segunda-feira, 30 de abril de 2012

Send to dropbox

 

sendtodropbox
créditos da imagem send to dropbox

O dropbox continua a ser o meu serviço de eleição ao nível de armazenamento e partilha na nuvem. Fruto da concorrência, este serviço tem apresentado algumas novidades interessantes quer na capacidade grátis de armazenamento quer em novas funcionalidades. No entanto existem alguns serviços que complementam o dropbox.

Há uns tempos atrás abordei a o dropittome, como um serviço que permite enviar documentos para a nossa conta dropbox, hoje partilho um serviço ainda mais simples, que permite também o envio de documentos para a nossa conta.

O send to dropbox, é um serviço que “envia” um mail para a nossa dropbox e coloca os documentos na pasta "Attachments" que é criada pelo serviço quando se faz a conexão ao serviço dropbox da nossa conta. Volvidos uns minutos e os anexos já estão armazenados na nossa pasta.

São ambos interessantes para fornecer aos nossos alunos, quer para submeter documentos aos professores quer para eles enviarem documentos para as suas contas. 

Criei uma nova lista na página Ideal para… com Ideal para… enviar documentos para a dropbox.

sábado, 28 de abril de 2012

Revisão da Semana

 

revisão da semana

Numa semana em que se festejou o dia da liberdade, o The Blog Teacher trouxe para o seu espaço de partilha, um excelente serviço web para citar as fontes do famoso flickr e ainda um outro, também ele excelente, serviço de gravação e captura de ecrã, muito proveitoso para o desenvolvimento de pequenos vídeos tutoriais. Apresentou ainda as últimas novidades dos serviços de armazenamento e sincronização on line, nomeadamente do dropbox e do recente google drive. Houve tempo ainda para uma animação muito actual: aprender a aprender.

Para elaborar pequenos tutoriais em vídeo

Aprender a aprender

Novas do dropbox e do Google Drive

Excelente serviço para citar as fontes do flickr

Até para a semana,

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Para elaborar pequenos tutoriais em vídeo

 

screencastomatic créditos da imagem screencast-o-matic

 

O Screencast-O-matic é um serviço web que permite gravar os movimentos do nosso ecrã. É muito interessante para elaborar pequenos tutoriais. Não necessita de nenhuma instalação, já que trabalha a partir do browser.

O ficheiro gerado pode ser automaticamente exportado para o Youtube ou para outros formatos(AVI,MP4 e FLV) que o serviço suporta. Tem capacidade para gravar os movimentos no nosso ecrã e também gravar a voz, caso disponha de um microfone.

Apresenta como limitação a gravação máxima de 15 minutos.

O processo de gravação é muito simples, iniciamos a gravação com um clique e em seguida escolhemos o tamanho da área de visualização que se pretende gravar. O interessante é que esta área(marcada a tracejado) fica sempre visível no ecrã e pode ser deslocada de um lado para outro.

A publicação para o Youtube é muito simples e só obriga ao preenchimento de dois campos. Claro que é preciso ter conta no Youtube. O processo de encode e de upload deste vídeo não demorou mais de 2 minutos.

Vejo este tipo de serviços ou aplicações muito interessantes para uso na educação, quer para nós professores criarmos os nosso tutorias quer mesmo para pedir aos alunos que façam eles alguns tutoriais ou apresentações.

Deixo aqui um pequeníssimo vídeo como exemplo e como incentivo a colocarem comentários no The Blog Teacher ;)



Aprender a aprender

 

Extraordinário este vídeo.

skills para o séc. XXI

terça-feira, 24 de abril de 2012

Novas do dropbox e do Google Drive

 

Há uns dias referi algumas novidades do serviço de armazenamento na nuvem dropbox e que algumas dessas novidades se prendia talvez com o aparecimento do google drive. Ontem o dropbox anunciou uma das funcionalidades que eu já esperava há uns tempos: a partilha de qualquer pasta ou documento da nossa pasta dropbox. Até agora só era possível a partilha na pasta public. Claro que essa partilha só permite a visualização do documento ou pasta, nunca a edição. Para se aceder, o utilizador não precisa de ter uma conta dropbox. Quem usa o dropbox regularmente sabe que esta funcionalidade é muito interessante!

Talvez coincidências… do mercado, mas hoje a google apresentou o google drive. Já existe a página do serviço embora este ainda não se encontre disponível , no entanto, podemos ser notificados da evolução do serviço se assim o pretendermos.

 

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Excelente serviço para citar as fontes do flickr

 

 

Há realmente na web serviços super interessantes. Alguns serviços com imensas funcionalidades, outros com uma ou duas funcionalidades mas que nos dão um jeito imenso. Hoje trago para o The Blog Teacher o imagecodr, um serviço excelente para quem costuma utilizar imagens do flickr. Ainda recentemente em torno das imagens e da pesquisa no flickr recordo-me de partilhar um serviço simples para pesquisar imagens pela cor e outro para pesquisar imagens por temática. O flickr é a maior base de dados de imagens que existe na Internet e é também um site onde proliferam imensas imagens com licença creative commons!

A potencialidade do imagecodr está na sua capacidade em gerar o HTML para que possamos usar a imagem no nosso trabalho de uma forma correcta, evitando problemas de políticas de autor, mas acima de tudo, referenciar quem realmente fez a obra!

O serviço tem um bookmarklet que pode ser colocado na barra do nosso browser e quando estamos na página da imagem basta acciona-lo para que este devolva o respectivo HTML e posteriormente, ser inserido no nosso trabalho. Caso a imagem não tenha licença creative commons o serviço faz o favor de nos informar disso mesmo e resta-nos procurar outra imagem.

Na escola podemos “devemos” incentivar o uso de sites como o flickr e com imagens CC. É consensual que os nossos alunos quando querem uma imagem vão ao google e depois usam, mas usam porque acham que tudo o que está na net pode ser usado. O Google também tem essa opção de pesquisar imagens somente com CC.

Este serviço também pode ser para eles, mas acima de tudo é para quem publica e esquece-se de citar as fontes!

Creative Commons by Jayel Aheram, on Flickr
Creative Commons Attribution 2.0 Generic License by Jayel Aheram

sábado, 21 de abril de 2012

Revisão da Semana

 

revisão da semana

Numa semana em que a google homenageou o nosso poeta e escritor Antero de Quental, houve tempo para partilhar uma animação maravilhosa do nosso também escritor, Nobel e saudoso José Saramago, de uma série de modelos de powerpoint grátis específicos para a educação e de um ebook sobre aprendizagem invisível. Houve tempo ainda para abordar no blogue três serviços: um para gerar QR-Code, outro para gerir tarefas ou lembretes e um último serviço, de uma qualidade extraordinária que permite automatizar muitas das tarefas que hoje fazemos na internet.

Notepub–Notas online

Aprendizagem invisível

Automatizar tarefas na web

Doodle de Antero de Quental

Powerpoint-modelos para a educação

A maior flor do Mundo–Uma animação

QR-Code Generator

Bom fim de semana,

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Notepub–Notas online

 

notepub

Notepub é um editor de notas online em jeito de to do list. Existem muitos serviços deste género, no entanto, gostei dele pela mecânica de utilização do serviço ser muito simples.

Ao aceder ao site somos convidados a escolher um username e posteriormente uma senha de acesso. Na próxima vez que se acede ao site, o processo é o mesmo, mas já somos dirigidos para o nosso painel de tarefas.

O painel de tarefas, assenta também numa mecânica simplista no modo como inserimos uma tarefa ou lembrete. Podemos personalizar a tarefa com o texto que se pretende, adicionar etiquetas, imagens e hiperligações. Gostei bastante da parte das etiquetas, mas acima de tudo da forma simples com que adicionamos tarefas/lembretes!

O Notepub permite ainda que possamos adicionar diferentes blocos de notas.

O Notepub infelizemente tem uma versão paga, que permite o envio da nota por mail, twitter, facebook, … uma pena, eles não arranjarem patrocinadores!

Adicionei um novo item na página Ideal para… que denominei de Ideal para … organizar e gerir tarefas.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Aprendizagem invisível

 

IL_cover

Hoje o dia foi agitadíssimo e estive a ver o meu Sporting que gerou depois uma amena cavaqueira que acontece de longe a longe - são poucas as vezes que o Sporting tem uma qualidade exibicional boa ;) – por isso hoje o meu post é levezinho, é uma partilha de um ebook que ando a ler e que aborda a aprendizagem invisível e que hoje “todos” acabamos um pouco por fazer.

Segundo os autores, Cristóbal Cobo & John Moravec:

"El aprendizaje invisible es una propuesta conceptual que surge como resultado de varios años de investigación y que procura integrar diversas perspectivas en relación con un nuevo paradigma de aprendizaje y desarrollo del capital humano, especialmente relevante en el marco del siglo XXI. Esta mirada toma en cuenta el impacto de los avances tecnológicos y las transformaciones de la educación formal, no formal e informal, además de aquellos metaespacios intermedios. Bajo este enfoque se busca explorar un panorama de opciones para la creación de futuros relevantes para la educación actual. Aprendizaje invisible no pretende proponer una teoría como tal, sino una metateoría capaz de integrar diferentes ideas y perspectivas. Por ello ha sido descrito como un protoparadigma, que se encuentra en fase beta y en plena etapa de construcción." 

Podem fazer o download da edição espanhola.

Deixo também um TED de um doa autores.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Automatizar tarefas na web

ifttt_task

ifttt, nome esquisito para um serviço web, na verdade nem sei como se lê este serviço, mas também não é importante, porque a importância do serviço reside no poder que este tem. ifttt, apresenta-se sobre o slogan “Put the internet to work for you”, e na verdade o ifttt desempenha bem esse papel.. É claramente o melhor serviço que tive acesso até agora para automatizar tarefas na web. Há uns tempos abordei o dropbox automator, como uma ferramenta que permitia automatizar uma série de tarefas com a nossa conta dropbox. O ifttt faz todas essas tarefas e muito, mas muito mais…

ifttt quer dizer

ifttt

exactamente isso, o que o ifttt faz é simples, quando acontecer isto então ele faz aquilo por nós.

Recorrendo a um exemplo para melhor contextualizar. Se publico num blogue um post com uma determinada tag, então é porque a quero partilhar no meu mural do facebook ou, por exemplo se adiciono uma foto ao facebook então o ifttt publica-a no flickr ou no tumblr e por aí adiante.

São imensos os serviços com que o ifttt trabalha: blogger, facebook, dropbox, feed, flickr, gmail, storify, twitter, youtube e muitos mais.

Fiquei impressionado com o serviço, quer pela quantidade de tarefas que este pode fazer por nós, quer pela forma simplista com que o ifttt cria as tarefas. Ou seja, a criação de uma tarefa é feita passo a passo, somos conduzidos completamente pelo serviço numa sequência if this(foto no facebook) then that(publicar foto no flickr), onde estes passos são todos feitos sempre um de cada vez, retirando todas aquelas variáveis que normalmente vemos em muitos serviços e que por vezes afastam alguns utilizadores.

Existe um pequeno senão no meio disto tudo, é que precisamos de conceder acesso às nossas contas ao ifttt, caso contrário, ele não consegue fazer nada!

Um serviço tremendo e que aconselho a explorarem.

Criei uma nova lista na página Ideal para… com o ifttt sobre a temática Ideal para … automatizar tarefas da web

Doodle de Antero de Quental

 

antero_de_Quental

Para registar no meu blogue o dia em que a google homenageou um dos nossos grandes escritores!


Logos

Tu, que eu não vejo, e estás ao pé de mim
E, o que é mais, dentro de mim — que me rodeias
Com um nimbo de afectos e de idéias,
Que são o meu princípio, meio e fim...


Que estranho ser és tu (se és ser) que assim
Me arrebatas contigo e me passeias
Em regiões inominadas, cheias
De encanto e de pavor... de não e sim...

És um reflexo apenas da minha alma,
E em vez de te encarar com fronte calma,
Sobresalto-me ao ver-te, e tremo e exoro-te...

Falo-te, calas... calo, e vens atento...
És um pai, um irmão, e é um tormento
Ter-te a meu lado... és um tirano, e adoro-te!

Antero de Quental, in "Sonetos"

terça-feira, 17 de abril de 2012

Powerpoint-modelos para a educação

 

sleepingin flickr

Não sou um grande apreciador do powerpoint, mas reconheço que é o programa de apresentações mais utilizado pelos professores. Já abordei várias vezes no blogue o tema das apresentações. A dificuldade em se fazer uma apresentação é torná-la o mais simples possível, por isso referi num post que é na sua simplicidade que reside o poder do Prezi. No entanto e como referi, tenho consciência da importância que o Powerpoint tem no seio dos professores, por isso partilho um site que oferece uma série de modelos grátis e direccionados para a educação.

Os modelos são importantes nas apresentações, porque nos permitem direccionar a apresentação para o nosso público-alvo. É muito diferente,quer ao nível do conteúdo, quer ao nível gráfico, preparar uma apresentação para meninos do 3º ano, 9º ano ou séniores, embora já tenha visto de tudo!

No site Free PowerPoint Templates podem aceder a uma série de modelos especificamente desenhados para a educação. O site disponibiliza também imensos modelos para outras áreas.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

A maior flor do Mundo–Uma animação

 

Adoro o Youtube, acho este serviço muito poderoso em prol da educação e da sua utilização em sala de aula. Por isso já dediquei bastantes posts ao serviço ou a ferramentas que o permitam explorar de uma melhor forma. Considero esta plataforma uma fonte de recursos inesgotável!

Há uns tempos atrás partilhei uma animação… soberba de uma história sobre os livros, hoje, partilho outra animação, adaptada de um livro escrito pelo nosso Nobel da Literatura, José Saramago!

Apreciem e partilhem!

Se quiserem ver o livro podem visualizá-lo aqui, embora em espanhol.

QR-Code Generator

 

QR code para The Blog Teacher

Cada vez mais somos invadidos pelos QR-Code, começam a fazer parte do nosso quotidiano! Acredito que embora seja evidente a crescente utilização destes códigos, estes ainda sejam pouco utilizados pela nossa sociedade, por isso acredito que na educação ainda sejam muito menos. No entanto, neste contexto, eles podem ser muito rentabilizados, porque os nativos digitais de Prensky ou o homo zappiens de Veen certamente irão apreciar estes desenhos esquisitos que agora aparecem em tudo quanto é lado!

Existem imensos serviços e softwares para gerar QR-Code, hoje partilho um interessante, essencialmente pela sua simplicidade quer na criação do código quer na sua interface.

O KAYWA permite a criação de QR-Code para hiperligações, texto, números de telefone e sms! Permite também a definição do tamanho do código.

Podemos guardar o código ou simplesmente embutir o html gerado onde se pretender.

É muito simples de usar!

Criei uma nova lista na página Ideal para… com o item Ideal para … Gerar QR-Code.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Pesquisa de imagens CC por tema

 

flickrcc_spring
in flickrcc pesquisando por spring

Ainda há dias abordei um serviço onde é possível fazer pesquisa de imagens Creative Commons(CC) no flickr através de… cores. Achei o serviço extraordinário!

Hoje, ainda nesta temática de pesquisa de imagens CC no flickr, partilho o flickrcc que é muito similar ao serviço referenciado, mas onde a pesquisa é feita de forma temática.

Com uma interface muito simples: somente uma caixa de texto para introduzir a palavra que se pretende e duas caixas de verificação que permitem escolher o tipo de imagem que se pretende pesquisar: editar e uso comercial.

flickrcc_interface

A pesquisa devolve os resultados em forma de mosaico e rapidamente encontramos uma imagem que se enquadra no que pretendemos!

flickrcc_art

in flickrcc pesquisando por art

Criei uma nova lista na página Ideal para … que denominei de Ideal para…pesquisar imagens livres que já contém outros serviços abordados anteriormente.

Depois de colocar o post online recebi uma dica interessante da Paula Silva num dos grupos em que participo no Facebook e que refere “Uma dica: o tema a pesquisar no flickrCC pode conter mais do que uma palavra (mas de preferência em inglês) ;-)
Thanks Paula!

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Dropbox–Novidades


dropbox_2

O serviço de sincronização da web dropbox apresentou recentemente algumas alterações. A grande novidade é que o sistema permite agora o drag-and-drop. Esta técnica é muito interessante essencialmente quando se acede ao serviço num pc em que não temos instalado a aplicação desktop. O processo é simples, basta entrar na conta dropbox e arrastar o documento para a pasta pretendida. Não necessita de nenhuma instalação nem de nenhum add-on ao browser. O sistema funciona praticamente em todos os browsers excepto… no Internet Explorer!

Outra novidade, é que o serviço que oferece até 2GB de armazenamento grátis e que oferecia 250MB por cada contacto trazido para o dropbox, até um máximo de 8GB, agora oferece 500MB por cada convite trazido e o espaço gratuito pode ir até aos 16GB.

Talvez uma resposta ao google drive e ao skydrive que pretendem ocupar este espaço do dropbox!

Acrescentei o dropbox a duas listas na página Ideal para…:

Ideal para … sincronizar documentos entre computadores

e a inda para a lista ideal para … armazenamento online

terça-feira, 10 de abril de 2012

Novidades no The Blog Teacher


news in flickr

Nas pausas lectivas gosto de aproveitar algum do tempo para criar algo de novo no blogue. Neste sentido acrescentei duas páginas ao blogue e decidi colocar as mesmas por baixo do banner do The Blog Teacher.

A primeira página refere-se a uma nova rubrica que denominei de “Ideal para …”. Um dos editores que sigo com muita atenção é o Larry Ferlazzo do blogue LARRY FERLAZZO’S WEBSITES OF THE DAY… e que contém uma rubrica similar, sem querer copiar, pretendo sim aproveitar a excelente ideia dele para também começar a organizar o blogue, já que são imensas as ferramentas/serviços que abordo no blogue e que podem depois ser encontradas com mais facilidade. Claro que esta página estará sempre em atualização e que irá crescer com o explorar de novas ferramentas/serviços.

A segunda página refere-se à e-zine que edito e que já vai na quinta edição. Uma página simples somente com os links para cada uma das edições.

Espero que apreciem estas pequenas alterações no The Blog Teacher!

Bom período lectivo!

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Project Glass da Google


Depois de uma pausa estou de regresso!
Durante essa pausa, a Google apresentou no seu G+ o Project Glass, um projecto sobre realidade aumentada.

No comments, somente vejam o vídeo.

Para onde caminhamos…?

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Páscoa Feliz

 

happy_easter
in flickr

Em meu nome e em nome d’O The Blog Teacher desejo a todos leitores uma Santa e Feliz Páscoa!

O The Blog Teacher vai fazer uma pausa para que o seu editor se possa dedicar nesta quadra festiva mais à família, regressando na próxima semana!

Até lá, bom descanso e boa Páscoa!

Edição multimédia do The Blog Teacher,E-zine #5

 

março_2012

Como vem sendo hábito, no início do mês em jeito de curadoria, elaboro a e-zine, edição multimédia do The Blog Teacher.

Uma e-zine onde não são contemplados todos os posts do The Blog Teacher, mas sim os que me parecem mais pertinentes.

Devido à limitação do Themeefy, os posts podem não estar visíveis na íntegra, mas podem continuar a leitura no blogue!

Boas leituras e partilhas,

Nota: Já percebi que o HTML gerado nem sempre é lido em todos os browsers, se não visualizam o objecto acima tentem noutro browser!

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Revisão do mês

 

revisão do mês

Sem pretender fazer uma revisão exaustiva do mês, deixo aqui alguns dos posts que me pareceram mais interessantes.

E o mês de março foi um mês com publicações agradáveis. Comecei o mês com um dos serviços de curadoria que mais me agrada actualmente: o scoop.it!

O meu destaque do mês foi sem dúvida as imagens: partilhei um site que me deixou maravilhado, porque permite a pesquisa de imagens Creative Commons… pela cor! O Humanline que se dedica especificamente a imagens de artes, história, civilizações,…  o picmonkey, que encontrei como alternativa para o picnik que sai de “cena” este mês! O Jux, uma excelente plataforma de publicação de imagens!

Para a sala de aula, duas listas de ferramentas para a educação, o storyjumper para fomentar a criatividade e a escrita de textos para o 1º ciclo, um serviço web para pintura criativa, três ferramentas para usar o youtube, 25 TED Talks e algumas dicas para partilhar recursos com os alunos.

Tempo ainda para outros posts, que deixo a seguir a lista completa do mês:

Um número redondo

Procurar imagens pela cor

You are your words

What about me – My digital life

Revisão Curricular

Picmonkey–editor de imagens online, simples e muito prático

Uma lista de TED Talks para a sala de aula

Humanline.com – Uma boa fonte de imagens cc

Todo list minimalista e muito prático

StoryJumper–crie livros com os alunos

Build a Powerful PLN

101 great tools for teachers

Hoje é dia do Pi–pela web

Jux–Mais que uma plataforma de publicação

GeogebraWeb

50 ferramentas grátis para educação

Edição multimédia do The Blog Teacher, #4

3 ferramentas para usar o Youtube na sala de aula

Pintura criativa

Partilhar recursos com os alunos–algumas dicas

Digital Learning Futures

Scoop.it–Qual o teu tópico preferido

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...