Páginas

terça-feira, 31 de maio de 2016

Checkist dos "Novos" professores

Partilho uma checklist dos "novos" professores que encontrei no blogue "Aprender com os dedos" que foi traduzida por eles, da autora @SylviaDuckworth
Embora a checklist seja intitulada de novos professores, eu coloquei os novos entre aspas porque discordo com o título. Fica a ideia de se tratar dos novos professores, daqueles que chegam agora às escolas - nem imagino quantos poucos serão, mas isso fica para outros espaços da blogosfera - e o que se pretende é que o professor se renove para se adaptar a um tipo de aluno que é conetado e que começa hoje a ter o que muitos dizem uma extensão do seu braço, o smartphone ou outro dispositivo móvel. Eu não sou um professor novo no ensino e revejo-me em muitos destes dez pontos, daí não concordar com esse título.



segunda-feira, 30 de maio de 2016

Piktochart - Uma excelente ferramenta gráfica


Começo este post pela dificuldade que tive em escolher o título para o mesmo. Essa dificuldade advém do facto de o Piktochart ser uma ferramenta tremenda para se criar diferentes recursos ao nível gráfico.
Com o Piktochart podemos criar:

  • infográficos;
  • Apresentações;
  • Posters
  • e relatórios


mas, podemos criar muito mais, é tudo uma questão de criatividade...daí a dificuldade em escolher um título que resumisse o Piktochart.

É um serviço que corre na web, muito simples de trabalhar e onde se pode criar recursos com bastante impacto visual. Detém uma livraria muito extensa de recursos gráficos.
Para se iniciar no serviço o Piktochart apresenta bastante modelos que podemos adaptar ao recurso que se pretende criar.

Gostei muito e aconselho.

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Fyodor Dostoyevsky

A vida de um escritor clássico russo.


quarta-feira, 25 de maio de 2016

Mapas mentais - 5 serviços para os criar

créditos da imagem

Os mapas mentais são ideais para se organizar e estruturar ideias. São ferramentas muito criativas para se tomarem notas e fazer a ligação entre os conceitos e as ideias.
Partindo do centro, vamos ramificando as ideias e organizando a informação com elementos gráficos.
Hoje mais do que nunca em trabalho de equipa é importante a utilização destas ferramentas para que todos possam no mesmo "local" ir construindo o mapa da ideia!

Por isso hoje deixo cinco serviços onde o podemos fazer.

mindmapping - Permite adição de imagens e a utilização de nós com diferentes cores.
mindmup - Suporta o trabalho colaborativo em tempo real. Acedido através de um browser e pode ser adicionado ao drive.
Coggle - é um serviço web muito simples para se criar mapas mentais. Necessita de uma conta google para se trabalhar nele.
mindmeister - Aplicação muito potente que permite a utilização de imagens, diferentes cores e tipos de letra. é também uma ferramenta colaborativa.
bubbl.us - Mais um serviço onde se pode criar mapas mentais, também ele acedido via web browser.

Na escola, são imensas as possibilidades que os alunos têm para usarem mapas mentais

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Google Spaces - Um espaço colaborativo em jeito de rede social



A Google lançou recentemente um novo serviço, o Google Spaces.
É um serviço que permite criar diferentes espaços que depois se podem partilhar com quem se pretender. Digamos que podemos ter espaços de trabalho, de lazer, de investigação, ... e depois convidar pessoas para interagirem com os elementos que foram convidados para o espaço.
Nesses espaços, podemos adicionar imagens, texto e hiperligações e a partir de cada um destes elementos ir alimentando ou não a discussão.
No fundo podemos olhar para o Spaces como uma rede social mas onde podemos selecionar quem queremos que entre na discussão.

Parece-me interessante para a escola para criar grupos de trabalho e agregar nesse espaço todos os elementos que possam interessar para a discussão.

Para os alunos, aí vejo imensas potencialidades porque o número de espaços é ilimitado...

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Duas alternativas gratuitas ao office365



Acredito que cada vez mais nas escolas os tablets e os dispositivos móveis sejam dispositivos que cada vez mais começam a ter uso na sala de aula.
Um dos problemas que muitos encontram tem a ver com ferramentas de produtividade: processadores de texto, apresentações eletrónicas ou mesmo folhas de cálculo.
Acredito que existe uma faixa muito grande de utilizadores da suite da Microsoft, o Office. No entanto, as escolas deparam-se sempre com os problemas financeiros e não têm dinheiro para poder comprar este tipo de licenças. Por isso as alternativas são recorrer ao que é livre.

Neste sentido deixo duas sugestões que são bastante pertinentes e que podem resolver facilmente esta questão de ausência de ferramentas de produtividade nos tablets.

A primeira e que sou pessoalmente um grande apreciador é o Drive da Google. Tem crescido imenso, é muito simples de trabalhar, liga-se facilmente ao Google Classroom e se a escola tiver o Google Apps EDU então ainda se revela mais interessante para o trabalho entre os professores e alunos e professores-professores. Disponibiliza um Terabyte(!!!!) de armazenamento aos seus utilizadores que tenham Google Apps Edu.


O Open365 é a versão online do LibreOffice e inclui processador de texto, folha de cálculo, apresentações eletrónicas, base de dados, desenho, ... e na sua versão online disponibiliza gratuitamente 20 gb de armazenamento aos seus utilizadores. Tem muitas parecenças com o office mas o mais importante é que é gratuito e os alunos conseguem adaptar-se facilmente.

Boas produções.