Fonte: Eu e a minha pequena Maria!
Eu sei, eu sei que assusta muito!
Como as notícias andam más para estes lados, tenho de me divertir com os meus! Divirtam-se vocês também!
Sobre capturar o ecrã já aqui falei do Snaplr, como sendo uma boa opção para capturar partes do ecrã e colocar notas posteriormente na imagem.
O Jing é o Snaplr em versão extended, ou seja, permite capturar e anotar, mas permite também a criação de vídeos de uma determinada área do ecrã.
Esta ferramenta já tem bastante tempo, mas continua muito útil, lembrei-me dela, porque hoje tive necessidade de fazer um vídeo de uma captura de ecrã.
Tem um potencial enorme para a elaboração de tutoriais, pois além de gravar a parte do ecrã que se pretende, podemos ainda incluir a narração do que estamos a fazer. O Jing gera um ficheiro do tipo flash(swf) que depois pode ser importado no youtube, no screencast.com ou noutro serviço que possa alojar vídeos. Posteriormente, podem facilmente partilhar nas redes sociais, nos blogues, enfim onde pretenderem.
O Jing apresenta como limitação a gravação até 5 minutos na versão free!
Não escrevo no meu blogue ao domingo. É dia de descanso, dia para a família!
Hoje abro uma exceção para perguntar ao Ministro Nuno Crato qual a sua definição para dominar, a respeito do fim das TIC e para o que diz no público de hoje:
No 9.º ano “a maioria dos jovens já domina os computadores perfeitamente e é questionável que seja necessário ter uma disciplina de TIC”
podem ver o texto na íntegra no público.
Há uns dias atrás parecia que adivinhava isto e tinha colocado um post em tom de provocação que apelidei de “E o método?”
Eu compreendo o que ele quer dizer, mas a realidade é completamente diferente, os alunos de hoje, é verdade que já particamente todos têm pc e dão a “sensação” que dominam o pc. É uma “sensação” completamente errada, sabem navegar na internet e sem regras nenhumas, utilizar o messenger e o facebook ou a rede social do momento. Do resto não sabem fazer mais nada, ou pelo menos fazer com método.
Associado a tudo isto, o mais importante: daqui a dois anos quantos alunos vão ter pc e internet em casa? Quantos? Acabou o e-escola, vamos voltar a ter alunos que vão chegar ao nono ano sem nunca ter usado um pc(eu sei o magalhães, mas…o que foi feito com ele?).
Tinha muito para escrever, mas esta notícia abalou comigo!
Uma semana onde abordei o meu canivete suíço para a sala de aulas. Sobre serviços web:
Voltei à abordar ferramentas para manipular pdf´s, desta vez uma que possibilita dividir ou agrupar pdf´s e ainda uma outra que permite capturar partes do ecrã e depois inserir notas neste.
E ainda mais alguns posts. Fica aqui a lista completa da semana:
6 ferramentas que não dispenso para as minhas aulas
Criar e partilhar um podcast de forma simples
Juntar ou dividir documentos em pdf
Porquê Sócrates? Porquê Maria de Lurdes Rodrigues? Porquê?
Até para a a semana,
O ciberescola é um projeto orientado para a resolução de exercícios de língua portuguesa. Destinado aos alunos do 5º ao 12ªano contempla ainda exercícios de Português para alunos de origem estrangeira.
Este site fornece exercícios em modo interativo e também conteúdos multimédia. Dei uma vista de olhos e pareceu-me bastante pertinente. Avaliem vocês!
Este projeto foi lançado pelo Ciberduvidas da Língua Portuguesa, não carece de nenhuma instalação e é completamente grátis.
O livro CULTURADIGITAL.BR é uma obra de intervenção. Foi pensado para provocar reflexão e ação em seus leitores…Nosso intento com este trabalho é produzir provocações sobre a cultura digital. Sabemos que as ideias sobre este nosso mundo acelerado ainda não decantaram. O nosso voo é inteiramente percorrido dentro de nuvens, por isso os efeitos da turbulência são permanentes. Neste ambiente, as sínteses são impossíveis. A rota parece infinita. Mas nós resolvemos percorrê-la, com a certeza de que o Brasil encontra-se em posição estratégica e conhece alguns atalhos.
![]() |
Fonte:http://www.brandonsheley.org |
Achei este infográfico muito interessante! Elucida muito bem como funciona o motor de busca. Partilho com vocês algo que vi aqui.
Fonte:http://www.stelioinacio.com/2011/10/google-eu-te-amo.html
Já abordei aqui algumas ferramentas/serviços para manipular pdf´s.
Dois serviços, um que permite converter documentos em formato pdf num documento do Word, e, outro que permite transformar um ficheiro pdf num slideshow.
O Maganizify, um add-on que permite converter um artigo web num ficheiro pdf e uma ferramenta que permite "imprimir(criar) para o formato pdf.
Hoje, trago outra ferramenta para manipular pdfs e que juntamente com todas estas citadas anteriormente ficamos com um belo conjunto de serviços/ferramentas que nos permitem explorar por completo os ficheiros pdf´s.
A aplicação chama-se Adolix Split & Merge PDF, e permite que possamos juntar vários documentos em pdf num só documento, ou então, o inverso, ou seja, dividir um documento em quantos documentos pretendermos.
A utilização do software é simples, e a junção de documentos é limpinha, sem publicidade. A versão free só permite juntar documentos até ao máximo de 50 páginas!
Já não há constrangimentos para manipular por completo os pfds!
Remind 2 me, é um serviço web, que permite enviar para o nosso mail um lembrete com uma tarefa ou algo similar.
O processo é muito simples, só temos de especificar o assunto, algumas notas adicionais, o nosso e-mail e quando queremos ser “lembrados” no nosso mail.
Outro aspeto positivo, é que não carece de registo!
Testei outra aplicação similar e mais interessante já que permite o envio para vários mails, trabalho cooperativo, mas a coisa não funcionou .
Direciono o meu blogue para a partilha de ideias e ferramentas para os professores, mas hoje, trago um post diferente! Um post que sai do âmbito do meu blogue, por isso não me irei alongar muito!
Este post, é um desabafo público sobre o tempo de governação de Sócrates, juntamente com a Maria de Lurdes Rodrigues.
Num artigo de Luís Moura que vi no profblog e que podem consultar aqui na íntegra, em que abordava os diferentes governos, no de Sócrates a determinada altura diz isto:
“Com olho clínico, logo identificou os professores deste país como o grupo profissional mais indefeso, tratou de os vilipendiar e de lançar a opinião pública contra eles acusando-os de serem privilegiados. Falemos dos licenciados deste país ligados ao Estado, às empresas públicas e à função pública. Então os quadros técnicos superiores, os médicos, os magistrados, os oficiais das forças armadas e de segurança, os gestores, os políticos... não são privilegiados? Mestre da propaganda, o engenheiro(?) mostrou a sua coragem e determinação, com a ajuda de acólitos da craveira de Maria de Lurdes Rodrigues que, diga-se de passagem, percebe tanto de ensino básico e secundário como os sindicatos e Nuno Crato parecem perceber de avaliação de professores, isto é, nada, e mobilizando todos os meios ao seu alcance numa guerra contra estes, lançaram a inveja social sobre toda uma classe e congelaram os seus vencimentos, frustrando as suas expetativas de progressão. Teve o apoio entusiástico, entre outros, de figuras e comentadores da comunicação social (Fátima Campos Ferreira, Camilo Lourenço, João Marcelino, Miguel Sousa Tavares e outros) e de alguns políticos fora do PS (Cavaco Silva e Manuela Ferreira Leite). Entretanto, com o dinheiro assim poupado (muitos milhões de euros), atulharam as escolas com dezenas de milhar de computadores, milhares e milhares de quadros interactivos e projectores de vídeo, muitos dos quais nunca foram usados e alguns sequer instalados até hoje. Em boa verdade, em muitos casos, o último grito da tecnologia não passa de tralha que vai acabar na sucata sem nunca ter sido usada. Em muitíssimos casos o acesso à internet não funciona ou funciona mal e a manutenção é feita por ‘professores carolas’, à borla, que deviam ser bem pagos, como são os técnicos das empresas que desempenham tal tarefa. Serão ‘carolas’ parvos, mas continuam com fama de privilegiados. Como as TIC estão na moda e o dinheiro abunda, onde é que se havia de continuar a esbanjá-lo? Nos e-escolas e nos e-escolinhas, vulgo Magalhães. Imagine-se os negócios com as empresas do ramo. E ainda persistem políticos e comentadores que continuam a admirar e a elogiar os incompetentes responsáveis por estas políticas e insistem em espezinhar e invejar a classe docente. Se há, e haverá, professores incompetentes que não merecem o que ganham que se investigue, se apure quem são e se actue em conformidade. Mas a grande maioria é competente, empenhada, luta arduamente pela vida e não merece os ultrajes vergonhosos a que tem sido sujeita desde 2005. Deixem os professores em paz.”
Este foi o meu sentimento, enquanto professor na era de Sócrates e Maria de Lurdes Rodrigues! E sabem que mais? Cada vez passamos mais tempo na escola. Como dizia um colega de profissão “Só nós e os nossos familiares é que sabem o quanto trabalha um professor”. Por muitas, mas também por esta jamais perdoarei a Sócrates!
Porquê nós? Somos assim tão baldas????
Uma semana com duas soluções para trabalhar com pdf´s, uma que transforma um pdf num slideshow e outra que imprime para o formato pdf.
Porque a criatividade é uma temática que me agrada, coloquei dois vídeos extraordinários, que alguns podem considerar um pouco provocatórios, que abordam o assunto e nos permitem “voar”. Uma ferramenta fabulosa para criar flyers multimédia muito interessante, onde a criatividade pode ser explorada!
Três “coleções”! Uma para os professores de matemática com uma “biblioteca” de sites onde se pode explorar a disciplina de diferentes formas. Outra, de um site com imensa música para utilização livre! E a última, de Tim Barret com exemplos interessantes para utilizar recursos ou ferramentas em sala de aula.
Tempo para dicas, de dois recursos que não dispenso: uma para o serviço/aplicação dropbox e outra para a nova funcionalidade do Prezi!
Até para a semana,
DROPitTOme é um serviço grátis da Internet que permite o envio de documentos para a nossa DropBox sem que o emissor tenha acesso ao conteúdo da nossa pasta.
Este serviço revela-se muito interessante para o envio de documentos muito pesados e ao mesmo tempo para não sobrecarregar a caixa de correio(imaginem que recebem trabalhos dos vossos alunos por mail).
O processo é muito simples, fazemos o registo e é nos atribuído um endereço DROPitTOme, tipo www.dropitto.me/username e ao mesmo tempo criámos uma password que cedemos aos emissores para que estes possam enviar os respetivos documentos!
Quem pretender enviar um documento acede ao endereço criado para o efeito, é lhe solicitada a password e faz o upload do ficheiro que pode ir até 75MB!!!!!
Ontem abordei o speaker deck, uma webtool que permite transformar um documento pdf num slideshow.
Continuando na temática dos pdf´s, hoje trago uma ferramenta que permite “imprimir” um documento, ou seja, converter para o formato pdf, . Isto dá muito jeito quando pretendemos imprimir um documento num sitio qualquer, correndo o risco de ao chegar ao local e não terem essa aplicação ou essa versão do software em que produzimos o documento. Para além, de o queremos partilhar, e não permitir que modifiquem o documento.
Existem imensas ferramentas para fazer essa “impressão” mas o que deixo aqui é o dopdf, primeiro por ser grátis e depois, por ser pequeno e simples de instalar.
http://www.advomalaysia.com/ |
Um dos meus blogues favoritos é editado pelo tom barret.
Este senhor tem uma coleção que apelida de “interesting ways to” e que são dicas de como usar uma determinada ferramenta, recurso em contexto de sala de aula.
É uma coleção que é feita colaborativamente com as ideias que tem e com outras que recebe das várias pessoas que interagem com ele.
Vale a pena espreitar!
Deixo aqui dois exemplos de duas webtools já abordadas no The Blog Teacher:
"Here's to the crazy ones. The misfits. The rebels. The troublemakers. The round pegs in the square holes. The ones who see things differently. They're not fond of rules, and they have no respect for the status quo. You can quote them, disagree with them, glorify and vilify them. About the only thing you can't do is ignore them because they change things. They push the human race forward. And while some may see them as crazy, we see genius. Because the people who are crazy enough to think they can change the world, are the ones who do."Fonte: www.youtube.com
A Internet é sem dúvida o maior veículo para o exercício da pirataria e da infração dos direitos de autor.
Por outro lado, também não deixa de ser verdade que para muitos autores, a pirataria tem o lado bom! É a melhor forma de marketing, quantos ficariam no anonimato se não houvesse pirataria? Seja como for, hoje, a Internet disponibiliza imensos sites que nos permitem aceder a música, imagens, vídeos de forma completamente grátis e sem por em causa os já citados direitos de autor.
Não faz sentido hoje, receber trabalhos dos alunos com a música dos Arcade Fire, dos Joy Division, do Jay-Z, … quando na escola estamos constantemente a falar direitos de autor, de citar fontes, de creative commons…
O FreePlay Music fornece uma imensa lista de música que podem utilizar livremente, permitindo uma pesquisa rápida por artistas, instrumentos, estilos, …
O prezi acaba de anunciar uma nova funcionalidade. E que útil funcionalidade!
Agora, enquanto estamos a criar o caminho da nossa apresentação o prezi coloca uma barra inferior de “slides” do nosso caminho. A edição do caminho fica assim mais fácil de gerir, uma vez que permite deslocar ou eliminar slides, ou seja a ordem do caminho.
Permitam-me que defina “caminho”, digamos que é a sequência da apresentação.
Se por acaso não costumam utilizar o prezi, está na hora de experimentar!
Há uns tempos atrás coloquei alguns posts com a resolução de exercícios. Não são de grande qualidade, foram feitos com o intuito de resolver exercícios que fiz num workshop. Além disso a interface do prezi teve entretanto algumas melhorias mas ajuda a iniciar nesta bela webtool:
Rumo ao século XXI!
Uma delicia este vídeo que me chegou através do guru João Greno Brogueira!
Partilhem porque merece, eu certamente o irei mostrar nas minhas aulas!
What about you? Have you already flown today?
Há uns tempos falei no wunderlist, uma ferramenta interessante para organizar tarefas que temos de elaborar e para acabar com o post-it.
Hoje trago o moredays, é um site que se transforma uma agenda online, com uma interface muito limpa e muito atraente. A interface é muito parecido com os organizers que em tempo foram muito utilizados! Permite também associar associar imagens aos eventos ou mesmo dados sobre esses eventos.
Está disponível para mac e windows e para a familia i, iphone e ipad.
Deixo-vos com um vídeo sobre o moredays.
MOREDAYS Screencast HD from MOREDAYS on Vimeo.
Videodropper permite enviar vídeos diretamente do Youtube para a sua conta DropBox.
Tem uma utilização muito simples! Acedemos ao site do videodropper e dentro deste acedemos à nossa conta de DropBox, permitindo desta forma que o videodropper possa enviar os vídeos para a nossa pasta DropBox. Depois disso, basta adicionar o URL do vídeo que se pretende transferir e, assim que o download esteja completo, recebemos uma notificação de que ele já se encontra na nossa pasta.
Muito simples!
Se ainda não tem conta DropBox pode criar a partir deste endereço.
Já aqui abordei o DropBox, se ainda não tem instalado no seu pc, instale porque vale a pena. Nesse post explico o quanto o DropBox é útil.
Uma sala de aula é um espaço onde a criatividade define muitas vezes a diferença entre uma boa aula e uma aula excelente!
Muitos de nós “perdemos” horas e horas para tornar uma aula +… interessante +, apelativa +, motivadora +, e no fim, por vezes, ou +, somos assolados de um sentimento “trabalhei tanto e não quiseram saber nada”, mas somos resistentes e continuamos a trabalhar para um dia ter os nossos alunos com vontade de nos ouvir. É para mim o momento alto da carreira de um professor, quando percebemos que a turma está ali para nos ouvir. Nesse dia eu digo “eu sou professor”. É difícil, mas sabemos que acontece.
Isto tudo porque hoje partilho com vocês uma apresentação de um guru de seu nome Steve Wheeler que nos brinda com esta criativa apresentação sobre, claro … criatividade
Numa semana marcada pela notícia que mais me entristeceu da morte de alguém que não conheço pessoalmente, abordei no início da mesma duas aplicações que permitem recolher a opinião da nossa audiência via diferentes plataformas(website, twitter) ou via telemóvel. Referi um site que descomplica este imenso formato de ficheiros que proliferam no nosso mundo tecnológico e que nos obrigam a procurar e descarregar software que permita a edição ou visualização desses ficheiros. Trouxe à discussão um vídeo que de forma “controversa” alude aos desafios do professor para educar neste século.
Recolher a opinião da audiência em segundos
Até para a semana, sem antes, deixar de colocar no meu blog, o vídeo daquele que mais admiro no mundo tecnológico e que aqui revela que também certamente seria uma pessoa extraordinária. Sorte minha, por poder “usar” algumas das ideias dele, sorte daqueles, que tiveram o privilégio de com ele privar!
iThanks
ZamZar! O nome é estranhíssimo, mas o site é de uma utilidade extrema.
O slogan diz tudo:
“Have you ever wanted to convert files without the need to download software?”
Tenho a certeza(não absoluta) que já tiveram necessidade de fazer uma pesquisa na net para fazer o download de uma determinada aplicação que vos permitisse converter um determinado ficheiro(imagem, vídeo, música, …) para outro formato(jpg,tiff,mp3, mpeg,…), e no fim, nem sempre os resultados saem como pretendíamos!
Pois é, o Zamzar permite converter um determinado ficheiro para o formato que pretendemos. Tem imensos formatos para imagens, vídeos, música, documentos, …
É muito simples de usar, basta selecionar o documento que pretendemos, que também pode ser o URL de um ficheiro qualquer(tipo um vídeo do Youtube) selecionar o formato para o qual queremos converter, e recebemos o ficheiro convertido no nosso mail.
Coloquem nos vosso favoritos por que vão “precisar” deste site.