terça-feira, 29 de setembro de 2015

QuizSocket - um prático system response para se usar em sala de aula


O QuizSocket é um serviço web enquadrado na classe dos system response, ou seja, serviços que permitem recolher rapidamente informação da nossa audiência. Acho-o muito interessante para a sala de aula por ser um pouco diferente dos habituais porque não precisamos de fazer praticamente nada.
Ou seja, acedemos ao serviço e simplesmente iniciamos um novo quiz ao qual fica associado um código.
Distribui-se esse código aos alunos e estes simplesmente só respondem à questão escolhendo A,B,C,D. e avançamos para a próxima pergunta.
Claro que as perguntas terão que estar feitas previamente em alguma aplicação.
Mas achei o conceito muito interessante porque no meio de uma apresentação podemos ter uma simples questão com 4 possibilidades e os alunos só têm de escolher a alínea correta.

No final do teste, o sistema gera um ficheiro com as respostas em CSV. Se pretendermos saber o que cada aluno respondeu, basta pedir para colocarem o nome no início do teste.


segunda-feira, 28 de setembro de 2015

TOP 100 das ferramentas para a educação


Todos os anos Jane Hart, a fundadora do blogue Centre for Learning & Performance Technologies elabora o top 100 das melhores ferramentas para a educação. É um top elaborado nas contribuições de mais de 2000 profissionais da educação.



sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Duolingo - Um excelente serviço para aprender inglês



O Duolingo é um serviço web gratuito que permite aos seus utilizadores aprender inglês. Concebido de uma forma muito simples o serviço permite evoluir na língua inglesa propondo uma meta diária que se pretende alcançar.
O Duolingo funciona com pequenas lições, por exemplo vocabulário: comida, animais, roupa, cores, gramática: plurais, pronomes, proposições, ... num processo de aprender fazendo.
Cada vez que uma lição é superada, avançamos para uma próxima e o Duolingo vai "dizendo" ao seu utilizador qual é a sua fluência da língua em percentagem. Estas lições contemplam: leitura por parte do programa, tradução e a escrita de frases em inglês.
Nestas lições o vocabulário anterior vai sendo sempre testado e cada vez que se falha algum exercício que inclui vocabulário já estudado o Duolingo vai diminuindo também a percentagem que o utilizador detém nessa categoria e a determinada altura sugere a revisão dessa mesma lição.
O Duolingo contempla também a aprendizagem do espanhol, francês e alemão.
O Duolingo também está disponível para as escolas e para os professores que podem dessa forma ver a evolução dos alunos. Honestamente não testei esta funcionalidade mas acredito que seja algo que permite ao professor solicitar ao aluno que reveja/estude uma determinada aula.
Funciona em pc e tem também apps disponíveis para Android, IOS e Windows Phone.

Ah! É gratuito e completamente livre de publicidade ;)

sábado, 19 de setembro de 2015

Revisão da semana


Esta semana começamos por abordar a importância de o professor ter uma presença na web e uma forma de estender a sua sala de aula. Deixamos também um excelente powerpoint interativo para ser usado em sala de aula e deixamos 10 razões para se usar o portal ensina da rtp. Por último, afinal de contas para que serve a matemática? Um TED Talk extraordinário em que um matemático explica com bastante humor para que serve esta disciplina.
Bom fim de semana!



sexta-feira, 18 de setembro de 2015

TED da semana - Para que serve a matemática

"Com um humor cativante, o matemático Eduardo Saenz de Cabezon dá-nos uma resposta à pergunta que enlouqueceu os estudantes de todo o mundo: para que serve a Matemática? Assim, mostra-nos a beleza da Matemática, que não é senão a espinha dorsal da ciência. Os teoremas, não os diamantes, esses sim são para sempre." in TED


quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Excelente powerpoint interativo para o primeiro dia de aulas


O site de elearning E-Learning Heroes disponibiliza imensos recursos para elearning. No meio deles encontrei esta apresentação interativa que achei muito interessante para usar em sala de aula. Para a semana começam as aulas e porque não adaptá-lo para fazer apresentação do professor, de conteúdos, critérios de avaliação, ...

Além disso, olho para este recurso como sendo um instrumento que pode ser utilizado de diferentes formas, até mesmo para os alunos navegarem nele.
Gostei bastante!

Aconselho vivamente a dar uma vista de olhos no site porque este produz muitos recursos interessantes para se usar em sala de aula.

Bom ano lectivo!

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

10 razões para usar o portal ensina da RTP


Um dos portais que sigo com muito interesse é o Portal Ensina da RTP que contém imensos recursos para professores e alunos. Esta semana recebi um mail deles com dez razões para os professores usarem o portal Ensina e que de uma forma resumida partilho com vocês:

1.Recursos de Português
Para facilitar a vida de quem os procura, preparam uma listagem exaustiva dos principais artigos deste tema, organizada por áreas.

2.Recursos de História
E fizeram o mesmo em relação à área de História. Desde a pré-história à atualidade, uma selecção do que de melhor a RTP produziu.

3.Livros de referência
Memorial do Convento, Os Maias, ou Bichos, são exemplos de obras tratadas em entrevistas, documentários e pequenas reportagens.

4.Consultório de Português
Programas como Cuidado com a Língua ou rubricas como Bom Português, ajudam quem tem dúvidas.

5.Ciência
botânica, a geografia e a astronomia são temas abordados nesta área. A série Visiokids ajuda os mais novos no mundo fantástico da ciência.

6.Artes
Pintoresmuseus e instrumentos musicais são conteúdos disponíveis para enriquecer o conhecimento sobre arte.

7. Interatividade
A partir dos materiais disponíveis, elaboraram alguns recursos interativos sobre o corpo humano, os descobrimentos ou o sistema solar, entre outros.

8.Documentos únicos
A RTP, através dos seus canais de televisão e de rádio, produziu documentos únicos nos últimos oitenta anos. É o caso desta reportagem no vulcão dos Capelinhos.

9. RTP nas escolas
Há vida nas escolas portuguesas, projetos interessantes que, por vezes, são objecto de reportagem por parte do canal público e que apresentamos no Ensina.

10. Atenção à lusofonia
Para além dos autores portugueses, o Ensina disponibiliza conteúdos sobre escritores lusófonos de outras nacionalidades, como Clarice Lispector, Jorge Amado, Pepetela e José Eduardo Agualusa.


terça-feira, 15 de setembro de 2015

Regresso à escola - O edmodo como presença na web, como gestão e extensão da sala de aula


No último post referimos que é de todo importante o professor da escola de hoje ter uma presença na web.
E neste contexto fomos aludindo às diferentes formas em que hoje o podemos fazer.
O edmodo é uma delas, e é, porque anexada a si traz muitas vantagens para os professores.
Antes de enumerar algumas vantagens a mais pertinente é que é uma plataforma muito fácil de manipular em que os professores não necessitam de conhecimentos técnicos para a utilizar.

Apresenta-se como uma plataforma com uma interface muito similar ao facebook mas ainda mais simples e mais segura.

A plataforma assenta essencialmente em cinco atividades que se podem publicar na timeline de cada grupo(disciplina) de alunos:

  • Anotações
  • Alertas
  • Tarefas
  • Questionários
  • Sondagens

É através de todas estas atividades que a dinâmica no grupo vai crescendo. Se à primeira vista estas atividades parecem poucas podemos afirmar que são suficientes para por exemplo:
- Partilhar com os alunos de forma simples:

  • um documento
  • uma hiperligação 
  • um vídeo.

- Elaborar facilmente testes de avaliação formal ou informal recorrendo a :

  • questões de múltipla escolha,
  • correspondência
  • espaços em branco
  • ou de resposta curta

- Recolher rapidamente a opinião da turma sobre um determinado tema através de uma sondagem ou então gerar o debate na turma através de uma pequena anotação.
- Propor uma atividade para avaliação ou não e recebê-la comodamente na plataforma, com a indicação se esta está atrasada ou não e podendo facilmente dar feedback ao aluno de uma forma muito simples.

Enfim, uma plataforma, muito simples de ser usada e que permite ao professor ter num só local toda a informação sobre a nossa turma.

Claro que a plataforma é muito mais que isto, mas a ideia é passar a todos de que é muito simples e que a utilização da mesma irá certamente poupar algum tempo no vosso quotidiano profissional.

Atualmente sou embaixador edmodo em Portugal e dinamizo workshops/ações de formação em torno desta plataforma se estiverem interessados podem entrar em contato comigo.

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Regresso à escola - A importância de uma presença na web


Hoje faz todo o sentido que um professor tenha uma presença na web. A escola tem rapidamente de diminuir a fratura digital e torna-la mais: apelativa e motivacional para os alunos.
A forma, o processo de como "isso" deve ser feito cabe aos decisores macros, mas nós, enquanto professores que lidamos diariamente com os alunos temos talvez o papel mais importante- embora ninguém nos ouça- porque compete a nós captar o aluno para a aprendizagem. Existem muitas formas de o fazer e uma delas é do meu ponto de vista ter uma presença na web, uma linha de comunicação para os nossos alunos. Todos eles têm uma presença na web, todos eles passam horas em frente ao pc a navegar, a comunicar, porque eles são conetados digitalmente, por isso, se eles estão lá, devemos tentar aproveitar um pouco do imenso tempo em que eles estão frente ao pc para o dedicarem à aprendizagem e para tal terá de ser algo digital.

Existem diferentes formas de o fazer, podemos:

  • criar um grupo no facebook para a turma,
  • criar um blogue,
  • criar um site ,
  • ou então ter uma plataforma onde todos os nossos alunos podem interagir com o professor e a turma.


De todas elas, talvez o facebook seja a mais fácil de gerir, mas também é do meu ponto de vista a que perde mais, até porque torna-se difícil organizar a informação numa timeline. Já tentaram localizar um post que viram numa página há dois meses atrás?!? Difícil não é?
A gestão de um blogue tem associado a si algumas questões técnicas, do meu ponto de vista, poucas mas percebo que em alguns possa ser uma barreira e nesse âmbito, a gestão de um site ainda mais.

Por isso a minha escolha recai numa plataforma LMS e neste contexto a minha preferida é o edmodo.
Tem uma interface muito similar ao facebook, mas foi desenvolvida a pensar nos alunos, professores e pais.

O próximo post vai ser dedicado a esta plataforma.

Calendário escolar 2015-16




Habitualmente após o regresso das férias, o segundo post do The Blog Teacher é a partilha de um recurso que os professores apreciam bastante para organizarem o seu ano lectivo: o calendário escolar para 2015-16.

Deixo três calendários diferentes para o ano escolar 2015/16 em duas versões: em Excel e em PDF. A versão em Excel, é claro que é editável e a PDF serve para uma impressão rápida, enfim, é para os fins que pretenderem.

Nos links abaixo encontram um calendário somente até ao final do mês de Junho; outro igual à edição de Junho mas com o acréscimo do mês de Julho e com a respetiva indicação do término do período para os alunos com acompanhamento do 4º e 6º. E por último, uma versão para o Pré-escolar, um pouco diferente uma vez que as interrupções para este ciclo são definidas pelos agrupamentos e provavelmente serão diferentes de agrupamento para agrupamento, daí não ter "assinalado" as interrupções.

Aproveito o momento para deixar votos de um excelente ano letivo a todos!

Calendário escolar 2015-16 - Até ao final de Junho
Calendário escolar 2015/16 - Até ao final de Julho

Calendário escolar 2015-16 - Pré-Escolar



 

terça-feira, 1 de setembro de 2015

De regresso!


Após as merecidas férias o The Blog Teacher está de regresso às suas publicações.
Amanhã publicamos um dos recursos mais utilizado pelos professores: o calendário escolar 2015-16
Desejamos a todos um esplêndido ano letivo 2015-16.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...