O site BrightCarbon elaborou um modelo extraordinário em powerpoint que faz uma animação muito interessante com as nossas imagens.
O resultado é este:
Se pretenderem ler o artigo na íntegra podem fazê-lo aqui onde é explicado todo o processo de construção do modelo, através de texto e de tutorial em vídeo, no entanto se pretenderem somente o modelo podem transferi-lo aqui.
O modelo está feito para que o utilizador tenha somente que substitur as imagens que estão no mesmo pelas suas.
Para acrescentar mais fotos, basta copiar mais diapositivos aos que já existem.
O modelo contempla ainda toda as instruções necessárias para fazer as alterações, incluindo como adicionar a música ao modelo e como converter para vídeo.
Têm fotos da turma?! Os alunos vão certamente adorar na última aula ou na que achar ideal.
Este último, o biteslide é muito potente, vai muito para além da simples montagem de fotos ou imagens e vai deixar os alunos com bastante vontade de voltar ao serviço.
Como edição de colagem de fotos gosto mais do iPiccy, mas o pizap também tem técnicas engraçadas.
O fim do ano aproxima-se e são imensas as atividades digitais que se podem fazer para assinalar o final do ano.
Vou dedicar alguns posts com algumas ideias e serviços para as poder concretizar.
Hoje partilho três serviços que podem usar para fazer um poster digital:
O site gratisography apresenta imagens sublimes, registadas pelo fotografo Ryan McGuire e são de uma beleza extraordinária. São fotos de alta resolução e muito diversificadas recolhendo momentos bastante peculiares.
Todas as semanas o autor atualiza o seu portfolio.
As imagens são completamente livres de utilização podendo inclusivé serem usadas para efeitos comerciais.
Tenho a certeza que encontrarão lá muitas imagens para as vossas apresentações/trabalhos.
Adicionei o site na página ideal para... na rubrica ideal para procurar imagens livres de utilização na respectiva thinglink.
Na semana das provas finais do 4º e 6º ano, o The Blog Teacher partilhou uma explicação interessante da parte do P3 do público sobre os Moocs, uma dica sobre a edição de imagens no drive e dois vídeos: o primeiro de Manuel Castells sobre a obsolescência da educação e um TED extraordinário sobre o mundo invisível aos nossos olhos.
No dia 4 de setembro de 2013 publiquei um post com o calendário escolar 2013/14 em formato de excel e em formato pdf. Desde esse dia que se tornou a mensagem mais popular do The Blog Teacher, passados nove meses e 16 dias, mas especificamente o post foi destronado do 1º lugar dando lugar a um post que se refere à aplicação que julgo eu os professores mais utilizam: o powerpoint.
Muitas conclusões se podem tirar e a primeira sem dúvida, é que o calendário escolar em formato de papel é claramente um recurso utilizado pela maioria dos professores. A segunda, é que só agora foi destronado porque talvez estejamos a chegar ao final do ano letivo e que só foi destronado por um post que aborda a aplicação mais utilizada pelos professores.
PS: Não costumo escrever dois posts no mesmo dia, mas achei que tinha de registar no The Blog Teacher o momento. Aproveito para anunciar que brevemente colocarei o calendário 2014/15, com repetição em Setembro ;)
Há uns dias atrás publiquei um post sobre o Google Drive e na altura referi que ia começar a dedicar alguns posts ao serviço porque na realidade me tenho rendido cada vez mais a ele.
O serviço continua a ter lacunas, mas que a google tem vindo a resolver e uma delas era quando pretendíamos manipular uma imagem. Nessa altura tínhamos de recorrer a um serviço externo mas agora já não é necessário pois a google adicionou o corte e o redimensionamento das imagens.
Mas a boa noticia é que o corte pode ser feito em formas específicas que a google denomina de máscaras. Desta forma podemos cortar uma imagem numa estrela, em setas, circulos, ... para além disso, ainda se pode adicionar um limite a essa forma.
Sou um grande adepto dos moocs e são raras as vezes em que não ando a frequentar um. Acho os moocs excelentes por nos proporcionarem acima de tudo o acesso a outros áreas de saberes que podemos aprender mediante a nossa disponibilidade e por isso dedico alguns posts a esta temática.
O P3 do Público fez um artigo que denominou de "MOOC: os cursos gratuitos online que democratizam o ensino" em que refere:
"Cada um gere o próprio tempo, sem a pressão nem a formalidade de uma
aula tradicional. Os Massive Online Open Courses são vistos como uma
"revolução" no ensino — e gratuitos. Universidades portuguesas também já
se voltaram para os MOOC"
Aborda os inicios dos moocs, a democratização do conhecimento e a falta de divulgação dos moocs portugueses. Deixa ainda as maiores plataformas que disponibilizam moocs. No entanto, não é verdade que todos os moocs sejam gratuitos, porque existem alguns pagos, mas normalmente a preços acessíveis.
Ao sábado é dia de fazer a revisão da semana, mas hoje abro uma excepção na edição do blogue para assinalar o Dia Mundial da Internet que se celebra hoje, dia 17 de Maio.
"A data visa fazer uma reflexão sobre as potencialidades e desafios das novas tecnologias na vida dos cidadãos... e foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em janeiro de 2006 e é também conhecida como Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação." retirado de calendarr.com
Algum desânimo com a Google por não celebrar o dia com os seus doodles habituais. Como seria a google sem a Internet ;) E a nossa vida, como seria agora sem ela?
Hoje fui à III jornada de Conteúdos Digitais para a Educação e tive o privilégio de ouvir o Dr. José Luís Ramos numa conferência plenária intitulada de "A Hora do pensamento computacional na Escola" onde me consegui rever por completo nas ideias do conferencista.
A determinada altura dizia "Hoje, uma disciplina de pensamento computacional é tão importante como a disciplina de Inglês". Não consigo perceber como é que a tutela da educação não vê isso! Os alunos de hoje precisam claramente de uma disciplina deste género, programar hoje é sem dúvida tão vital como o inglês ou outra disciplina qualquer. As competências do séc XXI assim o dizem e a nossa tutela anda em sentido contrário.
É uma pequena dica que serve essencialmente para muitas outras que por vezes nos surgem.
Hoje são imensos os tipos(docx, doc, pptx, pdf, jpg, bmp, gif, xlsx...) de documentos que trabalhamos e encontramos muitos documentos que estão num formato que nem sempre é o que pretendemos. A forma mais simples é no nosso motor de busca preferido digitar simplesmente o tipo de ficheiro que temos, to, o tipo de ficheiro que pretendemos. Ou seja, temos um pdf e queremos converter em jpg, simplesmente digitamos o "pdf to jpg" e certamente que iremos ter um ou mais serviços que já fazem isso.
Óbvio que a qualidade pode não ser a desejada.
O meu preferido é o Zamzar porque converte imensos tipos de ficheiros, mas se o resultado não é o esperado, procuro um serviço específico para tal e normalmente aparece e com o resultado que pretendo.
Hoje joga o Benfica e por isso o post é mais pequeno, mas a verdade é que me parece uma boa dica.
A Direção-Geral da Educação (DGE), através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) está a promover um mooc sobre Segurança na Internet. "O objetivo principal deste MOOC é promover uma utilização
esclarecida, crítica e segura da Internet por parte da comunidade
escolar mais alargada." O Mooc é constituído por 3 módulos: Módulo 1: Cyberbullying.
Módulo 2: Redes sociais.
Módulo 3: Recursos educativos digitais: Para uma Internet mais segura.
É gratuito e realiza-se entre o dia 5 de maio e o dia 4 de junho.
O powerpoint continua a ser a grande referência dos professores ao nível de apresentações, no entanto existem muitas alternativas na web e completamente gratuitas e onde não são necessários grandes conhecimentos.
Partilho aqui uma lista elaborada pela empresa que criou o CustomShow, também ele um software de apresentações mais vocacionado para as empresas e que elaborou a lista onde para cada serviço discutem 4 tópicos:
Uma breve descrição do serviço
Quais as suas vantagens e desvantagens e,
indicam ainda para que é que o serviço é perfeito, se é que isso existe!
Na semana em que um dos meus clubes de futebol regressou à 1ª Liga(eu sei que não tem nada haver com educação, mas eu sou muito penafidelense) começamos a mesma com a partilha de um excelente serviço que permite inverter a sala de aula. Partilhamos um site com milhares de fontes gratuitas, deixamos uma pergunta relativamente a um serviço extraordinário para a criação de vídeos de forma muito simples e mostramos um agradecimento aos professores feito por alguém que sabe que a educação é MUITO importante: a google.
Houve tempo ainda deixar um pequeníssimo resumo de todo o potencial do que o google drive é capaz de fazer.
"Thank you to the millions of passionate teachers who inspire curiosity
in their classrooms...lesson after lesson, unit after unit, year after
year. We're fortunate to have had many of you in our lives, and we can't
wait to see what the future will bring because of the work you're doing
today." retirado da descrição do vídeo
Já dediquei alguns posts ao animoto. Aliás foi dos posts iniciais do The Blog Teacher em que aludia à utilização do vídeo na sala de aula e introduzia ao mesmo o animoto.
Volvidos 4 anos, este serviço continua a ser o meu prefeirdo dos que anda na web.
Em poucos minutos se cria um vídeo com qualidade e sem ter conhecimentos técnicos.
Adicionamos fotos, vídeos, organizamos os elementos, escolhemos uma música e selecionamos de entre bastantes modelos que o animoto disponibiliza e ... o nosso vídeo está pronto para ser partilhdo.
Ainda não experimentou? Experimente agora que vai gostar!
Sou professor e como tal observo/lido bastante com a evolução das "coisas" ao nível tecnológico e uma das ferramentas que muito aprecio é o google drive principalmente a partir do momento em que o drive e o docs se tornaram num "só".
O futuro, eu diria mesmo o presente, é serviços como o da google onde tudo se faz na nuvem. Duvido pouco que nos próximos dois-três anos 90% do que fazemos será recorrendo a serviços alojados na nuvem.
O drive trás anexado a si um "currículo" extraordinário, basta pensar que a maioria dos professores usa para processar texto o word, para fazer apresentações o powerpoint e como folha de cálculo o Excel, ou seja, as aplicações do office e que o drive tem nesse mesmo "currículo" de forma gratuita essas mesmas aplicações e que fazem 95% das operações que os professores fazem nas três aplicações da microsoft que acabei de referir, no entanto, a google tem evoluído a um ritmo impressionante no que diz respeito a dotar estes serviços com mais funcionalidades.
Este paragrafo, pode levar alguns a questionar:
Ok, se faz 95% das operações e eu estou habituado ao office porque vou então mudar?!
Simples, porque o drive tem imensas potencialidades que o office não tem, e sem as enumerar todas passo a citar algumas:
Tudo o o que faz, fica guardado na nuvem, e nunca mais se perde!
A partilha dos documentos é feita de uma forma muito simples!
Pode ser acedido em qualquer dispositivo,
Independentemente do seu tamanho, se cabe no drive, pode ser enviado por mail,
Se é anexo, basta enviar para o drive
Todos os documentos podem ser construídos colaborativamente e editados por n utilizadores ao mesmo tempo.
Além disso, o drive tem também o desenho e a criação de formulários
E, se ainda não chega, o drive tem crescido tanto, mas tanto que são imensos os serviços que agora podemos criar diretamente a partir deste serviço, bastando para isso instalar os suplementos que nos permitem criar documentos para:
gráficos de gantt
histórias interactivas,
diagramas
mapas mentais e,
muito mais serviços que começarei a divulgar aqui no blogue.
Esta será uma rubrica que irei explorar com frequência no The Blog Teacher, porque acredito bastante que o futuro passará muito pelo drive.
Nota final, sou um utilizador do dropbox e certamente que o continuarei a ser, mais porque os meios em que me insiro ainda funciona muito o office, mas a nível pessoal, cada vez mais gosto do drive.
Creamundo é um site que procura na internet fontes gratuitas e que depois as disponibiliza no seu site.
Este tipo de sites são muito interessantes na hora de criar...
O site apresenta também tutoriais de como se pode inatlar uma fonte em diferentes sistemas operativos. Oferece tambem uma vista prévia das fontes com um texto de exemplo.
São milhares de fontes disponibilizadas gratuitamente.
O Flipped Classroom está muito em voga, talvez a preparar algo que se adivinha há muito para a escola mas que... muita gente não quer ver.
Seria sem dúvida um tema muito interessante para uma tertúlia mas... o título do post é somente sobre um serviço que possibilita de uma forma muito simples criar vídeos que lhe permitem inverter ou porque não estender a sua sala de aula.
O EDpuzzle é um serviço que nos permite pesquisar vídeos em diferentes serviços de alojamento de vídeo(youtube, vimeo, KhanAcademy, TED, ...) e depois "editá-lo" mostrando somente as parte do vídeo que nos interessa. É óbvio que aplicações destas já existem há muito, mas o EDpuzzle permite também adicionar ao seu vídeo:
comentários
gravar notas de audio
inserir questões.
O serviço permite que possamos criar turmas e atribuir às turmas os vídeos que criamos. Aos estudantes só temos de ceder um código fornecido pelo EDpuzzle para a turma e sempre que o pretendermos podemos atribuir um vídeo com tarefas aos nossos alunos.
Adoro este tipo de aplicações, mas, acho que eles adoram mais, então porque não usar?!?
Na semana em que se celebrou o Dia do Trabalhador o The Blog Teacher, partilhou dois sites que disponibilizam gratuitamente milhares de modelos para o powerpoint; um site onde se pode pesquisar imensos recursos(imagens, áudio e vídeo) gratuitos e como tal que podem ser usados livremente; 74 cursos online para este mês e ainda um slideshare extraordinário para professores, que contém vários serviços gratuitos para se usar na sala de aula e motivar os alunos, muito aconselhado pelo The Blog Teacher.