sábado, 24 de setembro de 2016

Revisão da Semana


Na primeira semana completa de aulas nas escolas portuguesas partilhamos bastantes ferramentas. Começamos as nossas partilhas com o Classroom architect, um serviço que permite organizar a planta da nossa sala de aula ao jeito do arrastar e largar, outro para capturar e partilhar facilmente um screenshot e ainda um serviço óptimo para fazer o download de vídeos do Youtube.
Houve tempo ainda para partilhar 3 ferramentas para a criação de conteúdo gráfico e incentivar a criatividade dos alunos.
Fechamos a semana como sempre com uma partilha multimédia e deixamos o vídeo da arte do optimismo.



A arte do optimismo
3 ferramentas para criar conteúdo visualmente atraente
QuickShare - Partilhar facilmente um screenshot
Tube Box - Youtube downloader
Classroom architect - Desenhar a planta da sala

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

3 ferramentas para criar conteúdo visualmente atraente


Uma das competências que hoje "devemos" desenvolver nos nossos alunos é a criatividade. Claro que podemos utilizar diferentes estratégias/atividades e nesse âmbito hoje partilho três ferramentas que são ótimas para os alunos criarem conteúdo gráfico atraente e com isso desenvolverem também a sua criatividade.
São todas diferentes, mas muito interessantes.

Piktochart
Canva
Google Drawings

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

QuickShare - Partilhar facilmente um screenshot


O QuickShare é uma extensão do Chrome que permite capturar um screenshot e partilhá-lo facilmente com quem pretendermos.

Acho os screenshots óptimos para partilhar algo com os alunos, captura-se e partilha-se, simples! Até mesmo para dar feedback aos alunos.

Só funciona no chrome e podem instalá-la aqui.
O funcionamento é simples, e só contempla duas opções: ecrã inteiro ou uma parte do ecrã. A imagem é sempre armazenada numa pasta do Drive e o seu link é copiado para a área de transferência. É preciso ter atenção as partilhas desta pasta que deverão ser públicas.

Boas capturas.

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Tube Box - Youtube downloader



Na semana passada partilhamos aqui no The Blog Teacher o OnlineVideoConverter que não é mais do que um serviço que permite através do link do vídeo converter este e transferi-lo para o nosso pc.
Nesta linha de serviços partilhamos hoje o Tube Box que é muito similar. A diferença é que o Tube Box não é um serviço mas sim um programa que precisamos de instalar no nosso PC.
Tem como vantagens a possibilidade de visualizar o número de vídeos que estão em conversão e que já forma transferidos e claro torna-se também um leitor de vídeos daqueles que já forma descarregados.

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Classroom architect - Desenhar a planta da sala



O ano letivo já começou e provavelmente já muitos de nós refizeram a estrutura da sala.
No entanto, gostei deste serviço que nos permite criar a estrutura da sala e de forma fácil mudar as peças.
O classroom architect, é um serviço versátil, permite dimensionar a sala de aula e funciona com objetos com a técnica de arrastar e largar, permitindo ainda desenhar os nossos próprios objetos. Depois da planta estar finalizada podemos imprimir a nossa nova sala de aula.

Boas plantas!

sábado, 17 de setembro de 2016

Revisão da Semana


Na semana em que praticamente todas as escolas iniciaram o ano letivo 2016/17, partilhamos dois serviços de conversão: o SmallPDF que faz praticamente tudo que precisamos para manipular pdfs e o OnlineVideoConverter que converte vídeos do Youtube para o formato que pretendermos. Ainda nos serviços, partilhamos o Pexels, uma imensa biblioteca de fotos profissionais completamente livres de utilização.
Houve tempo ainda para duas partilhas, uma repleta de dicas para a criação de infográficos e um vídeo para despertar as mentes dos nossos alunos no que diz respeito ao conviver uns com os outros...

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

24 dicas para a criação de um infográfico

Piktochart é uma excelente ferramenta para criar infográficos, posters, apresentações e é também um serviço que partilha excelentes dicas em torno da criação de recursos de informação construídos com bastante impacto visual.
Hoje, deixamos uma apresentação criada pelo serviço em que nos deixa 24 dicas para nos inspirar a criar infográficos.



quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Converter e transferir vídeos do youtube ou do vimeo para o nosso dispositivo


No último post abordamos o SmallPDF, um excelente serviço que faz praticamente tudo o que precisamos em torno do PDF.

Hoje, ainda no que diz respeito a serviços de conversão partilhamos o OnlineVideoConverter. Um serviço que permite através do link do vídeo convertê-lo para o formato que se pretender e no fim, após a sua conversão, transferi-lo para o nosso dispositivo.

OnlineVideoConverter permite converter vídeos para diferentes formatos(mp4, avi, mpeg, wmv...) e ainda para formatos áudio(mp3,wma, wav, ...) através do endereço do vídeo onde este se encontra alojado(youtube, vimeo,...) e permite também a conversão de um vídeo que tenhamos num formato e o queiramos converter para outro.

Muito funcional e simples de usar.

terça-feira, 13 de setembro de 2016

SmallPDF - Tudo em torno do pdf




O formato PDF foi sem dúvida um avanço enorme na portabilidade de documentos entre diferentes sistemas operativos e por isso hoje a sigla PDF faz parte da linguagem das pessoas, sem que muitas delas saibam o que na realidade o PDF quer dizer, mas isso também não é importante, o relevante é que hoje podemos ler/usar um documento em formato PDF em qualquer lado e que este formato se generalizou por completo.

Por isso, somos muitas vezes confrontados com documentos em formato PDF que gostaríamos de converter para outro formato(docx, pptx, xlsx, ...) ou o contrário.

Existem imensos serviços para se fazer conversões de PDF para outros formatos ou o contrário, para este efeito hoje partilhamos o SmallPDF que converte de forma simples documentos em formato pdf para:

  • word,
  • excel, 
  • powerpoint,
  • jpg

e claro que também faz o inverso, embora, neste caso normalmente os programas de hoje já têm essa opção.


Para além disso, o SmallPDF tem funcionalidades muito úteis e interessantes, como:

  • Comprimir PDFs
  • Juntar PDFs
  • Dividir PDFs
  • Rodar PDFs
  • Proteger e desproteger PDFs


Uma ferramenta para se colocar na barra de marcadores na pasta Tools.

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Pexels - Plataforma com imagens livres utilização


Cada vez mais se encontram na Internet imagens de alta qualidade e livres de utilização.
Por isso, cada vez mais é importante que os docentes incentivem os seus alunos a boas práticas e a utilizarem imagens que realmente podem ser usadas sem colocar em causa os direitos de autor e também por isso, aqui no blogue divulgamos esses sites que vão aparecendo.

O site de hoje é o Pexels, um site que se intitula como um site de partilha de fotos de alta resolução oriundas de profissionais da fotografia e com a licença Creative Commons Zero (CC0) que permitem a utilização livre das mesmas. O Pexels, no fundo, o que faz é procurar imagens em sites que utilizem essas licenças e juntá-las todas num único local.

Adicionei o Pexels na Página Ideal Para... na secção Ideal para...pesquisar imagens livres.

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

De regresso à escola - A importância de uma presença na web


Normalmente, no início do ano letivo, no blogue após a partilha do calendário escolar faço algumas partilhas em torno de ferramentas/serviços que acho interessantes para o início do ano ou que eventualmente possam utilizar durante o ano.
Nesse capítulo, costumo abordar uma plataforma que utilizo com as minhas turmas e que vai de encontro ao título do post, a importância de uma presença na web.
Hoje é de todo importante estender a nossa sala de aula para além do espaço físico. São muitas as possibilidades de o fazer, no entanto, a minha escolha recai sobre o edmodo, uma plataforma social, intuitiva, gratuita e que os alunos gostam bastante.
Nesta plataforma, e enumerando somente algumas das suas características, podemos partilhar recursos com os alunos, receber trabalhos, elaborar testes, criar discussões, mini-grupos, e tudo isto de uma forma muito simples.
Com estas simples funcionalidades temos o suficiente para ter uma presença na web que nos permite estender a nossa sala de aula.
Para a semana, deixarei aqui no blogue alguns tutoriais onde explico essas funcionalidades.
Entretanto, como já escrevo no blogue sobre o edmodo há bastante tempo, podem fazer uma pesquisa no The Blog Teacher sobre a plataforma e vão certamente encontrar imensos posts sobre a mesma.
Se já costumam usar e tiverem alguma dúvida podem sempre entrar em contato comigo. Se não usam ainda nenhuma plataforma para comunicar com os vossos alunos, esta é uma boa altura para o fazer ;)


quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Calendário escolar 2016-17


Habitualmente após o regresso das férias, o segundo post do The Blog Teacher é a partilha de um recurso que os professores apreciam bastante para organizarem o seu ano lectivo: o calendário escolar para 2016-17

Partilhamos quatro calendários diferentes para o ano escolar 2016/17 em duas versões: uma, contendo somente o mês de junho e outra, o mês de julho. Cada uma destas versões tem ainda uma versão com as provas de aferição do 2º, 5º e 8º ano e ainda as provas finais do 9º ano.

Para além dessa alteração, este ano adicionei as aulas previstas por período.


Calendário escolar 2016-17 - Até ao final de Junho
Calendário escolar 2016/17 - Até ao final de Julho

Aproveito o momento para deixar votos de um excelente ano letivo a todos!

terça-feira, 6 de setembro de 2016

De regresso

I Don’t Want to Go Back to School!!! (fe by Geoff Livingston, on Flickr
"I Don’t Want to Go Back to School!!! (fe" (CC BY-NC-SA 2.0) by  Geoff Livingston 

Após um período de merecidas férias o The Blog Teacher regressa para mais um ano letivo.

Como vem sendo hábito no próximo post partilharemos o calendário escolar 2016-17.

Votos de um excelente ano letivo para todos!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...