Créditos da imagem vladstudio
Num ano que se prevê difícil, resta-me fechar o ano desejando a todos os leitores do The Blog Teacher um feliz 2013!
Até já,
Filipe Mendes
Créditos da imagem vladstudio
Num ano que se prevê difícil, resta-me fechar o ano desejando a todos os leitores do The Blog Teacher um feliz 2013!
Até já,
Filipe Mendes
O The Blog Teacher está de parabéns porque faz hoje três aninhos!
Num ano particularmente desmotivante para os professores, o seu autor arranjou motivação para continuar a sua edição diária e para tentar contribuir de alguma forma com ideias, ferramentas/serviços que possam de alguma forma fomentar ou ajudar o uso da tecnologia na sala de aula ou que ajudem a minorar o cada vez mais trabalho que o MEC lhes “oferece”.
Em jeito de balanço, o blogue cimentou a sua edição diária, que nem sempre é fácil em determinadas épocas do ano, fazendo o dobro dos posts do ano anterior e viu gradualmente a sua comunidade de seguidores aumentar!
Um obrigado especial a todos aqueles que por cá passam e me vão deixando comentários positivos que me incentivam a continuar este projecto!
Espero que em 2013 esteja por estas bandas a festejar o quarto aniversário… até já!
Normalmente quando há pausas lectivas, costumo abrandar a publicação de posts! Nesta pausa, porque temos trabalhado imenso, embora grande parte da sociedade não consiga ver isso, nesta pausa, vou-me dedicar a algo que adoro e que tenho privado muitas vezes da minha presença: à minha família!
Esta foi a mensagem que elaborei no ano passado, mas está muito atual, porque no Natal é tempo de…
Em meu nome, e em nome do The Blog Teacher, desejo a todos um Santo e Feliz Natal!
Até para o ano!
Uma semana de revisão por parte da google, com o seu Zeitgeist e também do twitter, com os aspectos mais relevantes do ano na internet, quer ao nível da pesquisa quer ao nível de tweets. Tempo ainda para partilhar dezoito animações de filmes clássicos e de partilhar algumas ideias para os alunos criarem as suas mensagens de natal de uma forma multimédia, onde partilhei uma mensagem ternurenta de uma aluna minha, que me aqueceu o coração!
18 animações de obras clássicas
Num dos posts desta semana partilhamos o Zeitgeist da Google e o seu vídeo associado às pesquisas de 2012, nesta altura do ano surgem sempre muitos objectos em formato multimédia que fazem a revisão anual do que mais relevante aconteceu. Hoje partilho a revisão do ano de uma das minhas ferramentas preferidas o twitter.
Querem recordar 2011?
Oedipus *WARNING: contains scenes of vegetable sensuality* (2004) short film from jason wishnow on Vimeo.
O site open culture elaborou uma coleção de 18 filmes de animação classícos. Uma coleção que aborda autores como Hemingway, Shakespeare, Kafka, Plato, Emily Dickson, Herman Hesse’s e muitos outros.
Todos os anos a google lança o seu Zeitgeist, um site onde se explora os termos mais procurados durante o ano. A pesquisa pode ser feita por país e dentro deste obter informações sobre os termos mais procurados em temáticas como: pessoas, canções programas de tv, filmes, livros atletas, eventos…
Associado ao Zeitgeist a Google lança o seu vídeo com os assuntos mais pesquisados. É dos vídeos que acho que vale a pena ver e que até serve para mostrar aos alunos e desenvolver com eles algumas atividades na sala de aula.
No final, apetece rever novamente!
Esta semana, já o referi tenho pedido aos meus alunos mensagens de natal, é claro que ainda não as vi, somente fui apreciando na sala de aula pela própria interacção que se vai tendo com os alunos numa tarefa deste género.
Numa dessas interacções uma aluna pediu ajuda e em seguida pediu-me uma opinião sobre a mensagem dela, na hora adorei e partilho com a devida autorização da mesma…
Esta semana é sem dúvida uma boa altura para os alunos elaborarem as suas mensagens de Natal. Durante estes últimos dias tenho partilhado alguns serviços muito simples mas que normalmente os alunos gostam. Hoje propus aos meus alunos para criarem a mensagem deles com alguns desses recursos e fizeram “coisas” muito engraçadas. Por isso podem acrescentar aos vossos recursos as minhas sugestões:
ou outro serviço/ferramenta que eles pretendam utilizar
Deixo aqui também um link onde se pode fazer o download de 21 músicas de natal que podem usar livremente e dois sites para pesquisar imagens:
o flickrcc, que permite procurar imagens no flickr de forma temática, neste site convém utilizar palavras em inglês e que é uma boa forma de utilizarem imagens CC ainda este o vladstudio que tem imensas imagens lindíssimas que podem utilizar.
O site da vladstudio é também um excelente site para enviar e-cards.
Durante esta semana é provável que ainda deixe por aqui outro post, mas preciso de pesquisar um pouco e a verdade é que estas duas últimas semanas do período são sempre muito complicadas para os professores, e eu também o sou ;)
Na primeira semana de Dezembro dedicamos a maior parte dos posts ao Natal. Começamos com a divulgação de um site em português onde se agrupam imensos recursos sobre esta temática. Abordamos também o pizap, que é um excelente serviço de colagem e adição de fundos ou outros elementos nas imagens, e onde tem também uma série de modelos dedicados ao Natal. Divulgamos também 21 músicas grátis de Natal que podem ser usadas livremente e passamos ainda pelo picjoke que é um serviço que acrescenta diariamente um efeito ou uma moldura a uma imagem.
21 músicas de Natal para utilização free
Colagens,molduras, cartões, fundos sobre o Natal
Esta semana tenho andado em torno de recursos para o Natal, são imensas as possibilidades que hoje se podem fazer recorrendo aos serviços web, e um dos elementos que se pode desenvolver são os vídeos que normalmente os alunos adoram. No entanto estes têm uma tendência para usar nos seus vídeos músicas sobre os quais não têm os respetivos direitos de utilização.
Hoje trago um álbum com 21 músicas alusivas ao Natal que foram cedidas ao site Noisetrade pelos respetivos autores e que se pode usar livremente nos nossos conteúdos multimédia.
Para fazer o download das músicas é necessário introduzir o nosso email, onde recebemos um link para fazer o download das músicas.
Podem ouvir as músicas carregando no botão play da imagem do post e podem fazer o download do álbum completo introduzindo o vosso email.
Se não for mais… deixem a tocar durante a ceia…
Bom Natal,
Esta semana abordei o Pizap, um excelente serviço web que permite trabalhar com imagens de uma forma simples, criando colagens de imagens com modelos pré-definidos
Oferece também um editor de imagens que permite adicionar uma série de molduras ou outras formas às imagens, que depois podemos utilizar nos modelos das colagens que se visualiza na imagem.
Este serviço oferece também a possibilidade de fazer backgrouns ou wallpapers.
O motivo pelo qual trago novamente o pizap ao blogue é que este serviço tem uma parte alusiva às festas, e claro tem uma secção enorme dedicada ao Natal.
Tem imensos modelos para criar cartões de Natal personalizados
e imensos fundos que podem ser completamente personalizados com mensagens de natal ou outros elementos que se pretenda acrescentar.
São imensas as possibilidades que se podem fazer com o pizap.
Esta semana que se aproxima, é certamente uma boa altura para explorar o pizap juntos dos nossos alunos
Picjoke faz parte daqueles serviços web que permitem a adicionar uma imagem e depois inserir esta num determinado fundo ou aplicar um efeito. A diferença deste serviço é que todos os dias apresenta um elemento novo: um fundo ou um efeito.
São imensos os serviços que existem na Internet similares a este. Este serviço tem imensas categorias que podem ser usadas nas fotos:
e partilho hoje, porque tem também mais de 40 opções diferentes que podem ser aplicados em imagens alusivas ao Natal.
Pizap é um serviço web que permite manipular as nossas imagens com efeitos, cenários, backgrounds.
São imensas as possibilidades que se podem fazer com este serviço. Se se pretende colocar um fundo na nossa imagem somos brindados com uma série de temas(sonhos, para a criançada, paisagens, amor, flores, halloween, …)
Se pretendermos fazer uma montagem com diferentes fotos, o Pizap mostra mais de 40 possibilidades de misturar imagens e depois dentro desta podemos trabalhar cada uma das imagens com diferentes efeitos, aplicar texturas, ou backgrundos, enfim, é um serviço imenso, e que aconselho vivamente a experimentarem.
Na sala de aula, este tipo de serviço pode ser muito bem explorado, normalmente os alunos gostam e depois podem usar em diferentes datas alusivas às temáticas que durante o ano letivo vão surgindo.
Aconselho vivamente este serviço, coloquem-no no favoritos ou no vosso social bookmarking. Mais tarde voltarei a ele!
by R. Motti
Hoje é o primeiro post no mês do Natal. Durante este período certamente que o The Blog Teacher partilhará ideias, serviços ou ferramentas alusivas à temática.
Já com esse espírito partilho um site em português totalmente dedicado ao Natal. Com um frontend bem elaborado conseguimos aceder a todas as categorias que este divulga que entre muitas inclui:
Enfim um site que pode ser usado na vida profissional do professor ou na sua vida particular!
Tenho a certeza que os alunos terão ali uma boa base de dados para desenvolver alguns trabalhos ou ideias…
Feliz Natal!
Este post costuma sair ao sábado de tarde, mas esta semana… foi impossível!
Finalizamos a semana com uma dica muito interessante sobre o dropbox que permite recuperar documentos que pensávamos perdidos. Um serviço muito interessante para o desenho ou a pintura digital criativa, um outro serviço, interessantíssimo e simples para criar gifs animados e ainda um vídeo que mostra porque na apple, o pormenor conta!
Na dropbox nunca perdemos um documento
Até para a semana
Já vão sendo alguns os posts que escrevo em torno de um dos meus serviços preferidos: o dropbox.
Hoje partilho uma pequena dica, muito pequena dica, mas que provavelmente muita gente desconhece,e muito mas muito útil!
Antes vou deixar uma pequena pergunta:
Quantos de vocês já utilizaram um documento em que no final pretendiam ficar com o original e o novo documento e simplesmente, depois de árduo trabalho simplesmente fizeram guardar… ups, o documento anterior já era!!!! Quantas vezes já aconteceu? Quantas vezes corrigimos o teste da turma A e em seguida com a mesma grelha alteramos e colocamos os dados da B e guardamos! Pois… a turma A já era!
Por isso, cada vez mais dou um valor extraordinário ao dropbox, já aqui o tinha dito, que o dropbox guardava as versões anteriores. Por isso quando isso acontecer não desesperem!!! O dropbox resolve o vosso problema!
Eis como proceder:
Se já aconteceu alguma vez e ainda procura o documento, procure na sua dropbox que ele ainda esta lá!
Ps: hoje o post foi escrito num tom um pouco comercial, mas na verdade eu não tenho ações da empresa que gere o dropbox, sou mesmo é um dropboxaficion ;)
retirado aqui
O InspirARTion é uma ferramenta que incluo nas ferramentas de pintura criativa como o Psykopaint e o Bonomo. São serviços de pintura, mas serviços com características especiais para o desenho criativo.
O inspirARTion é super simples! É um serviço que oferece diferentes pinceis e que trabalha em torno destes, da cor e do tamanho e pode ainda trabalhar em simetrias quer na horizontal quer na vertical.
Só oferece somente estas opções, mas tem um potencial já que os diferentes pincéis tornam a ferramenta bastante interessante para conceber desenhos.
Tem ainda um bom serviço de undo, permite ainda partilhar as imagens no facebooke e ainda guardar a imagem gerada.
Este serviço existe ainda como extensão do chrome.
imagens retiradas de hyperakt
Picasion é um serviço que permite criar um gif animado com as imagens. O serviço permite inserir as fotos e configurar o tamanho do gif animado bem como a velocidade deste.
A inserção das imagens pode ser feita do computador, via flickr ou picassa, ou ainda via URL.
Depois de gerado o gif pode ser embutido no nosso site/blogue ou simplesmente podemos guardá-lo no nosso computador.
Na escola pode ser interessante colocar os alunos a gerarem uma mensagem sobre uma temática.
Olho para este serviço e para o flickrpoet ou o flickrcc e consigo imaginar os meninos a criarem histórias em formato digital em jeito de slideshow. Era uma vez…
Pelos vistos este vídeo era suposto não ser divulgado, mas alguma fuga o colocou cá fora, será? A tecnologia da apple é fortíssima, aliada a um design sempre muito forte e agora percebe-se que todo o pormenor conta… para vender!
Uma semana em que o The Blog Teacher dedicou grande parte das suas partilhas ao maior serviço de alojamento de imagens que a web tem, o flickr: um post de motivação à escrita, que aborda um serviço que permite ilustrar um texto com as imagens do flickr;um outro post que faz uma revisão dos serviços que trabalham com a API do flickr e a terminar um último post em jeito de vídeo tutorial como mostra como fazer o download de uma imagem do flickr. Tempo ainda para partilhar um serviço que permite a criação de logotipos e botões baseados em imensos templates e o maildiary, um ótimo serviço que nos ajuda a criar de forma fácil um diário online que pode ser muito bem aproveitado na sala de aula.
Como guardar imagens do flickr
Diferentes serviços para usar com o flickr
Esta semana dediquei dois posts ao flickr e normalmente à sexta partilho um post em formato multimédia. Este período desenvolvi um trabalho com os meus alunos do nono ano em que uma das partes consistia tirarem fotografias sobre as TIC e depois alojarem e classificarem(tags) essas mesmas imagens no flickr. Era pressuposto também, para complementar outros elementos que eu solicitava no projecto que se tivessem necessidade poderiam utilizar imagens do flickr.
Na altura apercebi-me que muito alunos não tinham prestado atenção quando abordava a forma como podemos fazer o download de uma imagem no flickr, porque estes pensam sempre que o botão direito do rato resolve tudo. Daí começarem a “chover” imensas dúvidas no fórum destinado ao trabalho, sobre como guardar as imagens do flickr, por isso criei um pequeno tutorial que partilho e que ao mesmo tempo esclareço que não foi tratado, foi somente a melhor forma de rapidamente passar a mensagem aos meus alunos e funcionou!
E faço a partilha porque acredito que muita gente também tenha alguma dificuldade em guardar as imagens do flickr.
São imensos os serviços que utilizam a API do flickr para gerar novos serviços. Ainda esta semana abordamos o FlickrPoet que é um bom exemplo de um serviço que utiliza a sua API.
No The Blog Teacher já foram abordados vários serviços em torno do flickr que produzem resultados diversificados.
O já referido FlickrPoet que é um serviço web que devolve uma sequência de imagens em torno de um texto, poema ou uma lista de palavras e o Phrasr que é muito similar ao FlickrPoet.
Foram também abordados dois serviços de pesquisa muito específicos o flickrcc, que permite a pesquisa temática por imagens mas com direitos creative commons e o Multicolor search lab um serviço de excelência, que permite a pesquisa de imagens por cor.
pesquisa por tema pesquisa por cor
Foi ainda abordado um serviço que permite citar o autor e os respetivos direitos que este dá à sua foto.
Criar um diário é uma tarefa nem sempre fácil porque exige uma disciplina muito rigorosa à qual cada vez estamos com mais dificuldades: o tempo!
O maildiary é um serviço web que nos ajuda a ultrapassar um pouco esse problema, já que após se efetuar o registo com o nosso mail ele todos os dias nos envia um mail ao qual só temos de responder para criar a nossa entrada diária. O interessante é que se não tivermos nada para escrever ele anexa ao mail sempre uma pergunta. Basicamente vamos fazendo o nosso jornal online sem nunca necessitar de aceder ao serviço já que as respostas ao mail enviado por este serão colocadas no nosso jornal online. O serviço permite várias entradas diárias, utilizando sempre a mesma resposta ao mail. Podemos adicionar imagens às mensagens.
Pode-se configurar o aspecto do jornal e imprimir este em pdf.
Na escola podemos pedir aos alunos para fazer um diário com uma foto que submetemos todos os dias ou semanalmente, ou pedir que escrevam sobre uma temática qualquer
Para os professores, pode ser uma ferramenta interessante para criar um diário de bordo da nossa prática letiva.
Ou então algo mais arrojado… Deixo-vos com um vídeo inspirador para um grande projecto
Cooltext é um serviço web que permite a criação de logótipos, botões. O interessante do serviço é que a criação de botões ou de logótipos é feita de recorrendo a uma imensidão de templates. Escolhe-se o template que se pretende e de uma forma muito rápida temos um logótipo ou um botão criado.
Os logótipos e os botões podem ainda ser personalizadas determinadas características como a cor, tamanho, forma, …
No final temos a possibilidade de guardar a imagem, embutir o código HTML ou ainda enviar como anexo por mail.
É um serviço que os alunos irão gostar pela sua simplicidade e rapidez na criação de logótipos e que podem usar nos trabalhos deles.
FlickrPoet faz parte dos imensos serviços que aproveitam o flickr para fazer algo com a sua imensa base de dados de fotografias/imagens.
O FlickrPoet funciona de forma muito simples. Introduzimos um poema ou um prosa, ou até mesmo uma série de palavras soltas em torno de uma temática e o serviço ilustra essa mesma mensagem, recorrendo às palavras e às imagens do serviço. Se o resultado não for o desejado, poderemos sempre renovar a pesquisa e os resultados serão diferentes.
São imensas as possibilidades em torno deste serviço simples, cada um poderá adaptá-lo, mas facilmente se percebe que serve de incentivo à escrita, uma sequência de imagens será um bom motivo para pedir aos alunos um texto; e vice-versa, ilustrar a história recorrendo ao FlickrPoet; e porque não para introduzir um tópico e fazer um brainstorming com as imagens;
Aproximam-se duas épocas muito interessantes para a criação de textos: o Natal e os sonhos para o novo ano…
Cada um poderá adaptar o serviço às suas ideias, mas que me parece muito interessante como incentivo e ajuda à escrita, isso parece!
Começamos a semana com a revisão do mês anterior, onde abordamos os posts mais significativos do mês Outubro, divulgamos 5 workshops gratuitos que se irão realizar no Instituto Superior de Engenharia do Porto, muito interessantes em torno de tecnologias e Informática aplicadas à educação. Fizemos uma comparação entre dois serviços que permitem o envio de documentos de grande dimensão(até 3Gb) por mail, duas plataformas de jogos didáticos direcionadas ao primeiro ciclo e pré-primária e finalizamos com um pequeno artigo de opinião sobre o que as escolas poderiam fazer para acelerar a informação aos encarregados de educação.
O Instituto Superior de Engenharia do Porto convida profissionais das áreas de ensino e formação a participarem no ciclo de workshops em Tecnologias e Informática Aplicadas à Educação. A decorrer entre novembro e dezembro, estas cinco oficinas apresentam mais-valias nas tecnologias de informação e comunicação para o ensino e formação.
As workshops são gratuitas, carecem de inscrição e decorrerão aos sábados, entre as as 9:30-13:00.
WORKSHOPS
Jogos digitais para apoio ao ensino | 17 novembro de 2012
Integração de dispositivos móveis nas práticas educacionais | 24 novembro
Tratamento de imagem digital | 1 de dezembro de 2012
Moodle – plataforma de suporte ao ensino | 8 de dezembro de 2012
EduGraal - broadcast da aula em tempo real | 15 de dezembro de 2012
A escola de hoje é um espaço físico a nível de infraestruturas tecnologicamente evoluído. A escola no seu todo, não a considero evoluída, e não a considero porque grande parte dela não usa as infra-estruturas tecnológicas que lhes estão ao seu dispor.
Uma das áreas onde existe uma distância muito grande entre o que a escola pode fazer e o que a escola na realidade faz é usar as tecnologias em prol de uma rápida informação aos encarregados de educação sobre os seus educandos.
Porque razão não se informa os pais na hora quando o filho está a faltar?
Porque razão os pais não podem aceder a uma plataforma onde verificam informações como data dos testes, notas dos testes, mau comportamento, empenho, interesse, participação, trabalho de casa… Porque razão??
Legalmente, isto não é possível de fazer? Porque tecnologicamente é muito simples.
Podemos argumentar que muitos pais apresentam uma literacia digital muito baixa, mas outros não, outros sabem perfeitamente usar serviços web, como o mail, o facebook; e outros, para os quais os pcs já fazem parte do seu quotidiano, por isso, também saberiam certamente utilizar estas plataformas só de consulta, ou mesmo permitir que o professor ou o director de turma interagisse mais com o encarregado de educação.
Se esta informação chagasse diariamente aos encarregados de educação, quantos problemas ficariam resolvidos no próprio dia. E quantos encarregados de educação não utilizariam este serviço, quantos?
Um senão muito grande, com a austeridade e com a visão de Nuno Crato sobre as TIC, o mais provável é que daqui a pouco, muito pouco, estas infra-estruturas comecem a ficar degradas/avariadas/obsoletas.
Dois serviços concorrentes que se apresentam como uma alternativa às limitações que os serviços de webmail impõem ao tamanho máximo que um ficheiro pode ser enviado como anexo.
O Free File Sender permite o envio até 3Gb, não requer registo e a sua utilização é simples. Como limitações só permite o envio de um documento(vários documentos devem ser comprimidos), só mantem os anexos durante 72 horas e só funciona no firefox e no chrome.
O Wetransfer permite o envio de vários documentos por mail até um máximo de 2GB. Fornece ainda, a possibilidade de enviar esses mesmos documentos para vários emails. Não carece de registo, mantém os documentos nos seus servidores durante 15 dias, e informa via mail quando um destinatário faz o download dos documentos.
Cada vez mais os jogos têm uma preponderância na educação dos miúdos. É uma área em crescendo como refere Gee(2010:217) no seu Bons videojogos+Boa Aprendizagem
“Surgiu, no decorrer dos últimos anos um novo campo à volta dos videojogos e da aprendizagem. Este campo tem como fundamento a premissa de que os videojogos podem envolver os jogadores, em formas de aprendizagem ricas e profundas, num contexto extremamente estimulante. Os bons videojogos, defendem alguns, incorporam princípios de aprendizagem fortes – isto é, incorporam métodos de aprendizagem ricos - na sua própria concepção.”
Hoje partilhamos duas pequenas “plataformas” com jogos simples e destinados à pré-primária e ao primeiro ciclo.
O minisebran mais direcionado para a pré-primaria e o Sebran ABC mais destinado ao primeiro ciclo. Embora não tenha experiências neste campo, penso que estes jogos podem também ser utilizados com alunos com Necessidades Especiais.
O minisebran contempla jogos mais direcionados para a aprendizagem das letras e dos números. Já o Sebran ABC é mais direcionado para uma faixa etária superior e contempla jogos de :
Duas “plataformas” muito pequenas, mas interessantes. Não esqueçam que o jogo é motivante para o seu utilizador(aluno).
No mês do halloween, o The Blog Teacher partilhou algumas ideias que poderiam ser utilizadas para esta temática. Revelou um top sempre aguardado do Centre for Learning & Performing Technologies, o Top 100 – Ferramentas na educação e um outro de ferramentas ou serviços para os professores ou para serem usados em sala de aula.
Em material gratuito ou de acesso publico abordou-se modelos grátis para o powerpoint, 25000+ cliparts de domínio público.
Algumas novidades da google, com o seu ChromeBook e o seu Google Cultural Institute e do seu Youtube, quanto à importância de subscrever canais no Youtube, 12+1 filmes que os professores não devem perder e ainda um canal com mais de 150 filmes.
Sobre serviços, o The Blog Teachear, abordou uma ferramenta extraordinária: o thinglink; o dropcanvas, ideal para partilhar documentos, o we transfer para enviar documentos de grande dimensão por mail, um serviço minimalista para criar clips de jornais, o fodey
E a finalizar um slide share a não perder 100 imagens brilhantes!
thinglink–uma imagem, 1001 links
Para alunos com dificuldades visuais
The best web 2.0 tools for teachers
12+1 vídeos que os professores “devem” ver
Algumas ideias para o halloween
25000+ cliparts de domínio público
Wetransfer–Enviar grandes documentos por mail
Youtube–A importância de subscrever canais
Serviço educativo da casa da música
Ainda o Google Cultural Institute
Dropbox–algumas considerações nas partilhas
Top 100 – Ferramentas na educação
Na semana do Halloween o The Blog Teacher partilhou algumas dicas para se usarem com alunos com dificuldades visuais, um TED extraordinário de um jovem, mas já com cinco vidas e talvez um dos serviços mais interessantes que partilhámos este ano: Thinglink!
Encontrei este maravilha no Facebook, mas depois percebi que afinal isto era de Tim Burton quando revisitava o Teaching @Pine Tree da minha colega de escola Céu Leça!
Este é um dos últimos serviços que descobri e que me tem entusiasmado imenso. No primeiro contacto, não tive dúvidas, é dos melhores serviços que apareceu ultimamente para ser usado na sala de aula.
Acredito veemente que se pode dar uma aula completa, ou até um módulo completo recorrendo a este serviço.
A ideia é muito simples, uma imagem e nesta podemos adicionar etiquetas(tags) que nos remetem para outros espaços da web que referenciamos através do seu endereço. Esses espaços podem ser por ex:
enfim, links para uma série de elementos que podemos incluir na nossa thinglink.
O primeiro passo, é fazer o upload da imagem que se pretende, que pode ser feito a partir do nosso disco, do facebook, do flickr ou ainda através do url da imagem.
Posteriormente, com a imagem já no serviço pode-se começar adicionar os links que pretendemos. A cada link é associado um pequeno ícone, onde se pretende que de uma forma visual ilustre de imediato o conteúdo da ligação e onde se adiciona também uma pequena descrição.
O thinglink permite adicionar quantos links se pretender.
No final podemos partilhar a nossa thinglink com os procedimentos usuais: facebook, twitter, e-mail ou inserindo a thinglink através do html gerado.
Com uma interface muito clean e tão bem elaborada quanto bonita, o thinglink torna todos os seus procedimentos muito simples.
Penso que é um serviço a ser muito bem explorado! Vejo nele um potencial enorme para ser usado em sala de aula em imensos contextos e em muitas disciplinas.
O primeiro projeto que este ano os meus alunos desenvolveram em TIC termina numa thinglink. É para já a ferramenta que mais me agradou este ano!
Ando a fazer uma formação da utilização das TIC com alunos com necessidades educativas especiais(NEE) e constatei que pouca gente conhece um recurso que o Windows disponibiliza que permite aumentar o tamanho da área que se está a visualizar. Refiro-me à lupa, que é um acessório, que pensei que a maioria das pessoas conhecia, no entanto, não foi essa a ideia com que fiquei. Por isso se tiverem algum aluno com dificuldades visuais e se diminuir a resolução do ecrã não for suficiente para este, podem utilizar a lupa, que se encontra nos acessórios no grupo ferramentas de acessibilidade.
Os miúdos manipulam muito bem a ferramenta!
Nesse grupo de acessórios, no facilidade de acesso, tem ainda mais ferramentas que podem ser usadas com NEE´s
Esta semana começamos as partilhas com algumas ideias que os alunos podem utilizar para o halloween que se aproxima, partilhamos também para os professores: um top de ferramentas ou serviços web que estes podem usar e 12+1 vídeos que os professores “devem” ver. Para estes, ainda houve tempo para trazer um site que disponibiliza gratuitamente modelos de apresentação para se usar com Powerpoint. Ainda houve tempo para trazer ao blog um serviço web muito simples para fazer um clip de um jornal.
The best web 2.0 tools for teachers
Tenho a certeza(ou como dizia um professor meu: - O Filipe desconfia) que a aplicação mais usada pelos professores é o word, e em segundo lugar o powerpoint. O meu professor diria que eu desconfio, porque nunca fiz esse estudo, na verdade, alguém precisa de fazer um estudo académico para ter esta certeza?!
Já há uns tempos partilhei no blogue uma série de modelos gratuitos para utilizar no powerpoint direcionados para a educação.
Desta vez trago novamente um site que permite o download gratuito de mais de 250 modelos que podemos utilizar livremente.
Sendo as apresentações uma temática que muito aprecio, já deixei aqui no blogue algumas dicas a ter em conta quando se está a elaborar uma apresentação. Na verdade tenho de regressar ao tema, porque só abordei alguns aspectos.