Páginas

domingo, 26 de dezembro de 2010

1º Aniversário do The Blog Teacher

happy birthay

Faz hoje precisamente um ano que publiquei o meu primeiro post, na altura com muitas reticências para quem ia direccionar o blog, se somente para professores ou também para alunos. Acabei por me restringir aos primeiros!

Ao analisar este ano, percebo que é um blog com pouca expressão, limitado a um pequeno círculo de pessoas e que na generalidade conheço pessoalmente. Não me deixa triste, porque um dos meus grandes objectivos com a criação deste blog foi melhorar a minha escrita, pois escrever para professores é exigente! O outro, bem, o outro, esse divulguei-o no meu já referido post inicial “A ver vamos, como será o meu tempo para escrever e como será a "exigência criada" por vocês em mim!”. Esta foi sem dúvida a parte com menos expressão do blog, já que durante todo este período, recebi pouquíssimo feedback da vossa parte, ou mesmo temas que gostassem de verem desenvolvidos!

Olhando agora para trás, percebi que também escrevi pouco, mas mesmo assim, abordei algumas ferramentas/sites interessantes como o twitter(continua a ser a minha ferramenta favorita), animoto(adorei escrever este post), o dropbox(que na altura alertei para o quão fantástica era esta ferramenta) as paredes digitais como o wallwisher e o glogster, o prezi(extraordinário) e o Kerpoof!

Este ano, em ano de austeridade, o meu objectivo é combater essa austeridade com o dobro, o dobro de posts e de subscritores!

Parabéns ao The Blog Teacher e a todos aqueles que costumam por cá “passar”!

Aproveito para vos desejar um 2011 tremendamente extraordinário!

new year design

Um bem hajam e até já ,

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Feliz Natal!!!!!

No ano passado para experimentar uma das minhas ferramentas favoritas fiz este vídeo simples e que hoje volto a partilhar com vocês.
Sinto que está completamente actual, porque afinal, no ano passado, este ano, e nos próximos, o Natal é e será sempre tempo de...




Eu, em nome do The Blog Teacher, desejo a todos vocês e às vossas famílias, um Santo e Feliz Natal,

Até já,

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Desenhos, livros de história ou animações

kerpoof

Hoje encontrei um site incrivelmente fantástico e que aconselho todos os colegas do primeiro ciclo a dar uma “vista de olhos” e porque não, testarem-no!

Pois se o fizerem, vão certamente achá-lo muito interessante e mais tarde ao mais cedo vão utilizá-lo com os vossos meninos!

É o Kerpoof! O Kerpoof é um site que possibilita aos alunos dar asas à sua criatividade pois permite criar imagens ou desenhos, cartões temáticos, filmes ou livros de história.

O Kerpoof fornece aos estudantes vários elementos em cada uma das secções, cenários, personagens, objectos, enfim uma série de recursos que lhes vão auxiliar na criação dos livros de história, nos filmes ou nos cartões que o site disponibiliza, e, permite também ao estudante fazer o download para o seu computador.

A interface é muito simples e intuitiva, tem um grande senão, é inglês, mas não nos podemos esquecer que hoje as crianças “lêem” rapidamente informação icónica.

Sem dúvida que o Kerpoof é um excelente site que permite aos estudantes por em prática toda a sua criatividade, estando somente limitados pela sua imaginação. Tem ainda a particularidade de criar situações simples, como os desenhos ou cartões, passando pela criação de uma história com várias páginas e complexificando, por exemplo, com a criação de um vídeo de animação, sim complexificando porque o Kerpoof tem comandos que permitem animar e movimentar as personagens que os meninos escolherem.

Na verdade, eu só naveguei pelo site uns vinte minutos, mas fiquei muito curioso porque vi nele um potencial enorme, com vontade de escrever um tutorial ao até mesmo fazer um workshop sobre este site.

Aproveitem uma manhã da pausa lectiva e testem as ferramentas que por lá coexistem e certamente que vão gostar e lembrem-se não é o inglês que irá criar barreiras nos vossos meninos, eles lêem muito bem imagens!

Até já,

sábado, 4 de dezembro de 2010

Os homens que influenciaram a Internet

berners_lee

Este post não se refere propriamente a tecnologia ou ferramentas para a educação, mas não podia deixar de passar em claro esta notícia.

Não sei que organização a elaborou, já que a fonte não a cita, mas foi publicada uma lista com os homens que mais influenciaram a utilização/crescimento da Internet, e claro, Tim Berners Lee, aparece em segundo lugar, sendo somente ultrapassado pela dupla que criou o protocolo de comunicação que permitiu que dois computadores comunicassem entre si, abrindo assim a possibilidade de se criar a rede da Internet.

A título de curiosidade, vejo muitas das vezes confundir Internet com World Wide Web(WWW). A Internet é a rede física, ou seja, são milhões de computadores ligados entre si, e esta rede é que disponibiliza uma série de serviços, entre os quais a World Wide Web, o correio electrónico ou por exemplo a conversação on-line, só para citar alguns.

Mas o grande boom da Internet surge sem dúvida através de Tim Berners Lee com a invenção da World Wide Web e com o hipertexto. Sendo ele o autor da frase “Anyone can create anything and sharing it with anyone” e com a qual me identifico na sua plenitude.

Podem visualizar a lista em http://www.guiky.com.br/2010/12/dez-pessoas-que-mais-revolucionaram.html

domingo, 28 de novembro de 2010

Um belíssimo orador

Hoje fui ao Porto assistir ao I Congresso «Aprender e Ensinar com TIC», o tema como é claro interessa-me, e como tal lá fui todo entusiasmado e privei a minha pequena de ter um dia em cheio, um dia como ela gosta, que antes de sair me disse "Mas hoje é sábado, não tens escola". Desculpa Maria! Mas dizia que fui entusiasmado e... vim defraudado, paguei 25€ pelo evento, deram-me um certificado, mas... tudo somado resumiu-se a meia hora de um excelente orador de seu nome "Luca Rischbeter", numa palavra, Fantástico. Sem dúvida que este congresso valeu pela comunicação que fez, pois foi o único que falou de educação propriamente dita e não quis vender absolutamente nada, o resto... bem o resto foi uma promoção aos produtos da empresa que organizou o evento.
A palavra que mais se ouviu foi profícuo, pois bem, no meu caso se tirar o Luca, de profícuo não teve nada!
Ouvi alguns oradores a pedir que o próximo seja na Madeira ou em Lisboa, por mim estão à vontade...

sábado, 20 de novembro de 2010

Para quem se cansou do powerpoint

prezi

Prezi, isso, prezi é a palavra que responde ao título do post. Prezi, é uma ferramenta web 2.0 e como tal simples mas com um potencial para apresentações fabuloso.

Um dos erros mais comuns que vejo nas apresentações é diapositivos com muita… informação, cor, “balas”, pouca coerência de diapositivo para diapositivo, … ou seja, com muita a mais!

O Prezi resolve algumas dessas questões, simplesmente porque não permite que o façamos, mas por outro lado torna as apresentações bem mais interessantes para a audiência.

Aconselho vivamente todos a tentarem fazer uma apresentação com Prezi, e a grande dica que vos posso dar é, para esquecer aquelas apresentações sequencias do powerpoint. No início esta questão pode tornar-se algo desagradável- a resistência ao paradigma sequencial- mas com o tempo tenho a certeza que apreciarão a ferramenta.

Pessoalmente não gosto das “balas” que o powerpoint tem, as minhas apresentações normalmente recorrem muito a esquemas e baseados em palavras chave que me permitem estar sempre focalizado na audiência e ao mesmo tempo não desconcentrar a audiência na procura da informação.

Deixo aqui um tutorial de iniciação ao Prezi e no final de o verem, já sabem tudo de Prezi, acreditem que sim, porque o Prezi tem poucas funcionalidades tornando a sua utilização muito simples mas suficientes para fazer uma apresentação de grande qualidade.

A finalizar, esta foi a minha primeira apresentação de Prezi e que usei na semana passada numa das minhas aulas de TIC.

Até já,

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Jogos didáticos

A utilização dos jogos em contexto de sala de aula, cada vez merece mais discussão e estudo no seio académico. Não pretendo discutir o seu uso, no entanto, penso que todos concordámos, que os jogos, didácticos ou não, desenvolvem a destreza dos seus utilizadores.

Hoje partilho dois sites que encontrei e que se destinam essencialmente ao pré-escolar e ao 1º ciclo.

gcompris

O site do software da GCompris que vem com o computador Magalhães e que se descreve como “Em suma, o GCompris apresenta mais de 100 actividades e continua a evoluir. O GCompris é um programa livre, pelo que lhe é possível adaptá-lo às suas necessidades ou melhorá-lo e, porque não?, beneficiar assim as crianças de todo o Mundo.” retirado de http://gcompris.net/-pt

Escola Games

E o site brasileiro escola games ainda em fase beta e onde se encontram jogos educativos a partir dos 5 anos.

Partilhem aqui os vossos sites de jogos educativos!

Até já,

sábado, 30 de outubro de 2010

O «Certo» e o «Errado»

certo e errado

Hoje lia um livro e a determinada altura o autor falava de algo que a experiência de docente me foi dando, mas nunca o tinha visto em tão poucas palavras e de forma tão explícita. Luís Aires em Disciplina na sala de aulas diz:

“O desenvolvimento moral concerne à interiorização de princípios de «certo» e «errado», e sua aplicação no comportamento e acções diárias. Sabe-se que a moralidade pode ser afectada pelo contexto; o «certo» e «errado» não são axiomas lapidares, mas o produto da conjugação de factores como a religião, a cultura, a vivência familiar e escolar, enfim, da sociedade em que estamos inseridos”.

Como gosto de esquemas deixo este para reflectirem, se bem que ainda prefiro este último, são esquemas simples, mas na verdade a nós professores dizem-nos muita coisa!

Numa apresentação poderíamos no mínimo falar durante dez minutos somente com este esquema.

certo e errado 3

Até já,

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Uma biblioteca grátis

Após um início de ano escolar difícil, cá estou eu para vos falar de uma série de sites que a web disponibiliza e onde podemos descarregar milhares de livros grátis. Deixo aqui algumas referências, até porque os livros estão muito caros!

image

A bookboon.com Fornece livros grátis em formato PDF, para estudantes e viajantes. Não necessita de registo!

image

A Fundação CK-12 , fornece livros interessantes para download, imprimir, partilhar e, ainda podem ser personalizados. Engloba Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

image

A FlatWorld, requer registo, só permite a leitura online, a impressão só é feita através de pagamento, no entanto permite que se personalize o livro e que ao mesmo tempo se acrescente notas para os nossos alunos.

image

A Free High School Science, disponibiliza muitos livros dedicados às ciências e matemática, escritos por professores para se usar livremente.

image

O site da Open Culture oferece livremente 150 livros de diversas temáticas, desde a arte, à psicologia, um site a rever pela diversificação de temas. Além disso este site, disponibiliza também livros áudio, cursos online, filmes and so on. Um site a rever porque contém mesmo muita informação.

image

A Comunnity College Consortium for Open Educational Resources disponibiliza mais de 500 livros para diferentes áreas.

image

Dedicado à literatura clássica e à literatura juvenil o Projecto Gutenberg alberga no seu repositório mais de 33000 livros!!!

Se alguém conhecer algum site que disponibilize literatura grátis, deixe aqui o seu comentário.

Até já,

sábado, 2 de outubro de 2010

Metas de Aprendizagem

 

meats de aprendizagem

Este Projecto já data de Dezembro de 2009 mas parece-me que não foi divulgado o suficiente. Aconselho vivamente aos colegas uma leitura nem que seja na diagonal pelo site pois tem muita informação pertinente relativamente a cada um dos ciclos e respectivas disciplinas ou àreas curiculares.

Se bem que prefiro não pensar nisso, mas cada vez me convenço mais que falta pouco para me convidarem a sair do ensino :( até lá, vou-me dedicando e acreditando que estou errado!

Pode ler-se na apresentação do Projecto que este “consiste na concepção de referentes de gestão curricular para cada disciplina ou área disciplinar, em cada ciclo de ensino, desenvolvidos na sua sequência por anos de escolaridade, incluindo ainda metas finais para a Educação Pré-escolar.” 

Ate já,

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Estamos de volta

Back_To_School

Após umas férias merecidas, o the blog teacher regressa também, e regressa no dia em que começa o novo ano lectivo. Esperamos todos que seja um ano sem grandes sobressaltos e principalmente sem orientações já com o “autocarro” em velocidade cruzeiro!

Hoje não vou “falar” de tecnologia mas sim, desejar a todos vocês um excelente ano lectivo 2010/11.

Provavelmente a maior parte de vocês já terão, mas deixo aqui o calendário escolar para 2010/11.

Uma versão em Excel, e como tal pode ser modificada, se não gostarem das cores, estejam à vontade, mudem ;)

Calendário Escolar 2010/11 - Versão Excel 2007

A versão em PDF

Calendário Escolar 2010/11 - Versão PDF

Peço a vossa atenção para o facto de o calendário estar adaptado ao concelho de Penafiel, uma vez que o feriado municipal é a 11 de Novembro, S. Martinho.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

5 Great Tutorial Websites To Learn How To Do Something

Estou de férias e como tal o the blog teacher, também, mas hoje decidi publicar este post, tal como dizia o meu colega Carlos Abel, hoje, com a Internet e sabendo de Inglês podemos “fazer quase tudo”

Boas férias e até Setembro! 

5 Great Tutorial Websites To Learn How To Do Something

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Your Next Read


Your Next Read é um site que fornece uma "espiral" de livros baseados na nossa pesquisa. Permite fazer a pesquisa pelo livro ou autor, gerando uma lista de livros recomendados que nos podem interessar. Com essa lista gerada ao escolher outro livro, temos uma nova pesquisa de livros recomendados. Associado ao livro o site mostra alguns comentários de revistas de renome com avaliações.
O Your Next Read permite o registo e guardar as nossas pesquisas, permite que possamos nós também recomendar um livro e claro, partilhá-lo nas nossas redes sociais, como facebook, delicious, twitter.
Podem sempre usá-lo como uma base de dados de livros, que sugeriram ou que lhes foi sugerido para mais tarde quando precisar...
Pareceu-me interessante, daí a dica!

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Digital storytelling e o Magalhães

Digital Storytelling e o Magalhães





Terminou o ano lectivo e com ele também o projecto "Digital Storytelling e o Magalhães" em que colaborei juntamente com a Elisabete Camões, a Sílvia Magalhães e os seus alunos, da Escola EB1 da Calçada.
Foi um projecto desenvolvido num curto espaço de tempo, já que foi elaborado neste último período lectivo. No entanto foi muito motivador e enriquecedor para todas as partes.

Podem ver o maravilhoso resultado desse trabalho neste endereço.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Selecção Nacional

Hoje não vou falar de tecnologia educativa, até porque está quase toda a gente concentrada no mundial!
Vou só deixar os meus parabéns à Selecção pela grande vitória de Portugal sobre a Coreia. Está bem, saiu tudo bem, mas 7-0 numa competição deste género é de louvar.
Foram fantásticos, exibições individuais fabulosas e colectivamente a roçar a perfeição.
Deixo aqui o meu tributo.

Até já,

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Digital Storytelling e o Magalhães - Sessão 2 e 3

No post anterior comecei a falar do que vamos fazer!
Inicialmente tinha colocado este post num outro blog que utilizo, mas parece-me que este blog também possa receber posts deste tipo de projectos!

Hoje escrevo sobre as duas últimas sessões!

As histórias começam a ganhar vida. Na semana passada os meninos estiveram a fazer os desenhos no Paint. É impressionante a velocidade com que eles aprendem, e a destreza com que lidam com os computadores.
Os meninos, com a Elisabete e a Sílvia, desenharam em papel os cenários que irão compor a história, depois com o Magalhães e recorrendo ao Paint fizeram os cenários em formato digital.
Deixo-vos aqui alguns desenhos em formato digital e formato em papel e encontrem as diferenças ;)


Esta semana, estivemos a fazer a primeira gravação audio para incorporar nas histórias, gostava muito de partilhar aqui com vocês alguns excertos para se deliciarem com as vozes dos meninos, mas infelizmente, teria de fazer aqui uma série de "exercícios" e o tempo não me está a permitir assim tanto!

Para a semana iremos começar a juntar todos estes componentes e iniciar a produção da história em formato digital. Vamos ver como os meninos se comportam perante as ferramentas.

Até já,

Digital Storytelling e o Magalhães

De Eb1 Calçada

No início deste período lectivo comecei um novo projecto com duas colegas do 1º ciclo. São elas a Sílvia e a Elisabete, que leccionam na escola EB1 da Calçada, as turmas quatro e cinco respectivamente. Em conjunto vamos desenvolver uma série de actividades que permitam aos seus alunos contar uma história em formato digital.
Basicamente será uma das vertentes do digital storytelling. Os meninos vão trabalhar uma história do Plano Nacional da Leitura e depois dar-lhe-ão um fim diferente. E onde é que eu entro nesta história, claro no Digital!
Na primeira sessão, fui lá só para conhecer os meninos(que pequeninos que eles são) e falar-lhes do projecto e do que vamos fazer!
No fim, uma aluna presenteou-me com esta formosura!


sexta-feira, 30 de abril de 2010

Dropbox



Quantas vezes já esteve num sitio em que queria um documento e não o tinha consigo? O Dropbox resolve esse problema e muitos outros!

O conceito do Dropbox é simples:
É uma aplicação que nos permite aceder aos nossos documentos em qualquer parte do mundo! Sei que há muitos sites na Internet que também o fazem, mas não o fazem da forma simples que faz o Dropbox.

Ou seja, acedemos ao site do Dropbox, fazemos o download da aplicação, instalamos a aplicação e criámos uma conta Dropbox. Durante a instalação da aplicação no nosso computador é criada uma pasta com o nome Dropbox. Posteriormente colocámos os nossos documentos "dentro" dessa pasta e temos o processo finalizado!

Basicamente, o que o Dropbox faz, é uma sincronização entre o conteúdo existente na pasta Dropbox e o seu servidor de armazenamento na Internet. Sempre que alteramos o conteúdo dessa pasta(acrescentamos um documento, alteramos o nome, criámos uma pasta,etc) o Dropbox encarrega-se de actualizar no seu servidor o conteúdo.

Eu, basicamente, trabalho em quatro computadores e em todos eles instalei o Dropbox, e, como tal, acedo sempre ao conteúdo da pasta Dropbox, desta forma, fica a sensação que estamos sempre a trabalhar no mesmo computador.
Quando mudámos de PC e nos ligamos à Internet o Dropbox actualiza imediatamente o conteúdo da pasta.
Por outro lado, se estiver a trabalhar num pc qualquer, num ponto qualquer do globo, e pretender aceder a algum documento basta aceder ao site do Dropbox entrar na sua conta e aceder ao conteúdo da sua pasta.

Outra característica interessante tem haver com o trabalho colaborativo. Quando trabalhamos em equipa podemos criar dentro da pasta Dropbox uma pasta que pretendemos partilhar com a nossa equipa. Seguindo a linha de raciocínio anteriormente exposta, qualquer alteração efectuada na pasta Dropbox por qualquer elemento que constituía a equipa será actualizada em todos os pcs dos elementos da equipa, evita-se mails mas acima de tudo tem-se sempre a última versão.

Se todas estas características ainda não forem suficientes para instalar o Dropbox, pense nisto:
"Se o meu disco rígido do computador crashar, fico sem os meus documentos".
Pois é, neste caso, estão salvaguardados, pois quando resolvermos os problemas técnicos do nosso computador, instalamos novamente o Dropbox e os nossos documentos estão todos lá!

Para finalizar, um abraço especial ao Júlio pela dica e dizer que o Dropbox disponibiliza 2,5Gb de espaço mas que podem ser aumentados até 8Gb. Por falar nisso, podem instalar o dropbox seguindo este link, que assim dar-me-ão 250 mb de espaço ;)

https://www.dropbox.com/referrals/NTQ4NzgxMzg5

Até já,

domingo, 18 de abril de 2010

Paredes digitais

Olá!

Não tenho passado por aqui. Um dia destes, ainda fiz uma tentativa e comecei a escrever sobre o que anda na rede ao nível de armazenamento online. Andam "coisas" interessantíssimas e quando comecei a recolher informação, e a tentar comparar, decidi desistir ;) mas prometo, que um dia destes abordo essa questão, até porque me parece muito pertinente.

Na verdade, preciso de assumir uma das premissas do blog, ou seja, colocar posts pequenos e com muita frequência.
O meu problema, é que quando falo sobre algo, gosto de abordar a questão de uma forma mais profunda, e preciso de testar a ferramenta, mas com o tempo talvez me consiga ajustar.

Ao post de hoje, decidi atribuir-lhe o título de "Paredes digitais" porque vão abordar duas ferramentas, claro subjacentes ao conceito da web 2.0, o wallwisher e o glogster.







O Wallwisher
O Wallwisher, é um site que permite criar notas sobre um determinado assunto e de uma forma muito simples. Além disso, nas notas podemos adicionar imagens, aúdio, sites e vídeo!
E no fim podemos simplesmente convidar os nossos "amigos" a participarem na nossa "parede digital". Podemos também, incluí-la no nosso blog. E isto tudo sem ter de se registar.
Se criar alguma, não se esqueçam de me "convidar", pois terei todo o gosto em deixar lá a minha opinião!

Só para começar, vão a wallwiher.com e cliquem em "build a wall". Em seguida, escreva um nome e um endereço para a parede. Introduza o seu nome e o seu e-mail e está pronto a acrescentar stick notes! Simples!

Este é o meu wallwisher que criei sobre a web 2.0, passem por lá e deixem a vossa "stick note". Mas acima de tudo, experimentem em criar uma, se o fizerem, provavelmente vão perceber a capacidade que esta ferramenta tem no contexto ensino-aprendizagem!


O Glogster


O Glogster é uma ferramenta que utiliza como slogan "poster yourself"! Na verdade, o glogster é mesmo isso, uma aplicação da web que permite criar posters, mas, é claro, posters web, ou seja, um poster que permite integrar imagem, áudio, vídeo e texto do nosso pc ou por referência a sites da web(flickr,facebook,animoto,youtube, ...) e sendo da web 2.0, partilhá-lo!
Este é o tipo de ferramenta que aconselho vivamente, podem fazer o vosso, mas podem utilizá-lo como fins educacionais, podem no poster, colocar imensa informação que pretendam que os alunos visualizem.


Este foi o meu primeiro glogster e fala sobre mim, para ter uma ideia demorei uma hora e meia, a fazê-lo, mas, está ali muita coisa!

Façam boas paredes digitais e não se esqueçam de as partilhar!

Até já,



terça-feira, 16 de março de 2010

domingo, 28 de fevereiro de 2010

O Animoto e o vídeo na sala de aula

Já não vinha por estes lados há algum tempo! Não foi que não tivesse vontade, mas, a verdade é que não tenho tido tempo!
Mas hoje trago para o meu blog um aspecto que considere muito interessante.
A utilização do vídeo em sala de aula é atractivo para os alunos. Tem uma relação muito próxima com a televisão e, como tal a um conceito de lazer, que provoca motivação no aluno.
“O Vídeo é sensorial, visual, linguagem falada, linguagem musical e escrita. Linguagens que interagem superpostas, interligadas, somadas, não-separadas. Daí a sua força. Somos atingidos por todos os sentidos e de todas as maneiras. O Vídeo nos seduz, informa, entretém, projecta em outras realidades(no imaginário), em outros tempos e espaços.” (Móran, 1995)
Permite trazer para a sala de aula a ilustração de realidades distantes dos alunos. Como factor de sensibilização, para a curiosidade e motivação de novos temas. Permite também uma percepção mais fácil da mensagem - normalmente curtas - e desperta o aluno para a pesquisa, além de que estimula o professor a renovar os seus conhecimentos.
“O vídeo explora também, e basicamente, o ver , o visualizar, o ter diante de nós as situações, as pessoas, os cenários, as cores”(idem). Este ver é normalmente apoiado no falar, no narrar, de mensagens curtas, com pouca informação mas que permitem ancorar toda a comunicação. Atinge o racional, começando sempre pelo sensorial, o emocional, exigindo sempre pouco esforço do receptor.
“As crianças adoram fazer vídeo e a escola precisa incentivar o máximo possível a produção de pesquisas em vídeo pelos alunos. A produção em vídeo tem uma dimensão moderna, lúdica.”(idem)
O Animoto é um site que permite a criação de vídeos de uma forma muito simples, deixando os aspectos técnicos da criação final do vídeo para o próprio site. Desta forma, o utilizador recolhe as imagens ou vídeos que pretende utilizar, coloca-as no site na sequência que pretende que estas surjam e se achar pertinente pode acrescentar texto às imagens. Em seguida, se pretender pode adicionar áudio ao seu vídeo, e depois, o site do Animoto analisa todo o conteúdo que o utilizador inseriu e gera um vídeo com uma animação de um verdadeiro profissional de edição de vídeo.
Após a finalização somos convidados a partilhar o nosso vídeo com quer nós pretendermos, essa partilha pode ser feita via correio electrónico ou através da publicação directa em várias redes sociais e ainda é gerado um código HTML que pode ser simplesmente copiado e inserido por exemplo num blog, isto tudo sem termos necessidade de deter grandes conhecimentos técnicos quer de edição de vídeo quer na publicação de objectos na Web. Além disso, o Animoto, permite a inserção de comentários ao vídeo publicado, permitindo ao criador do vídeo receber feedback do seu trabalho e ao mesmo tempo criar uma pequena rede de utilizadores em torno do seu trabalho.
Parece-me pois que todas estas características são suficientes para gerarem uma rápida motivação nos alunos em querer utilizar esta application web, importa pois orientá-los de forma a que produzam documentos que os atraem mas que vão de encontro ao que são os objectivos do professor, é este o ponto que realmente interessa ao professor e onde reside a maior dificuldade. Se a questão da motivação já não se coloca, a questão do para quê? torna-se muito difícil de responder! Cabe ao professor delinear a estratégia da construção do saber, que permita ao aluno "aprender" por ele de forma motivada, porque sem dúvida que a procura de imagens ou de vídeos e a inserção de textos feita pelo aluno certamente que vai permitir a este ancorar “o que a aula lhe deu e o que ele construiu” na construção de um documento que ele apreciou criar. E, ele sabe, que vai poder partilhar o seu trabalho com todos aqueles que ele conhece e que vai colocá-lo à refutação e à critica, não só, do seu professor mas essencialmente da sua rede, do seu bando, que é muito importante para ele, como referia Michael Thompson, em melhores amigos, piores inimigos citando Harry Stack Sullivan “notou que os amigos são tão importantes para os jovens adolescentes quanto os pais para as crianças.
Aparentemente o Animoto tem um problema, só permite criar vídeos de 30segundos, mas podem fazer a vossa inscrição com fins educacionais e a empresa cede um código de activação que nos permite criar vídeos com a duração que pretendermos de forma gratuita. Cool!
Aproveitem o Animoto para fazer bons vídeos ou, para pedirem aos vossos alunos para produzirem vídeos para vocês.
Para ficarem com uma ideia das capacidades do Animoto, deixo aqui um vídeo que criei, com a utilização desta ferramenta. O difícil foi mesmo organizar a informação, porque produzi-lo, bem, isso o Animoto fez por mim!


Até já,

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Usar o wordle na sala de aula

Wordle: Wordle
Hoje vou “falar” sobre o Wordle. O Wordle é uma das web application mais simples que conheço mas com um potencial enorme para a educação.
Basicamente o que o Wordle faz é uma Word Cloud, um brainstorming ou simplesmente, embora não goste da tradução, uma nuvem de palavras. Podemos criar uma Word Cloud com as palavras que desejamos, a partir de um texto ou até mesmo introduzindo o endereço de um site e o Wordle gera por nós uma imagem que em suma não é mais do que destacar as palavras que mais vezes ocorrem no texto. Por exemplo colei este texto e gerou este Word Cloud:

Wordle: wordle cloud
Além disso o Wordle permite que a imagem gerada possa ser modificada, com diferentes fontes, layouts e esquemas de cores, permitindo também que se possa imprimir ou guardá-la na galeria do Wordle, para claro, partilha-la, afinal de contas, é uma ferramenta Web 2.0.
Aproveito o momento para dar uma dica importante na construção de uma Word Cloud, quando pretendem dar destaque a uma expressão tipo “Word Cloud”, o Wordle na sua análise verifica palavra a palavra mas se pretendemos que duas palavras sejam vistas como um só conceito, como “Word Cloud” devemos colocar um ~ entre as palavras para que este, na sua análise contabilize a expressão como uma só palavra, ou seja, com o mesmo texto, mas com o ~ entre as palavras “Word” e “Cloud” o Wordle com o texto anterior gerou como resultado:
Wordle: wordle cloud
Onde a expressão "Word Cloud" além de aparecer junta, aparece em destaque.
Claro que o objectivo final será sempre vosso, a forma como podem explorar no âmbito de cada disciplina fica ao critério de cada um!
Para ajudar a perceber como podemos de certa forma incluir o Wordle na nossa aula deixo aqui alguns slides share que podem visualizar e recolher algumas ideias.
Façam bom proveito!
Até já!






sábado, 2 de janeiro de 2010

A minha escolha da década

Estamos no início de 2010 e uma década ficou para trás, muitas inovações foram feitas, a web cresceu e Tim O´Reilly criou o termo Web 2.0, sim, o termo, porque na realidade a Web mantém-se fisicamente como estava antes de entrarmos neste novo milénio, e digo isto, porque acredito que haja algures na teia pessoas que pensem que a Web 2.0 é algum software novo ou uma nova Internet. É um conceito que essencialmente quer dizer que houve uma mutação na Web em que antes éramos puros consumidores e agora somos claramente produtores de informação. A World Wide Web(WWW) transformou-se com uma segunda geração de aplicações Web que permite a qualquer utilizador sem grandes conhecimentos informáticos colocar na teia as suas opiniões, emoções, ideias, enfim, o que realmente cada um de nós quiser pode publicá-lo de uma forma muito simples, vejamos os blogs, as wikis, as redes sociais, Google pages and so on, enquanto anteriormente, consumíamos a informação que nos chegava, mas, era tudo muito estático, se queríamos opinar tínhamos realmente de deter alguns conhecimentos técnicos. Em suma, associado ao conceito de Web 2.0 estão tags como publicação, colaboração e partilha.
A Web 2.0 é muito mais que estas simples linhas que aqui redijo, mas a minha ideia não é falar da Web 2.0, poderia ser ela a minha escolha para esta década que terminou, ou as pens, ou a banda larga, os smartphones, ou o youtube, ou… muita coisa poderia ser a minha eleição da década transacta. E dizia que poderia ser a Web 2.0 porque na realidade sem ela era impossível existir o que para mim foi a maior inovação da década transacta. E para mim foi, uma surpresa para vocês, acredito eu, mas foi o twitter!


O twitter é uma rede social de microblogging. Permite aos utilizadores da rede social colocarem posts no máximo de 140 caracteres, existem os following, que não é mais do que "aquilo" que seguimos e existem os followers, que é "aquilo" que nos segue, e perdoem-me a expressão aquilo, porque na realidade é mesmo isso, no twitter a rede social não é constituída só por pessoas, pode também ser entidades, como jornais, revistas, sites, televisões, rádios, eventos, enfim pode ser aquilo que realmente nos interessa!
Falado desta forma, se é assim algo de tão simples porquê a minha escolha? Porque com o twitter estamos perante o maior agregador de informação que vai só de encontro ao que são os nossos interesses. Dizia um professor meu, de seu nome Escola, num documento elaborado para as jornadas “A frenda Dixital e as suas implicacions Educativas” dizia que “A grande dificuldade dos jovens de hoje não será tanto a acessibilidade da informação mas antes a quantidade, frente à qual se sentem claramente impotentes, verdadeiramente esmagados perante tão avassalador volume de informação” será que são só os jovens? Ou mesmo nós começamos a ter dificuldade em gerir este avassalador volume de informação?
Após este preâmbulo sinto que vos expliquei a minha escolha! Agora só falta dizer, o twitter é isso mesmo, o gestor perfeito de recolha de informação que realmente nos interessa! Inicialmente o twitter foi concebido sobre o slogan “What are you doing” e que tinha como finalidade que fosse um espaço de partilha de amigos que iam descrevendo o que estavam a fazer no momento, mas, com o tempo percebeu-se que o twitter era muito mais que isso e mudou para reflectir aquilo que realmente o serviço é, e, actualmente o seu slogan é“Share and discover what’s happening right now, anywhere in the world” que reflecte melhor sem dúvida o serviço. Esta mudança ocorreu aquando das eleições irarianas em que o acesso aos jornalistas foi vedado e os habitantes de Teerão usaram o twitter para darem conta do desenrolar dos acontecimentos.
Depois disto tudo resta-me explicar finalmente como funciona o twitter! A utilização do twitter é muito simples, como já referi existem os following que são as entidades que nós seguimos e que podemos adicionar porque nos deram o seu twitter(conta do utilizador) ou simplesmente porque encontramos através de uma pesquisa, pequisa essa, que pode ser feita por interesses. A partir daqui começamos a utilizar o twitter e depois com o tempo vamos adicionando followings à nossa rede, de uma forma sempre muito simples. Um exemplo se eu gosto de humor posso adicionar o Rui Unas, o Alvim ou o Nuno Markl e posso ir à conta do twitter deles e ver quem eles seguem e certamente que estarão lá pessoas que também me interessam, além disso posso utilizar as hashtags que me permitem seguir um evento, tipo #deb15, para seguir o debate quinzenal do parlamento ou então algo na moda #idolos ;) além disso temos os followers que na verdade são as pessoas que nos seguem, o twitter tal como qualquer outra rede tem questões privacidade que vos permite aceitar só os follwers que vocês pretendem. Claro que a prática vos dará muita mais informação de que estas linhas e não esperem criar uma conta do twitter e passado uns dias terem tudo o que pretendem!
Podem usar o twitter via site do serviço, mas existem agregadores muito interessantes que podem utilizar, eu pessoalmente utilizo o tweetdeck!
A finalizar, aqui fica o meu twitter coordenadortic, com a bio “A vida de um coordenador tic”, sim, porque quando criei a minha conta a minha ideia era mesmo dizer o que estava a fazer no momento ;) um dia destes altero isso para algo mais actual!
Um bom ano para todos e se quiserem partilhar e descobrir o que está a acontecer exactamente agora, em qualquer parte do mundo vou para o twitter.