Encontrei este maravilha no Facebook, mas depois percebi que afinal isto era de Tim Burton quando revisitava o Teaching @Pine Tree da minha colega de escola Céu Leça!
Encontrei este maravilha no Facebook, mas depois percebi que afinal isto era de Tim Burton quando revisitava o Teaching @Pine Tree da minha colega de escola Céu Leça!
Este é um dos últimos serviços que descobri e que me tem entusiasmado imenso. No primeiro contacto, não tive dúvidas, é dos melhores serviços que apareceu ultimamente para ser usado na sala de aula.
Acredito veemente que se pode dar uma aula completa, ou até um módulo completo recorrendo a este serviço.
A ideia é muito simples, uma imagem e nesta podemos adicionar etiquetas(tags) que nos remetem para outros espaços da web que referenciamos através do seu endereço. Esses espaços podem ser por ex:
enfim, links para uma série de elementos que podemos incluir na nossa thinglink.
O primeiro passo, é fazer o upload da imagem que se pretende, que pode ser feito a partir do nosso disco, do facebook, do flickr ou ainda através do url da imagem.
Posteriormente, com a imagem já no serviço pode-se começar adicionar os links que pretendemos. A cada link é associado um pequeno ícone, onde se pretende que de uma forma visual ilustre de imediato o conteúdo da ligação e onde se adiciona também uma pequena descrição.
O thinglink permite adicionar quantos links se pretender.
No final podemos partilhar a nossa thinglink com os procedimentos usuais: facebook, twitter, e-mail ou inserindo a thinglink através do html gerado.
Com uma interface muito clean e tão bem elaborada quanto bonita, o thinglink torna todos os seus procedimentos muito simples.
Penso que é um serviço a ser muito bem explorado! Vejo nele um potencial enorme para ser usado em sala de aula em imensos contextos e em muitas disciplinas.
O primeiro projeto que este ano os meus alunos desenvolveram em TIC termina numa thinglink. É para já a ferramenta que mais me agradou este ano!
Ando a fazer uma formação da utilização das TIC com alunos com necessidades educativas especiais(NEE) e constatei que pouca gente conhece um recurso que o Windows disponibiliza que permite aumentar o tamanho da área que se está a visualizar. Refiro-me à lupa, que é um acessório, que pensei que a maioria das pessoas conhecia, no entanto, não foi essa a ideia com que fiquei. Por isso se tiverem algum aluno com dificuldades visuais e se diminuir a resolução do ecrã não for suficiente para este, podem utilizar a lupa, que se encontra nos acessórios no grupo ferramentas de acessibilidade.
Os miúdos manipulam muito bem a ferramenta!
Nesse grupo de acessórios, no facilidade de acesso, tem ainda mais ferramentas que podem ser usadas com NEE´s
Esta semana começamos as partilhas com algumas ideias que os alunos podem utilizar para o halloween que se aproxima, partilhamos também para os professores: um top de ferramentas ou serviços web que estes podem usar e 12+1 vídeos que os professores “devem” ver. Para estes, ainda houve tempo para trazer um site que disponibiliza gratuitamente modelos de apresentação para se usar com Powerpoint. Ainda houve tempo para trazer ao blog um serviço web muito simples para fazer um clip de um jornal.
The best web 2.0 tools for teachers
Tenho a certeza(ou como dizia um professor meu: - O Filipe desconfia) que a aplicação mais usada pelos professores é o word, e em segundo lugar o powerpoint. O meu professor diria que eu desconfio, porque nunca fiz esse estudo, na verdade, alguém precisa de fazer um estudo académico para ter esta certeza?!
Já há uns tempos partilhei no blogue uma série de modelos gratuitos para utilizar no powerpoint direcionados para a educação.
Desta vez trago novamente um site que permite o download gratuito de mais de 250 modelos que podemos utilizar livremente.
Sendo as apresentações uma temática que muito aprecio, já deixei aqui no blogue algumas dicas a ter em conta quando se está a elaborar uma apresentação. Na verdade tenho de regressar ao tema, porque só abordei alguns aspectos.
Já há uns tempos atrás partilhei aqui o top das 100 ferramentas escolhido pelos leitores do Centre for Learning & Performing Technologies
Agora partilho este topo feito por Rafael Scapin
Fodey é um serviço web básico, que faz pequenas brincadeiras, mas que se destaca pela criação de clips de jornal.
Permite a criação de gifs animados: com gatos, tomates, mochos… mas a parte mais interessante do fodey em contextos educativos é a sua possibilidade de criar um clip de jornal.
Em questões educativas dá para utilizar este serviço em diferentes cenários e em todos os ciclos de ensino.
A utilização deste clip de jornal é muita básica, pois só solicita o nome do Jornal, o dia da edição, o nome do artigo e o texto do mesmo. No final do texto criado, geramos o clip de jornal que não é mais do que uma imagem em formato jpeg, que depois pode ser inserido onde se pretender.
Acho um serviço muito básico, talvez um pouco parado no tempo em questões de interface, já que é pouco apelativa, mas muito simples de usar, que é para mim a melhor característica deste serviço e que na escola pode proporcionar imensos trabalhos!
Hoje descobri um post com quase dois anos com uma lista de vídeos que os pprofessores não “devem” perder. Alguns deles já conhecia, mas é uma bela lista para se ver em doze dias. Descobri esta minivideoteca no site dangerous ! irrelevant num artigo escrito por Scott Mcleod que depois me levou para +1 vídeo muito interessante que hoje mesmo partilhou, the future of learning
Os outros doze, os antigos:
“Sir Ken Robinson, Changing education paradigms (11 minutes)
Sugatra Mitra, The child-driven education (17 minutes)
Clay Shirky, How cognitive surplus will change the world (13 minutes)
Chris Anderson, How web video powers global innovation (19 minutes)
Dean Shareski, Sharing: The moral imperative (25 minutes)
Henry Jenkins, TEDxNYED (18 minutes)
Daniel Pink, Drive: The surprising truth about what motivates us (11 minutes)
Dan Meyer, Math class needs a makeover (12 minutes)
Jeff Jarvis, TEDxNYED (17 minutes)
Lisa Nielsen, Response to principal who bans social media (4 minutes)
New Brunswick Department of Education, 21st century education in New Brunswick (6 minutes)
Charles Leadbeter, On innovation (19 minutes)”
O autor refere que não existe ordem de preferência!
Bons vídeos!
Aproxima-se o Halloween e nas escolas em vários ciclos de ensino desenvolvem-se normalmente actividades em torno desta temática.
Partilho aqui alguns serviços/ideias que se podem utilizar para os alunos darem largas à sua criatividade… segundo Ken Robinson, a escola mata-a!
Criar uma história com o storyboard recorrendo aos temas do Halloween ou dos monstros.
Criar um vídeo com o animoto. Este serviço criou recentemente um modelo para assinalar o Halloween. Podem ainda sugerir o stupeflix ou o clipgenerator.
Criar um painel digital com o glogster, que permite a adição de diferentes elementos multimédia.
Para os mais pequeninos fazerem um monstro, um aplicação em flash!
E até lá, vou sugerindo mais.
Numa semana em que a Google apresentou o seu novo ChromeBook, houve tempo para partilhar um serviço com mais de 25000 cliparts de domínio público, de um serviço que permite transferir documentos por mail até 2gb, da importância que hoje tem subscrever canais temáticos do youtube e a fechar a semana dois vídeos que mostram um pouco para onde a escola caminha…claro que, uma temática um pouco controversa, mas é para onde penso que a escola caminha. Daria para uma discussão enorme, daria não, dá…
25000+ cliparts de domínio público
Wetransfer–Enviar grandes documentos por mail
Youtube–A importância de subscrever canais
Serviço educativo da casa da música
Boa semana,
Por estas e por outras eu costumo dizer que não acredito que em 2025 as escolas sejam como são hoje.
A era industrial já era…
E este mais curtinho, com alunos do 4º ano!
A Google anunciou hoje o seu mais recente Chromebook, um portátil elaborado em parceria com a Samsung que corre no seu Chrome OS.
Um portátil para todos como lhe chama a Google e que estará à venda por 249 dólares. Pesa pouco mais de um kg e tem uma bateria que dura aproximadamente 6,5 horas. O sistema operativo da google é muito levezinho, permitindo que o portátil ligue em aproximadamente dez segundos e claro, roda em torno das aplicações da Google, que não são assim tão poucas!!!
É bom que a google se intrometa nestas áreas, pois aumenta fortemente a concorrência e em tempos de austeridade, interessa preços baixos!
São imensas as fontes que a web nos disponibiliza para se poder fazer um trabalho sem infringir os direitos de autor. No entanto sabemos que é mais fácil ir ao google e encontrar a imagem e colocar no trabalho.
O PDClipart é mais um daqueles serviços que pretende ajudar a minimizar essa “má” prática, já que disponibiliza mais de 25000 cliparts que se podem usar livremente na criação de trabalhos, sejam eles inseridos em textos, em apresentações, infográficos, blogues, sites, panfletos, …
O serviço organiza os cliparts por categorias e permite a pesquisa por palavras-chave.
Adicionei o PDClipart ao item Ideal para… pesquisar cliparts livres. Se pretenderem imagens podem consultar alguns dos serviços na página Ideal para… no item Ideal para… pesquisar imagens livres.
O Wetransfer é um serviço web que permite o envio de vários documentos por mail, muito similar ao free file sender, recentemente abordado no blogue.
Este serviço permite o envio de vários documentos, independentemente do tipo de documento e até um máximo de 2GB. Fornece ainda, a possibilidade de enviar esses mesmos documentos para vários emails. Não carece de registo, só solicita um email para proceder ao envio e sempre que um destinatário fizer o download dos documentos, somos informados nesse email.
O serviço mantém os documentos no seus servidores durante 15 dias.
Adicionei o serviço na página Ideal Para… no item Ideal para… enviar documentos de grande dimensão por mail.
O Youtube é dos serviços que os professores devem ter em conta. Já aqui o referimos que são imensos os vídeos que proliferam neste canal que podem ser usados em contexto de sala de aula.
Os estudos dizem que hoje a cada minuto são adicionados ao serviço 30 horas de vídeo. É fácil perceber que não temos capacidade para ver toda este acréscimo de informação, e que grande parte dele, também não nos interessa, mas… podemos tentar minimizar esse aspecto e subscrever canais que normalmente produzem/partilham vídeos que têm haver com os nossos interesses.
A subscrição do canal permite que ao aceder ao serviço somos deparados com as últimas atualizações dos canais que estamos a subscrever, ou seja, em vez de receber aquelas propostas virais que muitas das vezes não nos dizem absolutamente nada, somos confrontados com uma série de vídeos que provavelmente têm muito haver com os nossos interesses.
retirado de casa da música
Deixo aqui uma partilha que não é mais do que a agenda multimédia do serviço educativo disponibilizado pela Casa da Música. Se pretenderem a edição em papel podem solicitar através do e-mail seducativo@casadamusica.com
Excelentes workshops para as escolas e baratinhos, e também, porque não, para desenvolver em família, já que há workshops para miúdos e graúdos.
Numa semana em que a google apresentou o seu Cultural Institute, houve tempo para dedicar um post a um serviço minimalista de partilhas de ficheiros online, o dropcanvas, e, também, trazer para o blogue a diferença entre share a folder e share a link do dropbox, no que diz respeito à permissão que estas funcionalidades dão aos utilizadores. No início da semana, o sempre interessante Top 100 das ferramentas para a educação elaborado pelo Centre for Learning & Performing Technologies.
Ainda o Google Cultural Institute
Dropbox–algumas considerações nas partilhas
Top 100 – Ferramentas na educação
Bom fim de semana.
A respeito do meu post desta semana sobre o Google Cultural Institute que achei muito interessante, partilho dois vídeos que encontrei no Youtube, sobre este tremendo serviço!
Um dos serviços que mais aprecio é o dropbox. São bastantes os posts que já dediquei a este serviço e a serviços que trabalham colaborativamente com este, como o videodropper que envia vídeos do youtube para a nossa conta, ou o dropittome que envia documentos para a dropbox ou ainda o send to dropbox que permite enviar documentos para a nossa conta por e-mail.
O dropbox continua a ser na minha opinião o melhor serviço de sincronização online de documentos e ultimamente acrescentou algumas características entre as quais uma que permite a partilha de qualquer documento ou pasta que esteja na nossa dropbox.
Tenho observado que algumas pessoas têm confundido esta característica com a partilha de pastas que anteriormente existia e que permite a partilha entre pares.
Na partilha do link(share link), damos somente acesso ao documento ou à pasta para se efectuar o download, mas não poderemos de forma alguma alterar esse documento ou mesmo enviar algum documento para essa pasta, simplesmente partilhamos o seu conteúdo.
Quando fazemos a partilha de uma pasta(Share Folder) por convite, estamos a partilhar essa pasta com um par e estamos a atribuir a esse mesmo par o direito de administrar a pasta com bem entender, ou seja, ele pode editar um documento nosso, criar um novo e até mesmo eliminar um documento nosso!
Portanto há que ter algum cuidado, se a finalidade é partilhar algo feito por nós, por exemplo uma ficha de trabalho com os alunos, o share link é a opção ideal, por outro lado, se o que se pretende é trabalho colaborativo, como o conselho de turma, então o ideal é partilhar uma pasta, via share folder, onde todos têm os mesmos direitos.
Acrescentei o dropbox ao item Ideal para… partilhar documentos online da página ideal para…
Nota: Ainda esta semana abordei o dropcanvas que é um serviço muito simples para partilhar documentos online.
retirado de Cultural Institute
A google apresentou hoje uma parceria nova com instituições como museus e centros culturais que culminou num museu virtual que contempla 42 histórias compreendidas entre os períodos de 1905 a 2008.
Histórias que passam pela coroação da Rainha Elizabeth II, Anne Frank, o Apartheid, Auschwitz, o Dia D, Episódios sobre Mandela, o Holocausto…
Os acontecimentos históricos são retratados em jeito de fotogaleria associados a textos explicativos, mas em inglês.
O Cultual Institute está muito interessante, quer do ponto de vista histórico, quer do ponto de vista da sua interface, que se encontra bastante apelativa, quer na qualidade das imagens, quer pela sua navegação que pode ser feita através de uma timeline ou então em forma de mosaico. Muito interessante este projecto, algo normal vindo de quem vem!
Dropcanvas é um serviço de partilha de ficheiros que assenta num principio muito básico para se partilhar documentos via web. Com uma interface minimalista, o serviço permite arrastar e largar os documentos para uma área que ocupa 90% da página do serviço. No topo da página temos uma “barra de ferramentas” que permite criar uma nova partilha, adicionar documentos via explorador do windows, o endereço criado com a partilha, enviar, download e login.
Podemos adicionar mais do que um documento de cada vez. Depois é só partilhar o endereço gerado, que pode ser partilhado via mail ou pelas redes sociais mais usuais.
Todas estas operações não carecem de registo, mas o dropcanvas permite criar uma conta que nos dá acesso a todos os “canvas” que criamos, permitindo ao mesmo tempo adicionar mais documentos a uma partilha criada anteriormente. No entanto, o que me agradou no serviço é a sua simplicidade em partilhar e mais do que um documento ao mesmo tempo, é só arrastar&largar e partilhar! É daqueles serviços que foram feitos para qualquer pessoa utilizar.
São imensos os serviços de partilha que existem hoje na web, mas este é de colocar nos favoritos, porque haverá alturas que nos fará muito jeito.
Estas partilhas ficam disponíveis durante 60 dias e o serviço disponibiliza até 5Giga de armazenamento.
Adicionei o dropcanvas na página Ideal para… no tópico Ideal para… partilhar documentos online.
Sou editor de um outro blogue, mais direcionado para os meus alunos e inadvertidamente coloquei no The Blog Teacher um post que era para esse mesmo blogue.
O meu pedido de desculpas a todos aqueles que o leram!
Anualmente o site Centre for Learning & Performing Technologies elabora a lista das 100 melhores ferramentas para a educação.
Não desgostei dos 10 primeiros, embora tenha ficado “triste” por a plataforma moodle não ficar no top ten. Esta plataforma para o meu trabalho de professor é fundamental, todos os dias em que há escola a uso, por isso quando fiz o meu top ten a referenciei como a grande vencedora.
Podem conferir no slideshare as 100 ferramentas escolhidas e comparar com as do ano passado.
No mês de início do ano letivo de 2012/2013, o The Blog Teacher partilhou o seu calendário escolar de 2012/2013 em formato excel, alguns serviços que podem ser usados com novos projetos com os alunos, como o blipfoto, um serviço que nos “convida” a registar uma foto diariamente, o pen.io, outro serviço web que permite a edição e publicação simples de um post na web. o easel.ly, que contém muitos modelos para criar infográficos e o psykopaint, muito interessante para a recriação de imagens com pinceis criativos. Um outro serviço, português, que permite o envio de documentos por mail até 3GB.
Um mês recheado de multimédia, com destaque para alguns Ted Talks, um slideshare de Steve Wheeler que intitula de learning 3.0, um vídeo ilustrativo sobre como atribuir licenças CC, um e-book com recolha de vários artigos sobre a utilização de tecnologias digitais na educação…
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Blipfoto, um diário fotográfico
Porque não "uso" pens na escola
Enviar documentos até 3 Giga por mail
Tecnologias digitais na educação
Easel.ly–para criar infográficos
A Fundação Francisco Manuel dos Santos vai realizar nos próximos três meses um ciclo de conferências de Educação intitulada de “Questões-chave da Educação ‘12”. Este ciclo inclui três conferências com as temáticas:
Estas conferências são gratuitas, mas carecem de inscrição na plataforma da fundação. Vão ser realizadas em Coimbra, Lisboa, Faro, Porto e Leiria.
Para mais informações podem consultar o site da Fundação.