quarta-feira, 7 de maio de 2025
Scrolling the Web #1 - Let´s go viral - Expressão escrita
quinta-feira, 24 de abril de 2025
Scrooling the web #0 - WHAT!!??
Scrolling the Web é a nova rubrica do The Blog Teacher onde pretendo partilhar algo que encontro pela net...
Quando ando a navegar nos blogues que gosto, a ler alguma newsletter, em sites, plataformas, recursos educativos,... and so on, acabo por encontrar alguns recursos que considero úteis. Não é que os use ou experimente todos mas acho a ideia interessante e por isso, acho que merece a partilha. O Scrolling the Web é isso mesmo, uma rubrica destinada à partilha dessas ideias que acho que podem de alguma forma serem utilizadas na sala de aula.
Aproveito para dizer que se tiverem alguma ideia que gostassem de ver explorada, partilhem, há sempre alguma coisa na Net e o Scrolling the Web pode ajudar😀
terça-feira, 22 de abril de 2025
Dia da terra - uma dica para usar a IA na sala de aula
quinta-feira, 17 de abril de 2025
3 sites para criar imagens com AI
Quem acompanha o blogue sabe que gosto de publicar sobre boas práticas de utilização de imagens e por isso vou divulgando sites ou dicas em como o podemos fazer respeitando os direitos de autor.
Neste contexto, a utilização da IA para gerar imagens é extraordinária porque são livres embora alguns dos sites que o criam não permitam a sua utilização para fins comerciais.
Para além da questão dos direitos de autor, é óbvio que a utilização da IA para gerar imagens em sala de aula tem uma série de vantagens associadas, mas isso deixarei para outro post.
Partilho três sites que gosto para gerar imagens, são todos gratuitos mas alguns têm limitações diárias
1. Microsoft Designer
- Muito fácil de utilizar
- Muitas ferramentas para trabalhar na imagem gerada(remover fundo, refazer imagem, ...)
- Guarda as imagens
- Base de dados extensa com imagens geradas
- Integrado no ChatGPT
- Fácil de usar
- Integrado no design do Canva
- Bom para alunos com conta de estudante
quinta-feira, 10 de abril de 2025
Gamificar a sala de aula
Hoje o meu post pode ser um pouco controverso, e acredito que alguns dos leitores do blogue não concordem comigo...
Muitas vezes confunde-se a utilização do jogo na sala de aula com gamificar a sala de aula. Sem entrar em grandes teorias sobre as duas verdadeiras definições - até porque eu não sou entendido em jogos -0 gostava só de partilhar um pouco o que é, para mim, gamificar a sala de aula.
Gamificar a sala de aula é muito mais do que introduzir jogos por diversão. É trazer elementos do universo lúdico — como pontuação, desafios, competição ou recompensas — para criar um ambiente de aprendizagem mais motivador e envolvente. Na gamificação, os alunos participam ativamente, aprendem com o erro, colaboram entre si e encaram a avaliação como um desafio positivo.
Um dos componentes mais importantes da gamificação é o Desafio, onde os alunos têm "missões" ou tarefas para completar, como se estivessem a jogar um jogo. Outro aspeto essencial é o Feedback Imediato - como num jogo, os alunos recebem respostas rápidas ao seu desempenho, podendo ajustar a sua aprendizagem. E ainda, um aspeto que considero muito relevante: a Progressão. Os alunos avançam por diferentes níveis à medida que dominam os conteúdos ou alcançam determinados objetivos.
Ou seja, gamificar não é somente utilizar uma aplicação como o Kahoot, o Blooket ou o Quizizz, só para citar alguns. Embora estas aplicações incorporem muitos dos elementos essenciais da gamificação - pontuação, recompensas, competição e algum feedback imediato - ficam a faltar elementos importantes. Não deixa de ser verdade que os alunos aprendem enquanto jogam os recursos criados com estas aplicações e que se mantêm motivados, mas faltam alguns ingredientes para uma verdadeira abordagem de sala de aula gamificada.
Por isso, a minha opinião é que estas ferramentas são formas leves de gamificação. Funcionam muito bem para revisão, reforço e motivação, mas não substituem atividades mais profundas de pensamento crítico ou de resolução de problemas. Ainda assim, como complemento ao trabalho em sala, são excelentes apostas.
E digo isto, porque estas ferramentas não proporcionam dois aspetos muitos importantes da gamificação: o desafio e o progresso.
É somente a minha opinião e como gosto de dizer: vale o que vale. Sintam-se à vontade para discordar- até porque é da discussão que surgem boas ideias 😁
Já agora o que usam para gamificar a vossa sala de aula?
quarta-feira, 9 de abril de 2025
Atividades lúdicas para a páscoa
Antes de me recolher para descansar e me preparar para a celebração da Páscoa, partilho um pequeno recurso com atividades simples que podem ser desenvolvidas pelos alunos do primeiro e segundo ciclo.
Abordei, aqui no blogue, o Sumplete, que é um jogo de matemática que explora essencialmente a operação aritmética da adição, mas com relevância para desenvolver também a lógica e o pensamento computacional. Partilhei também o maze generator que é um excelente serviço para criar labirintos com muita facilidade e de diferentes níveis de dificuldade.
O TBT - atividades da Páscoa, não é mais do que a simples utilização destas duas partilhas e que contém dois exercícios criados com o Sumplete e mais dois labirintos criados com o maze generator.
Demorei mais a construir o recurso final do que a gerar os quatro recursos. Não esqueçam que o Sumplete pode ser jogado online que é sempre mais interessante.
Se gostarem, imprimam, mas...podem sempre usar a versão digital que não gasta papel! E é a minha preferida!
quinta-feira, 27 de março de 2025
Utilização de IA no The Blog Teacher
Hoje vou escrever um post um pouco diferente, um post que vai ser escrito, lido, reescrito e relido. Aquele processo que utilizamos muito para resolver alguma coisa 😁
A IA está aí e a escola não pode passar ao lado dela. Não vou discutir muito em torno da temática porque ele é controverso e por isso abstenho-me de fazer uma publicação a defender ou não a introdução da IA na escola, mas, ela está aí, é uma realidade e não a usar, isso sim, acho que é algo que toda a gente deve pelo menos tentar e vão perceber o quanto ela é extraordinária.
Por isso, tenho vindo a introduzir a IA no The Blog Teacher, não publico posts de forma completa mas recorro muitas vezes à IA para que me faculte acima de tudo como podemos usar algum serviço, aplicação na sala de aula. O blogue é essencialmente dedicado para professores e por isso, porque não perguntar à IA como posso usar algo na sala de aula? Era perder excelentes ideias que ela nos dá. Por isso, não estranhem ver uma lista de itens com ideias para que possamos usar o recurso em sala de aula ou até mesmo fora dela.
Acho extraordinário como em pequenos segundos ela nos sugere como podemos usar o recurso na sala de aula.
E vocês, têm usado na vossa prática docente?
quinta-feira, 20 de março de 2025
QR Codes gratuitos e personalizados
Quem segue o blogue sabe que aprecio ferramentas simples, que fazem coisas simples mas que nos resolvem rapidamente determinados problemas que nos surgem na sala de aula. São ferramentas que normalmente tenho no meu canivete suiço tecnológico.
Ainda há dias abordei o Short URL para gerar links curtos, hoje, na mesma linha, abordo o QRCode Monkey, um serviço simples para criar QR Codes.
Podemos gerar QR Codes que facilitam o acesso rápido a links, textos, ficheiros e outros conteúdos com uma simples leitura do telemóvel ou do tablet. Sabemos o quanto isso é ótimo hoje em sala de aula. A finalizar está online, por isso está sempre disponível. É gratuito, por isso não tem custos, não precisa de registo nenhum e pode gerar QR Codes simples ou personalizados. Adorei!
Funcionalidades do QRCode Monkey
Gera QR Codes personalizáveis a partir de diversos tipos de dados, como:
-
URLs (links de sites, vídeos, formulários, etc.)
-
Textos simples
-
Números de telefone (com opção de chamada)
-
Localizações (geolocalização no Google Maps)
-
Eventos de calendário
-
Conexões Wi-Fi (nome da rede + senha)
Funcionalidades principais:
-
Criação de QR Codes gratuitamente
Sem necessitar de login ou registro. -
Alta resolução para impressão
Permite baixar o QR em PNG, SVG, PDF, ideal para cartazes, murais e documentos. -
Personalização visual:
-
Escolher cores diferentes
-
Adicionar o logotipo de um site ou imagem personalizada (ex: o logotipo da escola).
-
-
Downloads em alta qualidade
Ótimo para imprimir sem perder nitidez. -
Compatível com todos os tipos de leitores de QR Code
Qualquer telemóvel com câmera pode ler facilmente.
Ideias para usar na sala de aula
-
Partilhar links sem digitação
-
Em vez de os alunos copiarem um link, apontam a câmara ao QR e abrem instantaneamente a atividade ou site.
-
-
Materiais impressos com acesso digital
-
Em fichas, cartazes ou exercícios, podemos incluir QR Codes que levam a vídeos explicativos, tutoriais ou jogos educativos.
-
-
Cartazes interativos nos corredores ou sala de aula
-
Ex: “Curiosidade do Dia” com QR Code para um vídeo ou curiosidade científica.
-
-
Apoio ao estudo autónomo
-
Colocar QR Codes em tabelas de revisão ou resumos que levam a vídeos ou quizzes online.
-
-
Atividades com estações de aprendizagem
-
Em cada “estação” da sala, há um QR para uma atividade ou desafio diferente.
-
-
Apresentações de alunos
-
Os alunos colocam QR Codes nos seus trabalhos para mostrar fontes, vídeos ou slides de apoio.
-
Exemplo rápido:
Crias um formulário ou uma pergunta rápida no mentimeter, geras o QR Code e partilhas. Podes sempre personalizar isto com o logo da tua escola ou uma cor que pretendas.
Hoje é muito importante ter uma ferramenta destas mesmo sabendo que em muitas escolas se discute a utilização dos telemóveis na escola. Dá sempre jeito para imensos contextos.
quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025
Gerar links curtos
O Short Url é um desses serviços não faz muito mais do que gerar um link mais curto que facilmente podemos partilhar. Isso é especialmente útil em ambientes como a sala de aula, onde a simplicidade e agilidade no acesso a links fazem diferença.
Funcionalidades do site ShortURL.at:
-
Encurtar links longos:
Transforma URLs longos em curtas -
Gratuito e sem necessidade de registro:
Prático e rápido para uso pontual, ideal para professores. -
Compatível com qualquer site:
Pode encurtar links de vídeos, sites educativos, documentos do Google, etc. -
Geração instantânea:
O link encurtado é criado em poucos segundos. -
Opção de verificar se o link ainda funciona:
Isso ajuda a garantir que o URL encurtado não foi bloqueado ou removido.
Exemplos do uso de links curtos na sala de aula:
-
Partilhar links com os alunos de forma rápida e limpa
-
Inserir links curtos em materiais impressos ou projetados
-
Facilitar o acesso a vídeos e conteúdos online:
-
Um vídeo do YouTube sobre a Revolução Francesa pode ser acessado rapidamente por todos os alunos digitando um link curto
-
-
Distribuir atividades interativas:
-
Como jogos de matemática, quizzes, murais.
-
-
Colocar em murais ou cartazes na escola:
-
Um cartaz com o tema “Semana da Ciência” pode conter um link curto para um formulário de inscrição.
-
São algumas ideias mas dá sempre jeito ter uma ferramenta destas por perto. Hje também faz muito sentido ter um gerador de qr-codes por perto
quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025
Sumplete - Jogo de matemática
Se algum chatbot passasse pelo The Blog Teacher com certeza que ia perceber que uma das áreas que gosto é a da matemática e que também gosto de jogos. Por isso muitas vezes, junto os dois, a metemática e os jogos!
Ainda há uns dias partilhei o multiplication que é um jogo para os alunos exercitar a operação aritmética da multiplicação.
Hoje trago o Sumplete que é um jogo interativo simples em jeito de quebra-cabeças matemáticos que desafia os alunos a excluir números de uma grelha de modo que os totais das linhas e colunas correspondam aos valores-alvo indicados. Podemos dizer que é uma espécie de mistura de Sudoku com operações matemáticas, especialmente adição. O jogo é totalmente gratuito e funciona diretamente no browser e como gosto, sem necessidade de registo.
Podemos criar jogos com grelhas de 3x3 até 9x9, aumentando dessa forma o grau de dificuldade.
Quando usei a IA para para me dar dicas sobre como o usar na sala de aula deixou-me algumas dicas e que partilho as que mais gostei:
👩🏫 Como usar o Sumplete em sala de aula
🧮 1. Desenvolver habilidades matemáticas básicas
-
Estimula adição mental, estratégia e raciocínio lógico.
-
Ideal para o ensino fundamental (anos finais) e ensino médio, dependendo da complexidade.
🧠 2. Trabalhar o pensamento lógico e resolução de problemas
-
Os alunos devem testar hipóteses, revisar decisões e pensar em múltiplas possibilidades.
-
Incentiva o pensamento reverso (começar pelo total e pensar nos números que somam até ele).
👫 3. Atividades em dupla ou grupo
-
Crie desafios em grupo: "Quem resolve mais rápido o 5x5?"
-
Estimula colaboração e comunicação entre alunos.
📝 4. Competição saudável
-
Faça um campeonato com tempo cronometrado.
-
Pode ser uma ótima atividade para encerrar a aula.
🖥️ 5. Sala de informática ou projetor
-
Use em laboratório de informática para trabalho individual.
-
No projetor, resolva um desafio com a turma toda participando e debatendo decisões.
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025
Gerar labirintos - Ferramenta simples mas com muito potencial
Hoje partilho uma ferramenta extremamente simples mas que adorei por dois motivos: a simplicidade e pela forma como facilmente a podemos tornar num momento de aprendizagem divertido para os alunos. O maze generator não é mais do que um simples gerador de labirintos.
A interface permite criar desde labirintos muito simples como este
A aplicação permite criar labirintos em formato retangular, circular, triangular e hexagonal com diferentes níveis de dificuldade.
Exporta para PDF, PNG e SVG. estes dois últimos formatos permitem que depois o possamos adaptar ao contexto pretendido.
Gostei imenso pela simplicidade com que rapidamente gera um labirinto!
Uma ideia engraçada que vejo para a malta das TIC quando abordam a modelação é fazer um labirinto destes e depois criar uma bola até encontrar a saída e claro, pode ser jogado por diferentes níveis de idade de alunos
quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025
Ferramentas simples - de professor para professores
O Site de Seth De Clercq apresenta ferramentas simples para professores mas com um algum impacto na aprendizagem e que podem ser facilmente utilizadas em sala de aula.
Ferramentas Disponíveis
Greater Than, Less Than Visualiser
Esta ferramenta visual simplifica o conceito de comparação de quantidades, eliminando distrações e permitindo que os alunos se concentrem na aprendizagem.
Number Generator
Com uma interface muito simples gera números entre 0 e 100.
Ten Frame Tool
Pode escolher entre um ou dois quadros de dez, exibidos horizontalmente ou verticalmente, para se adequar ao estilo de ensino. A interface limpa e sem anúncios garante uma experiência de aprendizagem mais focada.
Word Type Highlighter
Pode utilizar esta ferramenta para atividades práticas e envolventes que aumentem a consciência gramatical dos alunos.
Como Utilizar na Sala de Aula
Essas ferramentas são projetadas para serem simples e eficazes, funcionando bem em diferentes dispositivos, incluindo quadros interativos. Algumas dicas de uso:
- Integração com Atividades Concretas: Usar o Greater Than, Less Than Visualiser após atividades práticas para reforçar conceitos abstratos.
- Jogos e Desafios: Utilize o Number Generator para criar jogos matemáticos rápidos e divertidos.
- Visualização de Conceitos: O Ten Frame Tool é excelente para introduzir conceitos numéricos de forma visual, ajudando os alunos a entenderem melhor a adição e subtração.
- Exploração de Gramática: O Word Type Highlighter pode ser usado para destacar diferentes tipos de palavras em textos, tornando as aulas de gramática mais interativas e envolventes.
sábado, 1 de fevereiro de 2025
Revisão do mês
Começamos o mês com uma partilha direcionada para as boas práticas da utilização de imagens através de um ebook que inclui uma lista de sites onde se pode encontrar imagens gratuitas para usar em projetos, trabalhos, sites...
Depois abordamos o multiplication.com, um recurso divertido e interativo para aprender a multiplicação. Na lógica e no raciocínio, para os mais pequeninos, um sudoku que pode ser imprimido ou jogado online.
Finalizamos o mês com a divulgação de um ebook, com um conjunto de ferramentas de inteligência artificial que podem ajudar os professores a ensinar e aprender.
Ebook - Sites com imagens livres de utilização
quinta-feira, 30 de janeiro de 2025
AI Teacher Toolkit
Um dos blogues que sigo é o o do Matt o Ditch that textbook que já leva muitos anos e que cria imensos recursos.
Hoje partilho o ebook "AI Teacher Toolkit" criado por ele que é uma ferramenta excelente para iniciarem/aprofundarem o uso da IA na educação.
O livro inclui
- Ferramentas IA para a eduvção
- Exemplos de prompts
- Ideias para os EE´s usarem em casa
- O by the way lessons que não são mais que pequenas ideias que nos ajudam em determinados momentos.
É um excelente recurso para guardarem na cloud e consultarem quando estiverem a preparar aulas, quizzes, exit tickets, gerar rubricas and so on..
quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Sudoku para pequeninos :)
Pessoalmente gosto de partilhar pequenos desafios com os meus alunos...não os torno obrigatórios mas opcionais...por vezes, têm a ver com a disciplina, outras vezes um bocadinho em torno do pensamento computacional ou apelar à sua criatividade, depende do que me lembro na hora...
Há uns dias partilhei com eles um sudoku de 4x4 e que partilho com vocês.
Podem transferir uma cópia. Só precisam de ter uma conta google.
Boa semana,
The Blog Teacher
quinta-feira, 16 de janeiro de 2025
Multiplication.com - Aprender a multiplicação de forma divertida.
O site Multiplication.com é uma plataforma educacional desenvolvida com o intuito de de ajudar os alunos a aprender e a praticar a tabuada de maneira divertida e interativa. Para o efeito oferece diversos recursos que podem ser utilizados em sala de aula para envolver os alunos na apernedizagem da operação da mutiplicação.
Como usar o site em sala de aula:
- Jogos interativos – O site possui vários jogos que ajudam os alunos a praticar multiplicação de forma lúdica. Podem desenvolver jogos individuais ou competições em grupo.
- Testes e desafios – Há quizzes e desafios cronometrados que permitem avaliar o progresso dos alunos.
- Folhas de exercícios – O site oferece exercícios prontos para impressão que podem ser usados para reforço ou TPC.
- Truques e estratégias – Ensina métodos para facilitar a aprendizagem das tabuadas, ajudando os alunos a memorizar os cálculos com mais eficiência.
- Vídeos educativos – Alguns vídeos explicativos podem ser usados como introdução ao conteúdo ou revisão antes de uma atividade.
Atividades diferenciadas que os alunos podem fazer:
- Competição de jogos: Dividir a turma em grupos e verificar quem consegue acertar mais respostas nos jogos do site.
- Desafio relâmpago: Propor desafios rápidos com base nos testes do site.
- Caça ao erro: Pedir aos alunos que analisem e corrijam os erros em exercícios retirados do site.
- Criação de histórias matemáticas: Após jogar, os alunos podem criar pequenas histórias baseadas nos jogos, incentivando a criatividade e o raciocínio lógico.
quinta-feira, 9 de janeiro de 2025
Ebook - Sites com imagens livres de utilização
Normalmente as primeiras publicações do ano são sobre aquilo que desejamos. Eu não tenho muito jeito para essas coisa por isso partilho um ebook com sites de imagens que podem ser usadas gratuitamente onde bem acharem que as devem usar.
Por isso, para não ser diferente... o meu desejo para este ano é que comecemos a usar imagens livres de utilização ou geradas por AI.
quinta-feira, 2 de janeiro de 2025
Revisão do mês
Por isso no inicio do mês partilhei dois post em torno do chatbot da Microsoft, o Copilot.
Um que fala sobre como podem os profesores usar o Copilot no seu quotidiano profissional e outro com a partilha de um curso gratuito sobre o mesmo.
Aproveito para desejar a todos um excelente 2025!