terça-feira, 22 de abril de 2025
Dia da terra - uma dica para usar a IA na sala de aula
quinta-feira, 17 de abril de 2025
3 sites para criar imagens com AI
Quem acompanha o blogue sabe que gosto de publicar sobre boas práticas de utilização de imagens e por isso vou divulgando sites ou dicas em como o podemos fazer respeitando os direitos de autor.
Neste contexto, a utilização da IA para gerar imagens é extraordinária porque são livres embora alguns dos sites que o criam não permitam a sua utilização para fins comerciais.
Para além da questão dos direitos de autor, é óbvio que a utilização da IA para gerar imagens em sala de aula tem uma série de vantagens associadas, mas isso deixarei para outro post.
Partilho três sites que gosto para gerar imagens, são todos gratuitos mas alguns têm limitações diárias
1. Microsoft Designer
- Muito fácil de utilizar
- Muitas ferramentas para trabalhar na imagem gerada(remover fundo, refazer imagem, ...)
- Guarda as imagens
- Base de dados extensa com imagens geradas
- Integrado no ChatGPT
- Fácil de usar
- Integrado no design do Canva
- Bom para alunos com conta de estudante
quinta-feira, 10 de abril de 2025
Gamificar a sala de aula
Hoje o meu post pode ser um pouco controverso, e acredito que alguns dos leitores do blogue não concordem comigo...
Muitas vezes confunde-se a utilização do jogo na sala de aula com gamificar a sala de aula. Sem entrar em grandes teorias sobre as duas verdadeiras definições - até porque eu não sou entendido em jogos -0 gostava só de partilhar um pouco o que é, para mim, gamificar a sala de aula.
Gamificar a sala de aula é muito mais do que introduzir jogos por diversão. É trazer elementos do universo lúdico — como pontuação, desafios, competição ou recompensas — para criar um ambiente de aprendizagem mais motivador e envolvente. Na gamificação, os alunos participam ativamente, aprendem com o erro, colaboram entre si e encaram a avaliação como um desafio positivo.
Um dos componentes mais importantes da gamificação é o Desafio, onde os alunos têm "missões" ou tarefas para completar, como se estivessem a jogar um jogo. Outro aspeto essencial é o Feedback Imediato - como num jogo, os alunos recebem respostas rápidas ao seu desempenho, podendo ajustar a sua aprendizagem. E ainda, um aspeto que considero muito relevante: a Progressão. Os alunos avançam por diferentes níveis à medida que dominam os conteúdos ou alcançam determinados objetivos.
Ou seja, gamificar não é somente utilizar uma aplicação como o Kahoot, o Blooket ou o Quizizz, só para citar alguns. Embora estas aplicações incorporem muitos dos elementos essenciais da gamificação - pontuação, recompensas, competição e algum feedback imediato - ficam a faltar elementos importantes. Não deixa de ser verdade que os alunos aprendem enquanto jogam os recursos criados com estas aplicações e que se mantêm motivados, mas faltam alguns ingredientes para uma verdadeira abordagem de sala de aula gamificada.
Por isso, a minha opinião é que estas ferramentas são formas leves de gamificação. Funcionam muito bem para revisão, reforço e motivação, mas não substituem atividades mais profundas de pensamento crítico ou de resolução de problemas. Ainda assim, como complemento ao trabalho em sala, são excelentes apostas.
E digo isto, porque estas ferramentas não proporcionam dois aspetos muitos importantes da gamificação: o desafio e o progresso.
É somente a minha opinião e como gosto de dizer: vale o que vale. Sintam-se à vontade para discordar- até porque é da discussão que surgem boas ideias 😁
Já agora o que usam para gamificar a vossa sala de aula?
quinta-feira, 3 de abril de 2025
Atividades lúdicas para a páscoa
Antes de me recolher para descansar e me preparar para a celebração da Páscoa, partilho um pequeno recurso com atividades simples que podem ser desenvolvidas pelos alunos do primeiro e segundo ciclo.
Abordei, aqui no blogue, o Sumplete, que é um jogo de matemática que explora essencialmente a operação aritmética da adição, mas com relevância para desenvolver também a lógica e o pensamento computacional. Partilhei também o maze generator que é um excelente serviço para criar labirintos com muita facilidade e de diferentes níveis de dificuldade.
O TBT - atividades da Páscoa, não é mais do que a simples utilização destas duas partilhas e que contém dois exercícios criados com o Sumplete e mais dois labirintos criados com o maze generator.
Demorei mais a construir o recurso final do que a gerar os quatro recursos. Não esqueçam que o Sumplete pode ser jogado online que é sempre mais interessante.
Se gostarem, imprimam, mas...podem sempre usar a versão digital que não gasta papel! E é a minha preferida!