terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Os legos estão de volta com o Chrome

Isto saiu hoje e mal o vi fiquei bastante entusiasmado. Vejo um potencial enorme neste serviço que a google e a lego decidiram construir e partilhar.

Deixo com vocês o vídeo e acredito que muitas ideias vos irão surgir.


O Build with chrome funciona em pc, tablet e telemóvel.
Imagine, explore, construa...

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Top das dez competências dos meios de comunicação sociais dos profesores

É muito importante que hoje o professor tenha bastante competências na área dos meios de comunicação sociais. Falamos de colecções de canais de comunicação online, de comunidades que interagem partilham e colaboram na produção de conteúdo. Falamos especificamente de aplicações ou serviços web dedicados ao microblogging, redes sociais, bookmarking social, curadoria, wikis, fóruns, ...

Neste contexto, partilho um infográfico elaborado pelo editor do blogue educational technology and mobile learning O infográfico foi produzido a partir de um post de Doug Johnson do blogue The Blue Skunk Blog.


domingo, 26 de janeiro de 2014

Revisão da Semana



Uma semana com dois posts com dois serviços motivacionais para a escrita, o notegraphy que encanta os alunos na forma como formata os seus textos, dando-lhes uma lista extensa de modelos bastante criativos que irão dar muita beleza aos seus textos e ainda o quozio que permite colocar de forma muito simples citações em imagens. Houve tempo ainda para assinalar os trinta anos do 1º mac da apple e ainda um jogo muito interessante para os alunos praticarem o teclado.

O MAC faz trinta anos
Citações criativas em dois cliques
Praticar o teclado jogando
Publique citações, prosas ou poemas com muita criatividade

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

O MAC faz trinta anos


Faz hoje trinta anos que Steve Jobs apresentou o MAC...


Impressionante a loucura da sala! Era mesmo uma grande máquina!

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Citações criativas em dois cliques


Ainda esta semana abordei aqui no blogue o notegraphy, um serviço excelente para criar citações, poemas ou prosas de forma criativa e hoje, trago novamente um serviço similar mas que só permite a criação de citações, o quozio.
O processo é muito simples, escrevemos no serviço a citação e depois só temos de escolher o modelo que desejámos utilizar e temos a nossa citação pronta para publicar.



quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Praticar o teclado jogando


O Z-Type é um jogo extraordinário para se praticar o teclado.

Apresenta dois níveis de dificuldade e está desenvolvido de uma forma muito bem pensada e motivacional. As palavras vão aparecendo e só temos de as teclar. Um senão, são palavras em inglês.
No final mostra o resultado com  a percentagem de erros e de palavras por minuto.
Muito interessante sem dúvida para os alunos praticarem o teclado.

Outro jogo deste género já abordado aqui no blogue é o type rocket, mas acho este ainda mais interessante.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Publique citações, prosas ou poemas com muita criatividade


O Notegraphy é um serviço web muito interessante para publicar qualquer tipo de texto de uma forma muito criativa. Tem também a sua versão para android e IOS.

O processo é feito em dois simples passos:
Primeiro escrevemos  nosso texto e depois só temos de escolher o modelo de uma extensa livraria para aplicar ao nosso texto.




São imensas as possibilidades que o Notegraphy dispõe e com muita criatividade.
Notegraphy comunica com as redes sociais, permitindo facilmente a sua publicação nestas.

Estes exemplos do post foram construídos em poucos minutos, "perde-se" tempo, porque são imensas as possibilidades que o serviço disponibiliza. Estes modelos funcionam bem com qualquer tipo de texto, seja ele uma citação, uma prosa ou um poema.
O Serviço apresenta também um galeria com os recursos que vão sendo criados que também servem de inspiração.





É uma aplicação que aconselho vivamente para se usar na escola. Os alunos vão adorar o resultado final porque transforma rapidamente as suas palavras numa publicação muita criativa.
É um serviço claramente inspirador à escrita! Aconselho vivamente!




sábado, 18 de janeiro de 2014

Revisão da Semana


Começamos a semana com uma partilha de atributos que fazem do professor um profissional que os alunos adoram. Divulgamos mais uma excelente lista de recursos free que crescem na Web, contendo apps, serviços e sites para a sala de aula ou para o quotidiano do professor e um serviço extraordinário que transforma com um clique uma parte de um texto de uma página web numa imagem criativa.
Terminamos a semana com o TED de Salman Khan da Khan Academy, sem antes partilharmos uma dica que se pode tornar muito pertinente na hora em que o nosso documento do powerpoint não abre porque a versão do Powerpoint instalada é diferente da nossa!!!!

Ted da Semana -
Dica da Semana - O meu documento do powerpoint não abre?!?
Transformar texto em imagem, em segundos 
100 serviços web, sites e apps para a educação 
O Bom professor - 9 Atributos 

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Ted da Semana -


Salman Khan partilha a sua visão de uma escola mundial livre para todos e em qualquer lado.


"Salman Khan fala sobre como e por que razão criou a notável Academia Khan, uma série de vídeos educativos cuidadosamente estruturada, que oferece formação curricular completa em matemática e, agora, noutras matérias. Ele mostra o poder dos exercícios interactivos, e apela aos professores para considerarem a hipótese de revolucionar os métodos habitualmente utilizados na sala de aula -- para darem aos alunos a exposição da matéria em vídeo, para verem em casa, e para fazerem o "trabalho de casa" na sala de aula, com o professor disponível para ajudá-los." in TED


quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Dica da Semana - O meu documento do powerpoint não abre?!

Apple Mini DisplayPort adapter FAIL by DeaPeaJay, on Flickr
Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic License  by  DeaPeaJay 

Provavelmente já chegou alguma vez à sala de aula ou a outro espaço onde iria utilizar uma apresentação em Powerpoint e Ups! o documento não abre porque a versão do seu Powerpoint é diferente da versão que se encontra no pc que vai usar!?!

A solução é muito simples, sem fazer publicidade à google, basta transferir o seu documento em Powerpoint para o google drive e abrir o documento a partir do google docs. 

Eventualmente pode perder alguma animação, mas sempre é melhor do que não abrir a apresentação.

A google tem trabalhado imenso no google docs e hoje são poucas as características que o Powerpoint tem que o docs ainda não possui.

Na verdade, hoje ainda somos "amarrados" muito ao powerpoint, ao word, às pens, mas... começa a não fazer muito sentido. Para muitos o futuro é a nuvem, mas na verdade é o presente! 

Um tópico a explorar num post!

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Transformar texto em imagem, em segundos


Imagine que está perante uma página web e lê uma citação ou uma parte do texto que lhe agrada e gostava de a colocar numa imagem.

O shareasimage, faz isso de uma forma muito simples.
Basta seleccionar o texto da página web que se pretende e carregar no bookmarklet do serviço. Posteriormente será aberta uma pequena caixa de diálogo já com o texto em imagem. A a partir deste ponto é só utilizar as funcionalidades que o serviço dispõe e criar a imagem final.
O serviço contém mais de 30 fontes, permite adicionar imagens do seu pc ou de serviços como o flickr, facebook, instagram, definir fundos de cor, aplicar filtros à imagem ou colocar uma marca de água, para além de mais funcionalidades que podem ser exploradas.

Parece-me um serviço que pode ser facilmente usado na sala de aula ou para um pequeno tpc, uma vez que se pode revelar muito interessante para por exemplo, solicitar aos alunos para seleccionar uma parte qualquer parte de uma página web de uma determinada temática ilustrá-la, ou, ilustrarem uma citação que gostem, ...

Acrescentei o shareasimage na página ideal para... no tópico "Ideal para … jogar com as palavras e as imagens."

Nota final, para instalar o bookmarklet é só arrasta-lo para a barra dos marcadores do vosso browser.

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

100 serviços web, sites e apps para a educação

Tools of the trade by Jack Mallon, on Flickr

Creative Commons Attribution 2.0 Generic License  by  Jack Mallon 

Na semana passada fiz uma revisão a 2013 passando pelo The Blog Teacher e pela web no que diz respeito a serviços web gratuitos ou não. Entretanto, hoje nos meus feeds, encontrei mais uma lista interessante, partilhada pelo blogue Technology Tidbits, que faz uma mistura de serviços web, sites e apps para os dispositivos móveis que podem ser usados na educação ou no quotidiano do professor.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

O Bom professor - 9 Atributos

9 atributos que os alunos apreciam nos professores!

Honestamente não sei a fonte da imagem já que a retirei de outro blogue e que também não citava a fonte.

sábado, 11 de janeiro de 2014

Revisão da Semana


Na semana de regresso do The Blog Teacher após a pausa festiva, os posts foram de revisão a 2013.
Dois posts dedicados ao The Blog Teacher, um sobre os posts mais lidos e outro sobre os posts preferidos do autor do blogue.

Houve tempo ainda para os habituais tops de ferramentas para a educação: um somente com ferramentas gratuitas e outro mais extenso com gratuitas e pagas. Finalizamos a semana com a partilha dos dez vídeos educacionais mais populares de 2013.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Os 10 vídeos educacionais mais populares em 2013

Porque há sexta normalmente sai algo multimédia e porque estamos em revisão a 2013 aqui ficam os 10 vídeos educacionais mais populares de 2013.


















quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

As 50 melhores ferramentas/apps free de 2013 para a educação

Esta semana é uma semana de revisão a 2013.
Os dois primeiros posts de revisão foram sobre o The Blog Teacher, um sobre os posts mais lidos em 2013 e outro sobre os posts que mais prazer deram ao autor em os escrever.

Hoje partilho a lista das 50 melhores ferramentas/apps livres para a educação elaborada pelo conceituado edublogs.

Honestamente não desgostei, embora não tenha apreciado o primeiro lugar, porque foi perdendo algumas das suas características free que tanto apreciava. Outro serviço que me surpreendeu foi o Socrative por não aparecer na lista, mas enfim são listas e vale a pena ver, porque são todas gratuitas.
No entanto, gosto muito do top 20, por estarem lá a maioria das ferramentas que aprecio/uso.


segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

As dez mensagens mais lidas em 2013


Como habitulamente em época de férias o The Blog Teacher faz também uma pausa.
Na semana semana de regresso vou fazer uma revisão de 2014, começando com as 10 mensagens mais lidas durante este ano.
Percebe-se que o calendário escolar em formato de papel ainda é muito apreciado pelos professores, por isso o pódio foi completamente preenchido com posts sobre o calendário escolar, incluindo o do ano escolar transacto.
Depois percebe-se que os posts sobre ferramentas free são muito procurados.


Calendário Escolar 2013/2014

Calendário Escolar 2013/2014 - Actualizado
Calendário Escolar 2012-13 
Colagens, molduras, cartões, fundos sobre o Natal
7 ferramentas que os professores "devem" experimentar/usar este ano.
As melhores 18 ferreametas grátis para a educação
Revisão da Semana
50 ferramentas online para professores
14 ideias para o primeiro dia de aulas
Powerpoint - modelos para a educação


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...