Páginas

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Presença na web, comunicar com os alunos–edmodo

 

edmodo

Este é o terceiro post sobre a temática que denominei de “presença na web, comunicar com os alunos” onde no primeiro deixei a minha opinião sobre o que penso de um professor ter uma presença na web e onde referia que iria partilhar três plataformas onde tal é possível de o fazer, que permitem ao professor estender a sala de aula para além desta. No post de ontem partilhei alguns aspectos da primeira plataforma, o Schoology e hoje abordo outra plataforma LMS, o edmodo

Esta plataforma será das três, talvez a mais interessante já que é também a mais fácil de manipular e, também me parece que será a plataforma que os alunos mais apreciarão. Um a plataforma segura, desenvolvida para professores, alunos e encarregados de educação e com uma interface muito similar à do facebook!

Funciona como o Schoology no que diz respeito à timeline, mas tem a vantagem de que tudo o que se publica é mostrado nessa mesma timeline, algo que o Schoology não faz.

O edmodo tem anexado consigo uma série de funcionalidades.

O essencial baseia-se na publicação de :

  • Anotações
  • Alertas,
  • Tarefas,
  • Questionários ou,
  • Sondagens,

edmodo1

Basicamente, funciona tudo em torno desta imagem, embora pareça pouco, a partir daqui estamos prontos a interagir com as nossas turmas de diferentes formas.

Este “caixa” permite criar uma anotação simples, ou então, com recursos anexados, como um documento, um link ou ainda um recurso que tenhamos enviado para a nossa biblioteca de recursos. E permite ao mesmo tempo, enviar para todas as turmas que se pretende e personalizar efectivamente o momento em que o envio será feito. Pode parecer pouco mas em dois a três minutos partilhamos com uma série de turmas, um powerpoint, um documento do word, um pdf, o link de um slidesahre, de um prezi, de três sites que contêm assuntos pertinentes sobre a temática, enfim… partilhamos, e conduzimos para… o objectivo.

Um alerta, funciona em jeito de twitter(140 carateres) e que depois se visualiza de uma forma mais destacada na timeline

As tarefas tal como o nome diz permite ao professor distribuir tarefas(fichas,trabalhos, projectos,…) pelos alunos e receber estas, pela plataforma, que depois podem ser avaliadas e comentadas pelo professor.

Os Quiz são questionários feitos online e contêm as habituais opções de múltipla escolha, V/F, espaços em branco e resposta aberta.

Por último as recolhas de opinião em jeito de sondagem.

Basicamente tudo gira em torno desta caixa, que é do meu ponto de vista muito poderosa para a partilha de recursos, para a recepção de informação dos nossos alunos e para a construção colaborativa de conhecimento.

Claro que o edmodo é muito mais que isto, a sua interface está muito bem concebida e na página inicial mostra:

  • um painel de notificações, simples, mas com todas as notificações atualizadas, que permite ao professor saber o que tem para “fazer” com as suas turmas e, aos seus alunos o que têm pendente ou o que aconteceu desde o seu último login.

edmodo3

  • os últimos acessos dos alunos
  • as suas turmas, que podem ser personalizadas por cores
  • O acesso às nossas mensagens, pastas membros e grupos das turmasedmodo2
  • acesso à biblioteca e ao calendário de eventos que tem um potencial extraordinário, permitindo também ao aluno acrescentar tarefas dele e ainda ao progresso(avaliações) dos alunos.

edmodo4

Podemos também durante as aulas atribuir aos aos nosso alunos, atitudes e valores, algumas que são do edmodo ou então podemos personalizar as nossas, comportamento, participação, empenho, …

Sendo esta feita em termos de rede social, tudo o que se coloca na plataforma  permite que os alunos possam comentar, possam colocar tags e também avaliar com emoções(muito para além do like, inclusive pedir ajuda para o tópico). É uma forma muito fácil de obter feedback dos alunos, e eles dizem com facilidade awesome ou bored e nós sabemos o quanto é importante este feedback, para melhorarmos os nossos recursos, práticas!

Além disso, podemos e começa a fazer bastante sentido, disponibilizar o acesso aos pais da conta do seu educando, outra característica do edmodo.

Antes de terminar gostaria ainda de referir algumas características avançadas como:

  • ligação da biblioteca directa ao google docs;
  • publicar feeds automaticamente na timeline
  • descobrir grupos interessantes e segui-los, retirando daí bastante informação sobre as suas áreas de interesse

Podemos muito mais, mas o post já está demasiado extenso, mas penso que o suficiente para gerar em alguns a vontade de experimentar. Aconselho vivamente a experimentarem esta plataforma. Como a plataforma já tem tradução para português, penso que esta plataforma pode ser usada desde o primeiro ciclo.

Positivo

A interface é muito interessante, está tudo disponível.

Permite uma interação com o aluno muito próxima de um ambiente que lhes é familiar(facebook) e que o incentiva a interagir.

A partilha de recursos é feita de uma forma muito simples, em poucos minutos partilhamos com muitas turmas, imensos recursos de diferentes proveniências ou formatos.

A possibilidade de em todas as aulas de uma forma muito rápida registar atitudes e valores que normalmente na hora da avaliação nos gera muitos problemas, essencialmente a quem tem muitas turmas.

Negativo

Vejo pouco de negativo nesta plataforma, mas a elaboração dos quiz não é muito facilitadora, no início cria alguns constrangimentos e ao mesmo tempo faltam opções um pouco básicas.

 

PS:Até ao final da semana estou a concorrer a um concurso de blogues organizado pelo blogue Aventar, se apreciarem o The Blog Teacher podem votar aqui no blogue na categoria “Escolares e Jornais de Escola” e podem votar diariamente.

3 comentários:

  1. Relmente o Edmodo é muito fácil de ser utilizado e o seu design agrada aos alunos. Testei e recomendo: https://sites.google.com/site/connectedenglish/home

    ResponderEliminar
  2. Tb ja uso com alunos do 5º ano... ja uso como prolongamento das aulas, para alunos mais lentos, mas também para complemento de aprendizagens efichas de trabalho ou de tpc. recomendo.

    ResponderEliminar