Páginas

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Presença na web, comunicar com os alunos–moodle

moodle (1)

Termino hoje uma série de pots dedicados à temática “Presença na web, comunicar com os alunos”.

No primeiro post deixei a minha opinião sobre a importância de se ter um espaço na web para comunicar com os nossos alunos, a importância de se estender a sala de aula, mantendo-a sempre como a nossa “sala de aula”.

Nesse post referi que iria abordar três plataformas onde isso pode ser feito. Por isso a minha primeira proposta, foi para o Schoology e a segunda proposta para o edmodo.

A minha última, talvez a mais conhecida é a plataforma moodle, a tal plataforma, que em minha opinião quase todos os docentes a conhecem, mas poucos a usam.

E começo exatamente por aqui, por um dos aspectos “negativos” desta plataforma. Ela é demasiado potente, tem imensas funcionalidades, pode ser completamente personalizável, ou seja, se tem muitas funcionalidades e muitos parâmetros que podem ser configurados, torna-se um problema para muitos utilizadores que ao fim de pouco tempo têm dificuldades em partilhar algo simples como recursos. E quando tentam partir para uma actividade mais elaborada(fórum, um teste, glossário, …) desistem porque precisam de configurar muitos parâmetros.

Ou seja, o moodle é claramente uma plataforma que requer para a maioria das pessoas alguém que a ajude a inicializar-se, no fundo, precisam de formação para começar a tirar partido da mesma. Grande parte dos utilizadores que se tentam iniciar na mesma de forma autónoma, esbarra nos imensos parâmetros que esta plataforma possui cada vez que se pretende partilhar algo.

No entanto, das três que abordei, é de longe a mais potente, é uma plataforma a sério, tem particamente tudo o que se pretende, e quando não existe, há uma comunidade enorme com muita vontade de criar o que nos faz falta.

Outro aspecto negativo do moodle é a sua interface, que neste momento precisava de migrar para algo mais social, com uma interface mais user friendly, mas… essa alteração não será certamente fácil.

Contudo, volto a frisar, é de longe a plataforma mais interessante que conheço, é muito potente e não vou entrar em descrições sobre a plataforma, porque praticamente todos a conhecem mas deixo aqui algumas particularidades quase únicas desta plataforma:

  • a criação de pequenos grupos, partilhamos o que queremos e com quem queremos
  • a criação de fóruns, wikis, glossários;
  • a publicação de noticias é encaminhada directamente para o mail dos alunos;
  • os quizzes são muito completos e permitem a importação de imensos testes criados noutras plataformas;
  • na moodle vemos tudo: o que  o aluno visualizou, quantas vezes o fez, quando entrou, quando saiu, é um autentico big brother Smiley piscando

Termino  o post com algo que talvez o faça para a semana, uma pequena comparação entres as três plataformas, pode ser um bom contributo para ajudar a decidir na hora de escolher.

PS:Até ao final da semana estou a concorrer a um concurso de blogues organizado pelo blogue Aventar, se apreciarem o The Blog Teacher podem votar aqui no blogue na categoria “Escolares e Jornais de Escola” e podem votar diariamente.

2 comentários:

  1. Excelente post Filipe.
    Realmente .. o moodle por ter tantas possibilidades de personalizações assusta um pouco, mas nada que não possamos melhorar. Veja esta dica por exemplo:
    https://docs.google.com/presentation/d/1Fqoz7Ds35BVBJV5zY5K0Z9XgOxNeRvk0KFERYAi6Vtg/edit

    ResponderEliminar
  2. Olá Gisele!
    Sabe que eu sou moodleaddiction! Este exemplo é muito interessante, não conhecia. Mas este exemplo só se torna realmente interessante para quem já usa a plataforma com alguma regularidade e à vontade!

    A ideia da temática era passar uma mensagem aos professores de que podem e "devem" ter um espaço deles e dos seus alunos e mostrar que existem plataformas onde tal pode ocorrer e que não é preciso grandes conhecimentos técnicos, e no moodle, também não necessitam de conhecimentos técnicos, mas a forte parametrização faz com que a maioria dos professores o ache "difícil"

    Essa partilha que deixou aqui vai ser é bem explorada por mim ;)
    Thanks!

    ResponderEliminar