no seu canal do Youtube pelo conceituado "British Paté" e ainda um post de 14+10 coisas que as escolas no futuro não terão, porque se tornaram obsoletas.
 

quinta-feira, 24 de abril de 2014

3ª Jornada Conteúdos Digitais para a Educação


A Universidade do Minho, através do seu Instituto da Educação vai organizar no dia 16 de Maio de 2014 a 3ª jornada de Conteúdos Digitais para a Educação.
Podem consultar o programa da jornada que é constituído por duas sessões plenárias e por workshops. Podem frequentar um workshop da parte da manhã e outro da parte da tarde.
Eu vou andar por lá com um Workshop de Scratch e outro de Edmodo. Bastante distintos mas muito interessantes para a educação.
Podem obter mais informações sobre o evento na página do mesmo.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

14+10 coisas que serão obsoletas nas escolas do séc. XXI



Partilho dois posts de um blogue que aprecio e que aborda na opinião do autor 24 "coisas" que não existirão nas escolas deste século. Não concordo totalmente com todas elas mas revejo-me na grande maioria. Deixo aqui o link para as primeiras 14 e um outro link para mais 10 "coisas" que brevemente deixarão de existir nas escolas!


terça-feira, 22 de abril de 2014

British Paté disponibiliza no Youtube +85 000 clips

Após a pausa habitual da interrupção lectiva da Páscoa o The Blog Teacher está de regresso para retomar as suas partilhas diárias.



A British Pathé colocou no seu canal do Youtube uma autêntica videoteca constituída por +85.000 clips, onde inclui vídeos de grandes eventos, viagens, desporto e cultura. Mas o forte do arquivo é em vídeos que cobrem bastante a primeira e a segunda guerra mundial.
 Segundo os autores podemos "perder" horas na consulta videográfica deste canal, onde a escolha é muita e diversificada passado por momentos da família real, do titanic, do desastre do Hindenberg, do colapso da Tacoma Narrows Bridge, entre nuitos outros. 
Sem dúvida um canal a subscrever e acompanhar.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...