terça-feira, 31 de julho de 2012

The Lost Thing - Uma animação deliciosa

 

Pela altura dos óscares deste ano partilhei The fantastic flying books of Mr. Morris que mais tarde acabaria por ganhar a edição de curtas de animação dos óscares de 2012. Uma curta deliciosa que também partilhei com os meus alunos. Como estamos em férias, partilho a curta que ganhou o óscar de 2011 e que encontrei no blogue Midias na educação.

Gosto do final, será que já não encontramos coisas estranhas porque andamos demasiado ocupados com “outras coisas”. As sociedades contemporâneas absorvem-nos de tal forma que acabamos por perder “coisas” …

segunda-feira, 30 de julho de 2012

De regresso

Após uns dias de descanso, o The Blog Teacher está de regresso à sua publicação diária, excepto ao domingo que se manterá como o dia de pausa!

Normalmente após uma pausa trago sempre novidades para o blogue, algo que desta vez não ocorrerá, foi uma pausa que me manteve bastante afastado das tecnologias para me dedicar a outras questões. No entanto fiz uma pequena alteração relativamente aos feeds do blogue. A partir de agora, o feed passa só a contemplar uma parte do post. Faço isto não com o intuito de ter mais visitas ao blogue, mas porque tenho visto em alguns blogues os meus posts a serem colocados na íntegra, embora com a referida menção ao blogue! No entanto, não acho muito correcto a utilização integral do post e como sei que existem ferramentas que fazem a publicação integral do post recorrendo aos feeds coloquei esta limitação.

Peço desculpa a todos os quantos seguem o blogue por um leitor de feeds, mas também espero que entendam a minha decisão!

Sou pela partilha, mas não esta partilha!

revisão do mês

Depois desta pequena nota, regresso com um post de revisão ao mês… de Junho!

Já passaram alguns dias, afinal foi nesse mês que ocorreu o Europeu que parece já tão distante!

Mesmo com esse evento houve tempo para partilhar um serviço de microblogging cada vez mais em crescendo, para abordar questões relacionadas com apresentações electrónicas: com dicas para a realização de uma boa apresentação, de um serviço para as publicar online ou ainda de um slideshow animado. Ainda sobre a temática da publicação, o issuu como um serviço ideal para a publicação e partilha de ebooks e ainda uma nova referência ao JUX, desta vez como um serviço capaz de criar uma fotogaleria.

Ainda algumas partilhas multimédia, relacionadas com criatividade, um documentário maravilhoso e uma pequena curta sobre o mestrado… da vida!

E muito mais, 

Tumblr–Blogging ou microblogging

Para as férias

Vamos gente!!! Está quase!

Top 100 tools 2012

Jux–Também uma foto galeria

Documentário maravilhoso

Vamos!

Slide.ly– Slideshow animado

Como manter o foco numa era de distracções

Criatividade

Projecto 365 do Martin Weller

Edição multimédia do The Blog Teacher, E-zine#7

Mestrado da Vida

Issuu–Publicar, partilhar e localizar ebooks

Novidades no Animoto

Dicas para uma boa apresentação electrónica

Em Penafiel ainda se agradece aos professores

slidestaxx–apresentações electrónicas ou agregador...

Alguém manda isto para o MEC

Inserir texto nas imagens

terça-feira, 3 de julho de 2012

Ted da Semana

"Temple Grandin, diagnosticada com autismo na infância, fala sobre como a sua mente funciona -- compartilhando a sua habilidade de "pensar em imagens", que a ajuda a resolver problemas que cérebros neurotípicos não conseguiriam. Ela traz à tona que o mundo precisa de pessoas com o espectro autista: pensadores visuais, pensadores em padrões, pensadores verbais e todos os tipos de crianças espertas e inteligentes." in TED


segunda-feira, 2 de julho de 2012

Jogando e motivando para a matemática

 

“Surgiu, no decorrer dos últimos anos um novo campo à volta dos videojogos e da aprendizagem. Este campo tem como fundamento a premissa de que os videojogos podem envolver os jogadores, em formas de aprendizagem ricas e profundas, num contexto extremamente estimulante. Os bons videojogos, defendem alguns, incorporam princípios de aprendizagem fortes – isto é, incorporam métodos de aprendizagem ricos - na sua própria concepção.”, James Paul Gee(2010:217) in Bons Videojogos+Boa Aprendizagem

Este post poderia ser somente sobre os recursos que hoje encontrei e que não são mais do que jogos matemáticos, mas trouxe para o post James Paul Gee, que é um professor Universitário que se tem dedicado aos videojogos enquanto “parceiro” na educação. Além dele, trago também Win Veen, com o seu homo zapiens que segundo ele:

“o Homo zappiens é um processador ativo de informação, resolve problemas de maneira muito hábil, usando estratégias de jogo, e sabe se comunicar muito bem”

Para mais tarde explicar que

“O Homo Zappiens aprende por meio do brincar e das atividades de investigação e descoberta relacionadas ao brincar. Sua aprendizagem começa tão logo ele jogue no computador e a aprendizagem logo se torna uma atividade coletiva já que os problemas serão resolvidos de maneira colaborativa e criativa em comunidade global. Os jogos de computador desafiam o Homo zappiens a encontrar estratégias adequadas para resolver problemas, a definir e categorizar problemas e uma variedade de outras habilidades metacognitivas na aprendizagem”  Veen(2009:12) in homo zappiens, educando na era digital

Ambos abordam os jogos como um factor positivo ao desenvolvimento cognitivo das crianças, já que com o seu uso estes desenvolvem habilidades e estratégias que são importantes para o seu futuro.

E poderia continuar o post abordando esta temática dos jogos em contexto educativo, mas utilizei este pequeno preâmbulo somente para partilhar esta wiki que contém uma compilação extensa de jogos de matemática, para diferentes níveis etários e com imensas categorias:

  • As quatro operações básicas;
  • Percentagens
  • decimais
  • ângulos;
  • fracções
  • sequências
  • Gráficos
  • Tabelas
  • Formas
  • Medidas

e muito mais

Toda a wiki é bastante interessante e diversificada, apresentando bastantes áreas. Foi inclusive vencedora dos prémios edublogs na categoria de melhor wiki. Para colocar nos favoritos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...