domingo, 9 de junho de 2013

Revisão da Semana


Na semana em que os professores iniciaram a sua greve, houve tempo ainda para fazer partilhas de âmbitos diferentes. Um excelente poster digital que mostra 25 formas de encorajar o desenvolvimento do espírito crítico, e dez razões pelo quais devemos ler. Para os mais pequenos em jeito de "aprender jogando" um jogo de naves que pretende exercitar o cálculo metal e trabalhar a operação de adição e um freeware que permite guardar as passwords que utilizamos na web.


sexta-feira, 7 de junho de 2013

Sou pai e por isso vou fazer greve

Hoje vou fazer um post diferente dos posts habituais da sexta-feira!

Sou professor e pai e sim, vou fazer greve!
Vou fazer greve não porque me vão dar mais trabalho, com esse eu posso bem!

Vou fazer greve porque este governo está a dar cabo do sistema educativo e está a tirar oportunidade às classes mais desfavorecidas. Grande parte das alterações que têm sido efectuadas por este governo são economicistas, não são em prol de uma melhor educação muito pelo contrário, são medidas que diminuem imenso a qualidade do ensino. A continuar a este ritmo jamais a minha filha terá uma escola com a qualidade a que eu tive acesso. Terá uma escola cada vez mais pobre e em que os ricos que têm a possibilidade de colocar os seus filhos em boas escolas serão certamente melhores.

Os pais devem perceber que esta luta também é deles, porque os filhos deles serão vítimas deste sistema educativo que tenderá a criar ainda mais desigualdade.

Um dia a nossa sociedade vai perceber que a escola pública enfraqueceu, que perdeu muita qualidade...
Um sistema educativo de qualidade será sempre uma "arma" para o futuro do país e para proporcionar igualdade a todos!
Vou fazer greve por um ensino de qualidade e não porque vou ter de trabalhar mais...

quinta-feira, 6 de junho de 2013

25 formas de desenvolver o espírito crítico

Cada vez mais é importante preparar os alunos para o Séc. XXI, desenvolver neles as conhecidas skills para o séc XXI. Uma delas é o critical think que a Mentoring Minds através desta ilustração nos oferece 25 formas de desenvolver o espírito crítico dos alunos na sala de aula ou fora desta.


quarta-feira, 5 de junho de 2013

Guardar as passwords


Com a crescente utilização que se faz da Internet e com proliferação de serviços web que usamos somos cada vez mais confrontados com a criação de contas.
Normalmente, temos um nome de utilizador ou um mail que usamos e uma password. O que pode ser muito perigoso!!!

Diz a boa prática que devemos utilizar diferentes passwords para diferentes serviços. Acredito que a maioria não o faça, pois são imensos os serviços que usamos e seria difícil decorar passwords diferentes para serviços diferentes.

O que é certo, é que hoje, somos confrontadas cada vez mais com situações em que nem sempre a nossa password usual é aceite por muitos serviços, porque estes começam a pedir passwords fortes, com maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais. Sem dúvida que estas são as melhores mas também as mais difíceis de memorizar. Há uns dias deixei umas dicas para criar passwords fortes.

Com tanto serviço e com tanta conta começamos a ter dificuldade em saber que conta usamos, que password, se foi a simples ou a forte, enfim começamos a ter alguma dificuldade em gerir todos estes procedimentos de segurança.

Sei que muitos não pretendem guardar as passwords num programa informático por receio disto ou daquilo no entanto fica aqui um programa em open source e como tal free que se pode instalar no nosso pc e que nos permite de uma forma simples armazenar todas as nossas passwords. Se não for para armazenar aquelas passwords que não confiamos a ninguém, pelo menos para aqueles serviços que usamos com menos frequência.

A utilização do Password Safe é muito simples e permite copiar para o clipboard a nossa password e o nosso username. Claro que é muito importante criar no acesso a este programa uma password FORTE e que não se pode esquecer!!!!!

Com o tempo, este software torna-se bastante útil.

terça-feira, 4 de junho de 2013

10 motivos para ler todos os dias


Sou claramente contra a reprodução na íntegra de posts de outros blogues. "Sofro" desse mal no meu blogue já que vejo posts do The Blog Teacher publicados na íntegra noutros blogues.
Hoje quando "navegava" no meu leitor de feeds encontrei no Bibliotecar, um dos blogues que sigo com muito interesse, um post com um título que me o obrigou a ler.
Desta vez vou colocar o post na íntegra porque os motivos para a leitura devem ser acompanhados da respectiva explicação e resumi-los não faria muito sentido.
O post foi retirado como referi do blogue Bibliotecar, que cita a fonte de onde o mesmo foi extraído.

Boas leituras


"1. Estímulo mental
O cérebro necessita treinamento para se manter forte e saudável e a leitura é uma ótima maneira de estimular a mente e mantê-la ativa. Além disso, estudos mostram que os estímulos mentais desaceleram o progresso de doenças como demência e Alzheimer.

2. Redução do estresse
Quando você se insere em uma nova história diferente da sua, os níveis de estresse que você viveu no dia são diminuídos radicalmente. Uma história bem escrita pode transportá-lo para uma nova realidade, o que vai distraí-lo dos problemas do momento.

3. Aumento do conhecimento
Tudo o que você lê é enviado para o seu cérebro com uma etiqueta de “novas informações”. Mesmo que elas não pareçam tão essenciais para você agora, em algum momento elas podem ajudá-lo, como em uma entrevista de emprego ou mesmo durante um debate em sala de aula.

4. Expansão de vocabulário
A leitura expõe você a novas palavras que inevitavelmente elas serão incluídas no seu vocabulário. Conhecer um número grande de palavras é importante porque permite que você seja mais articulado em seus discursos, de maneira que até mesmo a sua confiança será impulsionada.

5. Desenvolvimento da memória
Quando você lê um livro (especialmente os grandes) precisa se lembrar de todos os personagens, seus pontos de vista, o contexto em que cada um está inserido e todos os desvios que a história sofreu. A boa notícia é que você pode utilizar isso a seu favor, fazendo dos livros um treino para a sua memória. Guardar essa quantidade de informações faz com que você esteja mais apto para se lembrar de eventos cotidianos.

6. Habilidade de pensamento crítico
Já leu um livro que prometia um mistério confuso e acabou por desvendá-lo antes mesmo do meio da história? Isso mostra a sua agilidade de pensamento e suas habilidades de pensamento crítico. Esse tipo de talento também é desenvolvido por meio da leitura. Portanto, quanto mais você lê, mais aumenta sua habilidade de estabelecer conexões.

7. Aumento de foco e concentração
O mundo agitado de hoje faz com que sua atenção seja dividida em várias partes, de modo que manter-se concentrado em apenas uma tarefa torna-se um desafio. Contudo, livros com histórias envolventes são capazes de desligar você do mundo ao redor, fazendo com que sua atenção esteja inteiramente voltada para o que acontece na trama. Embora você não perceba, esse tipo de exercício ajuda você a se concentrar em outras ocasiões, como quando precisa finalizar um projeto urgente.

8. Habilidades de escrita
Esse tipo de habilidade anda lado a lado com a expansão do seu vocabulário. Assim como a leitura permite a você ser alguém mais articulado na fala, também vai ajuda-lo a colocar com mais clareza os seus pensamentos no papel. Isso vai dar a você a chance de produzir textos com mais qualidade, não apenas de vocabulário, como também correção gramatical e ideias mais ricas.

9. Tranquilidade
O fato de envolver você em uma história e livrá-lo do estresse cotidiano faz do livro uma ótima ferramenta para alcançar a paz interior. Nos momentos de estresse, procure se distrair do que acontece com uma história que atrai seu interesse. Isso vai acalmá-lo e ajudá-lo a melhorar seu humor.

10. Entretenimento a baixo custo
Muitas pessoas acreditam que o conceito de diversão está diretamente ligado aos altos custos de uma viagem ou mesmo de uma festa. Contudo, se você encontrar um livro que chame a sua atenção, poderá viajar sem sair da sua casa." via bibliotecar

segunda-feira, 3 de junho de 2013

exercitar o cálculo mental



O gaming é algo que devemos cada vez mais ter em conta. Ja deixei aqui no blogue alguns posts sobre o quanto hoje começa a ser importante a introdução de jogos na sala de aula. Nem sempre é fácil arranjar recursos para a matéria que leccionamos mas os jogos são motivantes para os alunos e sempre que se podem utilizar ou partilhar com os alunos a tendência é para se obter bons resultados.
Já partilhei por aqui o Alien Addition e hoje trago algo similar, um jogo que permite aos alunos exercitar o cálculo mental com a operação de adição.
O Flight for fuel é simples, os alunos só têm de apanhar as quantidades suficientes para atingir o número pretendido, perdem se ultrapassar esse mesmo valor.
O jogo é rápido e interessante para treinar essencialmente o cálculo mental.
Uma dica para as férias ou para uma aula de final do ano lectivo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...