créditos da imagem Kozzi.com
Hoje já não faz muito sentido receber os trabalhos dos alunos em formato de papel. Há imensas vantagens mas destaco essencialmente:
- permitir ao aluno submeter o seu trabalho a partir de casa, inclusive ao fim de semana;
- poupámos dinheiro aos alunos na impressão e nas capas;
- o professor recebe todos os trabalhos num mesmo repositório;
- não andamos com a papelada atrás de nós;
- favorece as questões ecológicas.
Talvez a forma mais usual seja receber o trabalho por mail. Admito que o mail seja uma boa forma, mas implica algum trabalho posterior, como abrir o mail e ter de guardar o anexo numa pasta e, teremos sempre de fazer esta tarefa sempre que nos é submetido um trabalho.
Eu já referi aqui que a minha forma preferida é a plataforma moodle, os trabalhos são todos colocados no mesmo repositório, estão todos associados ao nome do aluno e permitem posteriormente aos alunos verem a sua nota na plataforma, bem como os comentários que o professor achar pertinente.
Esta solução “obriga” a que os professores saibam trabalhar um pouco com a plataforma moodle, não são precisos grandes conhecimentos mas acredito que nem todos estejam preparados para isso!
Além da particularidade referida atrás, as escolas na sua maioria por uma questão de armazenamento limitam o tamanho máximo de um documento a ser enviado para a plataforma.
Sendo assim a forma mais interessante de receber trabalhos dos alunos é através de um serviço que já aqui referi, o dropittome que permite aos alunos enviarem para uma pasta da nossa dropbox. O dropittome suporta até 75 mb e todos os trabalhos ficam armazenados na nossa pasta, evitando aquele trabalho individual que referi anteriormente com o mail. Além disso o tamanho máximo de uma anexo na maioria dos serviços de mail é de 25 mb. Sem dúvida que é muito, mas se o trabalho incluir um vídeo, pode trazer alguns problemas.
O dropittome cria um endereço que temos de fornecer aos alunos. Posteriormente com esse endereço e com uma password criada por nós, os alunos podem submeter os seus trabalhos e não exige grandes conhecimentos aos intervenientes do processo.
Resumindo, a melhor forma sem dúvida será via plataforma moodle, ou outra similar, depois via dropittome e por último via e-mail.
Oi Felipe, obrigado por compartilhar. Divulgarei aos professores da escola em que trabalho. Te acompanharei pelo reader
ResponderEliminarOlá Ana Paula!
ResponderEliminarMuito obrigado pelo comentário! Esteja à vontade em divulgar ;) Espero que os posts que aqui vou deixando lhe possam ser úteis!
Obrigada, esta ferramenta eu não conhecia.
ResponderEliminarSeu blog traz diversas novidades que nos ajudam bastante e nem sempre a gente tem a delicadeza de agradecer :))
Ajuda e muito, podes crer.
Conheces o Edmodo, Filipe? Tenho utilizado com bom proveito para essa finaldiade. Abraço!
ResponderEliminarOlá Diego!
EliminarConheço e sou fã ;)
Este post tem quatro anos e refiro que a minha forma preferida de receber trabalhos é através de plataformas, mas nessa altura tentei somente dar uma dica para o fazerem...entretanto como foi percebendo eu vou referindo que os professores necessitam de ter uma presença na web...