terça-feira, 23 de julho de 2013

Boas férias


O The Blog Teacher vai entrar de férias e regressar em Setembro.
Depois de um ano intenso e de muitas partilhas, esta pausa serve para colocar de lado durante uns tempos o trabalho e dedicar-me à família, aos amigos, ao sol e ao dolce far niente.

Desejo a todos os leitores do blogue umas excelentes férias,
Até Setembro,
Filipe Mendes  

quinta-feira, 18 de julho de 2013

43 ferramentas livres para professores

Lista são listas, tops são topos valem o que valem mas o blogue teachtought elaborou ma lista com 43 ferramentas livres para os professores usarem. Na maioria já as conheço e aconselho vivamente a darem uma vista de olhos nas sugestões.



quarta-feira, 17 de julho de 2013

What is a blog?


Ainda na semana passada o The Blog Teacher partilhou um post com um tutorial fabuloso para se criar um blogue com o wordpress, hoje na mesma temática partilho um vídeo tremendo de criatividade que ilustra o "What is a blog?" elaborado com a chancela do edublogs.


Do que é que está à espera?
Starting your blog today

terça-feira, 16 de julho de 2013

Para uma boa apresentação - 27 dicas


Hoje partilho 27 dicas elaboradas por mia macmeekin que nos podem ajudar imenso na hora de elaborar/apresentar uma comunicação.

São dicas simples muito proveitosas, tal como devem ser as apresentações simples, porque nós somos o foco!


Revisão da Semana


Na semana em que me foi dada a notícia que o TEDxPenafiel vai ser uma realidade que muito prazer me dará a organizar juntamente com uma belíssima equipa, houve tempo para partilhar um TED do meu TEDiante favorito, Sir Ken Robinson
Houve tempo ainda para partilhar uma videoteca completamente free e com mais de 500!!! filmes e um post muito bem elaborado sobre como criar um blogue.

A meio da semana deixei um post sobre a minha dificuldade em entender a visão ou cegueira de Crato.


sexta-feira, 12 de julho de 2013

TED da Semana

Já há uns tempos que estava para partilhar o último TED do meu TEDiante preferido. Faço-o hoje porque coincide com a semana em que recebi a feliz notícia que o TEDxPenafiel foi aprovado e do qual me orgulho imenso em fazer parte da organização do mesmo.

Há mais sonhos para realizar mas este era um deles!

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Não consigo entender a visão ou cegueira de Crato


Hoje enquanto lia um questionário de resposta aberta que faço aos meus alunos no final do ano letivo numa das perguntas que era "Sugestões para melhorar o funcionamento da disciplina", constato que mais de 50% dos meus alunos referem entre muitas sugestões que a disciplina deveria de ter mais horas por semana.

Crato decidiu antecipar as TIC para o sétimo e oitavo embora na verdade ele queria terminar com a disciplina e isto simplesmente porque ele acha que "eles dominam as TIC".
Crato não sabe o que diz, simplesmente ele confunde destreza com dominar.

Deixo-lhe aqui um repto que faça um simples exame para aferir essa afirmação onde peça para os alunos criarem uma estrutura de pastas hierárquica para organizar a informação. Que lhes dê um pequeno assunto para pesquisarem na Internet e com ele fazer um relatório e uma apresentação em Powerpoint, com método, como é claro! Eu acredito que 50% dos alunos não passam e só falamos de pequenos pedidos. Podemos complicar só um bocadinho de nada e perguntar como fazem a tabuada de um determinado número no Excel, ou como se calcula o IVA de um determinado preço, aí o índice de reprovação dispara!

Tenho a plena convicção que ele se prepara para retirar as TIC do currículo!

Pessoalmente não consigo entender esta aversão de Crato relativamente às TIC e à Informática, quando sabemos que o mercado felizmente procura imensos informáticos. Com o desemprego que existe ainda há pouco dias vi duas empresas a recrutarem informáticos, mas atenção uma abria 40 vagas e outra 80!!!! Também é público que os empregadores assumem que existe uma falta enorme de profissionais nas áreas das TI e que por exemplo as empresas portuguesas de TI, contrariamente ao ciclo de desemprego que tem vindo a ser desenvolvido em Portugal ainda vão contratar durante este ano.

Crato ou não vê ou olha para estas notícias de lado! E se o faz então é um péssimo Ministro e se não o faz, então que mostre que realmente a Informática não faz sentido e daí o desinvestimento brutal que ele tem feito na Informática! Como não acredito na segunda hipótese...

terça-feira, 9 de julho de 2013

500!!! filmes gratuitos



O  Open Culture elaborou uma extensa lista de filmes que não para de crescer e já vai em mais de 500 filmes.

Esta lista está organizada por géneros cinematográficos e inclui imensos filmes antigos.

No final ainda apresenta uma lista com sites onde podemos aceder a outros filmes gratuitos na Internet.

Uma belíssima sugestão para as férias que se aproximam.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Como criar um blogue

old typewriter by zen, on Flickr
Creative Commons Attribution-Noncommercial-Share Alike 2.0 Generic License  by  zen 


Para quem pretende iniciar-se no mundo dos blogues, deixo aqui um post extraordinário do site1stWebDesign repleto de dicas que o irão ajudar certamente a construir o seu blogue de raiz.

O tutorial recorre ao alojamento no wordpress e começa com um vídeo que mostra como se pode criar o blogue nesta plataforma. Inclui depois tópicos com modelos muito apelativos quer pagos que rgratuitos. Apresenta também uma lista de plugins recomendados e como se podem instalar estes no blogue. termina com algumas dicas sobre esta plataforma de alojamento de blogues.

É um tutorial extenso mas muito completo que certamente ajudará quem tem algumas dúvidas sobre como criar e fazer a manutenção de um blogue, conduzindo de uma forma muito simples, o utilizador que não detém nenhuma experiência nesta área

Revisão da Semana



Na semana em que o editor do The Blog Teacher regressou após um período de greve, houve tempo para partilhar alguns posts interessantes encontrados na web, um TED de uma senhora formidável que exigiu a escola, um pouco do que foi a minha comunicação no Social Media Day e ainda um pequeno vídeo que mostra como alguns adolescentes têm vida difícil.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

terça-feira, 2 de julho de 2013

Social Media Day



No sábado passado estive no Social Media Day a falar sobre uma das temáticas que mais adoro. A minha comunicação tinha como mote "As plataformas LMS e as suas funcionalidades sociais na escola de hoje".
Não partilho aqui a comunicação porque ela não foi filmada e não partilho a apresentação porque era suposto falar sem um guideline, mas partilho com vocês que falei sobre:
A escola de hoje, dos alunos que ela recebe, os famosos nativos digitais;
Da fractura digital, ou seja, da escola de hoje que é ainda muito analógica e que tem como alunos que vivem num mundo extra-escolar completamente digital.
E que a escola tem rapidamente de tentar aproximar estes dois mundos(o escolar e o extra-escolar do aluno), ou seja diminuir esta fractura digital.
Nesta escola, é muito importante o professor ter uma presença na web que pode ser feita de várias formas como já expus várias vezes no blogue.


Por último, abordei as plataformas LMS que permitem hoje ao professor, além de gerir toda a informação das suas turmas, permite comunicar de uma forma rápida, e individual com os seus alunos e com os seus encarregados de educação. Ou seja, estender a sua sala de aula para além das 4 paredes físicas que a compõem e permitir também ao seu encarregado de educação receber informação atempada e em qualquer lugar.

Foi muito mais que isto, mas dá para ficar com uma ideia.

A terminar, foi com muita satisfação que recebi pela minha comunicação os parabéns da professora Júlia.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

De regresso... após a greve



Estou de regresso à edição diária do The Blog Teacher após um longo período de greve como protesto às medidas que este governo quer impor e que são claramente um atentado à qualidade da escola pública. A sociedade civil não entende que esta greve foi pela qualidade da escola pública, pela qualidade da escola dos nossos filhos, mas enfim...

Enquanto isso, eu vou continuar a lutar por ser um melhor professor e usando as palavras do Crato "fazer mais com menos", leia-se mais qualidade com menos tempo.

De regresso... às partilhas!




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...