quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Humor

Não resisti a partilhar antes de me recolher…

adequadas
desviada do Facebook.

Aprender entretendo

game1

Hoje lia um post em torno da temática “preciso de ser bom a matemática para programar”, quando descobri esta delícia. É um jogo muito simples em que a finalidade é empurrar a bola para apanhar a bandeira.

game2

No entanto os alunos vão ter de puxar muito pela cabeça para resolver estes quebra-cabeças. Para empurrar a bola terão de desenhar figuras geométricas que permitam dar velocidade à bola. Além disso terão de conjugar esses objectos com pontos móveis. O tutorial é bastante explícito. Aconselho os graúdos a jogarem os níveis iniciais e vão perceber a dificuldade e ao mesmo tempo a aprendizagem que os alunos fazem neste jogo

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Gmail com google drive, anexos até 10 GB

 

gmail

A google tem uma estratégia muito forte de integração de todos os seus serviços, estratégia essa que permite de uma forma muito forte, fidelizar o seu utilizador. Honestamente não sei a cota que ocupa o google drive no que diz respeito ao armazenamento na nuvem, no entanto esta simples particularidade vai certamente “arrastar” muitos utilizadores para a utilização do google drive.

A google há pouco tempo atrás decidiu integrar no gmail o envio de um anexo que esteja armazenado no drive, ora, a capacidade inicial do drive é de 10 GB, como tal este mecanismo vai permitir ao utilizador enviar anexos até 10 GB!!! Ou seja 400 vezes superior ao permitido para quem não usa o serviço!

É caso para dizer: A google não brinca em serviço!

drive_with_gmail

Esta funcionalidade só é possível quando o utilizador usa a nova janela de edição da mensagem que a google disponibilizou recentemente. Quando carregar no botão de anexar surgirá o botão do google drive(ver imagem) que lhe permite selecionar os documentos a anexar, na verdade, é anexado um link ao mail e não o documento.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Inovar na educação

 

Um TED delicioso de um professor de Matemática!

“Inovar na educação é o somatório de generosidade, gratidão e inspiração”

Obrigado a todos

Durante estes últimos dias, o The Blog Teacher esteve a participar no concurso de Blogues organizado pelo concurso Aventar.

Este post é o meu agradecimento publico a todos aqueles que durante estes dias foram ao blogue contribuir para os votos que obtive.

O The Blog Teacher ficou num honroso segundo lugar.

Foi com grande satisfação que vi uma série de seguidores do blogue a contribuírem para que o blogue alcançasse a segunda posição numa categoria onde concorreram mais de 30 blogues!

A todos vocês o meu muito obrigado!

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Pedido de colaboração

Normalmente os meus posts são de partilha. Hoje faço um post com um pedido de colaboração.

O The Blog Teacher encontra-se a concorrer no concurso de blogues na categoria “Escolares e Jornais de Escola”organizado pelo blogue Aventar.

Se quiserem contribuir, podem votar no blogue neste link!

Podem fazê-lo até amanhã à meia-noite!

Muchas gracias!

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

As melhores 18 ferramentas grátis para a educação

edublogs

Todos os anos o Edublogs, faz o seu cada vez mais conhecido Edublogs awards que incluem uma série de categorias: blogues individuais, colectivos, estudantes, professores, … enfim uma série de categorias, onde nessas categorias surge a melhor ferramenta do ano:

Partilho abaixo a lista das ferramentas e congratulo-me por já ter abordado uma série delas.

  1. Claco
  2. ClassDojo
  3. Diigo
  4. DropBox
  5. Edmodo
  6. Evernote
  7. Glogster EDU
  8. Google Apps for Education
  9. Google Drive
  10. Google Hangout
  11. KidBlog
  12. LiveBinders
  13. Pinterest
  14. Socrative
  15. Storify
  16. ThingLink
  17. Twitter
  18. Wordle

 

E os vencedores foram:

  1. Twitter
  2. Glogster EDU
  3. DropBox 
  4. Edmodo
  5. Pinterest 

 

PS:Até ao final da semana estou a concorrer a um concurso de blogues organizado pelo blogue Aventar, se apreciarem o The Blog Teacher podem votar aqui no blogue na categoria “Escolares e Jornais de Escola” e podem votar diariamente.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Comicmaster–crie banda desenhada de forma simples

 

comic_master_logo

O comicmaster permite a criação de bandas desenhadas de uma forma muito simples, recorrendo a uma interface criada para a utilização das suas funcionalidades através do arrastar e largar.

Inicialmente o utilizador é deparado com uma folha em branco e onde pode organizar as suas tiras que compõem a banda desenhada.

comic_master

A partir daqui o utilizador pode acrescentar em cada quadrícula:

  • backgrounds,
  • personagens(cada personagem apresenta diferentes posições/ações),
  • objectos,
  • efeitos especiais
  • e balões de diálogo ou de pensamento.

Todos estes objectos podem ser redimensionados e ajustados às quadrículas.

No final o comicmaster permite a impressão da banda desenhada elaborada e se o utilizador pretender gravar a sua obra então terá de efectuar o registo, para que esta seja guardada na sua conta.

Pela sua simplicidade de utilização e porque a impressão não carece de registo, considero este serviço web muito interessante para os alunos criarem as suas tiras de banda desenhada. Um bom recurso para incentivar a criatividade, a escrita e a leitura.

comic2

PS:Até ao final da semana estou a concorrer a um concurso de blogues organizado pelo blogue Aventar, se apreciarem o The Blog Teacher podem votar aqui no blogue na categoria “Escolares e Jornais de Escola” e podem votar diariamente.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Presença na web, comunicar com os alunos-resumo

 

 

Na semana passada dediquei todos os meus posts a esta temática. Apresentei uma opinião pessoal sobre a importância de hoje o professor ter uma presença na web, por forma a comunicar com os alunos. Um espaço de partilha, de diálogo entre o professor e o aluno e, o aluno-aluno, de criação, de colaboração e não o vulgar repositório de documentos.

Um dos problemas que existe para a criação destes espaços muitas das vezes é desconhecer que existe algum recurso que o pode fazer isso por nós, mas de forma simples. Essa é a expressão, “fazer por nós de forma simples”. Esse desconhecimento leva a que muitos dos professores vejam como alternativa o blogue, no qual considero um serviço muito interessante mas pouco profícuo comparado com outras soluções que a web nos fornece gratuitamente.

Por isso abordei três plataformas onde se pode criar o tal espaço. Duas que o fazem da tal forma simples que refiro anteriormente e uma outra que o faz de uma forma mais específica, mas que requer algum conhecimento da mesma para se tirar partido dela.

O edmodo e o schoology são duas plataformas similares! São ambas fáceis de manipular e rapidamente nos vamos apoderando das suas funcionalidades, como partilhar recursos, criar eventos, submeter tarefas, criar quizzes, receber e comentar trabalhos ou tarefas, deixar alertas, responder a dúvidas, … enfim criar uma plataforma digna de uma presença online. E todas estas funcionalidades são feitas de forma muito simples e bem conduzidas por ambas as plataformas.

Após uma análise mais profunda, reconheço que o edmodo, é plataforma para poder ser utilizada desde o primeiro ciclo até ao secundário, enquanto o schoology, me parece que pode ser aproveitado a partir do sétimo ano. Esta plataforma apresenta dois constrangimentos, não tem tradução para português e talvez por ser recente é ainda uma plataforma que apresenta alguma lentidão. Tem também uma interface que no início não é completamente amigável, no entanto não deixa de estar bem estruturada.

A última plataforma revista, a plataforma moodle, é a preferida do editor do blogue, porque tem um potencial extraordinário, mas como tudo que é potente requer bastante personalização com muitos parâmetros, personalização essa que é o maior entrave à continuidade de grande parte dos utilizadores quando tentam criar os seus espaços. Não devo estar muito enganado quando os que começam um espaço destes ou desistem ou então usam-no somente como repositório de documentos e de partilhas de ligações. Nesse caso estamos perante uma utilização básica, porque a moodle é :

  • armazenamento -ficheiros,base de dados, pastas, portfolios,links, objectos flash…
  • avaliação – questionários abertos, tarefas, notas no mesmo sitios, escalas… tarefas,
  • comunicação - fóruns, salas de chat, rss, mensagens assíncronas, calendário…
  • e colaboração – glossário, wikis, fóruns, lições, blogues,…

A finalizar, se pretendem inicializar-se na criação de um espaço para a vossa disciplina, eu sugiro o edmodo, mais tarde, quando já dominarem a plataforma, se tiverem necessidade de incluir algumas funcionalidades na vossa disciplina estarão então à procura de uma plataforma como o moodle, que cresce todos os dias!

Termino aqui a série de posts dedicado a esta temática que espero honestamente ter contribuído ou encorajado alguns a criarem o seu espaço na web para comunicar com os seus alunos.

Os outros posts da temática:

Presença na web, comunicar com os alunos
Presença na web, comunicar com os alunos–Schoology
Presença na web, comunicar com os alunos–edmodo
Presença na web, comunicar com os alunos–moodle

PS:Até ao final da semana estou a concorrer a um concurso de blogues organizado pelo blogue Aventar, se apreciarem o The Blog Teacher podem votar aqui no blogue na categoria “Escolares e Jornais de Escola” e podem votar diariamente.

sábado, 19 de janeiro de 2013

Revisão da semana

revisão da semana

Uma semana completamente dedicada a uma temática que denominei de “Presença na web, comunicar com os alunos” onde num primeiro post deixei a minha opinião sobre a importância de hoje o professor ter uma presença na web, de estender a sua sala de aula para além do espaço físico, a internet e os seus serviços como aliados do professor.

Posteriormente enquadrado na temática, partilhei três plataformas distintas mas onde o professor pode estender a sala de aula e também organizar o seu quotidiano profissional no que diz respeito ao trabalho com as suas turmas, abordando as seguintes plataformas:

São plataformas diferentes, mas com uma finalidade igual: estender a sala de aula para fora dela, mas continuando a ser sempre a “nossa” sala de aula. Além disso, com a prática serão plataformas que pouparão muito tempo à profissão do professor, que cada vez tem menos…

 

TED da semana

Presença na web, comunicar com os alunos–moodle

Presença na web, comunicar com os alunos–edmodo

Presença na web, comunicar com os alunos–Schoology...

Presença na web, comunicar com os alunos

Bom fim de semana,

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

TED da semana

 

Esta semana foi uma semana dedicada à temática “Presença na web, comunicar com os alunos”. Tal como referi no último post seria interessante fazer uma pequena comparação entre as plataformas, mas há sexta costumo partilhar algo em formato multimédia, por isso talvez o faça num dos posts da próxima semana.

Hoje partilho um TED maravilhoso de John Hunter

"John Hunter coloca todos os problemas do mundo num tabuleiro de contraplacado de 1,2m por 1,5m -- e deixa os seus alunos do 4º ano resolvê-los. No TED2011, ele explica como é que o Jogo da Paz Mundial motiva os seus alunos, e porque é que as lições complexas que o jogo ensina - espontâneas, e sempre surpreendentes -- vão mais longe do que alguma aula pode ir.” in TED

PS:Até ao final da semana estou a concorrer a um concurso de blogues organizado pelo blogue Aventar, se apreciarem o The Blog Teacher podem votar aqui no blogue na categoria “Escolares e Jornais de Escola” e podem votar diariamente.

Presença na web, comunicar com os alunos–moodle

moodle (1)

Termino hoje uma série de pots dedicados à temática “Presença na web, comunicar com os alunos”.

No primeiro post deixei a minha opinião sobre a importância de se ter um espaço na web para comunicar com os nossos alunos, a importância de se estender a sala de aula, mantendo-a sempre como a nossa “sala de aula”.

Nesse post referi que iria abordar três plataformas onde isso pode ser feito. Por isso a minha primeira proposta, foi para o Schoology e a segunda proposta para o edmodo.

A minha última, talvez a mais conhecida é a plataforma moodle, a tal plataforma, que em minha opinião quase todos os docentes a conhecem, mas poucos a usam.

E começo exatamente por aqui, por um dos aspectos “negativos” desta plataforma. Ela é demasiado potente, tem imensas funcionalidades, pode ser completamente personalizável, ou seja, se tem muitas funcionalidades e muitos parâmetros que podem ser configurados, torna-se um problema para muitos utilizadores que ao fim de pouco tempo têm dificuldades em partilhar algo simples como recursos. E quando tentam partir para uma actividade mais elaborada(fórum, um teste, glossário, …) desistem porque precisam de configurar muitos parâmetros.

Ou seja, o moodle é claramente uma plataforma que requer para a maioria das pessoas alguém que a ajude a inicializar-se, no fundo, precisam de formação para começar a tirar partido da mesma. Grande parte dos utilizadores que se tentam iniciar na mesma de forma autónoma, esbarra nos imensos parâmetros que esta plataforma possui cada vez que se pretende partilhar algo.

No entanto, das três que abordei, é de longe a mais potente, é uma plataforma a sério, tem particamente tudo o que se pretende, e quando não existe, há uma comunidade enorme com muita vontade de criar o que nos faz falta.

Outro aspecto negativo do moodle é a sua interface, que neste momento precisava de migrar para algo mais social, com uma interface mais user friendly, mas… essa alteração não será certamente fácil.

Contudo, volto a frisar, é de longe a plataforma mais interessante que conheço, é muito potente e não vou entrar em descrições sobre a plataforma, porque praticamente todos a conhecem mas deixo aqui algumas particularidades quase únicas desta plataforma:

  • a criação de pequenos grupos, partilhamos o que queremos e com quem queremos
  • a criação de fóruns, wikis, glossários;
  • a publicação de noticias é encaminhada directamente para o mail dos alunos;
  • os quizzes são muito completos e permitem a importação de imensos testes criados noutras plataformas;
  • na moodle vemos tudo: o que  o aluno visualizou, quantas vezes o fez, quando entrou, quando saiu, é um autentico big brother Smiley piscando

Termino  o post com algo que talvez o faça para a semana, uma pequena comparação entres as três plataformas, pode ser um bom contributo para ajudar a decidir na hora de escolher.

PS:Até ao final da semana estou a concorrer a um concurso de blogues organizado pelo blogue Aventar, se apreciarem o The Blog Teacher podem votar aqui no blogue na categoria “Escolares e Jornais de Escola” e podem votar diariamente.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Presença na web, comunicar com os alunos–edmodo

 

edmodo

Este é o terceiro post sobre a temática que denominei de “presença na web, comunicar com os alunos” onde no primeiro deixei a minha opinião sobre o que penso de um professor ter uma presença na web e onde referia que iria partilhar três plataformas onde tal é possível de o fazer, que permitem ao professor estender a sala de aula para além desta. No post de ontem partilhei alguns aspectos da primeira plataforma, o Schoology e hoje abordo outra plataforma LMS, o edmodo

Esta plataforma será das três, talvez a mais interessante já que é também a mais fácil de manipular e, também me parece que será a plataforma que os alunos mais apreciarão. Um a plataforma segura, desenvolvida para professores, alunos e encarregados de educação e com uma interface muito similar à do facebook!

Funciona como o Schoology no que diz respeito à timeline, mas tem a vantagem de que tudo o que se publica é mostrado nessa mesma timeline, algo que o Schoology não faz.

O edmodo tem anexado consigo uma série de funcionalidades.

O essencial baseia-se na publicação de :

  • Anotações
  • Alertas,
  • Tarefas,
  • Questionários ou,
  • Sondagens,

edmodo1

Basicamente, funciona tudo em torno desta imagem, embora pareça pouco, a partir daqui estamos prontos a interagir com as nossas turmas de diferentes formas.

Este “caixa” permite criar uma anotação simples, ou então, com recursos anexados, como um documento, um link ou ainda um recurso que tenhamos enviado para a nossa biblioteca de recursos. E permite ao mesmo tempo, enviar para todas as turmas que se pretende e personalizar efectivamente o momento em que o envio será feito. Pode parecer pouco mas em dois a três minutos partilhamos com uma série de turmas, um powerpoint, um documento do word, um pdf, o link de um slidesahre, de um prezi, de três sites que contêm assuntos pertinentes sobre a temática, enfim… partilhamos, e conduzimos para… o objectivo.

Um alerta, funciona em jeito de twitter(140 carateres) e que depois se visualiza de uma forma mais destacada na timeline

As tarefas tal como o nome diz permite ao professor distribuir tarefas(fichas,trabalhos, projectos,…) pelos alunos e receber estas, pela plataforma, que depois podem ser avaliadas e comentadas pelo professor.

Os Quiz são questionários feitos online e contêm as habituais opções de múltipla escolha, V/F, espaços em branco e resposta aberta.

Por último as recolhas de opinião em jeito de sondagem.

Basicamente tudo gira em torno desta caixa, que é do meu ponto de vista muito poderosa para a partilha de recursos, para a recepção de informação dos nossos alunos e para a construção colaborativa de conhecimento.

Claro que o edmodo é muito mais que isto, a sua interface está muito bem concebida e na página inicial mostra:

  • um painel de notificações, simples, mas com todas as notificações atualizadas, que permite ao professor saber o que tem para “fazer” com as suas turmas e, aos seus alunos o que têm pendente ou o que aconteceu desde o seu último login.

edmodo3

  • os últimos acessos dos alunos
  • as suas turmas, que podem ser personalizadas por cores
  • O acesso às nossas mensagens, pastas membros e grupos das turmasedmodo2
  • acesso à biblioteca e ao calendário de eventos que tem um potencial extraordinário, permitindo também ao aluno acrescentar tarefas dele e ainda ao progresso(avaliações) dos alunos.

edmodo4

Podemos também durante as aulas atribuir aos aos nosso alunos, atitudes e valores, algumas que são do edmodo ou então podemos personalizar as nossas, comportamento, participação, empenho, …

Sendo esta feita em termos de rede social, tudo o que se coloca na plataforma  permite que os alunos possam comentar, possam colocar tags e também avaliar com emoções(muito para além do like, inclusive pedir ajuda para o tópico). É uma forma muito fácil de obter feedback dos alunos, e eles dizem com facilidade awesome ou bored e nós sabemos o quanto é importante este feedback, para melhorarmos os nossos recursos, práticas!

Além disso, podemos e começa a fazer bastante sentido, disponibilizar o acesso aos pais da conta do seu educando, outra característica do edmodo.

Antes de terminar gostaria ainda de referir algumas características avançadas como:

  • ligação da biblioteca directa ao google docs;
  • publicar feeds automaticamente na timeline
  • descobrir grupos interessantes e segui-los, retirando daí bastante informação sobre as suas áreas de interesse

Podemos muito mais, mas o post já está demasiado extenso, mas penso que o suficiente para gerar em alguns a vontade de experimentar. Aconselho vivamente a experimentarem esta plataforma. Como a plataforma já tem tradução para português, penso que esta plataforma pode ser usada desde o primeiro ciclo.

Positivo

A interface é muito interessante, está tudo disponível.

Permite uma interação com o aluno muito próxima de um ambiente que lhes é familiar(facebook) e que o incentiva a interagir.

A partilha de recursos é feita de uma forma muito simples, em poucos minutos partilhamos com muitas turmas, imensos recursos de diferentes proveniências ou formatos.

A possibilidade de em todas as aulas de uma forma muito rápida registar atitudes e valores que normalmente na hora da avaliação nos gera muitos problemas, essencialmente a quem tem muitas turmas.

Negativo

Vejo pouco de negativo nesta plataforma, mas a elaboração dos quiz não é muito facilitadora, no início cria alguns constrangimentos e ao mesmo tempo faltam opções um pouco básicas.

 

PS:Até ao final da semana estou a concorrer a um concurso de blogues organizado pelo blogue Aventar, se apreciarem o The Blog Teacher podem votar aqui no blogue na categoria “Escolares e Jornais de Escola” e podem votar diariamente.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Presença na web, comunicar com os alunos–Schoology

 

schoology

Tal como ontem referi, esta semana vou abordar três espaços que permitem ao professor estender a sala de aula para além desta. Três espaços que permitem ao professor ter uma presença na web sem a obrigatoriedade de reservar um tempo diário ou semanal para esse mesmo espaço.

Referia também que sou daqueles que penso que para os professores, existem espaços mais interessantes do que propriamente os blogues, talvez no fim exponha um post a explicar o meu ponto de vista.

Nesta revisão vou abordar somente plataformas que utilizo com as minhas turmas e tentar deixar o que elas permitem mas acima de tudo, o que gosto e o que não gosto nas plataformas.

A primeira plataforma que vou abordar, é o Schoology, um espaço já abordado anteriormente no blogue mas de uma forma mais superficial.

O Scholoogy é um LMS(Learning Managing System) que funciona em jeito de timeline, com uma interface que se assemelha um pouco ao facebook.

Aos professores:

Permite gerir mais do que uma turma.

Criar uma biblioteca de recursos que depois podem ser distribuídos facilmente pelas nossas turmas.

Criar exercícios online, com respostas de V/F, de escolha múltipla, de ordenação, de referência cruzada, de espaços em branco e de resposta aberta. Estas questões, podem ser perfeitamente personalizadas e são feitas num editor que permite dar um formato com uma elegância à pergunta, permitindo a inclusão de imagens ou vídeos. Estes exercícios podem ser enviados para a nossa biblioteca e depois importados para outros cursos, no seu todo, ou pergunta a pergunta.

schoology2

A correção dos testes é feita automaticamente se assim o pretendermos, excepto claro, nas perguntas de resposta aberta.

Podemos criar trabalhos que depois de submetidos pelos alunos, podemos visualiza-los directamente no scholoogy e dar a respectiva nota e se assim o pretendermos deixar um comentário.

Neste espaço podemos visualizar uma grelha com todas as informações dos testes/trabalhos realizados pelos alunos

Registar a assiduidade, ao nível das faltas, atrasos, expulsões ou mesmo um comentário pessoal ao desempenho na aula.

Pode-se enviar de uma forma fácil uma mensagem a todos os alunos;

Abrir uma discussão com um simples post na timeline da disciplina

schoology1

Partilhar um link ou um recurso na timeline.

Quando acedemos ao nosso espaço quer alunos, quer professores, visualizam as notificações do que aconteceu desde o último login.

Considero o Schollogy uma plataforma para ser usado com alunos a partir do terceiro ciclo.

O que eu não gosto:

  • do acesso, acontece muitas vezes de o acesso a esta plataforma ser bastante lento
  • de não suportar a língua portuguesa;
  • embora a sua interface seja muito interessante do ponto de vista estético, é inicialmente uma plataforma um pouco confusa para os alunos;
  • Na timeline não surge tudo o que o professor coloca, obrigando o aluno a socorrer-se das notificações

O que eu gosto:

  • A gestão dos trabalhos
  • a criação de testes, a sua edição permite criar testes muito apelativos, se é que existem testes apelativos para os alunos Smiley piscando
  • o registo da assiduidade ou diário das atividades dos alunos, ficando o apontamento também visível para o aluno.
  • e com o tempo, esta plataforma, torna-se muito interessante
  • o constante acréscimo de aplicações que tornam a plataforma mais potente.

Para amanhã, reservo outra plataforma, talvez a que mais me agrada no momento. Até lá, experimentem o Scholoogy.

PS:Até ao final da semana estou a concorrer a um concurso de blogues organizado pelo blogue Aventar, se apreciarem o The Blog Teacher podem votar aqui no blogue na categoria “Escolares e Jornais de Escola” e podem votar diariamente.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Presença na web, comunicar com os alunos

 

CCDHS Classroom, Miles City by dave_mcmt, on Flickr
Creative Commons Attribution 2.0 Generic License  by dave_mcmt

Penso que hoje é muito importante os professores terem um espaço onde possam “comunicar” com os alunos. É importante ter uma presença na web que nos permita a nós, enquanto professores e/ou “curadores” de informação dos alunos “comunicar” com estes fora da escola.

Alguns de nós, desistem de uma forma célere, porque esbarram nas dificuldades técnicas que por vezes essa presença requer. Sou dos que acho que ter um blogue para os nossos alunos, não é difícil, mas também sou dos que reconheço que algumas questões técnicas podem ser uma barreira difícil de ultrapassar, além disso, um blogue requer atualização constante e requer algum tempo para a edição. E a terminar, eu também sou daqueles que reconheço que existem espaços bem mais interessantes do que os blogues para essa presença na web.

Por isso, penso que cada professor deveria de tentar criar um espaço que permitisse comunicar com os seus alunos, que lhe permitisse partilhar recursos, elaborar testes, receber trabalhos, opiniões dos alunos, do professor, um espaço que permita o diálogo professor-aluno, aluno-aluno, um espaço de partilha, mas também de colaboração, um espaço aberto, que sai da sala de aula, mas que continua a ser da nossa disciplina, enfim, um espaço que aproxime mais os dois mundos dos alunos de hoje, que diminua a fractura digital.

Neste contexto, esta semana, vou trazer para o blogue três espaços que tecnicamente não exigem muito do professor e que podem ser facilmente usados como um espaço para a aula e/ou para fora desta.

PS:Até ao final da semana estou a concorrer a um concurso de blogues organizado pelo blogue Aventar, se apreciarem o The Blog Teacher podem votar aqui no blogue na categoria “Escolares e Jornais de Escola” e podem votar diariamente.

sábado, 12 de janeiro de 2013

Revisão da Semana

revisão da semana

Na semana de regresso após a época festiva, fizemos uma revisão dos posts mais lidos e dos posts preferidos do editor do blogue.

Partilhámos um serviço web que permite converter online documentos para pdf; um post com referências de sites a uma biblioteca enorme de modelos de powerpoint grátis para os professores e terminamos a semana com uma partilha do guru George Siemens que aborda os benefícios da internet quando esta reduz barreiras à participação e à colaboração.

Foi também a semana em que começaram as votações para o blogue do ano do concurso aventar, na qual o The Blog Teacher concorre na categoria de “Escolares e jornais de escola” que se encontra neste momento suspensa até domingo, retomando no dia 14-01-2013 a sua primeira fase. Por isso a partir de segunda, podem voltar apoiar o The Blog Teacher Smiley piscando

 

 A voz a George Siemens

Powerpoint + modelos para a educação

Converter documentos para pdf online

Os meus posts preferidos de 2012

Apoiem o The Blog Teacher

Os posts mais relevantes de 2012

Foi também a semana em que começaram as votações para o blogue do ano do concurso aventar, na qual o The Blog Teacher concorre na categoria de “Escolares e jornais de escola” que se encontra neste momento suspensa até domingo, retomando no dia 14-01-2012 a sua primeira fase.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

A voz a George Siemens


Excelente entrevista de George Siemens abordando os benefícios da internet quando reduz barreiras à participação,abordando a criação de PLEs no ensino e a importância de estar conectado e de colaborar! Excelente!

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Powerpoint + modelos para a educação

 

Ainda esta semana quando fazia uma revisão dos posts mais lidos durante o ano de 2012 nos cinco primeiros aparecia um post dedicado aos modelos da ferramenta de apresentação da Microsoft: o powerrpoint

O site FPPT já aqui referenciado no blogue elaborou uma lista com quatro sites onde se podem encontrar modelos para o powerpoint para professores.

Pete’s PowerPoint Station

Inclui modelos quer para os professores quer para os alunos.

ppt1
World of Teaching

Imensos modelos, organizados por temáticas, que incluem tópicos como bactérias, história das plantas, cólera, logaritmos, profissões, …

Primary Resource

A partilhar recursos desde 1998, por isso lá encontra-se recursos já com algo tempo…

SlideHunter

Dispõe de mais de 500 modelos para serem usados pelos professores!!!

PS: Durante estes dias estou a concorrer a um concurso de blogues organizado pelo blogue Aventar, se apreciarem o The Blog Teacher podem votar aqui no blogue na categoria “Escolares e Jornais de Escola” e podem votar diariamente.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Converter documentos para pdf online

créditos da imagem









Quantas vezes estamos num pc e queremos enviar algo para alguém em formato pdf e não temos nenhuma aplicação para o fazer? O PDF Ceator um serviço web que nos permite fazer a conversão de um documento para o formato pdf. Enviamos o documento para o serviço e este devolve para o nosso email o documento já em formato pdf.
Também podemos fazer o download da aplicaçãoe instalá-la localmente.
O serviço suporta muitos formatos de documentos como:
  • imagens -  jpg jpeg png bmp gif tiff...
  • Microsoft Word (doc dot docx dotx
  • Microsoft Excel (xls xlw xlt xlsx xltx)
  • Microsoft Powerpoint (ppt pps pot pptx potx),...

O serviço apresenta ainda um plugin que pode ser colocado no seu blogue/site.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Os meus posts preferidos de 2012

 

Ontem passei em revisão os posts mais vistos no The Blog Teacher durante o ano que terminou e tal como tinha prometido hoje deixarei aqui a lista dos posts que mais gosto me deram escrever.

Sem uma ordem de graduação específica destaco posts que abordam questões que podem minimizar o trabalho dos professores na sala de aula recorrendo a alguns serviços web; alguns posts sobre a utilização de imagens, a procura destas incluindo pesquisa por cor; alguns posts com dicas para o dia-a-dia do professor recorrendo a serviços web, alguns posts de opinião…

Na dropbox nunca perdemos um documento

Porque não "uso" pens na escola

A escola, a tecnologia e a informação aos encarregados de educação

Dicas para uma boa apresentação electrónica

Procurar imagens pela cor

thinglink–uma imagem, 1001 links

Partilhar recursos com os alunos–algumas dicas

Receber trabalhos dos alunos

Youtube–A importância de subscrever canais

Dropbox–algumas considerações nas partilhas

100 imagens brilhantes

Diferentes serviços para usar com o flickr

A importância dos Add-ons nos browsers

Blogger ou Wordpress?? Mais considerações

Pesquisa de imagens CC por tema

Scoop.it–Qual o teu tópico preferido

Posts preferidos na caminhada

Algumas dicas em jeito de plano B

O The Blog Teacher nos blogs do ano – 1º Lugar

Google imagens – Like ou dislike?

PS: Durante estes dias estou a concorrer a um concurso de blogues organizado pelo blogue Aventar, se apreciarem o The Blog Teacher podem votar aqui no blogue na categoria “Escolares e Jornais de Escola” e podem votar diariamente.

Apoiem o The Blog Teacher

 

Pelo segundo ano consecutivo o The Blog Teacher participa no concurso de blogues do ano organizado pelo blogue Aventar.

No ano passado, a participação não podia ter sido melhor com a conquista de um honroso primeiro lugar na categoria “Escolares e Jornais de Escola”.

Este ano, a luta promete ser bastante forte, uma vez que concorrem nesta categoria 25 blogues.

O concurso é dividido em duas fases. Neste momento e até ao dia 19 de Janeiro decorre a primeira fase, passando à fase seguinte os cinco primeiros de cada categoria.

Se apreciam o The Blog Teacher podem neste endereço votar no The Blog Teacher(é o último da categoria Escolares e Jornais de Escola) e podem votar uma vez por dia.

Um obrigado antecipado a todos os que votarem no The Blog Teacher!

Até já,

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Os posts mais relevantes de 2012

 

Após a pausa lectiva, estou de regresso ao blogue e à sua edição diária, começando por desejar a todos os leitores do The Blog Teacher, um 2013 cheio de saúde e sucesso!

O meu primeiro post do ano é uma revisão dos posts que captaram mais visualizações no blogue durante o ano que terminou.

O Calendário Escolar 2012-13 elaborado em excel e em formato pdf foi de longe o post que recolheu mais visitas durante este ano. Percebe-se pelo número de downloads que continua a ser um recurso muito utilizado pelos professores.

Outro post muito visualizado foi o Powerpoint-modelos para a educação um post onde foram partilhados imensos modelos vocacionados para a educação e que podem ser usados de forma completamente grátis.

O thinglink–uma imagem, 1001 links, talvez o serviço web mais interessante que vi este ano para se usar na sala de aula, foi um post que também recolheu bastante audiência por parte dos leitores do The Blog Teacher.

Já no final do ano, o post sobre Colagens,molduras, cartões, fundos sobre o Natal que continha bastante dicas que ajudavam a criar um postal em diferentes formatos sobre o Natal foi um post muito visualizado.

A fechar o top five, o post Procurar imagens pela cor que pessoalmente adorei partilhar pela originalidade que o serviço disponibiliza. Um serviço muito, mas muito interessante para fazer a pesquisa de imagens, não por palavras mas por associações de cor, vale a pena espreitar.

Para amanhã, ficará a seleção dos posts que mais prazer me deram partilhar!

Até lá,

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...