Páginas

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Daisy Chain - Uma belíssima curta animada sobre anti-bullying

Sexta é dia de uma partilha em torno do multimédia.
Hoje trazemos uma belíssima curta animada em numa temática sempre complicada na escola, o bullying. Com narração da também belíssima voz de Kate Winslet.
Soberbo!




terça-feira, 20 de outubro de 2015

53 Estratégias simples de avaliação

LTHEJan13 week 7 assessment and feedback by pgcap, on Flickr
Creative Commons Creative Commons Attribution-Noncommercial-Share Alike 2.0 Generic License   by  pgcap 

Um dos blogues de maior expressão ao nível da educação é o Edutopia. É uma das minhas referências e hoje partilho com vocês uma lista que eles criaram, com 53 estratégias bastante simples de avaliação e claro, a maior parte delas pode ser feita com uso da tecnologia.
É um documento em pdf que podem descarregar aqui.



segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Plickers - Um tablet, um papel e avaliação formativa em direto



Plickers é daqueles serviços que se pode enquadrar nos serviços de avaliação formativa, sistemas de resposta, isto porque permite recolher na hora informação/opinião da nossa audiência. Até aqui nada de novo, até porque existem imensos serviços deste género na web...
O interessante do Plickers é que a recolha da opinião é feita através de papéis que são lidos com o nosso tablet ou smartphone e os alunos não necessitam de ter nenhum instrumento digital!

Ou seja, aos alunos damos somente um papel que contempla quatro possibilidades de resposta(A,B,C,D) lançamos a pergunta e cada aluno mostra o seu papel com a sua escolha/resposta.



O professor com o seu tablet/smartphone, faz um scan de todas as respostas. No tablet o professor vai vendo as respostas dos alunos e ao mesmo tempo no projetor é mostrado quem já respondeu. A diferença é que no tablet visualizamos as respostas que cada aluno deu


e no projetor vemos quem já respondeu mas não se vê a resposta que cada um dos alunos deu.


A aplicação funciona muito bem e é rápida a recolher a informação, o scan é feito de longe não sendo necessário aproximar muito. O ideal é ter sempre o periférico(Tablet/Smartphone) que vai fazer a leitura sempre na vertical

A aplicação web contempla a criação e edição de turmas: é aqui que se faz a atribuição do cartão ao aluno; uma livraria de questões que vamos criando e que nos permite atribuir às turmas criadas, os relatórios de todas as questões que colocamos e claro, os cartões para imprimir.

Funciona em Android e IOS.

Achei o serviço extraordinário mas os alunos ainda gostaram mais dele. Admito que foi talvez o serviço que mais apreciei este ano!

Todas as fotos foram retiradas do site plickers.com

sábado, 17 de outubro de 2015

Revisão da Semana


Numa semana bastante dedicada a uma das ferramentas mais utilizadas pelos professores, o Powerpoint, partilhamos sobre este software um post onde explicávamos como podemos usar a ferramenta com uma apresentação gerida somente pelo utilizador. Para o efeito decidimos criar uma timeline que permite ao utilizador escolher livremente o período que pretende visualizar. Ainda com este exemplo explicamos como desativar por completo as teclas de direção e deixando o avanço de diapositivos conforme a escolha do utilizador. Explicamos ainda, como se pode retirar o sublinhado de uma hiperligação.
Antes disso, no início da semana partilhamos um serviço web que permite facilmente aos alunos "brincar" com as citações ou pequenos textos de uma forma muito criativa.
A finalizar a semana, com muita, mas muita criatividade, partilhamos uma ideia de uma professora que decidiu despir-se para ensinar. Verdadeira inovação pedagógica!

Bom fim de semana,

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Inovação...pedagógica... Despiu-se para ensinar com muita criatividade

Inovação pedagógica está na ordem do dia em todo o lado...mesmo em locais onde não se percebe nada de educação...
Pois bem uma professora de biologia despiu-se para ensinar o corpo humano. Despiu-se, mas ficou com dois fatos de licra, um com os músculos desenhados e outro com o esqueleto humano ;)


http://www.leidschdagblad.nl/regionaal/rijnenveen/article27524313.ece

e no youtube



quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Powerpoint - Como retirar o sublinhado de uma hiperligação


No início da semana partilhamos um powerpoint que permite ao utilizador escolher por onde quer navegar e para o efeito criamos uma timeline em que o utilizador escolhe a data que pretende ver. Para a criação desta apresentação algumas técnicas tiveram que ser feitas. No primeiro post explicamos a estrutura e a forma como a apresentação foi criada.
Ontem explicamos como podemos desativar todos os controles de avanço de diapositivos e deixar a navegação somente para as hiperligações existentes.
Hoje explicamos como podemos "retirar" o sublinhado das hiperligações e ao mesmo tempo formatar a hiperligação da forma que bem entendermos.

O processo não é simples, mas é fácil de se concretizar. Na realidade, nós não criamos a hiperligação no texto, o que fazemos é colocar por cima do texto uma forma geométrica que ocupe todo o texto e depois formatá-la de forma transparente(ao nível de preenchimento e de contorno da forma). Ou seja, quando o utilizador for carregar num ano, na realidade está a pressionar a caixa transparente que está antes do ano ;)



Terminamos desta forma uma sequência de três posts sobre o powerpoint com uma série de dicas sobre a utilização deste software.

Qualquer dúvida que surja estejam à vontade para entrar em contacto connosco!

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Powerpoint - Como desativar o avanço dos diapositivos pelas teclas


No post de ontem em que abordamos a forma de criar uma apresentação gerida completamente pelo utilizador referimos que o avanço dos diapositivos só pode ser feito única e exclusivamente através das hiperligações criadas nos diapositivos.
Normalmente quando criamos uma apresentação ela está previamente definida para avançar com o clique do rato ou então com as teclas de direcção, cima/baixo.
O controle do rato é simples de gerir, basta aceder ao separador "Transições" e na seção "Temporização" desmarcar a caixa de verificação "Com clique do rato".


Neste caso, o avanço dos diapositivos ainda continua a ser possível fazer pelas teclas e numa apresentação como a que ontem partilhamos, nós pretendemos que o utilizador avance não de forma sequencial mas através das hiperligações colocadas para o efeito.

Neste caso, precisamos de personalizar a nossa apresentação para Consulta num local público.
Na versão do office 2010 podemos fazer essa personalização no separador "Apresentação de diapositivos", secção "Configurar" e selecionar a opção "Configurar apresentação de Diapositivos". Nessa caixa de diálogo escolher a opção "Para consulta num local público(ecrã inteiro)"


E com esta configuração não é mais possível avançar de diapositivo para dispositivo a não ser através das hiperligações criadas.

Amanhã, veremos como "retirar" o sublinhado das hiperligações.




terça-feira, 13 de outubro de 2015

Criar uma timeline com o powerpoint gerida completamente pelo utilizador.




Uma das ferramentas mais utilizadas pelos professores continua a ser o Powerpoint. Normalmente utilizamo-lo para fazer apresentações sequenciais, com o intuito de expor algum conceito/assunto.

No entanto, hoje trazemos para o blogue uma outra forma de utilizar o software de apresentações.

Uma outra forma, porque é uma "apresentação" completamente gerida pelo utilizador, ou seja, é ele que define para onde quer ir e não a habitual apresentação sequencial de diapositivo a diapositivo.


Para exemplificarmos, criámos uma timeline, que acreditamos ser algo que muitos dos professores também utilizam mas que, normalmente, nem recorrem a este software para o fazer.


 A timeline suporta somente sete anos ,que poderiam, igualmente, ser períodos letivos ou outros intervalos temporais.

Cada diapositivo suporta um ano e, no caso, só contém dois elementos que variam: um texto e um gráfico que mudam consoante o ano.



Tudo o resto é grafismo simples, ou seja, a base tem uma caixa de texto onde se colocam os anos, uma linha e uma forma que aponta para o ano, sendo que, para dar ênfase, colocamos o ano a negrito e mudamos a cor quando o mesmo é escolhido.



É óbvio que este tipo de exercícios assenta na criatividade de cada um, mas é uma ideia que pode ser bem explorada.
É uma forma de disponibilizar aos alunos alguns recursos que eles podem explorar livremente num momento posterior.

Nota final - esta apresentação que aqui deixamos tem algumas técnicas que para alguns não serão muito utilizadas e que nos próximos posts vamos analisar, nomeadamente:
  • Como tirar o sublinhado da hiperligação e ao mesmo tempo formatar essa hiperligação com o formato que pretendemos(é um truque engraçado ;))
  • Como criar uma apresentação em que desativamos as teclas do cursor e do rato, colocando, dessa forma, a apresentação a ser controlada unicamente pelas ligações existentes no documento criado por nós.

São duas dicas muito simples mas que acreditamos que muitos dos professores que usam o Powerpoint possam desconhecer.

Gostávamos bastante que quando usassem a apresentação partilhassem connosco as dúvidas que possam existir...

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Quozio - dois cliques, uma citação em poster


Já há uns tempos abordamos aqui o Quozio. Trazemos o serviço de novo ao blogue porque está ainda mais simples e com mais modelos.

O Quozio é muito simples, disponibiliza duas "caixas", uma para a citação e outra para o autor e... está feito, agora é só escolher o modelo que mais lhe agrada para criar o seu poster.
O Quozio faz a ligação às redes sociais mais conhecidas e não carece de registo, no entanto para se criar uma biblioteca, terá de o fazer. Pode ainda enviar por mail.

Uma ferramenta simples, mas interessante para os alunos "brincarem" com as suas citações favoritas ou até criarem pequenos textos.

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

School tube - Um "Youtube" muito interessante para as escolas


O vídeo é provavelmente um dos recursos mais utilizado pelos professores. Um dos posts iniciais do The Blog Teacher abordava a importância do vídeo na sala de aula.
Faz todo o sentido, em poucos minutos compilamos uma série de informação e é um recurso atrativo e motivacional para o aluno.
A grande "fonte" onde os professores mais procuram é sem dúvida o Youtube, mas hoje trazemos para o blogue uma alternativa com algum interesse.

O School Tube é um serviço de alojamento de vídeo destinado a alunos e professores.
O conteúdo este serviço é criado/produzido por professores e alunos.
A pesquisa pode ser feita por palavras-chave ou então percorrendo as categorias que o serviço tem. Contém vídeos muito interessantes sempre em torno do tema escola, planos de aula e até mesmo vídeos que mostram como pode o vídeo ser usado na sala de aula.
As escolas podem ter os seus próprios canais de vídeo.



sexta-feira, 2 de outubro de 2015

TED da semana

Um excelente TED Talk do criador do CAPTCHA e de reCAPTCHA. E também um dos criadores do serviço Duolingo que já abordamos no blogue.
Acima de tudo um TED extraordinário que explica de uma forma extraordinariamente engraçada a necessidade destes sistemas de segurança e como os converter em algo profícua para a humanidade!
Soberbo, aconselho vivamente a visualizarem!




"Após dar um novo objetivo ao CAPTCHA de forma a que todas as respostas humanas escritas ajudem a digitalizar livros, Luis von Ahn debruçou-se sobre outras formas de utilizar pequenas contribuições feitas por muitos na Internet, para um bem maior. Na TEDxCMU, ele partilha o modo como o seu novo e ambicioso projeto, Duolingo, irá ajudar milhões a aprender uma nova língua enquanto traduzem a Web rapidamente e com precisão — tudo isto de forma grátis." retirado de TED