segunda-feira, 20 de maio de 2013

Faça uma timeline com o powerpoint



Hoje elaborei um post em jeito de tutorial ou de passo a passo para se criar uma timeline com uma das ferramentas mais utilizadas pelos professores, o powerpoint.
A dificuldade é praticamente inexistente, no fundo o que fazemos é "enganar" a audiência.
É claro que não existe nenhuma regra especifica para se criar uma timeline com o powerpoint o que aqui vou partilhar é somente um exemplo de como se pode criar, mas a criatividade de cada um permitirá criar timelines muito diferentes uma das outras.
Quando acedemos ao powerpoint somos confrontados com um diapositivo com um esquema de título e sub-título, para este exemplo sugiro um esquema só título. Vamos deixar o título para o nome do evento e sobre o lado esquerdo do diapositivo vamos colocar a linha de tempo. A linha de tempo pode ser feita introduzindo uma caixa de texto com as datas, linha a linha, deixando o resto do diapositivo para a informação(texto+imagens) sobre o evento.
Posteriormente coloca-se as datas com uma cor da letra que se aproxime do fundo.
No final teremos o nosso diapositivo feito e que servirá de modelo.
Neste ponto vamos duplicar o diapositivo tendo em conta o número de eventos.

Agora, vamos dar ênfase ao evento e à data.
No primeiro diapositivo faz-se um rectângulo um pouco maior que a data e em seguida formata-se o mesmo com alguma transparência(este pode ser o ponto mais difícil de todos, por isso deixo a sequência-botão direito do rato no rectângulo formatar forma-preenchimento sólido-transparência até ao ponto que lhe parecer adequado).
A data que vamos destacar deve ficar com uma cor escura e de preferência a negrito.
A partir deste ponto, só temos que copiar o rectângulo para cada um dos diapositivos e colocar o mesmo na data correspondente, ao tempo tempo, também modificamos a data do evento a negrito e escuro.

É óbvio que todos estes aspectos devem ser reconsiderados quando se pretende mudar de cor, se mudamos o fundo, também teremos de mudar logo a cor do texto da timeline.

Este é um pequeno exemplo, que podem e devem adaptar mediante a vossa criatividade.
A própria timeline pode ser diferente. Pode ter um fundo por trás, a caixa que assinala a data pode ser outra “coisa” qualquer, tudo depende da nossa criatividade e do que se pretende fazer.
É somente um exercício simples, mas que decidi partilhar no blogue.

Se tiverem mais ideias partilhem!

domingo, 19 de maio de 2013

Revisão da Semana


Na semana em que o The Blog Teacher atingiu o número redondo de 200 seguidores, houve tempo para partilhar 30 soluções que se apresentam como alternativa ao Google Reader, 5 designs diferentes de gurus em apresentações electrónicas, mais de 30 tutoriais de moodle e um belíssimo TED que aborda porque é importante os alunos saberem programar.




sexta-feira, 17 de maio de 2013

TED da Semana

Este TED é de uma pessoa que aprecio bastante e que desenvolveu uma ferramenta extraordinária.
Também sou dos que acho que a programação deveria de ser ensinada a todos os alunos. Nem todos vão ser programadores profissionais, mas a programação permite-lhes aprender em contextos significativos, a dividir problemas complexos em pequenos problemas mais simples, a encontrar os erros e a ser persistente na resolução deles, a colaborar no desenvolvimento de projectos e estas skills, são claramente importantes em quase todas as áreas e não somente na programação.
É um bom TED que vem atestar a minha ideia de que Crato está complemente em contraciclo. Mas isso ficará para um post que anda na minha cabeça...


quinta-feira, 16 de maio de 2013

30 alternativas ao google reader

your choice! (cc) by marfis75, on Flickr
Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic License  by  marfis75 

No início do próximo mês de Julho a Google vai encerrar o seu Reader e tal como eu, muitos de vocês procuram uma alternativa ao leitor de feeds da Google. Há uns tempos deixei no blogue uma alternativa muito credível ao Google Reader. Aliás já existe um site denominado de Replace Reader que contém uma lista de alternativas em jeito de top e onde o Feedly lidera até ao momento.
O blogue Educación Tecnologica partilhou um clipboard elaborado por Robin Good onde este partilha 30 alternatvias ao Reader.

Acredito que vão encontrar algo que vos agrade. Relembro que nestas "coisas" existe sempre a resistência à mudança por isso não espere encontrar algo exatamente igual ao Reader, mas que há soluções muito interessantes isso há.


quarta-feira, 15 de maio de 2013

Moodle - Tutoriais


Sou um grande apreciador das plataformas LMS. Sou dos que acho que hoje o professor "deve" ter um espaço na web para poder comunicar com os seus alunos. São imensas as possibilidades que estas plataformas disponibilizam para se poder comunicar com eles. A moodle é uma dessas plataformas que permite uma presença na web e estreitar a comunicação com os nossos alunos para além da sala de aula. O Education Public criou até ao momento 30 tutoriais onde em cada um deles aborda uma especificidade da plataforma, mas sempre na perspectiva do professor.

Excelentes dicas para quem se pretende inicializar na moodle e mesmo para quem já usa.


terça-feira, 14 de maio de 2013

Apresentações eletrónicas - 5 designs diferentes

Apresentações electrónicas é uma das temáticas que aprecio e daí ter já incluído no blogue imensos posts dedicados a esta temática, desde partilha de bons exemplos, de dicas, de tutoriais, de modelos, de ferramentas para a produção das mesmas, enfim, muitos posts já foram colocados no The Blog Teacher em torno desta temática.
Hoje partilho 5 designs diferentes de elaborar uma apresentação de 5 mestres:



segunda-feira, 13 de maio de 2013

200 seguidores

é goooool!!! by alvez, on Flickr
Creative Commons Attribution-Noncommercial-Share Alike 2.0 Generic License  by  alvez 

O primeiro post da semana vai para o número 200!

Durante a semana que passou o The Blog Teacher atingiu a marca dos 200 seguidores via RSS. É um número redondo, e gosto sempre de assinalar estes números porque são números que fazem bem ao ego dos bloggers ;)

Obrigado a todos os que por aqui passam e contribuem para a minha motivação...

sábado, 11 de maio de 2013

Revisão da Semana







Uma semana de boas partilhas de serviços que oferecem recursos que podem ser usados livremente: o find icon que oferece mais de 400 000 ícones e o free music archive repleto de músicas que podemos usar livremente. Tempo ainda para dois serviços muito simples mas de muita utilidade: o 10 minutes mail, que cria um mail temporário e ainda um serviço para gerar números e letras aleatoriamente.
Terminamos a semana com um lembrete:
Há quanto tempo não muda a sua password?



sexta-feira, 10 de maio de 2013

Há quanto tempo não muda a(s) sua(s) password(s)

Hoje é dia de partilhar algo em jeito de multimédia. A minha partilha de hoje é mais um lembrete.
Há quanto tempo não muda as suas passwords? Ou melhor ainda, porque continua a usar sempre a mesma password em quase todos os serviços.


Agora vá lá mudar a sua ;)

quinta-feira, 9 de maio de 2013

+400 000 ícones gratuitos


Find Icons é um site que permite a pesquisa de ícones  Falamos de uma imensa "íconoteca", já que o serviço tem mais de 400 000 ícones alojados e que podem ser usados gratuitamente. Além disso, depois de encontrado o nosso ícone podemos fazer neste uma alteração que acho muito interessante,
mudar a cor de fundo, inclusive para transparente.
O serviço permite ainda refinar a nossa pesquisa através da cor mais predominante no ícone.
Com tantos ícones é quase impossível não encontrar o ícone que se pretende.
A pesquisa funciona por palavras chave e tem versão portuguesa.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Email temporário


10 minute mail é um serviço web que cria um mail durante dez minutos.
Muitas vezes somos confrontados com registos em sites que não confiamos plenamente ou simplesmente para se usar um serviço qualquer e nos pedem a confirmação.
O 10 minute mail é ideal para essas situações, pois cria um email durante 10 minutos(pode-se pedir mais tempo) o suficiente para se confirmar o registo no site.

No site podemos ver os mails que nos foram enviados ou pedir mais dez minutos. Um site simples mas que dá muito jeito em determinadas circunstâncias e acima de tudo vai evitando o famoso SPAM! E no fim...

Crédito das imagens 10 minute mail

terça-feira, 7 de maio de 2013

Musica gratuita

créditos free music archive
O free music archive é uma "biblioteca" com imensa música que se pode fazer o download livremente.
A maioria das músicas podem ser utilizadas livremente nos nossos trabalhos, bastando para isso atribuir a licença CC que a grande maioria dispõe. Existe também uma parte com músicas de domínio público que podem ser editadas/remisturadas.
A pesquisa pode ser feita por autor ou género, que inclui 15 categorias diferentes.
Considero estes sites muito importantes e que devem ser divulgados junto dos alunos, para que estes percebam que nem tudo que está na net pode ser usado livremente. E, ao mesmo tempo para se ir trabalhando as licenças CC.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Gerar aleatórios

A Mirror to the Moon by kugel, on Flickr
Creative Commons Attribution-Noncommercial-Share Alike 2.0 Generic License  by  kugel 

Generate Random Letters é um serviço web muito simples mas que podemos colocar na nossa "algibeira" para nos ajudar em determinados momentos da aula.

Embora o nome do serviço deixe a ideia de que é somente capaz de gerar aleatoriamente letras, este também é capaz de gerar números de 1 a 9, de 1 a 100 e ainda as palavras que mais se repetem na língua inglesa.

Em determinados momentos da aula pode ser muito útil. Seria ainda mais interessante se tivesse uma opção para gerar aleatoriamente números entre 1 e X, podendo nessa circunstância substituir X pelo número de alunos da turma. No entanto, parece-me um serviço muito simples, mas que nos pode ajudar na sala de aula.

Há uns tempos atrás fiz referência a um site similar, mas que trabalha com lista de nomes, que se torna muito interessante para gerar aleatoriamente o nome de um aluno da turma.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...