terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Esta semana experimentem...o Socrative




Já passaram mais de quatro anos desde que abordamos o Socrative no blogue.
Durante todo esse tempo, não sofreu mudanças significativas e continua uma ferramenta extraordinária para professores. A sua interface está diferente e foram acrescentadas algumas funcionalidades relacionadas com as estatísticas das respostas dos alunos.
Continua com a possibilidade de recolha imediata das respostas fornecidas pelos alunos a questões de múltipla escolha, V/F e de resposta curta.
Para além disso, mantém o famoso Space Race que permite a criação de equipas que respondem ao questionário colocado pelo professor.
Tudo isto acontece num ambiente seguro, em que os alunos acedem a uma "sala virtual" e onde vão respondendo às questões, recorrendo aos seus dispositivos móveis.
O professor tem, ainda, a possibilidade de criar uma biblioteca de perguntas que pode disponibilizar à "sala" quando considerar ser mais oportuno.
Uma excelente ferramenta que assenta na corrente educativa BYOD(Bring Your Own Device).

Neste pequeno vídeo podem ver o funcionamento do Socrative.
 






segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

The Web We Want - Um excelente recurso para professores



“The Web We Want para Educadores” é um manual que reúne um conjunto de recursos de apoio para a sala de aula sobre o uso responsável da Internet e dos dispositivos móveis." in Seguranet

Um livro excelente com recursos baseados em plano de aulas que desenvolvem as competência digitais dos alunos e que está dividido nas seguintes categorias:

  • Os meus direitos e as minhas responsabilidades online
  • “Informação não é conhecimento”
  • Participar na rede
  • Molda a tua identidade
  • Privacidade, o meu bem mais precioso.
Este recurso encontra-se disponível para download no site Seguranet 

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Revisão da semana


Uma semana com posts de diferentes temáticas, dois sobre a sala de aula: um que aborda estratégias de como podemos inovar o espaço fisico da nossa aula e outro sobre diferentes formas de os alunos demonstrarem o que sabem. Na dica da semana para experimentarem trouxemos o plickers uma aplicação de avaliação formativa em que os alunos não precisam de tecnologia. Acrescentamos mais um site à lista de sites que partilham fotos de forma gratuita, o Creative Vix. Fechamos a semana com o quarto episódio da saga do +ClassDojo, esta semana dedicada ao mundo dos neurónios.


sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

O mundo dos neurónios

Mais um capítulo da saga do +ClassDojo .
Depois do "Exercitar o cérebro", do "A magia dos erros" e de na semana passada: O poder do "Yet", partilhamos o quarto episódio intitulado de "O mundo dos neurónios".


quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Inovar os espaços de aprendizagem

Nove vídeos que mostram diferentes formas de modificar o espaço da sala de aula.


Neste link podem aceder à lista de reprodução que se encontra no Youtube. Uma seleção feita pelo blogue edutopia. Era muito bom podermos ter salas assim!

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

60 formas de os alunos demonstrarem o que sabem



O site Teach Thought é um excelente site para os professores. Diariamente publicam ideias muito interessantes para os professores. Hoje partilho um post em que abordam 60 formas de os alunos demonstrarem o que sabem, algumas recorrendo a tecnologia.


terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Esta semana experimentem...o Plickers


O Plickers é uma excelente ferramenta para se usar em sala e que permite rapidamente recolher a opinião dos alunos sem que estes necessitem de usar tecnologia.
Cada aluno tem um papel com uma símbolo com quatro opções(A,B,C,D) e só tem de o colocar visível para o professor com a sua escolha. Este, com o seu smartphone ou tablet, recolhe as respostas dos alunos que vêm as respostas dadas num gráfico. No lado do professor este visualiza as respostas de cada aluno conforme as for recolhendo.
É uma ferramenta que eles apreciam e o professor consegue avaliar rapidamente toda a opinião da turma.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Creative Vix - Milhares de imagens gratuitas



O site Creative Vix faz parte do imenso lote de sites que disponibilizam imagens gratuitas e que se podem usar livremete.
O que acho interessante neste site é a sua simplicidade. A pesquisa devolve as imagens em mosaico e rapidamente podemos ver a imagem num formato maior ou facilmente fazer o download da mesma.



sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

O poder do "Yet"

Nas últimas sextas temos vindo a partilhar a saga do Classdojo. Depois de termos partilhado
Exercitar o cérebro e a Magia dos erros, hoje deixamos o poder do Yet"!


quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

100 fotos extraordinárias sem Photoshop



O site Brightside partilhou 100 fotos incríveis onde o recurso ao photoshop não existe. Vale a pena ver, são extraordinárias!

Muito difícil escolher a melhor!

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Revisão da Semana


Uma semana que terminou com um presente, uma animação deliciosa que nos permite pensar mais um pouco... Um serviço bem pensado para guardar listas de recursos em torno de uma temática que poderia até ser utilizado para partilhar os 28 métodos de ensino centrados no aluno ou de ferramentas para criar questionários e sondagens.
A dica desta semana na rubrica, esta semana experimentem é o powtoon, um serviço web muito interessante para criar apresentações eletrónicas animadas.


sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

list.ly - Construir listas de recursos baseados em tópicos



O List.ly é um serviço muito interessante para nos ajudar a organizar a informação que encontramos na internet. Temos um interesse e certamente que não falta informação na internet em torno desse tópico que vamos lendo, encontrando e que vamos armazenando. O List.ly é um bom serviço para se criar listas de interesses que vamos encontrando na web e que podemos complementar ainda com outros recursos.
Eu sou um fã do evernote, mas o evernote é muito mais que isso, para se agregar um determinado tópico o list.ly parece uma boa opção.
Podemos convidar pessoas para colaborarem na adição de itens para a lista.
Uma forma simples de partilhar e organizar listas de interesses.
O List.ly permite adicionar texto, imagens, links,audio, video, perfis, locais.
Um serviço interessante!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Esta semana experimentem...


...o Powtoon!
Powtoon é um serviço web para criar apresentações animadas. Não é uma ferramenta difícil de utilizar mas requer a prática de alguns exercícios, Mas quando a usarmos com alguma facilidade vão ver que valeu a pena investir na mesma.




segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Ferramentas para criar questionários ou sondagens



Uma lista extensa de serviços ou aplicações para criar questionários ou sondagens. Nem todas as possibilidades mostradas são especificas para esse efeito no entanto todas elas permitem a criação deste tipo de recursos.

São normalmente ferramentas que os alunos gostam de usar e que nos permitem fazer avaliação formativa e se bem o entendermos também sumativa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...