segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Happy Halloween

pumpkin
Fonte: Eu e a minha pequena Maria!
Eu sei, eu sei que assusta muito!
Como as notícias andam más para estes lados, tenho de me divertir com os meus! Divirtam-se vocês também!

Webinars - Registos interessantes


A DGIDC através do seu programa da “Informação ao conhecimento” promove quinzenalmente um webinar sobre diferentes temáticas dirigidas à comunidade escolar.
Partilho alguns que me parecem interessantes:
Educação para a inovação nas comunidades de aprendizagem, do Professor Paulo Dias
Portefólios Digitais - desafios e oportunidades
Acordo ortográfico
Posso ensinar sem TIC…
Podem consultar os webinars já realizados no histórico da página utilizada para a divulgação da temática. Tem lá registos interessantes!

Capturar, narrar e gravar o ecrã

Jinglogo.jpg

Sobre capturar o ecrã já aqui falei do Snaplr, como sendo uma boa opção para capturar partes do ecrã e colocar notas posteriormente na imagem.

O Jing é o Snaplr em versão extended, ou seja, permite capturar e anotar, mas permite também a criação de vídeos de uma determinada área do ecrã.

Esta ferramenta já tem bastante tempo, mas continua muito útil, lembrei-me dela, porque hoje tive necessidade de fazer um vídeo de uma captura de ecrã.

Tem um potencial enorme para a elaboração de tutoriais, pois além de gravar a parte do ecrã que se pretende, podemos ainda incluir a narração do que estamos a fazer. O Jing gera um ficheiro do tipo flash(swf) que depois pode ser importado no youtube, no screencast.com ou noutro serviço que possa alojar vídeos. Posteriormente, podem facilmente partilhar nas redes sociais, nos blogues, enfim onde pretenderem.

O Jing apresenta como limitação a gravação até 5 minutos na versão free!

domingo, 30 de outubro de 2011

Fim das TIC!

Não escrevo no meu blogue ao domingo. É dia de descanso, dia para a família!

Hoje abro uma exceção para perguntar ao Ministro Nuno Crato qual a sua definição para dominar, a respeito do fim das TIC e para o que diz no público de hoje:

No 9.º ano “a maioria dos jovens já domina os computadores perfeitamente e é questionável que seja necessário ter uma disciplina de TIC”

podem ver o texto na íntegra no público.

Há uns dias atrás parecia que adivinhava isto e tinha colocado um post em tom de provocação que apelidei de “E o método?

Eu compreendo o que ele quer dizer, mas a realidade é completamente diferente, os alunos de hoje, é verdade que já particamente todos têm pc e dão a “sensação” que dominam o pc. É uma “sensação” completamente errada, sabem navegar na internet e sem regras nenhumas, utilizar o messenger e o facebook ou a rede social do momento. Do resto não sabem fazer mais nada, ou pelo menos fazer com método.

Associado a tudo isto, o mais importante: daqui a dois anos quantos alunos vão ter pc e internet em casa? Quantos? Acabou o e-escola, vamos voltar a ter alunos que vão chegar ao nono ano sem nunca ter usado um pc(eu sei o magalhães, mas…o que foi feito com ele?).

Tinha muito para escrever, mas esta notícia abalou comigo!

sábado, 29 de outubro de 2011

Revisão da Semana

revisão da semana

Uma semana onde abordei o meu canivete suíço para a sala de aulas. Sobre serviços web:

  • o Socrative, uma ferramenta alternativa aos sistemas de resposta; 
  • o remind 2 me, para “lembrar” tarefas;
  • Vocarro, para criar podcast

Voltei à abordar ferramentas para manipular pdf´s, desta vez uma que possibilita dividir ou agrupar pdf´s e ainda uma outra que permite capturar partes do ecrã e depois inserir notas neste.

E ainda mais alguns posts. Fica aqui a lista completa da semana:

Para os professores de português… e não só!
Feedback da audiência–System response
Ebook: Cultura Digital
Não resisti!

6 ferramentas que não dispenso para as minhas aulas

Criar e partilhar um podcast de forma simples

Como funciona o google

Juntar ou dividir documentos em pdf

Não esquecer uma tarefa

Capturar e anotar

Porquê Sócrates? Porquê Maria de Lurdes Rodrigues? Porquê?

Até para a a semana,

Para os professores de português… e não só!

logo_ciberescola

O ciberescola é um projeto orientado para a resolução de exercícios de língua portuguesa. Destinado aos alunos do 5º ao 12ªano contempla ainda exercícios de Português para alunos de origem estrangeira.

Este site fornece exercícios em modo interativo e também conteúdos multimédia. Dei uma vista de olhos e pareceu-me bastante pertinente. Avaliem vocês!

Este projeto foi lançado pelo Ciberduvidas da Língua Portuguesa, não carece de nenhuma instalação e é completamente grátis.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Feedback da audiência–System response

socrative
Já abordei no blogue três serviços que nos permitem comunicar, obter feedback da nossa audiência. Boas alternativas aos sistemas de resposta que normalmente são caríssimos.
Poll everywhere que permite receber a resposta da nossa audiência a uma determinada pergunta. 
Wiffiti, similar ao wallwisher, mas que permite o envio da mensagem para o mural via telemóvel.
O Soapbox, o que detém mais funcionalidades de todos eles, pois permite, obter respostas; que a audiência coloque também questões e a ainda uma função de barómetro de “confusão” sobre um tema.
Hoje, trago mais uma ferramenta neste segmento, é o Socrative. Há semelhança do poll everywhere também permite recolher rapidamente a resposta da audiência, mas este serviço não se limita somente a uma questão com várias possibilidades de resposta, já que este permite: respostas múltiplas, Verdadeiro/Falso, pequenas respostas e mesmo gerar questionários com várias questões!
Além disso, o Socrative apresenta uma funcionalidade extremamente interessante e que apelidou de “Space Race”. Este “Space Race” é extraordinário, pois permite criar equipas e em conjunto responderem ao questionário proposto pelo professor! Interessante, não?
O funcionamento do Socrative pode ser visto no vídeo que coloquei abaixo. O Professor entra na sua conta a atribui um numero a uma sala virtual, posteriormente os alunos acedem a essa sala virtual e começam a colocar as suas respostas que podem ser anónimas ou identificadas pelo nome do aluno. Todo este processo é visualizado pelo professor na interface que lhe é disponibilizada. Além disso, o professor recebe ainda relatórios das atividades no seu mail.
Sem dúvida uma excelente ferramenta e que pode ser usada por tablets, smartphones e laptops, desde que tenham acesso à internet!

Socrative introduction video (new) from Socrative Inc. on Vimeo.

Ebook: Cultura Digital

Um livro muito interessante sobre cultura digital. Elaborado com base em vinte entrevistas de vários atores que compõem a sociedade civil, um pouco em forma de provocação, como se pode ler na nota introdutória do autor:
O livro CULTURADIGITAL.BR é uma obra de intervenção. Foi pensado para provocar reflexão e ação em seus leitores…Nosso intento com este trabalho é produzir provocações sobre a cultura digital. Sabemos que as ideias sobre este nosso mundo acelerado ainda não decantaram. O nosso voo é inteiramente percorrido dentro de nuvens, por isso os efeitos da turbulência são permanentes. Neste ambiente, as sínteses são impossíveis. A rota parece infinita. Mas nós resolvemos percorrê-la, com a certeza de que o Brasil encontra-se em posição estratégica e conhece alguns atalhos.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Não resisti!

Não é uma ferramenta mas… não resisti ;)

Sócrates: Bullying from Spam Cartoon on Vimeo.

6 ferramentas que não dispenso para as minhas aulas

Fonte:http://www.brandonsheley.org

Sem ordem de preferência:

Animoto

      Para a criação rápida de vídeos

Glogster

      Ferramenta para a criação de posters online com inclusão de imagens, texto, vídeos,…

Prezi

      Ferramenta inovadora para apresentações eletrónicas. Rip Powerpoint!

Wallwisher

      Debate de ideias. Recolha de opinião!

Wordle

      Criação de nuvem de palavras!


E uma que nunca aqui falei, mas que em todas, mas todas as aulas eu não dispenso:
a plataforma moodle. Está lá tudo, tudinho! Eles nem imaginam que a gente "vê" tudo o que eles fazem.
Um dia destes falo sobre a plataforma, ainda não o fiz, porque a acho imensa e teria de fazer um manual...que não terminava!

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Criar e partilhar um podcast de forma simples


Vocarroo é um serviço web que permite fazer a gravação de um podcast de uma forma muito simples.
Não é preciso fazer login nem qualquer tipo de download, simplesmente gravamos o que pretendemos e depois podemos enviá-lo por mail, partilhar o link do podcast ou colocá-lo na web com o código html gerado.
Apresenta uma interface muito limpa e uma utilização muito mas muito simples. Começar a gravar e Stop. Done!

Como funciona o google

Achei este infográfico muito interessante! Elucida muito bem como funciona o motor de busca. Partilho com vocês algo que vi aqui.

Como Google funciona traduzido pt

Fonte:http://www.stelioinacio.com/2011/10/google-eu-te-amo.html

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Juntar ou dividir documentos em pdf

Já abordei aqui algumas ferramentas/serviços para manipular pdf´s.

Dois serviços, um que permite converter documentos em formato pdf num documento do Word, e, outro que permite transformar um ficheiro pdf num slideshow.

O Maganizify, um add-on que permite converter um artigo web num ficheiro pdf e uma ferramenta que permite "imprimir(criar) para o formato pdf.

Hoje, trago outra ferramenta para manipular pdfs e que juntamente com todas estas citadas anteriormente ficamos com um belo conjunto de serviços/ferramentas que nos permitem explorar por completo os ficheiros pdf´s.

A aplicação chama-se Adolix Split & Merge PDF, e permite que possamos juntar vários documentos em pdf num só documento, ou então, o inverso, ou seja, dividir um documento em quantos documentos pretendermos.

A utilização do software é simples, e a junção de documentos é limpinha, sem publicidade. A versão free só permite juntar documentos até ao máximo de 50 páginas!

Já não há constrangimentos para manipular por completo os pfds!

Não esquecer uma tarefa

Remind 2 me, é um serviço web, que permite enviar para o nosso mail um lembrete com uma tarefa ou algo similar.

O processo é muito simples, só temos de especificar o assunto, algumas notas adicionais, o nosso e-mail e quando queremos ser “lembrados” no nosso mail.

Outro aspeto positivo, é que não carece de registo!

Testei outra aplicação similar e mais interessante já que permite o envio para vários mails, trabalho cooperativo, mas a coisa não funcionou Triste.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Capturar e anotar

snaplr
O Snaplr é uma aplicação “limitadíssima”! Limitada, porque só dispõe de duas funções: capturar e anotar. No entanto é de uma utilidade extrema, pois permite capturar uma parte qualquer do ecrã e em seguida podemos anotar na imagem capturada o que pretendemos. Para as anotações o Snaplr dispõe de uma ferramenta de texto(com cor), de figuras geométricas e realce.
É mesmo muito simples de usar, e dá muito jeito!
É similar à ferramenta de recorte do Windows, mas esta não permite anotações em formato de texto e guarda sempre a imagem com um contorno vermelho muito chato!
snaplr2

Porquê Sócrates? Porquê Maria de Lurdes Rodrigues? Porquê?

Direciono o meu blogue para a partilha de ideias e ferramentas para os professores, mas hoje, trago um post diferente! Um post que sai do âmbito do meu blogue, por isso não me irei alongar muito!

Este post, é um desabafo público sobre o tempo de governação de Sócrates, juntamente com a Maria de Lurdes Rodrigues.

Num artigo de Luís Moura que vi no profblog e que podem consultar aqui na íntegra, em que abordava os diferentes governos, no de Sócrates a determinada altura diz isto:

“Com olho clínico, logo identificou os professores deste país como o grupo profissional mais indefeso, tratou de os vilipendiar e de lançar a opinião pública contra eles acusando-os de serem privilegiados. Falemos dos licenciados deste país ligados ao Estado, às empresas públicas e à função pública. Então os quadros técnicos superiores, os médicos, os magistrados, os oficiais das forças armadas e de segurança, os gestores, os políticos... não são privilegiados? Mestre da propaganda, o engenheiro(?) mostrou a sua coragem e determinação, com a ajuda de acólitos da craveira de Maria de Lurdes Rodrigues que, diga-se de passagem, percebe tanto de ensino básico e secundário como os sindicatos e Nuno Crato parecem perceber de avaliação de professores, isto é, nada, e mobilizando todos os meios ao seu alcance numa guerra contra estes, lançaram a inveja social sobre toda uma classe e congelaram os seus vencimentos, frustrando as suas expetativas de progressão. Teve o apoio entusiástico, entre outros, de figuras e comentadores da comunicação social (Fátima Campos Ferreira, Camilo Lourenço, João Marcelino, Miguel Sousa Tavares e outros) e de alguns políticos fora do PS (Cavaco Silva e Manuela Ferreira Leite). Entretanto, com o dinheiro assim poupado (muitos milhões de euros), atulharam as escolas com dezenas de milhar de computadores, milhares e milhares de quadros interactivos e projectores de vídeo, muitos dos quais nunca foram usados e alguns sequer instalados até hoje. Em boa verdade, em muitos casos, o último grito da tecnologia não passa de tralha que vai acabar na sucata sem nunca ter sido usada. Em muitíssimos casos o acesso à internet não funciona ou funciona mal e a manutenção é feita por ‘professores carolas’, à borla, que deviam ser bem pagos, como são os técnicos das empresas que desempenham tal tarefa. Serão ‘carolas’ parvos, mas continuam com fama de privilegiados. Como as TIC estão na moda e o dinheiro abunda, onde é que se havia de continuar a esbanjá-lo? Nos e-escolas e nos e-escolinhas, vulgo Magalhães. Imagine-se os negócios com as empresas do ramo. E ainda persistem políticos e comentadores que continuam a admirar e a elogiar os incompetentes responsáveis por estas políticas e insistem em espezinhar e invejar a classe docente. Se há, e haverá, professores incompetentes que não merecem o que ganham que se investigue, se apure quem são e se actue em conformidade. Mas a grande maioria é competente, empenhada, luta arduamente pela vida e não merece os ultrajes vergonhosos a que tem sido sujeita desde 2005. Deixem os professores em paz.”

Este foi o meu sentimento, enquanto professor na era de Sócrates e Maria de Lurdes Rodrigues! E sabem que mais? Cada vez passamos mais tempo na escola. Como dizia um colega de profissão “Só nós e os nossos familiares é que sabem o quanto trabalha um professor”. Por muitas, mas também por esta jamais perdoarei a Sócrates!

Porquê nós? Somos assim tão baldas????

sábado, 22 de outubro de 2011

Revisão da Semana

Uma semana com duas soluções para trabalhar com pdf´s, uma que transforma um pdf num slideshow e outra que imprime para o formato pdf.

Porque a criatividade é uma temática que me agrada, coloquei dois vídeos extraordinários, que alguns podem considerar um pouco provocatórios, que abordam o assunto e nos permitem “voar”. Uma ferramenta fabulosa para criar flyers multimédia muito interessante, onde a criatividade pode ser explorada!

Três “coleções”! Uma para os professores de matemática com  uma “biblioteca” de sites onde se pode explorar a disciplina de diferentes formas. Outra, de um site com imensa música para utilização livre! E a última, de Tim Barret com exemplos interessantes para utilizar recursos ou ferramentas em sala de aula.

Tempo para dicas, de dois recursos que não dispenso: uma para o serviço/aplicação dropbox e outra para a nova funcionalidade do Prezi

Enviar documentos para a Dropbox
Criar um ficheiro pdf
Transformar um pdf num slideshow
25 sites para “aprender” matemática
Interesting ways to…
Think Different
Combater a pirataria
Prezi – Nova funcionalidade
Partilha e criatividade!
Criar e publicar flyers online

Até para a semana,

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Enviar documentos para a Dropbox

Dropittome

DROPitTOme é um serviço grátis da Internet que permite o envio de documentos para a nossa DropBox sem que o emissor tenha acesso ao conteúdo da nossa pasta.

Este serviço revela-se muito interessante para o envio de documentos muito pesados e ao mesmo tempo para não sobrecarregar a caixa de correio(imaginem que recebem trabalhos dos vossos alunos por mail).

O processo é muito simples, fazemos o registo e é nos atribuído um endereço DROPitTOme, tipo www.dropitto.me/username e ao mesmo tempo criámos uma password que cedemos aos emissores para que estes possam enviar os respetivos documentos!

dropittome_1

Quem pretender enviar um documento acede ao endereço criado para o efeito, é lhe solicitada a password e faz o upload do ficheiro que pode ir até 75MB!!!!!

dropittome_3

Criar um ficheiro pdf

doPDF_7_0

Ontem abordei o speaker deck, uma webtool que permite transformar um documento pdf num slideshow.

Continuando na temática dos pdf´s, hoje trago uma ferramenta que permite “imprimir” um documento, ou seja, converter para o formato pdf, . Isto dá muito jeito quando pretendemos imprimir um documento num sitio qualquer, correndo o risco de ao chegar ao local e não terem essa aplicação ou essa versão do software em que produzimos o documento. Para além, de o queremos partilhar, e não permitir que modifiquem o documento.

Existem imensas ferramentas para fazer essa “impressão” mas o que deixo aqui é o dopdf, primeiro por ser grátis e depois, por ser pequeno e simples de instalar.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Transformar um pdf num slideshow

speaker deck
Existem imensos recursos para colocar apresentações na web. Talvez o mais usado seja o slideshare. Mas esta ferramenta, o Speaker Deck, é muito interessante pois converte as páginas de um ficheiro em pdf, em slides, permitindo assim visualizar o documento em formato slideshow.
Gostei bastante da interface do Speaker Deck, very clean!

25 sites para “aprender” matemática

fun_math
http://www.advomalaysia.com/
Esta lista de sites é uma boa coleção de “sítios” para aprender matemática.
Sites para todos os gostos e diferentes audiências. Para os professores, para os pais e claro, para o mais importante, os alunos. Para os diferentes níveis escolares!
Apresentam exercícios, jogos, simulações, desafios, puzzles, ferramentas, planos de aula, and son on.
“Obrigatório” para os professores de matemática! E porque não para os papás?

E o método?

pedagogicamente falando 1
E se não lhes ensinarem o método????
O homo zapiens(Win Veen), simplesmente usa a tecnologia, se ela falha, a culpa é dela, não deles!
“Surripiei” esta foto num dos meus “amigos” do Facebook, Ricardo Oliveira, por isso não sei a fonte!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Interesting ways to…

tom-barrett-interesting-ways

Um dos meus blogues favoritos é editado pelo tom barret.

Este senhor tem uma coleção que apelida de “interesting ways to” e que são dicas de como usar uma determinada ferramenta, recurso em contexto de sala de aula.

É uma coleção que é feita colaborativamente com as ideias que tem e com outras que recebe das várias pessoas que interagem com ele.

Vale a pena espreitar!

Deixo aqui dois exemplos de duas webtools já abordadas no The Blog Teacher:

Prezi in the Classroom

Use Wallwisher in the Classroom

Think Different


"Here's to the crazy ones. The misfits. The rebels. The troublemakers. The round pegs in the square holes. The ones who see things differently. They're not fond of rules, and they have no respect for the status quo. You can quote them, disagree with them, glorify and vilify them. About the only thing you can't do is ignore them because they change things. They push the human race forward. And while some may see them as crazy, we see genius. Because the people who are crazy enough to think they can change the world, are the ones who do."
Fonte: www.youtube.com

Combater a pirataria

free_play_music

A Internet é sem dúvida o maior veículo para o exercício da pirataria e da infração dos direitos de autor.

Por outro lado, também não deixa de ser verdade que para muitos autores, a pirataria tem o lado bom! É a melhor forma de marketing, quantos ficariam no anonimato se não houvesse pirataria? Seja como for, hoje, a Internet disponibiliza imensos sites que nos permitem aceder a música, imagens, vídeos de forma completamente grátis e sem por em causa os já citados direitos de autor.

Não faz sentido hoje, receber trabalhos dos alunos com a música dos Arcade Fire, dos Joy Division, do Jay-Z, … quando na escola estamos constantemente a falar direitos de autor, de citar fontes, de creative commons

O FreePlay Music fornece uma imensa lista de música que podem utilizar livremente, permitindo uma pesquisa rápida por artistas, instrumentos, estilos, …

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Prezi – Nova funcionalidade

O prezi acaba de anunciar uma nova funcionalidade. E que útil funcionalidade!

Agora, enquanto estamos a criar o caminho da nossa apresentação o prezi coloca uma barra inferior de “slides” do nosso caminho. A edição do caminho fica assim mais fácil de gerir, uma vez que permite deslocar ou eliminar slides, ou seja a ordem do caminho.

Permitam-me que defina “caminho”, digamos que é a sequência da apresentação.

Se por acaso não costumam utilizar o prezi, está na hora de experimentar!

Há uns tempos atrás coloquei alguns posts com a resolução de exercícios. Não são de grande qualidade, foram feitos com o intuito de resolver exercícios que fiz num workshop. Além disso a interface do prezi teve entretanto algumas melhorias mas ajuda a iniciar nesta bela webtool:

Workshop de Prezi – Exercício 1

Workshop de Prezi – Exercício 2 e 3

Partilha e criatividade!

Rumo ao século XXI!

Uma delicia este vídeo que me chegou através do guru João Greno Brogueira!

Partilhem porque merece, eu certamente o irei mostrar nas minhas aulas!

What about you? Have you already flown today?

Em tempo de crise, apeteceu-me partilhar

Não é tecnologia, mas quem me conhece sabe que gosto de coisas simples!
teachers20open

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Criar e publicar flyers online

smorepages
O site smorepages permite a criação de flyers online. É uma webapp com bastantes templates, que fazendo a sua publicação online permite a inclusão de objetos como:
  • texto;
  • imagens;
  • vídeos;
  • galerias de imagens;
  • eventos;
  • mapas e direções, …
Se tiverem a informação organizada, em 10-15 minutos podem fazer o vosso flyer e colocá-lo online.
Depois podem divulgá-lo nas vossas redes sociais, blogues, …
Um pormenor, estamos a falar de flyers online, multimédia, completamente diferentes do flyer de papel. Percam um minuto a ver este vídeo para perceberem realmente o alcance desta webapp!

A Cupcake Story from Smore on Vimeo.

sábado, 15 de outubro de 2011

Revisão da Semana

revisão da semana
Esta semana comecei por abordar a nova interface de uma das minhas webapp preferidas, o animoto, que permite uma produção de vídeos ainda mais simples.
Ainda sobre vídeos, não como produzi-los, mas como fazer o download direto dos vídeos do Youtube para a nossa conta Dropbox.
Para organizar o nosso quotidiano, o Moredays é uma agenda online que pretende ajudar a gerir as nossas actividades.
Um eBook sobre tecnologia na escola, com imensos recursos para poderem utilizar em contexto de sala de aula.
Porque a criatividade pode ser a chave para atingir níveis mais elevados de exigência, partilhei uma apresentação do Guru Steve Wheler.
No âmbito da formação, o programa “Aprender a educar” da Universidade Católica.
Finalizei a semana com uma ferramenta extraordinária para interagir com a nossa audiência(sala de aula, conferência).
Colocar questões em público deixou de ser problema
Moredays - Agenda on line
Transferir do youtube para o dropbox
Tecnologias na escola
Criatividade, a diferença para a excelência pode estar nela
Animoto–Novo processo de criação de vídeos
Aprender a educar
Bom fim de semana,

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Colocar questões em público deixou de ser problema

soapbox
Todos sabemos que nas aulas, nas conferências, seminários, workshops, … há um grupo enorme de pessoas que gostaria de perguntar algo, mas que por motivos de se expor em público acaba por não colocar as suas dúvidas ou questões. Hoje encontrei uma ferramenta extraordinária para resolver isso e não só!!

Um destes dias falei sobre o Poll Everywhere e da utilidade que esta ferramenta tem para recolher a opinião da nossa audiência.

Hoje trago uma ferramenta que a esse nível é de uma qualidade extraordinária, mas… acrescenta muito mais. Chama-se Soapbox.

Na prática o Soapbox cria um canal de comunicação que vai permitir aumentar a interação entre o orador e a sua audiência. Essa interação assenta essencialmente nas características do Soapbox, que permitem:

Colocar questões
A audiência pode colocar questões e ao mesmo tempo votar em questões colocadas anteriormente. As questões com mais votos tornam-se as mais relevantes.

Barómetro 
Sobre um determinado tópico, permite à audiência, exprimir se está ou não confuso.

Polling
Podemos questionar a audiência sobre um determinado tópico e recolher informação sobre esse mesmo tópico, ao jeito do Poll Everywhere.

Chegando a este ponto, já estão a imaginar o quanto esta ferramenta vai incrementar a sua comunicação com a dos seus alunos. O aluno simplesmente deixa de ter dúvidas se deve ou não participar. Sabe que a sua pergunta mantém o anonimato! Quebram-se imensas barreiras!!!! Além disso, os alunos também podem responder eles mesmo a outras questões colocadas pelos colegas, fantástico! Estou encantado com a ferramenta e desejoso de a experimentar em contexto de sala de aula
Em cada um dos tópicos coloquei uma hiperligação para um vídeo do Youtube, mas deixo aqui um pequeno vídeo de apresentação desta fabulosa ferramenta.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Moredays - Agenda on line

moredays

Há uns tempos falei no wunderlist, uma ferramenta interessante para organizar tarefas que temos de elaborar e para acabar com o post-it.

Hoje trago o moredays, é um site que se transforma uma agenda online, com uma interface muito limpa e muito atraente. A interface é muito parecido com os organizers que em tempo foram muito utilizados! Permite também associar associar imagens aos eventos ou mesmo dados sobre esses eventos.

Está disponível para mac e windows e para a familia i, iphone e ipad.

Deixo-vos com um vídeo sobre o moredays.

MOREDAYS Screencast HD from MOREDAYS on Vimeo.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Transferir do youtube para o dropbox

Videodropper

Videodropper permite enviar vídeos diretamente do Youtube para a sua conta DropBox.

Tem uma utilização muito simples! Acedemos ao site do videodropper e dentro deste acedemos à nossa conta de DropBox, permitindo desta forma que o videodropper possa enviar os vídeos para a nossa pasta DropBox. Depois disso, basta adicionar o URL do vídeo que se pretende transferir e, assim que o download esteja completo, recebemos uma notificação de que ele já se encontra na nossa pasta.

Muito simples!

Se ainda não tem conta DropBox pode criar a partir deste endereço.

aqui abordei o DropBox, se ainda não tem instalado no seu pc, instale porque vale a pena. Nesse post explico o quanto o DropBox é útil.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Tecnologias na escola

tecnologias na escola
Fonte: http://www.fronteirasdopensamento.com.br/portal/
Tecnologias na escola – Como explorar o potencial das tecnologias de informação e comunicação na aprendizagem é um eBook criado pelo portal fronteiras do pensamento incluindo ferramentas sobre:
  • Navegação
  • Comunicação
  • Vídeo
  • Som
  • Imagens
  • Blogs
  • Textos e folhas de cálculo
  • Mapas
  • Redes Sociais

Criatividade, a diferença para a excelência pode estar nela

creativity2

Uma sala de aula é um espaço onde a criatividade define muitas vezes a  diferença entre uma boa aula e uma aula excelente!

Muitos de nós “perdemos” horas e horas para tornar uma aula +…  interessante +, apelativa +, motivadora +, e no fim, por vezes, ou +, somos assolados de um sentimento “trabalhei tanto e não quiseram saber nada”, mas somos resistentes e continuamos a trabalhar para um dia ter os nossos alunos com vontade de nos ouvir. É para mim o momento alto da carreira de um professor, quando percebemos que a turma está ali para nos ouvir. Nesse dia eu digo “eu sou professor”. É difícil, mas sabemos que acontece.

Isto tudo porque hoje partilho com vocês uma apresentação de um guru de seu nome Steve Wheeler que nos brinda com esta criativa apresentação sobre, claro … criatividade

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Animoto–Novo processo de criação de vídeos

animoto_logo_sm_blackBkgd
Nos inícios do meu blogue publiquei um post “O Animoto e o vídeo na sala de aula” que foi dos que mais prazer me deu em escrever. Um post diferente já que abordava a utilização do vídeo na sala de aula e, que aproveitei para falar do Animoto como uma webapp capaz de produzir vídeos sem requerer do utilizador conhecimentos técnicos de edição de vídeo.

Hoje, volto a falar do Animoto, porque este, tem um novo processo de criação de vídeos. Apresenta-se com uma nova interface e com novas funcionalidades. A criação de vídeos com esta webapp já era muito simples e permitia fazer vídeos com muita qualidade. Mas estas alterações permitem uma navegação na produção do vídeo ainda mais simplicista. Mas o ponto forte do Animoto, é sem dúvida a capacidade que disponibiliza a qualquer utilizador de elaborar um vídeo com um aspeto muito interessante e sem necessitar de nenhuns conhecimentos técnicos de edição de vídeo!
Durante a semana passada foram efetuados webinars que o Animoto disponibilizou neste endereço
Recordo-me de um workshop que dinamizei na escola há uns dois anos em que os colegas adoraram o Animoto.
É uma ferramenta que não dispenso nas minhas aulas e também uma ferramenta que os meus alunos têm “obrigatoriamente” de utilizar em alguns trabalhos que lhes peço.

Aprender a educar

aprender a educar
A Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa inicia esta semana a segunda edição do seu programa de formação “Aprender a educar- Programa para educadores e professores”,
O programa contempla oito sessões que requerem pré-inscrição e podem ser consultadas neste endereço. Podem ainda fazer o download do programa detalhado.

sábado, 8 de outubro de 2011

Revisão da Semana

revisão da semana

steve-jobs-20111005210839Numa semana marcada pela notícia que mais me entristeceu da morte de alguém que não conheço pessoalmente, abordei no início da mesma duas aplicações que permitem recolher a opinião da nossa audiência via diferentes plataformas(website, twitter) ou via telemóvel. Referi um site que descomplica este imenso formato de ficheiros que proliferam no nosso mundo tecnológico e que nos obrigam a procurar e descarregar software que permita a edição ou visualização desses ficheiros. Trouxe à discussão um vídeo que de forma “controversa” alude aos desafios do professor para educar neste século.

steve jobsRecolher a opinião da audiência em segundos

Always Steve Jobs
Converter ficheiros para o formato pretendido
O desafio de educar no séc. XXI

Até para a semana, sem antes, deixar de colocar no meu blog, o vídeo daquele que mais admiro no mundo tecnológico e que aqui revela que também certamente seria uma pessoa extraordinária. Sorte minha, por poder “usar” algumas das ideias dele, sorte daqueles, que tiveram o privilégio de com ele privar!

iThanks

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

O desafio de educar no séc. XXI

Você não pode ser minha professora!
Partilho este vídeo que vi no blogue da Anabela Magalhães.
Honestamente penso que ainda existem alguns professores com bastantes dificuldades com as tecnologias. Penso também que isso acontece mais no primeiro ciclo, do que no 2º, 3º e secundário. Mas são somente suposições.
É verdade, que alguns professores praticamente não usam tecnologia na sala de aula, mas as condições que existem na maioria das escolas do primeiro ciclo são muito más, muito más mesmo! Acresce ainda o fato de que se tiverem algum problema a nível técnico, estão tramados! Outro aspeto muito importante é o relacionamento com “tribos” que encorajam e ajudam a utilização de ferramentas.
Não me quero alongar muito, porque é um tema demasiado extenso, mas quero dizer que penso que hoje os professores já utilizam muito a tecnologia, mas em sala de aula, ainda utilizam muito pouco! Porquê? Isso é para uma tese de doutoramento!
Mas… é um desafio grande para os professores, educar no século XXI.
Apreciem o vídeo Piscar de olho

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Converter ficheiros para o formato pretendido

zamzar.com_

ZamZar! O nome é estranhíssimo, mas o site é de uma utilidade extrema.

O slogan diz tudo:

“Have you ever wanted to convert files without the need to download software?”

Tenho a certeza(não absoluta) que já tiveram necessidade de fazer uma pesquisa na net para fazer o download de uma determinada aplicação que vos permitisse converter um determinado ficheiro(imagem, vídeo, música, …) para outro formato(jpg,tiff,mp3, mpeg,…), e no fim, nem sempre os resultados saem como pretendíamos!

Pois é, o Zamzar permite converter um determinado ficheiro para o formato que pretendemos. Tem imensos formatos para imagens, vídeos, música, documentos, …

É muito simples de usar, basta selecionar o documento que pretendemos, que também pode ser o URL de um ficheiro qualquer(tipo um vídeo do Youtube) selecionar o formato para o qual queremos converter, e recebemos o ficheiro convertido no nosso mail.

Coloquem nos vosso favoritos por que vão “precisar” deste site.

Always Steve Jobs

steve jobs
Just iThanks !

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Recolher a opinião da audiência em segundos

poll-everywhere
Já aqui falei do wallwisher, que é um site que permite recolher informação sobre um determinado assunto. Ainda me recordo do dia em que levei pela primeira vez o wallwisher para a minha sala de aula. Foi uma aula sobre bullying onde debatemos a temática e no final pedi para que deixassem a opinião deles num wallwisher criado com esse propósito. Duas conclusões:
  1. Todos os alunos deixaram a sua opinião! Todos!
  2. Neste tipo de ambientes os alunos sentem-se muito à vontade para exprimir a sua opinião!
Hoje trago dois sites, um que permite criar e recolher rapidamente a informação da nossa audiência, o Poll everywhere. É um site que em 30 segundos podemos fazer um inquérito e recolher a opinião das pessoas via site web, twitter ou até mesmo pelo telemóvel. E não precisa de fazer nenhum registo!
poll everywhere
Na escola ainda não podemos colocar os alunos a responder por sms, mas numa conferência, numa formação, em determinados eventos, pode fazer muito jeito. Mas na escola, podemos pedir aos alunos para responder via website, ou via twitter.
wiffiti-logo-fullblue
Um segundo site, o wiffiti, que considero muito similar ao wallwisher mas com a possibilidade de responder everywhere.

sábado, 1 de outubro de 2011

Revisão da semana–The Blog Teacher

revisão da semana
Esta semana, abordei um site que permite converter ficheiros em PDF para Word, e divulguei outro com imensa informação sobre o novo acordo ortográfico. Referi também dois canais dedicados aos professores, o canal do youtube para educadores e o canal de geogebra, este essencialmente para os professores de matemática. Terminei a semana com literatura grátis sobre ensinar e aprender no mundo digital.
Converter Pdf´s para Word
Acordo Ortográfico – Fonte de informação
Teacher Tube – O Canal do Youtube para professores
Para quem utiliza o Geogebra
Dois e-books: Educação na cultura digital
Bom fim de semana.

Dois e-books: Educação na cultura digital

Esta semana descobri no site webparaeducadores, dois e-books(como gosto de literatura grátis) de uma coleção intitulada de “ensinar e aprender no mundo digital”. São eles:
Fascículo 1 - Fundamentos para a prática pedagógica na cultura digital
e
Fascículo 2 - Arte e cultura: o Audiovisual
Boas leituras.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...