domingo, 18 de abril de 2010

Paredes digitais

Olá!

Não tenho passado por aqui. Um dia destes, ainda fiz uma tentativa e comecei a escrever sobre o que anda na rede ao nível de armazenamento online. Andam "coisas" interessantíssimas e quando comecei a recolher informação, e a tentar comparar, decidi desistir ;) mas prometo, que um dia destes abordo essa questão, até porque me parece muito pertinente.

Na verdade, preciso de assumir uma das premissas do blog, ou seja, colocar posts pequenos e com muita frequência.
O meu problema, é que quando falo sobre algo, gosto de abordar a questão de uma forma mais profunda, e preciso de testar a ferramenta, mas com o tempo talvez me consiga ajustar.

Ao post de hoje, decidi atribuir-lhe o título de "Paredes digitais" porque vão abordar duas ferramentas, claro subjacentes ao conceito da web 2.0, o wallwisher e o glogster.







O Wallwisher
O Wallwisher, é um site que permite criar notas sobre um determinado assunto e de uma forma muito simples. Além disso, nas notas podemos adicionar imagens, aúdio, sites e vídeo!
E no fim podemos simplesmente convidar os nossos "amigos" a participarem na nossa "parede digital". Podemos também, incluí-la no nosso blog. E isto tudo sem ter de se registar.
Se criar alguma, não se esqueçam de me "convidar", pois terei todo o gosto em deixar lá a minha opinião!

Só para começar, vão a wallwiher.com e cliquem em "build a wall". Em seguida, escreva um nome e um endereço para a parede. Introduza o seu nome e o seu e-mail e está pronto a acrescentar stick notes! Simples!

Este é o meu wallwisher que criei sobre a web 2.0, passem por lá e deixem a vossa "stick note". Mas acima de tudo, experimentem em criar uma, se o fizerem, provavelmente vão perceber a capacidade que esta ferramenta tem no contexto ensino-aprendizagem!


O Glogster


O Glogster é uma ferramenta que utiliza como slogan "poster yourself"! Na verdade, o glogster é mesmo isso, uma aplicação da web que permite criar posters, mas, é claro, posters web, ou seja, um poster que permite integrar imagem, áudio, vídeo e texto do nosso pc ou por referência a sites da web(flickr,facebook,animoto,youtube, ...) e sendo da web 2.0, partilhá-lo!
Este é o tipo de ferramenta que aconselho vivamente, podem fazer o vosso, mas podem utilizá-lo como fins educacionais, podem no poster, colocar imensa informação que pretendam que os alunos visualizem.


Este foi o meu primeiro glogster e fala sobre mim, para ter uma ideia demorei uma hora e meia, a fazê-lo, mas, está ali muita coisa!

Façam boas paredes digitais e não se esqueçam de as partilhar!

Até já,



3 comentários:

  1. Olá Filipe!
    Sempre a inovar! Infelizmente, não te consigo apanhar. Sou um pouco lenta nisto das novas ferramentas da web. Falta-me tempo para experimentar. Mas pelo menos fiquei a saber que existem, o que já é um bom começo. Continuação de bom trabalho! Um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Boa Filipe!
    Sempre na onda da descoberta....
    Ainda bem que há colegas assim, dispostos a partilhar as novas decobertas da "nuvem".
    Continua, um abraço e ..
    Até já!

    ResponderEliminar
  3. Olá Lurdes!
    Nem a mim nem à web! Ela cresce a uma velocidade exponencial que é muito difícil de acompanhar! O facto de saberes que existe, é bom, porque um dia podes necessitar de algo, e tens aí a resposta!

    Obrigado Júlio!
    Sabes que gosto de partilhar, mas cada vez temos menos tempo para trilhar caminhos para descobrir!
    Obrigado a ambos! São estes comentários que fomentam mais a minha vontade de partilhar!
    Até já!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...