Na semana passada dediquei todos os meus posts a esta temática. Apresentei uma opinião pessoal sobre a importância de hoje o professor ter uma presença na web, por forma a comunicar com os alunos. Um espaço de partilha, de diálogo entre o professor e o aluno e, o aluno-aluno, de criação, de colaboração e não o vulgar repositório de documentos.
Um dos problemas que existe para a criação destes espaços muitas das vezes é desconhecer que existe algum recurso que o pode fazer isso por nós, mas de forma simples. Essa é a expressão, “fazer por nós de forma simples”. Esse desconhecimento leva a que muitos dos professores vejam como alternativa o blogue, no qual considero um serviço muito interessante mas pouco profícuo comparado com outras soluções que a web nos fornece gratuitamente.
Por isso abordei três plataformas onde se pode criar o tal espaço. Duas que o fazem da tal forma simples que refiro anteriormente e uma outra que o faz de uma forma mais específica, mas que requer algum conhecimento da mesma para se tirar partido dela.
O edmodo e o schoology são duas plataformas similares! São ambas fáceis de manipular e rapidamente nos vamos apoderando das suas funcionalidades, como partilhar recursos, criar eventos, submeter tarefas, criar quizzes, receber e comentar trabalhos ou tarefas, deixar alertas, responder a dúvidas, … enfim criar uma plataforma digna de uma presença online. E todas estas funcionalidades são feitas de forma muito simples e bem conduzidas por ambas as plataformas.
Após uma análise mais profunda, reconheço que o edmodo, é plataforma para poder ser utilizada desde o primeiro ciclo até ao secundário, enquanto o schoology, me parece que pode ser aproveitado a partir do sétimo ano. Esta plataforma apresenta dois constrangimentos, não tem tradução para português e talvez por ser recente é ainda uma plataforma que apresenta alguma lentidão. Tem também uma interface que no início não é completamente amigável, no entanto não deixa de estar bem estruturada.
A última plataforma revista, a plataforma moodle, é a preferida do editor do blogue, porque tem um potencial extraordinário, mas como tudo que é potente requer bastante personalização com muitos parâmetros, personalização essa que é o maior entrave à continuidade de grande parte dos utilizadores quando tentam criar os seus espaços. Não devo estar muito enganado quando os que começam um espaço destes ou desistem ou então usam-no somente como repositório de documentos e de partilhas de ligações. Nesse caso estamos perante uma utilização básica, porque a moodle é :
- armazenamento -ficheiros,base de dados, pastas, portfolios,links, objectos flash…
- avaliação – questionários abertos, tarefas, notas no mesmo sitios, escalas… tarefas,
- comunicação - fóruns, salas de chat, rss, mensagens assíncronas, calendário…
- e colaboração – glossário, wikis, fóruns, lições, blogues,…
A finalizar, se pretendem inicializar-se na criação de um espaço para a vossa disciplina, eu sugiro o edmodo, mais tarde, quando já dominarem a plataforma, se tiverem necessidade de incluir algumas funcionalidades na vossa disciplina estarão então à procura de uma plataforma como o moodle, que cresce todos os dias!
Termino aqui a série de posts dedicado a esta temática que espero honestamente ter contribuído ou encorajado alguns a criarem o seu espaço na web para comunicar com os seus alunos.
Os outros posts da temática:
Presença na web, comunicar com os alunos
Presença na web, comunicar com os alunos–Schoology
Presença na web, comunicar com os alunos–edmodo
Presença na web, comunicar com os alunos–moodle
PS:Até ao final da semana estou a concorrer a um concurso de blogues organizado pelo blogue Aventar, se apreciarem o The Blog Teacher podem votar aqui no blogue na categoria “Escolares e Jornais de Escola” e podem votar diariamente.
Ótimas dicas! Parabéns pelo blog!!!
ResponderEliminarDenise
Obrigado Denise pelo comentário!
EliminarSabe sempre bem receber um elogio ao nosso trabalho!