quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Na dropbox nunca perdemos um documento

 

Já vão sendo alguns os posts que escrevo em torno de um dos meus serviços preferidos: o dropbox.

Hoje partilho uma pequena dica, muito pequena dica, mas que provavelmente muita gente desconhece,e muito mas muito útil!

Antes vou deixar uma pequena pergunta:

Quantos de vocês já utilizaram um documento em que no final pretendiam ficar com o original e o novo documento e simplesmente, depois de árduo trabalho simplesmente fizeram guardar… ups, o documento anterior já era!!!! Quantas vezes já aconteceu? Quantas vezes corrigimos o teste da turma A e em seguida com a mesma grelha alteramos e colocamos os dados da B e guardamos! Pois… a turma A já era!

Por isso, cada vez mais dou um valor extraordinário ao dropbox, já aqui o tinha dito, que o dropbox guardava as versões anteriores. Por isso quando isso acontecer não desesperem!!! O dropbox resolve o vosso problema!

Eis como proceder:

  1. pegar no documento atual e copiar para outra localização(pasta) ou para a mesma pasta com nome diferente.
  2. Seguidamente no site do dropbox com a vossa conta ativa localizam o documento e com o botão direito do rato selecionem a opção versões anteriores. Em seguida vão restaurando o documento até que este fique na versão que pretende!

Se já aconteceu alguma vez e ainda procura o documento, procure na sua dropbox que ele ainda esta lá!

Ps: hoje o post foi escrito num tom um pouco comercial, mas na verdade eu não tenho ações da empresa que gere o dropbox, sou mesmo é um dropboxaficion ;)

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Pintura e criatividade

 

InspirARTion_roseretirado aqui

O InspirARTion é uma ferramenta que incluo nas ferramentas de pintura criativa como o Psykopaint e o Bonomo. São serviços de pintura, mas serviços com características especiais para o desenho criativo.

O inspirARTion é super simples! É um serviço que oferece diferentes pinceis e que trabalha em torno destes, da cor e do tamanho e pode ainda trabalhar em simetrias quer na horizontal quer na vertical.

Só oferece somente estas opções, mas tem um potencial já que os diferentes pincéis tornam a ferramenta bastante interessante para conceber desenhos.

Tem ainda um bom serviço de undo, permite ainda partilhar as imagens no facebooke e ainda guardar a imagem gerada.

Este serviço existe ainda como extensão do chrome.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Picasion–Criar um gif animado

 

animated gif maker

imagens retiradas de hyperakt 

Picasion é um serviço que permite criar um gif animado com as imagens. O serviço permite inserir as fotos e configurar o tamanho do gif animado bem como a velocidade deste.

A inserção das imagens pode ser feita do computador, via flickr ou picassa, ou ainda via URL.

Depois de gerado o gif pode ser embutido no nosso site/blogue ou simplesmente podemos guardá-lo no nosso computador.

Na escola pode ser interessante colocar os alunos a gerarem uma mensagem sobre uma temática.

Olho para este serviço e para o flickrpoet ou o flickrcc e consigo imaginar os meninos a criarem histórias em formato digital em jeito de slideshow. Era uma vez…

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Apple, onde o pormenor conta

 

Apple Retail

Pelos vistos este vídeo era suposto não ser divulgado, mas alguma fuga o colocou cá fora, será? A tecnologia da apple é fortíssima, aliada a um design sempre muito forte e agora percebe-se que todo o pormenor conta… para vender!

sábado, 24 de novembro de 2012

Revisão da Semana

revisão da semana

Uma semana em que o The Blog Teacher dedicou grande parte das suas partilhas ao maior serviço de alojamento de imagens que a web tem, o flickr: um post de motivação à escrita, que aborda um serviço que permite ilustrar um texto com as imagens do flickr;um outro post que faz uma revisão dos serviços que trabalham com a API do flickr e a terminar um último post em jeito de vídeo tutorial como mostra como fazer o download de uma imagem do flickr. Tempo ainda para partilhar um serviço que permite a criação de logotipos e botões baseados em imensos templates e o maildiary, um ótimo serviço que nos ajuda a criar de forma fácil um diário online que pode ser muito bem aproveitado na sala de aula.

 

Como guardar imagens do flickr

Diferentes serviços para usar com o flickr

Um diário online

Criar logótipos e botões facilmente

FlickrPoet

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Como guardar imagens do flickr

 

Esta semana dediquei dois posts ao flickr e normalmente à sexta partilho um post em formato multimédia. Este período desenvolvi um trabalho com os meus alunos do nono ano em que uma das partes consistia tirarem fotografias sobre as TIC e depois alojarem e classificarem(tags) essas mesmas imagens no flickr. Era pressuposto também, para complementar outros elementos que eu solicitava no projecto que se tivessem necessidade poderiam utilizar imagens do flickr.

Na altura apercebi-me que muito alunos não tinham prestado atenção quando abordava a forma como podemos fazer o download de uma imagem no flickr, porque estes pensam sempre que o botão direito do rato resolve tudo. Daí começarem a “chover” imensas dúvidas no fórum destinado ao trabalho, sobre como guardar as imagens do flickr, por isso criei um pequeno tutorial que partilho e que ao mesmo tempo esclareço que não foi tratado, foi somente a melhor forma de rapidamente passar a mensagem aos meus alunos e funcionou!

E faço a partilha porque acredito que muita gente também tenha alguma dificuldade em guardar as imagens do flickr.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Diferentes serviços para usar com o flickr

 

flickr

São imensos os serviços que utilizam a API do flickr para gerar novos serviços. Ainda esta semana abordamos o FlickrPoet que é um bom exemplo de um serviço que utiliza a sua API.

No The Blog Teacher já foram abordados vários serviços em torno do flickr que produzem resultados diversificados.

O já referido FlickrPoet que é um serviço web que devolve uma sequência de imagens em torno de um texto, poema ou uma lista de palavras e o Phrasr que é muito similar ao FlickrPoet.

flickrpoet_

Foram também abordados dois serviços de pesquisa muito específicos o flickrcc, que permite a pesquisa temática por imagens mas com direitos creative commons e o Multicolor search lab um serviço de excelência, que permite a pesquisa de imagens por cor.

flickrcc_artmulticolor2
          pesquisa por tema                                           pesquisa por cor

Foi ainda abordado um serviço que permite citar o autor e os respetivos direitos que este dá à sua foto.

 

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Um diário online

 

maildiary

Criar um diário é uma tarefa nem sempre fácil porque exige uma disciplina muito rigorosa à qual cada vez estamos com mais dificuldades: o tempo!

O maildiary é um serviço web que nos ajuda a ultrapassar um pouco esse problema, já que após se efetuar o registo com o nosso mail ele todos os dias nos envia um mail ao qual só temos de responder para criar a nossa entrada diária. O interessante é que se não tivermos nada para escrever ele anexa ao mail sempre uma pergunta. Basicamente vamos fazendo o nosso jornal online sem nunca necessitar de aceder ao serviço já que as respostas ao mail enviado por este serão colocadas no nosso jornal online. O serviço permite várias entradas diárias, utilizando sempre a mesma resposta ao mail. Podemos adicionar imagens às mensagens.

Pode-se configurar o aspecto do jornal e imprimir este em pdf.

Na escola podemos pedir aos alunos para fazer um diário com uma foto que submetemos todos os dias ou semanalmente, ou pedir que escrevam sobre uma temática qualquer

Para os professores, pode ser uma ferramenta interessante para criar um diário de bordo da nossa prática letiva.

Ou então algo mais arrojado… Deixo-vos com um vídeo inspirador para um grande projecto

 

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Criar logótipos e botões facilmente

 

create gif

Cooltext é um serviço web que permite a criação de logótipos, botões. O interessante do serviço é que a criação de botões ou de logótipos é feita de recorrendo a uma imensidão de templates. Escolhe-se o template que se pretende e de uma forma muito rápida temos um logótipo ou um botão criado.

Os logótipos e os botões podem ainda ser personalizadas determinadas características como a cor, tamanho, forma, …

No final temos a possibilidade de guardar a imagem, embutir o código HTML ou ainda enviar como anexo por mail.

É um serviço que os alunos irão gostar pela sua simplicidade e rapidez na criação de logótipos e que podem usar nos trabalhos deles.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

FlickrPoet

 

flickrpoet_

FlickrPoet faz parte dos imensos serviços que aproveitam o flickr para fazer algo com a sua imensa base de dados de fotografias/imagens.

O FlickrPoet funciona de forma muito simples. Introduzimos um poema ou um prosa, ou até mesmo uma série de palavras soltas em torno de uma temática e o serviço ilustra essa mesma mensagem, recorrendo às palavras e às imagens do serviço. Se o resultado não for o desejado, poderemos sempre renovar a pesquisa e os resultados serão diferentes.

São imensas as possibilidades em torno deste serviço simples, cada um poderá adaptá-lo, mas facilmente se percebe que serve de incentivo à escrita, uma sequência de imagens será um bom motivo para pedir aos alunos um texto; e vice-versa, ilustrar a história recorrendo ao FlickrPoet; e porque não para introduzir um tópico e fazer um brainstorming com as imagens;

Aproximam-se duas épocas muito interessantes para a criação de textos: o Natal e os sonhos para o novo ano… 

Cada um poderá adaptar o serviço às suas ideias, mas que me parece muito interessante como incentivo e ajuda à escrita, isso parece!

sábado, 17 de novembro de 2012

Revisão da semana

 

revisão da semana

Começamos a semana com a revisão do mês anterior, onde abordamos os posts mais significativos do mês Outubro, divulgamos 5 workshops gratuitos que se irão realizar no Instituto Superior de Engenharia do Porto, muito interessantes em torno de tecnologias e Informática aplicadas à educação. Fizemos uma comparação entre dois serviços que permitem o envio de documentos de grande dimensão(até 3Gb) por mail, duas plataformas de jogos didáticos direcionadas ao primeiro ciclo e pré-primária e finalizamos com um pequeno artigo de opinião sobre o que as escolas poderiam fazer para acelerar a informação aos encarregados de educação.

WORKSHOPS EM TECNOLOGIAS E INFORMÁTICA APLICADAS À EDUCAÇÃO
A escola, a tecnologia e a informação aos encarregados de educação
Dois serviços para enviar documentos de grande dimensão por mail
Jogos didáticos para a pré e o 1º ciclo
Revisão do mês

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

WORKSHOPS EM TECNOLOGIAS E INFORMÁTICA APLICADAS À EDUCAÇÃO

 

O Instituto Superior de Engenharia do Porto convida profissionais das áreas de ensino e formação a participarem no ciclo de workshops em Tecnologias e Informática Aplicadas à Educação. A decorrer entre novembro e dezembro, estas cinco oficinas apresentam mais-valias nas tecnologias de informação e comunicação para o ensino e formação.

As workshops são gratuitas, carecem de inscrição e decorrerão aos sábados, entre as as 9:30-13:00.

WORKSHOPS

Jogos digitais para apoio ao ensino | 17 novembro de 2012
Integração de dispositivos móveis nas práticas educacionais | 24 novembro
Tratamento de imagem digital | 1 de dezembro de 2012
Moodle – plataforma de suporte ao ensino | 8 de dezembro de 2012
EduGraal - broadcast da aula em tempo real | 15 de dezembro de 2012

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

A escola, a tecnologia e a informação aos encarregados de educação

 

A escola de hoje é um espaço físico a nível de infraestruturas tecnologicamente evoluído. A escola no seu todo, não a considero evoluída, e não a considero porque grande parte dela não usa as infra-estruturas tecnológicas que lhes estão ao seu dispor.

Uma das áreas onde existe uma distância muito grande entre o que a escola pode fazer e o que a escola na realidade faz é usar as tecnologias em prol de uma rápida informação aos encarregados de educação sobre os seus educandos.

Porque razão não se informa os pais na hora quando o filho está a faltar?

Porque razão os pais não podem aceder a uma plataforma onde verificam informações como data dos testes, notas dos testes, mau comportamento, empenho, interesse, participação, trabalho de casa… Porque razão??

Legalmente, isto não é possível de fazer? Porque tecnologicamente é muito simples.

Podemos argumentar que muitos pais apresentam uma literacia digital muito baixa, mas outros não, outros sabem perfeitamente usar serviços web, como o mail, o facebook; e outros, para os quais os pcs já fazem parte do seu quotidiano, por isso, também saberiam certamente utilizar estas plataformas só de consulta, ou mesmo permitir que o professor ou o director de turma interagisse mais com o encarregado de educação.

Se esta informação chagasse diariamente aos encarregados de educação, quantos problemas ficariam resolvidos no próprio dia. E quantos encarregados de educação não utilizariam este serviço, quantos?

Um senão muito grande, com a austeridade e com a visão de Nuno Crato sobre as TIC, o mais provável é que daqui a pouco, muito pouco, estas infra-estruturas comecem a ficar degradas/avariadas/obsoletas.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Dois serviços para enviar documentos de grande dimensão por mail

 

Dois serviços concorrentes que se apresentam como uma alternativa às limitações que os serviços de webmail impõem ao tamanho máximo que um ficheiro pode ser enviado como anexo.

O Free File Sender permite o envio até 3Gb, não requer registo e a sua utilização é simples. Como limitações só permite o envio de um documento(vários documentos devem ser comprimidos), só mantem os anexos durante 72 horas e só funciona no firefox e no chrome.

 

O Wetransfer permite o envio de vários documentos por mail até um máximo de 2GB. Fornece ainda, a possibilidade de enviar esses mesmos documentos para vários emails. Não carece de registo,  mantém os documentos nos seus servidores durante 15 dias, e informa via mail quando um destinatário faz o download dos documentos.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Jogos didáticos para a pré e o 1º ciclo

 

Cada vez mais os jogos têm uma preponderância na educação dos miúdos. É uma área em crescendo como refere Gee(2010:217) no seu Bons videojogos+Boa Aprendizagem

“Surgiu, no decorrer dos últimos anos um novo campo à volta dos videojogos e da aprendizagem. Este campo tem como fundamento a premissa de que os videojogos podem envolver os jogadores, em formas de aprendizagem ricas e profundas, num contexto extremamente estimulante. Os bons videojogos, defendem alguns, incorporam princípios de aprendizagem fortes – isto é, incorporam métodos de aprendizagem ricos - na sua própria concepção.”

Hoje partilhamos duas pequenas “plataformas” com jogos simples e destinados à pré-primária e ao primeiro ciclo.

O minisebran mais direcionado para a pré-primaria e o Sebran ABC mais destinado ao primeiro ciclo. Embora não tenha experiências neste campo, penso que estes jogos podem também ser utilizados com alunos com Necessidades Especiais.

O minisebran contempla jogos mais direcionados para a aprendizagem das letras e dos números. Já o Sebran ABC é mais direcionado para uma faixa etária superior e contempla jogos de :

  • operações aritméticas
  • jogos de cálculo mental
  • jogo da forca
  • jogos de memória, …

Duas “plataformas” muito pequenas, mas interessantes. Não esqueçam que o jogo é motivante para o seu utilizador(aluno).

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Revisão do mês

revisão do mês

No mês do halloween, o The Blog Teacher partilhou algumas ideias que poderiam ser utilizadas para esta temática. Revelou um top sempre aguardado do Centre for Learning & Performing Technologies, o Top 100 – Ferramentas na educação e um outro de ferramentas ou serviços para os professores ou para serem usados em sala de aula.

Em material gratuito ou de acesso publico abordou-se modelos grátis para o powerpoint, 25000+ cliparts de domínio público.

Algumas novidades da google, com o seu ChromeBook e o seu Google Cultural Institute e do seu Youtube, quanto à importância de subscrever canais no Youtube, 12+1 filmes que os professores não devem perder e ainda um canal com mais de 150 filmes.

Sobre serviços, o The Blog Teachear, abordou uma ferramenta extraordinária: o thinglink; o dropcanvas, ideal para partilhar documentos, o we transfer para enviar documentos de grande dimensão por mail, um serviço minimalista para criar clips de jornais, o fodey

E a finalizar um slide share a não perder 100 imagens brilhantes!

 

Happy Halloween…

thinglink–uma imagem, 1001 links

Para alunos com dificuldades visuais

Powerpoint modelos gratuitos

The best web 2.0 tools for teachers

Um clip de jornal

12+1 vídeos que os professores “devem” ver

Algumas ideias para o halloween

A era industrial já era…

O portátil da google

25000+ cliparts de domínio público

Wetransfer–Enviar grandes documentos por mail

Youtube–A importância de subscrever canais

Serviço educativo da casa da música

Life in color

Ainda o Google Cultural Institute

Dropbox–algumas considerações nas partilhas

Museu virtual da Google

Arrastar&Largar e partilhar

Pedido de desculpas

Top 100 – Ferramentas na educação

Um canal do Youtube com mais de 150 filmes

100 imagens brilhantes

Ciclo de conferências sobre educação

sábado, 3 de novembro de 2012

Revisão da semana

 

revisão da semana

Na semana do Halloween o The Blog Teacher partilhou algumas dicas para se usarem com alunos com dificuldades visuais, um TED extraordinário de um jovem, mas já com cinco vidas e talvez um dos serviços mais interessantes que partilhámos este ano: Thinglink!

Ted da Semana

Happy Halloween…

thinglink–uma imagem, 1001 links

Para alunos com dificuldades visuais

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...