Páginas

terça-feira, 23 de março de 2021

26 aspetos(e sempre a crescer) porque gosto do Classroom...e alguns que não gosto

O Classroom é a aplicação da Google que esta criou para ser o seu LMS, embora não se possa olhar para o Classroom sem se olhar para todo o universo Google Workspace, seria demasiado redutor olhar para a plataforma de uma forma individual.

O Classroom faz parte de uma plataforma concebida na ideia de computação na nuvem e que inclui: o Drive, o Meet, o Calendário, o Docs, Sheets, Forms, Slides, Jamboard… e todos eles comunicam com o Classroom.

Hoje partilho 26 aspetos/funcionalidades que gosto no Classroom e… alguns que não aprecio ou que acho, que poderiam ser facilmente acrescentados...

Deixo claro que é uma lista de itens que aprecio, mas de forma alguma ordenados por alguma ordem de relevância.

Espero que este documento possa crescer com o vosso contributo e se o permitirem incluir no documento com a respetiva menção do autor...daí ser "e sempre a crescer".


segunda-feira, 22 de março de 2021

MOOC - Digital Literacy and Online Safety

 A European Schoolnet Academy inicia no dia 19 de abril o seu MOOC sobre Digital Literacy and Online Safety

O MOOC é constituído por quatro módulos e tem como objetivos principais:

Conhecer benefícios e riscos associados às tecnologias digitais e da internet em contexto de pandemia

Explorar oportunidades que a internet disponibiliza de acesso ao conhecimento, à comunicação e desenvolver competências como a criatividade e espírito crítico.

Diferentes desafios que o acesso online provoca e ajudar os jovens contornar essas dificuldades 

Mais info e matrículas aqui

quarta-feira, 17 de março de 2021

Ensino online...Canivete suiço

No momento que hoje vivemos com o ensino à distância, certamente que muitos de nós usamos uma caixa de ferramentas tecnologicas.

Partilho com vocês o que considero o "canivete suiço para o ensino online"



Penso que é o mínimo para se criar alguma dinâmica.

E vocês, o que foram usando?

Um dia destes,,,pode até já não fazer grande jeito, mas falo-vos da minha ferramenta de eleição para o ensino online...querem arriscar ?

Fiquem bem,





domingo, 7 de março de 2021

A Google está a mudar...e as notícias não são as melhores para a educação


 A Google tem vindo a fazer algumas alterações na sua Suite...infelizmente com algo que não considero boas notícias.

Há pouco tempo, as escolas que usavam Google na versão gratuita, utilizavam a plataforma G Suite for Education, havendo também quem optasse pela versão G Suite Enterprise for Education, uma versão paga.

Até aqui não havia grandes problemas porque as diferenças entre uma e outra não eram assim tão evidentes, pelo menos aos olhos da grande parte dos utilizadores.

No entanto, a Google decidiu mudar a sua estratégia e converteu o seu G Suite em Google Workspace for Education Fundamentals e a sua versão paga, passou a chamar-se Google Workspace for Education Plus, mas...criou dois novos pacotes pagos no meio destas duas versões.

Ou seja, neste momento, para a educação a google disponibiliza quatro versões, uma gratuita e três pagas. 

Onde é que eu vejo as más notícias...é que as novas funcionalidades que vão saindo nas aplicações que a Suite tem, as melhores são pagas, algo que não estávamos habituados.

Porque fiz este post?

Porque na realidade, eu vou observando em muito lado, comentários sobre as novas funcionalidades, mas...grande parte de nós não irá ter acesso a elas, porque eu acredito que a maioria das escolas usa o Google Workspace for Education Fundamentals(a versão gratuita) e como tal não terá acesso a grande parte dessas novas funcionalidades :(

Deixo aqui pequenos exemplos:

No Meet não irão ter acesso a 

  • breakout rooms
  • questionários interativos
  • sondagens
  • lista de participantes

e para não falar em streaming que já tinha sido retirado...

No Classroom

não vão poder usar add-ons de terceiros e alguns relatórios interessantes

Eu que sou um "google addiction" estou desiludido com esta estratégia e não gosto do que tenho vindo a observar...as melhores funcionalidades, vão começar a ser pagas e a Google não tinha esta estratégia para a educação...vamos acompanhar, mas estou muito cético.


segunda-feira, 1 de março de 2021

Hoje passei por cá...



Um destes dias dei por mim a ver as visualizações do The Blog Teacher e percebi que embora praticamente tenha deixado de publicar no blogue este continua a ter algumas visitas diárias, apresentando mensalmente valores acima das 3000 visitas(?!?) um número que me fez pensar...

Há uns anos que deixei de publicar no blogue diariamente para escrever de quando em quando, ou seja, deixei de ser um "blogger" que tinha uma estratégia de publicação bem definida. 
Não me recordo porque o fiz, talvez porque outras atividades começaram a ocupar o meu tempo, sim tempo, para se alimentar um blogue com a frequência que o fazia é preciso dedicar muito tempo ao mesmo...a outra que me fez ir abrandando as publicações, foi que na altura também senti que escrevia para um grupo muito restrito de professores, essencialmente, para professores da área da informática, e para um outro,  ainda mais pequeno de professores que gostavam realmente muito de tecnologia e que com toda a certeza, que hoje, no momento em que vivemos não teve grandes dificuldades em se adaptar, não direi ao ensino à distância, mas sim, na utilização de ferramentas para esse ensino.

Por isso, quando aqui vim e percebi que mesmo não escrevendo há bastante tempo, existe uma procura por temas aos quais eu dediquei alguns posts, ou seja, embora com alguns anos, o blogue tem publicações que hoje são procuradas. Depreendo que o ensino à distância veio intensificar por parte dos professores a procura de temas aos quais dedicava tempo e que ainda hoje são atuais, embora muitos dos serviços aqui partilhados hoje possam ter diferentes interfaces e claro, novas funcionalidades.

Logo, estou a pensar e dedicar um pouco de tempo ao blogue...de maneira alguma, da forma como antes o fazia, mas com publicações semanais, até porque vejo em alguns grupos algumas questões que mostram que são precisos espaços destes e ao mesmo tempo, que me trazem ideias...vamos ver!