Em tempo de pausa lectiva, o The Blog Teacher vai também fazer uma pausa esta semana para que o seu editor se possa dedicar à sua família nesta quadra.
A todos os seguidores do The Blog Teacher desejo uma santa e Feliz Páscoa
Em tempo de pausa lectiva, o The Blog Teacher vai também fazer uma pausa esta semana para que o seu editor se possa dedicar à sua família nesta quadra.
A todos os seguidores do The Blog Teacher desejo uma santa e Feliz Páscoa
Adicionar legenda |
«O Livro que só queria ser lido», uma adaptação do conto homónimo de José Jorge Letria, p'los Valdevinos - Teatro de Marionetas.
Dos últimos serviços que descobri, talvez o que mais aprecio para a educação neste momento é o thinglink.
Já deixei aqui o meu apontamento sobre este serviço e hoje partilho um guião extraordinário criado por Susan Oxnevad a autora de um extraordinário blogue o Cool tools for 21st Century Learners. Este toolkit é repleto de exemplos que podem ser usados em sala de aula em diferentes disciplinas, de vídeos em forma de tutorial, como se pode integrar este serviço com o edmodo ou o facebook, enfim uma wiki repleta de bons recursos para se aprender a usar e dominar este serviço simples mas com um potencial extraordinário.
O Pizap é uma excelente ferramenta para fazer mensagens alusivas à Páscoa.
Destaco deste serviço web essencialmente dois recursos que disponibilizam e que se podem tornar interessantes para a criação de mensagens para a páscoa.
os backgrounds:
E Os cartões ou postais de páscoa.
Este tipo de cartões permite a adição de imagens. Existem modelos que permitem a adição de mais do que uma imagem. É claro que se por algum motivo se pretender uma imagem com mais do que uma foto, basta utilizar outro serviço do pizap para montar uma imagem com várias fotos.
Em ambos podemos adicionar texto, stickers(pequenos objectos alusivos à páscoa), molduras, …
Divirtam-se…
Um livro em formato digital que explica o funcionamento do cérebro, criado com o objectivo de chegar a dois públicos; os pais e os filhos. Elaborado colaborativamente pela Sociedade Portuguesa de Neurociências e a Ciência Viva lançado na pela SPN na semana do cérebro
O download do livro pode ser feito neste link.
Na semana que se assinala o dia do Pi, o The Blog Teacher partilhou um cronómetro online, que também faz parte do canivete suíço tecnológico que uso na sala de aula. Tempo ainda para partilhar um infográfico que ilustra como a Internet mudou o mundo e uma excelente apresentação que incentiva o uso do storytelling nas apresentações electrónicas.
O Storytelling nas apresentações
O meu canivete suíço tecnológico da sala de aula
Até para a semana,
Um excelente slideshare que aborda de forma interessante o uso do storytelling nas apresentações. É um dois em um: uma apresentação ao nível do conteúdo muito eficiente e ao mesmo tempo um excelente exemplo de como se deve fazer uma apresentação, repleta de ideias para se usar numa próxima…
São imensos os posts que o The Blog Teacher dedica às apresentações electrónicas e este aumenta a biblioteca dedicada a boas práticas com as apresentações.
Hoje assinala-se o dia do Pi. A hora do pi será às 1h59m26s54. Coincidência, mas o dia 14 de Março é também o dia em que nasceu Einstein.
Este ano não me alongo mais, porque no ano passado fiz um post com recursos que abordam curiosidades sobre este número que “termina” com …
É impressionante os números da Internet. A forma como ela mudou o mundo e como o influenciou.
São números impressionantes que nos fazem pensar o quanto esta rede produz, transmite, influencia e o tempo que lhe dedicámos.
créditos da imagem
Uma dos serviços que utilizo nas minhas aulas e que não dispenso é um relógio/cronómetro online.
O Online-Stopwatch é um serviço que nos permite colocar no ecrã um cronómetro com o tempo desejado. Este serviço está repleto de alternativas, que podem ser usados na sala de aula:
enfim, muitas alternativas, eu somente uso o relógio digital e noto que os alunos se motivam. Os alunos empenham-se bastante na tarefa para conseguirem produzir a mesma no tempo estipulado.
Utilizo bastante para tempos pequenos e o rendimento é muito proveitoso.
A personalização é simples, só temos de inserir o tempo desejado, Start e o relógio começa a contar, terminando com um som indicando o fim do tempo.
Um serviço simples, mas que não dispenso na minha pasta de favoritos “School”.
Começamos a semana com a revisão do que se partilhou de mais importante no mês de Fevereiro no The Blog Teacher. Partilhámos a história da educação através de um dos elementos mais em voga do momento, o infográfico; e dedicámos um post ao free, como o termo mais importante para o professor no que diz respeito a software/serviços web e neste contexto partilhámos também uma suite antiga da adobe que inclui a título de exemplo o photoshop, o premiere ou o ilustrator; terminámos a semana com uma visita à fantástica equipa que todos os dias cria os doodles da google.
Suite CS2 da adobe completamente grátis
free, é o termo para os professores
Até para a semana,
crédito Google
Sou um apreciador dos doodles da google. Sempre tive alguma curiosidade em conhecer mais em pormenor como são elaborados estes “objectos” que criam alguma beleza e interactividade ao motor de busca da google.
A CBS News entrou pela google e mostra-nos a equipa de 13 elementos que diariamente trabalham para construir criativamente os doodles…
A CBS tem também um slideshow com 24 imagens que marcam a história dos doodles até hoje.
A respeito do post de ontem, do free, ser a palavra chave para os professores a adobe, a empresa que se tornou muito conhecida em todos os meios pelo seu adobe reader, de longe o programa mais utilizado para ler os ficheiros em formato pdf, disponibilizou em Janeiro uma das suas suites de produtividade e criatividade, a CS2.
Esta suite já é muito antiga, mas é grátis embora a adobe a tenha disponibilizado com uma informação de que não o estava a fazer gratuitamente, o que é certo é que o número de série continua lá e disponibilizado por eles e o download não se encontra disponível apenas para utilizadores registados com licenças! Estratégia?!?!?
Esta suite contém o:
Nesta página podemos ainda fazer o download de outras aplicações da adobe como:
São ferramentas que requerem algum conhecimento, mas são grátis, podem ser instaladas nas máquinas que correm o Windows XP. E o mais importante, é que as funcionalidades que apresentam satisfazem imenso. A maior parte das aplicações tende a evoluir para os profissionais.
PS: Fiz uma pesquisa pela net e as informações são contraditórias, o aviso colocado pela adobe refere que o serial só pode ser usado para quem tem licença, mas disponibiliza o mesmo livremente no site. Por isso deixo ao critério e à responsabilidade de cada um o download e uso de cada um dos programas disponibilizados.
Com o crescimento da web, são cada vez mais os serviços que usam a rede da internet para se promoverem. É enorme a quantidade de serviços grátis que hoje os utilizadores têm ao seu dispor.
Free, de livre, de grátis é a chave para o professor, porque este não se pode dar ao luxo de pagar mensalmente ou anualmente uma taxa para usar um determinado serviço ou software. As empresas não necessitam muito de diversificar a tecnologia que usam, os professores sim, têm de acompanhar os alunos, por isso precisam de estar em constante actualização.
São muitos os serviços que utilizam a educação para se promoverem e depois mais tarde começam a “cobrar” taxas, mas sabem que o melhor veículo para a promoção passa pela educação. Outros nunca deixam a educação, criando funcionalidades para profissionais mas deixando sempre a via da educação free… os futuros utilizadores estão na escola.
São imensas as aplicações que hoje existem e com funcionalidades muito diferentes. Para qualquer necessidade de um professor há uma aplicação grátis que o faz, para quê gastar dinheiro? Além disso, podemos sempre pedir ao aluno para a usar, se é gratis, não existe nenhum impedimento para o fazer.
Porque vou ensinar os meus alunos a trabalhar no photoshop se tenho o gimp que eles podem livremente descarregar da internet, usar e atualizar constantemente?
Porque vou usar uma plataforma de LMS paga se tenho o moodle, edmodo, o schoology, ou outra plataforma gratuita.
Free, é definitivamente o termo para o professor!
Em fevereiro é sempre assinalado o dia da Internet segura, como tal o The Blog Teacher assinalou a data com um série de posts dedicados à temática destacando os posts sobre a divulgação de dados, o cyberbullying, o Think before you post e a conversação online.
Destaque ainda para o myhistro, um excelente serviço para criar timelines multimédia e interactivas, um livro muito interessante para quem aprecia a criação de projectos colaborativos, com 20 propostas para serem realizadas com serviços web e ainda um infográfico, que merece toda atenção sobre a utilização e publicação de imagens com licença creative commons.
Um post que mereceu bastante atenção por parte daqueles que visitam regularmente o blogue foi a partilha de vinte imagens para usar como cover na página do facebook.
Foi também um mês de muitas partilhas multimédias, de jogos e de infográficos.
20 propostas colaborativas usando a web 2.0
Imagens Creative Commons, como publicar
Uma década de Internet em vídeo
Aprender a somar, divertindo-se
Como incorporar uma thinglink no edmodo
Um serviço para fazer uma timeline interativa e mu...
20 imagens para usar na sua página do Facebook
Uma biblioteca digital de autores portugueses
Dia de S. Valentim pela Google
Segurança na Internet–uma página repleta de recurs...
Ainda sobre segurança na Internet
Dia da Internet Segura–Um conjunto de posts
Dia da Internet Segura–Think before you post
Dia da Internet Segura–Divulgação de dados
Dia da Internet Segura–Conversação online
Dia da Internet Segura–Cyberbullying
Dia da internet Segura–Direitos
Uma semana dedicada à partilha de multimédia, o The Blog Teacher começou a semana partilhando um vídeo que ilustra o crescimento da WWW nestes últimos dez anos, trouxe da coleção inovação 20 propostas de projectos colaborativos recorrendo aos serviços da web 2.0, um excelente infográfico que esclarece a utilização e a publicação das imagens com licença creative commons e a finalizar um vídeo em jeito de animação que mostra a longevidade do formato GIF.
20 propostas colaborativas usando a web 2.0
Imagens Creative Commons, como publicar
Uma década de Internet em vídeo
Até para a semana,
Um excelente vídeo em jeito de animação que mostra a história do GIF, que 25 anos após a sua criação e com toda a evolução da Web continua a resistir!
Um vídeo brilhante