sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

A magia dos erros

Na semana passada deixei aqui um dos episódios do +ClassDojo. Falava sobre o cérebro, o de hoje, fala da magia dos erros. Muito bom!


terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Os estudantes aprendem melhor quando executam estas dicas


O blogue Teachthought é daqueles blogues que os professores "devem" ter na sua biblioteca digital. São imensos e diversificados os "recursos" criados por este blogue.
Desse blogue deixo uma partilha muito interessante... cinquenta respostas que os alunos responderam à questão eu aprendo melhor quando o professor...são cinquenta respostas em que certamente nos revemos em algumas e que ainda não experimentamos outras ou que já tínhamos pensado...
Certamente que terá muitas para adoptar para determinadas turmas.

Créditos da imagem: Davis, Cheyenne. cheyennedavisclassroomsitepicture.jpg. My senior year of High School. Pics4Learning. 26 Jan 2016

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Exercitar o cérebro

A ferramenta mais interessante que conheço para gerir atitudes em sala de aula é o +ClassDojo .
Deixam uma dica interessante sobre o cérebro!


segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Thinga, um motor de busca para os mais pequenos




Um projeto desenvolvido pelos engenheiros da yahoo direcionado para as crianças. Por isso é bastante colorido e animado. Voltado para a parte multimédia devolve nas suas pesquisas essencialmente imagens, gifs e vídeos.
Por ser direcionado para crianças devolve conteúdos filtrados podendo ainda ser configurado pelos pais.
A pesquisa no Thinga pode ser feito tal como nos outros motores de busca na barra de pesquisa ou então pode fazer diretamente por vídeos, entretenimento, ensino, vida, diversão.
Um senão, só funciona em inglês, mas é também uma forma de os mais pequenos se iniciarem na língua!









quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

80 Histórias para crianças em powerpoint



As histórias estão em espanhol, mas as imagens são deliciosas, daí achei que fosse pertinente a partilha. São oitenta historias em powerpoint partilhadas pelo blogue educacion preescolar.
Deliciosas!


quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Storyboard That - Excelente ferramenta para criar tiras de banda desenhada



StoryBoard That é um serviço web criado com o intuito de criar como o próprio nome diz storyboards, no entanto, vejo o serviço como um excelente recurso para se criar tiras de banda desenhada.
O serviço é muito completo e permite
  • adição de cenários
  • personagens
  • textos
  • Formas
  • web e tecnologia.


A quantidade de recursos de cada uma destas categorias é imensa. As personagens têm uma infindável parametrização desde as características físicas do corpo até à posição do corpo e dos braços.
Uma ferramenta com muito potencial para ser explorada pelos alunos e pelos professores. São ferramentas que normalmente têm uma aceitação muito boa por parte dos alunos.


Se estiverem interessados em criar tiras de banda desenhada também podem fazê-lo com o Pixton que é também um serviço muito interessante para o efeito.

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Mathvolution, uma plataforma online de matemática para alunos e professores do 6º ano - divulgando

Chegou-me por mail e parece-me interessante para os professores e alunos do 6º ano de matemática.

O MATHVOLUTION é uma plataforma online para alunos de 6º ano e tutores (professores, pais e explicadores).
Os alunos podem, gratuitamente, praticar exercícios de Matemática adaptados ao seu nível e os tutores acompanham a evolução dos seus alunos.
Desde o lançamento do MATHVOLUTION a 28 de Setembro, existem mais de 2.100 utilizadores registados e foram respondidos pelos alunos mais de 72.000 exercícios.
MATHVOLUTION tem dois tipos de conta: gratuito e paga.

Podem-se registar na plataforma ou então podem usar os seguintes dados para testarem a plataforma com as seguintes credenciais, sem necessidade de registo:
Aluno
login: aluno.mathvolution@hotmail.com
password: mathvolution
Tutor 
login: tutor.mathvolution@hotmail.com
password: mathvolution









segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Esta semana experimentem...

Créditos da imagem: , Brian. img_4789.jpg. 1/19/16. Pics4Learning. 26 Jan 2016



...o Pics4Learning...um repositório de imagens para utilizar na sala de aula ou nos nossos trabalhos, mas acima de tudo para divulgar junto dos alunos e sensibiliza-los para citarem a fonte, algo que o Pics4learning faz por nós e que depois, é só pedir aos alunos que façam o que mais gostam...copy e paste ;) neste caso, um uso bastante correto!

sábado, 9 de janeiro de 2016

Revisão da Semana


Na primeira semana do ano, abrimos o ano desejando a todos um feliz 2016 e com um desejo para a educação portuguesa
Partilhamos um editor de notas minimalista com a chancela da Google, logo com uma qualidade tremenda; duas ferramentas para gerir o caos informativo que inunda pela internet e uma excelente partilha com uma lista de qualidade de ferramentas e sites para ensinar e aprender...muito, mas muito aconselhada.
Finalizamos a semana com uma animação que nos mostra a a todos, a história de como nasceu um brinquedo que provavelmente todos usamos, a Lego!



sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Google keep - Excelente editor de notas e lembretes


Ainda esta semana abordamos duas ferramentas que nos permitem organizar a informação da web.
Hoje trazemos outra ferramenta para organizar outro tipo de informação, mais direcionada para o nosso quotidiano.
Falamos do Google keep.
É mais uma ferramenta da google, diria mais, uma boa ferramenta da empresa.
Sempre no espírito da simplicidade o google keep é um espaço simples onde podemos adicionar notas, listas, fotos e ainda gravar em áudio algo que queiramos.
Qualquer um destes serviços pode depois ser partilhado por quem bem se entender e podemos ainda adicionar lembretes.
Quando acedemos ao serviço somos deparados com um espaço de trabalho completamente minimalista que se vai enchendo com as nossas notas que podemos ir classificando de uma maneira simples através de cores.
Corre na web e nos dispositivos móveis.
Gostei muito do serviço pela simplicidade de processos.
Muito google, claro!



quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Pela web - Uma boa lista de ferramentas para ensinar e aprender


O site American Association of School Librarians elaborou um interessante conjunto dos melhores sites/ferramentas de 2015 para aprender e ensinar. Devidamente enquadrados nas competências dos professores para o século XXI.
Dividiu a esta lista pelas seguintes categorias
  • Partilhas multimédias
  • Digital storytelling
  • Gestão e organização do conhecimento
  • Redes Sociais e Comunicação
  • Repositórios de recursos
  • Colaboração curricular, made by teachers for teachers...
No site podemos ainda aceder às listas dos anos anteriore onde contém ferramentas embora de anos anteriores mas ainda muito relevantes para o ensino.
A ver e explorar com muita atenção.


terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Duas ferramentas para gerir informação


Gerir a informação que encontramos na Internet nem sempre é fácil. Quantas vezes já lemos um post muito interessante e que depois nunca mais o conseguimos encontrar?
A primeira dificuldade está em escolher a ferramenta certa, uma vez que existem bastante ferramentas para o fazer. Para este efeito e para não criar mais dificuldades na escolha, partilho duas ferramentas que servem bem este propósito.

A minha preferida é o evernote, uma ferramenta que é uma aplicação, ou seja, que podemos instalar no nosso pc. No entanto, é também uma ferramenta web based, ou seja, que podemos aceder via web e que permite ainda através da instalação do seu web clipper capturar facilmente artigos para a nossa conta.
Basicamente, o evernote funciona adicionado notas à nossa conta e para organizar a nossa informação, utilizamos etiquetas. O meu conselho é quantas mais etiquetas utilizar mais possibilidade temos de encontrar a nossa nota com a informação que pretendemos.

O Pearltrees é uma aplicação que só corre na web mas que permite fazer uma gestão da informação de modo gráfico. Ou seja, criamos "folhas", ou seja temas para a nossa estrutura e sempre que pretender guardar alguma informação adicionamos essa informação ao tema que pretendemos. Para encontrar depois a nossa informação basta aceder ao tema que pretendemos e percorrer os posts guardados nessa temática.

Se ainda não utilizam nenhuma aplicação para ir guardando essa informação podem começar pelo pearltrees, mas experimentem também o evernote, porque é mais completo e tem muitas mais funcionalidades para além das que enumeramos.




segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Um desejo e um feliz 2016!



Hoje foi o dia de regressar à escola após a interrupção letiva do Natal.
Normalmente, temos alguma tendência para sempre que um ano começa pedir alguns desejos, ou então acreditar que eles podem acontecer.
Hoje não vou falar de tecnologia, mas sim de um dos meus desejos da educação.
Gostava muito que os nossos políticos olhassem para a educação como um caminho fulcral para Portugal ser um País melhor, mais forte e competitivo, para isso o meu desejo é que deixassem de alterar tudo o que é bandeira de um governo e começassem todos eles avaliar cada vez mais o que se faz de bom e de mau.
Não faz sentido andar sempre a revogar sem avaliar. É importante que os professores sejam cada vez mais ouvidos porque são eles que estão no terreno e percebem o que as escolas mais precisam!

Como o ano ainda agora começou, eu desejo e acredito que assim possa acontecer!!!!
Um bom ano a todos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...