terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Um post para o 1ºciclo–Histórias em formato digital

 

181120111725 créditos da imagem: a minha pequena

Há dois anos atrás participei num projeto com duas colegas do 1ºciclo e que no final se revelou muito interessante.

Não vou aqui explicar todo o projeto em si, isso podem fazê-lo na página que criámos para o projeto, mas sim falar de uma forma agradável das crianças narrarem histórias em formato digital, tal como o fizemos numa das partes do projeto.

Provavelmente quase todos conhecemos o Photostory, mas provavelmente pouco o usamos!

O Photostory é uma ferramenta da Microsoft, calma! Esta é grátis!

Esta ferramenta não foi pensada completamente para os meninos do 1ºciclo, mas encaixa perfeitamente neste segmento etário já que tem uma interface amigável e muito simples de manipular! Acreditem que as crianças em poucos minutos estão a manipulá-la por completo! Acreditem mesmo!

Esta ferramenta permite criar um vídeo com recurso a imagens, permitindo também a introdução da narração da história ou de uma música de fundo. A narração pode ser feita com um micro muito rudimentar!

Para a criação dos desenhos aconselho o Paint ou então, porque não desenharem em papel e ensinarem os meninos a digitalizar.

O Photostory permite também adicionar alguns efeitos, gerando assim algum movimento ao filme.

As crianças ficam deliciadas com o resultado final, ouvem-se a elas próprias e acima de tudo… treinam a leitura, porque não querem errar…

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O The Blog Teacher nos blogs do ano – 1º Lugar

 

blog participante - Escolares e Jornais de Escolas - The Blog Teacher

Este post serve para agradecer a todos aqueles que contribuíram para este honroso primeiro lugar que o The Blog Teacher obteve no concurso de blogs do ano de 2011 organizado pelo blogue O Aventar.

A menção fica para o The Blog Teacher mas o prémio é de todos aqueles que por aqui passam e de todos aqueles que contribuíram para que fosse possível chegar ao primeiro lugar.

Uma certeza reside em mim, este prémio trouxe anexado com ele responsabilidade. Com isso não quero dizer que o blogue irá mudar, vai-se manter fiel aos seus princípios e à sua edição diária, excepto ao fim de semana porque é tempo de descanso! Mas… a responsabilidade aumentou!

Mais uma vez reitero os meus agradecimentos a todos aqueles que de uma forma ou de outra contribuíram para este prémio.

O editor do The Blog Teacher,

Filipe Mendes

domingo, 29 de janeiro de 2012

Revisão da Semana


revisão da semana

Na semana em que o The Blog Teacher esteve em votação no concurso de blogues organizado pel´O aventar, abordei mais um motor de busca de imagens de creative commons, algumas práticas para receber trabalhos dos alunos, de um serviço de rss em formato de magazine e de como organizar a nossa informação da web recorrendo ao pearltrees. Houve tempo ainda para um vídeo muito interessante que aborda algumas das potencialidades da tecnologia na educação.

Receber trabalhos dos alunos
feedly–Ler feeds em formato de magazine
Organize graficamente a sua informação da web
Hoje, podemos ensinar sem tecnologia? 
Compfight–Pesquisa no flickr
Bom fim de semana

sábado, 28 de janeiro de 2012

Receber trabalhos dos alunos

send créditos da imagem Kozzi.com

Hoje já não faz muito sentido receber os trabalhos dos alunos em formato de papel. Há imensas vantagens mas destaco essencialmente:

  • permitir ao aluno submeter o seu trabalho a partir de casa, inclusive ao fim de semana;
  • poupámos dinheiro aos alunos na impressão e nas capas;
  • o professor recebe todos os trabalhos num mesmo repositório;
  • não andamos com a papelada atrás de nós;
  • favorece as questões ecológicas.

Talvez a forma mais usual seja receber o trabalho por mail. Admito que o mail seja uma boa forma, mas implica algum trabalho posterior, como abrir o mail e ter de guardar o anexo numa pasta e, teremos sempre de fazer esta tarefa sempre que nos é submetido um trabalho.

Eu já referi aqui que a minha forma preferida é a plataforma moodle, os trabalhos são todos colocados no mesmo repositório, estão todos associados ao nome do aluno e permitem posteriormente aos alunos verem a sua nota na plataforma, bem como os comentários que o professor achar pertinente.

Esta solução “obriga” a que os professores saibam trabalhar um pouco com a plataforma moodle, não são precisos grandes conhecimentos mas acredito que nem todos estejam preparados para isso!

Além da particularidade referida atrás, as escolas na sua maioria por uma questão de armazenamento limitam o tamanho máximo de um documento a ser enviado para a plataforma.

Sendo assim a forma mais interessante de receber trabalhos dos alunos é através de um serviço que já aqui referi, o dropittome  que permite aos alunos enviarem para uma pasta da nossa dropbox. O dropittome suporta até 75 mb e todos os trabalhos ficam armazenados na nossa pasta, evitando aquele trabalho individual que referi anteriormente com o mail. Além disso o tamanho máximo de uma anexo na maioria dos serviços de mail é de 25 mb. Sem dúvida que é muito, mas se o trabalho incluir um vídeo, pode trazer alguns problemas.

O dropittome cria um endereço que temos de fornecer aos alunos. Posteriormente com esse endereço e com uma password criada por nós, os alunos podem submeter os seus trabalhos e não exige grandes conhecimentos aos  intervenientes do processo.

Resumindo, a melhor forma sem dúvida será via plataforma moodle, ou outra similar, depois via dropittome e por último via e-mail. 

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

feedly–Ler feeds em formato de magazine


feedly in feedly.com

Ontem abordei uma ferramenta que nos permite organizar os sites que achamos interessantes mas com uma visualização gráfica.

Hoje trago outra ferramenta que também tem haver com informação na internet, não na forma como a armazenamos ou referenciamos, mas sim sobre aquela informação que se "produz" na internet e que nós não queremos perder.

Todos temos consciência que a produção de conteúdos na Internet cresce a uma velocidade impressionante e que não somos capazes de acompanhar todo esse crescimento, por isso vão surgindo ferramentas que nos vão ajudando a ter alguma forma de aceder a esta.

Uma das formas que o fazemos é seguindo os blogues/sites que abordam questões do nosso interesse e depois através de um leitor de feeds, vamos acompanhando o que se vai produzindo nesses blogues/sites, já que visitá-los individualmente seria uma tarefa muito difícil! Mas a determinada altura já seguimos tantos blogues/sites que começa a ser impossível acompanhar tudo. Eu já o referi anteriormente, utilizo o Google Reader, mas esta semana descobri um serviço muito interessante denominado de feedly e que até sincroniza com o Google Reader.

O interessante deste serviço é que cria com os feeds uma magazine de notícias e que nos permite fazer o que nós normalmente denominamos de "leitura na diagonal", uma vez que nos é mostrado o início de cada um dos posts, podendo depois aceder ao post completo.

Tenho quase a certeza que quando experimentarem vão gostar, porque a sua interface é "user friendly" (não consigo dizer isto de outra forma).

Com isto, já achava o feedly interessante, mas o serviço tem ainda canais temáticos pré-defenidos com blogues de renome em determinadas áreas e que podemos seguir via feedly. Para além disso, tem como é claro, ligações ao facebook, twitter e outros serviços.

O feedly também se encontra disponível para Ipad.





Feed Your Mind On The Go from Feedly on Vimeo.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Organize graficamente a sua informação da web

 

pearltrees in pearltrees.com

Imagine os favoritos do seu browser organizados por pastas.

Agora imagine o seu serviço de social bookmarking (diigo, delicious, ...) onde armazena tudo que lhe parece pertinente na web e o associa por tags.

Esta é uma das formas mais usuais de organizar a nossa informação na web, há mais, sem dúvida que há mais, mas é a mais usual.

Agora, imagine um serviço que junta a funcionalidade referida do seu browser a um serviço de social bookmarking e lhe mostra tudo o que é importante para si na web mas, em modo gráfico. Não precisa de imaginar, porque "isso" existe e chama-se Pearltrees!

Confusos? Passo a explicar. 

Pearltrees é um serviço web que permite organizar e partilhar a informação que vamos recolhendo na web, mas com a particularidade de esta organização ser feita sobre a forma gráfica.

A mecânica associada ao Pearltrees é muito simples, funciona em forma de árvore e podemos ter:

  • pearltree - são nós, que por exemplo podem ser temas,
  • e pearl - são efetivamente os endereços que pretendemos armazenar e que guardamos sempre numa pearltree

Depois vamos construindo a nossa árvore(tree) acrescentando, ora pearltrees(nós), ora pearls(sites), conforme as nossas necessidades.

Quer a adição de nós ou de sites pode ser feito manualmente através da página do serviço ou via pearler, que é uma extensão do Pearltrees que podemos instalar no nosso browser.

Associado a tudo isto, temos a parte social: partilhas no facebook, twitter, mail, ... e podemos saber ainda o que os outros dizem sobre um determinado site que adicionamos.

Reconheço, que inicialmente, a sua utilização não é muito simples, mas é daqueles serviços que se identifica por completo com o famoso:

"Primeiro estranha-se. Depois entranha-se."

O Pearltree tem ainda mais características mas, vão descobrindo por vocês e com o tempo vão certamente gostar.

 

Ps: Estou a concorrer esta semana a um concurso de blogues em língua portuguesa, se gostam do blogue podem votar aqui na categoria “Escolares e Jornais de Escolas”.

Obrigado!

Hoje, podemos ensinar sem tecnologia?

Claro que podemos, mas não é a mesma coisa!


Partilho um vídeo muito interessante elaborado por David Truss que aborda as vantagens da tecnologia no ensino.




Ps: O The Blog Teacher passou à fase final do concurso de blogues em língua portuguesa organizado pel´O Aventar, se gostam do blogue podem votar aqui na categoria “Escolares e Jornais de Escolas” até sábado. Obrigado!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Compfight–Pesquisa no flickr

 

compfight in Compfight

O Compfight é um motor de pesquisa de imagens alojadas no flickr mas com resultados mais interessantes.

Apresenta as imagens em thumbnails, de uma forma muito prática e organizada, mas acima de tudo mostra muitos mais resultados por página e os resultados são mais adequados em relação à pesquisa.

Depois de selecionada a imagem o Compfight remete para a página flickr do autor da mesma. Neste ponto decidimos como usar a imagem mas não esqueçam de citar a fonte e de respeitar os direitos Creative Commons. Podem tirar algumas dúvidas neste link do flickr.

A este respeito, anteriormente abordei o google imagens que muitas vezes não se usa da forma mais correta. Se têm interesse neste tipo de motores de busca, podem ver também o Photopin e o Kozzi.

Nunca é demais relembrar que o que está na Internet não é nosso… 

Ps: Estou a concorrer esta semana a um concurso de blogues em língua portuguesa, se gostam do blogue podem votar aqui na categoria “Escolares e Jornais de Escolas”. Obrigado!

domingo, 22 de janeiro de 2012

O The Blog Teacher nos blogs do ano de 2011–Fase final

  in O Aventar

Começo este post por agradecer a todos aqueles que amavelmente votaram no The Blog Teacher no concurso de blogs do ano de 2011 organizado pelo blogue O Aventar.

Como referi no post que dava conta da minha participação, este concurso desenvolve-se em duas fases. A primeira que terminou ontem servia para eleger os cinco melhores para a segunda fase que começa a partir da meia noite do dia 23, e termina no dia 28, próximo sábado.

1ª_fase

Desta forma, se acham que o The Blog Teacher merece novamente o vosso voto, podem votar nesta página.

Volto a relembrar que este concurso não oferece prémios monetários, só mesmo a divulgação e o prestígio de se receber uma menção!

Antecipadamente grato pelos vossos votos,

O editor do The Blog Teacher,

Filipe Mendes

Revisão da Semana

revisão da semana

Numa semana com problemas na Internet que não me permitiram a edição diária de posts no blogue, houve mesmo assim, tempo para colocar nas webbancas a edição multimédia de Dezembro do The Blog Teacher, de abordar a moodle, a organização de vídeos do Youtube e de um serviço web profissional de elaboração de diagramas.

Grapholite–Excelente na concepção de diagramas
Razões para usar a moodle
Youtube–Organizar os vídeos
Edição multimédia do The Blog Teacher, #2

Normalmente coloco este post durante a tarde de sábado, hoje premeditadamente estou a fazê-lo um pouco mais tarde porque se tudo correr bem para a semana o The Blog Teacher entra na fase final do concurso de blogues organizado pelo O Aventar. Se gostam do blogue podem votar aqui, na secção “Escolares e Jornais de Escola”. Obrigado pelo vosso apoio e bom fim de semana!

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Grapholite–Excelente na concepção de diagramas

Grapholite  é uma excelente ferramenta para a criação de diferentes tipos de diagramas com bastante qualidade. Podemos fazer flowcharts, mapas mentais, mapas organizacionais, estruturas de base de dados ou de sites, … Tudo com uma qualidade muito profissional.

Pode ser acedido através do seu site ou mesmo no pc. É grátis e não necessita registo!

Fornece bastantes modelos que podem ser personalizados.

Uma ferramenta a ter em conta na concepção de diagramas, uma vez que é completamente grátis e muito simples de trabalhar gerando diagramas de grande qualidade!

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Razões para usar a moodle

 

moodle

Começo por dizer que este post aborda uma plataforma que parece antiga, mas… está muito atualizada para o contexto escolar! Muito mesmo!

Eu sou professor de TIC e como tal nesse aspeto sou um privilegiado, dou aulas num laboratório de informática, e como tal os alunos têm acesso à plataforma moodle.

Poderia dizer que não me vejo a dar aulas sem moodle, mas, hoje em dia, já não é bem assim, existem imensas plataformas ou conjunto de serviços que me permitiriam substituir a moodle, no entanto, certamente que teria mais trabalho!

Praticamente todas as minhas aulas são preparadas com recurso à plataforma, onde coloco sempre o sumário, a ficha de trabalho, parte multimédia, pdfs, hiperligações, submissões dos trabalhos, enfim, o que achar pertinente para a aula. Além disso, todas as aulas os alunos fazem auto-avaliação de uma série de parâmetros que para mim são importantes e terminam sempre respondendo ao positivo e negativo da aula, esta parte é muito importante, porque obtemos feedback de todos, e eles tendem a ser honestos, como lhes peço! Para a nossa evolução é interessantíssimo! Ou seja, está tudo ali e sem papel!!!!

Eis uma pequena lista de motivos para se usar a moodle:

  • a informação(para o professor e o aluno) está toda agregada num só sítio!
  • permite a interatividade professor-aluno, aluno-aluno
  • disponibilizar informação para além dos recursos da aula;
  • organizar lições como tutorial
  • efetuar exercícios
  • tudo o que os alunos fazem fica armazenado
  • atribuir recursos diferentes a grupos de alunos
  • integração de outras aplicações
  • enviar informação “em lote” para a turma
  • disponibilizar informação para os pais
  • fica tudo registado, um verdadeiro big brother ;)
  • ecológico… tudo no paper

Certamente que resolveria o meu problema sem a plataforma, mas neste momento não a dispenso embora já tenha testado outras, continua a ser a minha eleita!

Gostava também de referir que a plataforma moodle é claramente subaproveitada pelas escolas. As lideranças “deveriam” de criar hábitos que “implicassem” nos seus professores a utilização da plataforma, porque é um dos melhores meios meios de comunicação que se pode ter para comunicar em grupo e por exemplo fazer chegar a informação às escolas distantes.

Dou só um exemplo, se todas as comunicações que se fazem numa escola estivessem numa disciplina onde todos os docentes estavam inscritos, todos os docentes sabiam sempre tudo o que se passa na escola! Os que não sabiam, é porque não se interessaram ;)

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Youtube–Organizar os vídeos

 

download-youtube-video

Quem segue o The Blog Teacher, já deve ter percebido que sou um adepto do Youtube. Já dediquei alguns posts a este serviço, quer de opinião quer de ferramentas que nos permitem uma melhor utilização em contexto de sala de aula.

Lembrei-me de escrever um pequeno post sobre a organização dos vídeos no Youtube. Hoje, a maior dificuldade que temos é organizar toda esta quantidade de informação que nos “entra” pelo nosso ecrã e que por vezes acabamos por a perder.

Por isso, no Youtube podemos organizar essa informação criando listas de reprodução que nos permitirão armazenar e aceder a estes posteriormente, inclusivé podemos “marcar” como um vídeo que pretendemos ver mais tarde!

Só precisamos de ter uma conta no Youtube(uma conta google serve) e depois criar as listas de reprodução de acordo com as temáticas que pretendemos.

Neste link podem aceder aos tutorias do Youtube que abordam estas questões da organização de vídeos, mais concretamente a manipulação das listas de reprodução.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Edição multimédia do The Blog Teacher, #2

Dezembro_2011
 
Já se encontra disponível a edição #2 de Dezembro de 2011 do The Blog Teacher. A edição multimédia do blogue é composta por duas secções:
  • Tools, webapps e webservices e,
  • Multimédia and other stuff…
Há semelhança da edição anterior, a edição multimédia não contém todos os posts que coloquei no blogue durante todo o mês, mas sim aqueles que se encaixam nas secções anteriores, contemplando 90% dos posts.

Devido ao seu formato, o conteúdo dos posts não é completamente visível, mas o Themeefy tem junto ao número da página dois ícones que permitem aceder diretamente ao post.

Espero que gostem, que partilhem e, claro, gostava de ouvir algum feedback!

Ps: Estou a concorrer esta semana a um concurso de blogues em língua portuguesa, se gostam do blogue podem votar aqui na categoria “Escolares e Jornais de Escolas”. Obrigado!

domingo, 15 de janeiro de 2012

O The Blog Teacher nos blogs do ano de 2011

 

in O Aventar

O prestigiado blogue O Aventar está a promover online “um concurso de blogs com o objectivo de promover e divulgar o que de mais interessante se faz na blogosfera portuguesa e de língua portuguesa.” in O Aventar

Eu decidi concorrer e se apreciam o blogue podem votar no The Blog Teacher. O processo é simples e não perdem muito tempo.

O The Blog Teacher está na categoria “Escolares e Jornais de Escolas”. Podem votar diariamente até ao dia 21!

Antecipadamente grato a todos aqueles que votarem no The Blog Teacher.

PS: O concurso não tem qualquer prémio pecuniário, é só mesmo o prestígio de se receber uma menção e a divulgação que este tipo de iniciativas acabam por dar!

sábado, 14 de janeiro de 2012

Revisão da Semana

 

revisão da semana

Uma semana dedicada um pouco às imagens, destacando mais um serviço de pesquisa de imagens com creative commons, da minha opinião sobre o motor de busca do google images e ainda de um site que aplica efeitos em imagens. Tempo ainda para abordar um serviço interessante para quem trabalha com o Dropbox e ainda uma opinião sobre Nuno Crato e as TIC 

 

Google imagens – Like ou dislike?

Nuno Crato e as TIC

PHOTO PIN - Imagens livres de utilização

Converter imagens em cartoons–Um clique

Dropbox–Automatizar tarefas

Até para a semana,

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Google imagens – Like ou dislike?


photo credit: Stéfan via photopin cc

Tenho dedicado alguns posts a serviços web que fazem pesquisa de imagens. Já aqui abordei o Kozzi, o Photo Pin e o Veezzle. E tenho dedicado porque me parece de todo pertinente. Acima de tudo, porque penso que quem publica deve sempre citar as fontes, dar a referida evidência a quem desenvolveu o trabalho! Mas mais aspetos me fazem abordar este tipo de serviços ou motores de busca, se pretenderem!

No meu caso específico, cada vez menos uso o Google e passo a enumerar alguns motivos:

    • Grande parte dos resultados não têm muito haver com o que pretendemos, a não ser para palavras óbvias, e mesmo assim, devolve muito lixo;

    • As imagens devolvidas são normalmente de qualidade diversificada;

    • Por último e o mais pertinente, somos levados para imensas páginas que não fazem referência aos autores, logo, pressupomos que a imagem é “propriedade” do site e como boa prática acabamos a citar uma fonte que na realidade não foi quem criou essa mesma imagem.

      Estes três argumentos para mim são suficientes para recorrer cada vez menos ao motor de busca de imagens do Google.

      Claro que o Google nas suas definições avançadas permite personalizar a nossa pesquisa, mas… 

      Nos sites a que tenho feito referência o processo de pesquisa também é simples, as imagens são de qualidade, os resultados aproximam-se muito daquilo que se pretende e o mais importante, todas identificadas com os respetivos autores, por isso os prefiro! Mas isso sou eu, que sempre que coloco uma imagem, na net ou nos meus trabalhos gosto de citar a fonte, é uma boa prática. Além disso “chateia” os meus alunos que estão sempre a ver créditos da imagem http://…

      Por último gostava de deixar claro que Google é Google… mas para imagens, eu prefiro outros, pelos motivos enumerados! Mas também reconheço que está à “mão” de um clique!

      quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

      Nuno Crato e as TIC

       

      Hoje não estou com cabeça para escrever sobre tecnologia! Definitivamente Nuno Crato quer acabar com as TIC no ensino. Ele é que sabe! Eu percebo ao que ele se está a agarrar, mas esse argumento só existe na Dinamarca, Finlândia e Noruega. Que comparação temos nós com eles???

      Agora vai arranjar uma solução transitória… e depois retira TIC do currículo!

      Só me apetece perguntar novamente e o método???

      De uma coisa eu tenho a certeza, relativamente às TIC ele está completamente equivocado! Completamente! Um dia destes vou-lhe enviar os comentários dos meus alunos na plataforma moodle, para ele ler o que eles aprendem! Com método!!!!

      Mas… o ministro é ele!

      quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

      PHOTO PIN - Imagens livres de utilização




      A geração de hoje, é considerada por muitos uma geração que “rouba”, já que copia e cola sem se dar ao trabalho de citar. Está na net, é livre! Sabemos que não é assim, por mais que digámos aos alunos estes continuam com os mesmos “vícios” é preciso insistir, insistir e acaba por entrar.

      Esta pequena introdução com o qual vivemos diariamente serve para introduzir o PHOTO PIN, já que este site pesquisa imagens Creative Commons e como tal podem ser usadas livremente. Claro que o site, e de forma correta mostra o link para citar o autor.


      Não necessita de se efetuar nenhum registo e a sua interface é o mais simples possível, composta por uma caixa de pesquisa e um botão Search! O resultado devolvido são de imagens com imensa qualidade!


      Ainda na semana passada abordei um site muito similar o Kozzi. Tenho insistido em alguns sites deste género, que fazem pesquisa de imagens com licença Creative Commons, porque para além de serem de livre utilização são normalmente de grande qualidade. A esse respeito conversava hoje com uma colega que me dizia que ainda preferia o Google images. Cada vez mais o uso menos e um dia destes escrevo um post do porquê!


      terça-feira, 10 de janeiro de 2012

      Converter imagens em cartoons–Um clique

       

      cartoonizein cartoonize

      O cartoonize permite converter fotos em cartoons somente com um clique.

      Tudo é feito online, basta fazer o upload da imagem a converter, clicar e o serviço faz o resto do processo. Em poucos segundos temos o cartoon elaborado.

      O site disponibiliza ainda mais efeitos como: aplicar um efeito espelho à imagem, colocar a foto numa revista, até à criação de gifs.

      segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

      Dropbox–Automatizar tarefas

       

      dropboxautomator

      Sou um grande adepto do Dropbox. Penso que hoje, todos nós precisamos de ter um serviço que sincronize documentos entre os diferentes meios tecnológicos que usamos(pc,telemóvel, tablet) e o Dropbox é o meu preferido.

      Hoje tive acesso a um serviço recente muito interessante para trabalhar com o Dropbox. É o DropboxAutomator, este serviço permite automatizar uma série de tarefas que facilitam muito.

      Basicamente o DropboxAutomator permite que cada vez que se coloca numa determinada pasta um documento, executar sobre este algumas tarefas. Alguns exemplos :

      Sempre que se coloca numa pasta um documento podemos convertê-lo para pdf, fazer o upload para o Google Docs ou para o slideshare

      Contém também tarefas que se podem efetuar com imagens: Fazer o upload para o Facebook ou Flickr, reduzir o seu tamanho, escrever um determinado texto na imagem ou colocar um logotipo

      Sempre que alguém coloca um novo ficheiro numa pasta partilhada é enviado para  um e-mail.

      O serviço ainda é recente e como tal deve ter algumas funcionalidades que não devem estar devidamente “afinadas” mas merece a nossa atenção.

      Na escola, este serviço, em trabalho colaborativo é muito interessante, uma vez que somos notificados por e-mail  quando alguém adiciona algo novo na pasta partilhada pela equipa. Além disso, se temos por hábito partilhar uma pasta com os nossos alunos este permite proteger facilmente os nossos documentos ou publicá-los em diferentes plataformas.

      Em relação aos alunos, para receber documentos prefiro utilizar o dropittome que é a ferramenta ideal para enviar documentos para a nossa pasta. Já que uma partilha permite que ele seja eliminado!!!!

      sábado, 7 de janeiro de 2012

      Revisão da Semana


      revisão da semana

      Primeira semana do ano, logo, primeiro post dedicado à minha escolha do ano que já se foi! Vida de professor, tips para vídeos do youtube e imagens foram os posts desta semana!


      Um post pequeno
      O desafio do professor
      Kozzi–Imagens livres de qualidade profissional
      Youtube–Vídeos sem distração
      A minha escolha do ano – Curadoria

      Bom fim de semana,

      Um post pequeno

       

      Partilho um vídeo de um momento musical que me fez lembrar o meu post de ontem

      Aconteceu por cá… o difícil é… agarrá-los! É prazer, mas, não acontece em todos os concertos…

      Bom fim de semana!

      sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

      O desafio do professor

       

      teachers20open

      Hoje não vou falar de tecnologia, falar somente do maior desafio que hoje um professor tem. Na minha opinião, claro!

      Tenho mais de 200 alunos, entre CEF´s, Profissionais e nono ano e, todos eles são diferentes, a estratégia que funciona com um, com o colega do lado, que às vezes até é o melhor amigo dele, com esse, com o outro, já não funciona….

      Mais difícil de que ensinar é agarrá-los, puxá-los para nós, e só depois, é que eles estão prontos para nos ouvirem. A partir desse ponto a comunicação começa a funcionar, a aprendizagem começa a ocorrer… mas 200 alunos, todos diferentes, convenhamos é difícil ser professor… temos de estar constantemente a pensar como é que lidámos com este, com aquele, não há uma fórmula, uma receita… és tu que tens de decidir na hora e a decisão tem de ser sempre tomada com um pensamento: “tenho de agarrá-lo”.

      Este, é para mim o maior desafio do professor: agarrá-los! E volto a frisar: para mim, claro!

      Para terminar, este é para mim o maior desafio do professor, não o da escola, o da escola, esse, é outro, mas ficará para outro post!

      quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

      Kozzi–Imagens livres de qualidade profissional

       

      kozzi

      Um dos “maus” hábitos que uma grande parte da comunidade que pesquisa na web imagens tem, é aceder ao Google, ao seu separador da pesquisa de imagens e inserir uma palavra relacionada com a imagem e depois selecionar a que se pretende e já está, é nossa! Sabemos que não, e deveríamos sempre referenciar a fonte, mas… nem sempre acontece.

      Já aqui falei de sites onde existem imensas imagens livres de utilização, outros com alguns direitos sobre as imagens e hoje destaco outro site de imagens com algumas particularidades que o distingue dos habituais motores de busca.

      Falo do Kozzi, que tem uma imensa galeria de imagens agrupadas por categorias e que podemos ainda pesquisar por palavras-chave. Todas as imagens são livres e provenientes de fotógrafos profissionais. Além disso, a característica mais interessante é que esta permite criar uma pasta onde vamos colocando as imagens que pretendemos usar ou armazenar e partilhar esta com outras.

      Para quem gosta de imagens com muita qualidade e não quer perder tempo a citar a fonte, com o Kozzi está á vontade em fazê-lo!!!

      Youtube–Vídeos sem distração

       

      viewpure

      Uma das ferramentas que aprecio e que já dediquei alguns posts, é o Youtube! Sou claramente contra as escolas que cortam o acesso ao Youtube. É uma excelente ferramenta, tem uma base de dados enorme de vídeos de extrema qualidade para a educação. O vídeo tem muitas potencialidades em contexto educativo, mas, no entanto muitas escolas cortam o acesso a estes porque no meio dessa imensa base de dados videográfica tem “material” considerado inapropriado para se usar na escola. Bem… não existe nada perfeito e as escolas optam pelo mais fácil: cortar o acesso!

      Esta pequena introdução é como um desabafo a algumas estratégias das escolas e também para introduzir uma pequena ferramenta, muito similar ao Cleaner Youtube que há uns tempos abordei. Refiro-me ao ViewPure.

      O ViewPure é um serviço web que nos permite introduzir o URL do nosso vídeo e visualizar este sem mais nada que possa distrair atenção dos alunos. Referi que é muito similar ao Cleaner Youtube, no seu essencial, já que ambos permitem a remoção da distração, no entanto este sendo um serviço web pode ser acedido em qualquer lado e o Cleaner Youtube implica a instalação do mesmo no pc.

      terça-feira, 3 de janeiro de 2012

      A minha escolha do ano – Curadoria

       

      por ailatan, no Flickr

       

      O meu primeiro post do ano vai sempre para uma escolha minha, no ano passado a minha escolha recaiu sobre o twitter. E escolhi o twitter pela facilidade com que este era capaz de nos gerar informação que fosse realmente relevante para nós. Ou seja, essa informação chega até nós sem termos necessidade de a procurar. Neste contexto, durante este ano cresceu um novo conceito, o conceito de curadoria social que em questões de receber informação relevante ainda se torna mais interessante. Dado que só recebemos realmente a informação que pretendemos e está sempre lá(não há timeline). Enquanto no twitter continuando a ser uma óptima ferramenta perde para esta na agregação de conteúdo e passo a explicar: no twitter seguimos entidades com interesses e neste caso seguimos tópicos do nosso interesse, ou seja informação filtrada do tópico. Há imensas ferramentas de curadoria mas a melhor de todas, para mim, claro, é o scoop.it.

      Sem entrar em detalhes exaustivos o scoop.it permite criar um tópico e associar a este algumas tags, depois a ferramenta sugere conteúdos via diferentes canais de pesquisa(motores de busca, twitter, youtube, news, …) baseado nessas tags, conteúdos esses que embora possam ter haver com o nosso tópico, temos a possibilidade de o incluir ou não. Podemos ainda em qualquer momento adicionar manualmente(via bookmaklet) um artigo ao nosso tópico.

      Só por estas características já acho a ferramenta muito interessante, já que nos permite aceder num só lugar a muita informação sobre o tópico, mas, o poder da ferramenta cresce quando começamos a seguir tópicos de outros elementos que compõem a comunidade. Sabendo que uma determinada pessoa é excelente num determinado campo, seguir um tópico dessa mesma pessoa é garante de boa e de muita informação de qualidade, sem a necessidade de fazer uma pesquisa exaustiva que nos levaria imenso tempo e provavelmente sem os mesmos resultados. Se levarmos em linha de conta, o crescimento da quantidade de informação que é disseminada na web parece-me fácil de perceber que cada vez mais, se perde mais e mais informação de qualidade e que são estes tipo de ferramentas que permitem minimizar essa perda, ou então, maximizar a boa informação que veicula na mesma! Eu prefiro mais a segunda!

      Aconselho vivamente a começarem a usar o scoop.it para um tópico qualquer do vosso interesse e seguir também dois ou três tópicos e rapidamente vão perceber a potencialidade desta ferramenta.

      Resta-me referir que estamos perante uma ferramenta social e como tal tem consigo todas as características das ferramentas sociais, podendo inclusive propor um artigo para um determinado tópico que seguimos!

      Tenho a certeza que vai ser uma das ferramentas que mais vai ser usada este ano!

      Boas curadorias!  

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