Páginas

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Uma presença na web


https://live.staticflickr.com/1286/1088087730_c37099c5b5_b.jpg

Sempre que começa um ano letivo tenho uma tendência para me repetir no que diz respeito ao assunto deste post...

A verdade é que tenho alguma dificuldade em perceber porque razão grande parte dos professores ainda continua a não ter um canal de comunicação com os alunos para além do espaço escolar. Deixo aqui claro, que não me refiro a um canal que nos faça estar constantemente a comunicar com eles...há tempo e momentos, para tudo!
Refiro-me como é claro, a uma plataforma onde possamos comunicar com os alunos e que nos ajude a organizar toda a informação em torno da turma.

Sei que muitos de nós usamos o mail para o fazer, mas...este se for um canal para tirar alguma dúvida a um aluno...tudo bem, mas se o fazemos para esclarecer dúvidas, receber trabalhos, partilhar documentos, só para citar três exemplos, então o mail, deixa de ser uma boa opção.

Para isso, existem as plataformas LMS que nos permitem comunicar e organizar toda a informação em torno da nossa turma. Quem segue o blogue sabe que a minha preferida é o Edmodo. Acho a plataforma muito intuitiva e como tal simples de utilizar. Fica tudo armazenado ali, as partilhas com os alunos, os trabalhos recebidos e avaliados, com indicação de fora ou não de prazo, com feedback para o aluno, elaboração de questionários, discussões...enfim uma série de questões que nos poupam tempo.

https://live.staticflickr.com/210/509948828_39a95be839_z.jpg

Outra LMS que tem vindo a crescer é o Classroom, admito que ainda não me convence, embora este ano tenha crescido bastante, é normal, é Google e sei que vai crescer bastante, mas para mim ainda está longe das LMS mais fortes, no entanto, sugiro que a explorem porque começa a ficar interessante.

A finalizar, claro, para a escola, a melhor LMS, chama-se Moodle, digamos que considero o Classroom um Citroen, o Edmodo um BMW e o Moodle, um Ferrari :-)

Mas se ainda não usam nenhuma, comecem a pensar nisso, nem que seja para partilhar informação com os alunos e com o tempo vão ficando mais à vontade na aplicação e daqui a nada percebem que têm andado a gastar tempo em questões que a plataforma faz por vocês.

Querem um exemplo, o que fazem ao trabalho de um aluno de uma determinada turma que receberam....simples, abrem o mail e se o aluno se despedir com nome e turma, já sabem onde o vão guardar, depois avaliam e colocam a nota na vossa folha de registos e registam se enviou fora de prazo ou não. Se quiserem tecer um comentário ao trabalho respondem ao mail e pedem nova submissão. Numa LMS, fazemos tudo no mesmo sítio...recebemos, avaliamos e damos feedback ao aluno e se estiver fora de prazo, ele avisa-nos...espero que só este paragrafo sirva para vos tentar a usar uma LMS este ano letivo.

Abraço a todos.

3 comentários:

  1. na minha escola é um suplício de anos, já desisti. Uso e faço a gestão do moodle do meu agrupamento, mas tenho sido o único utilizador... Não sei se por desconhecimento, falta de interesse.... mas centralizo toda a minha atividade nessa lms...já faço testes e fichas, etc. Os alunos gostam e os mais novos do 7º passadas algumas aulas já estão aptos...

    ResponderEliminar
  2. Olá, caro anónimo ;)

    Penso que a moodle prende-se com facto de esta LMS ser muito potente e muito parametrizada.
    Nos inícios em que se tentou implementar a moodle esta não tinha uma interface muito amigável, intuitiva, por ser potente é muito parametrizada e como tal as pessoas "fugiram" dela.
    Hoje, embora eu não utilize nas minhas aulas, acompanho um pouco a sua evolução e verifico que está diferente, muito potente, mas muito mais amigável, mas...as pessoas ainda estão com a imagem antiga.
    Para se implementar uma LMS como a Moodle na escola é preciso a colaboração das estruturas hierárquicas do Agrupamento(direção, coordenadores, por aí...) No entanto, porque não fazer um workshop na escola com as atividades mais simples e mostrar aos colegas que afinal a moodle é fácil e...dá tanto jeito.
    Abraço.

    ResponderEliminar