por ailatan, no Flickr
O meu primeiro post do ano vai sempre para uma escolha minha, no ano passado a minha escolha recaiu sobre o twitter. E escolhi o twitter pela facilidade com que este era capaz de nos gerar informação que fosse realmente relevante para nós. Ou seja, essa informação chega até nós sem termos necessidade de a procurar. Neste contexto, durante este ano cresceu um novo conceito, o conceito de curadoria social que em questões de receber informação relevante ainda se torna mais interessante. Dado que só recebemos realmente a informação que pretendemos e está sempre lá(não há timeline). Enquanto no twitter continuando a ser uma óptima ferramenta perde para esta na agregação de conteúdo e passo a explicar: no twitter seguimos entidades com interesses e neste caso seguimos tópicos do nosso interesse, ou seja informação filtrada do tópico. Há imensas ferramentas de curadoria mas a melhor de todas, para mim, claro, é o scoop.it.
Sem entrar em detalhes exaustivos o scoop.it permite criar um tópico e associar a este algumas tags, depois a ferramenta sugere conteúdos via diferentes canais de pesquisa(motores de busca, twitter, youtube, news, …) baseado nessas tags, conteúdos esses que embora possam ter haver com o nosso tópico, temos a possibilidade de o incluir ou não. Podemos ainda em qualquer momento adicionar manualmente(via bookmaklet) um artigo ao nosso tópico.
Só por estas características já acho a ferramenta muito interessante, já que nos permite aceder num só lugar a muita informação sobre o tópico, mas, o poder da ferramenta cresce quando começamos a seguir tópicos de outros elementos que compõem a comunidade. Sabendo que uma determinada pessoa é excelente num determinado campo, seguir um tópico dessa mesma pessoa é garante de boa e de muita informação de qualidade, sem a necessidade de fazer uma pesquisa exaustiva que nos levaria imenso tempo e provavelmente sem os mesmos resultados. Se levarmos em linha de conta, o crescimento da quantidade de informação que é disseminada na web parece-me fácil de perceber que cada vez mais, se perde mais e mais informação de qualidade e que são estes tipo de ferramentas que permitem minimizar essa perda, ou então, maximizar a boa informação que veicula na mesma! Eu prefiro mais a segunda!
Aconselho vivamente a começarem a usar o scoop.it para um tópico qualquer do vosso interesse e seguir também dois ou três tópicos e rapidamente vão perceber a potencialidade desta ferramenta.
Resta-me referir que estamos perante uma ferramenta social e como tal tem consigo todas as características das ferramentas sociais, podendo inclusive propor um artigo para um determinado tópico que seguimos!
Tenho a certeza que vai ser uma das ferramentas que mais vai ser usada este ano!
Boas curadorias!
Olá Professor Amigo Filipe Mendes, agora também parceiro na gestão do Projeto do Grupo "Educações & Aprendizagens XXI < http://goo.gl/XK4kn >, no Facebook! :)
ResponderEliminarExcelente escolha do primeiro post, o Scoop.it, que também criei um, aprecio por todas as funcionalidades que menciona e ainda porque a partir dele, tive a oportunidade de conhecer ideias de pesquisadores de outros países, o que agrega. E também 'recomendo'!
Falando nisso, interessante como as pessoas tem lá suas preferências por diferentes tecnologias, não?
Filipe, escreve que o scoop.it é uma ferramenta social com as características das demais e pergunto se tem como ser usado por várias pessoas, a exemplo dos blogs, que permitem colunistas?
Seria um espaço não exatamente para curadoria e sim, para publicarmos posts de autoria, com base publicações de um grupo de pesquisa sobre um tema. Não estaremos postando apenas 'as últimas' mas mantendo um espaço socializador das incursões teórico-práticas dos membros do grupo, em torno das pesquisas.
Teria sugestões ou outras recomendações para a experiência?
Ciberabs, desde o RS, Brasil!! :)