| vs | |
A respeito do meu post de ontem surgiram alguns comentários, sendo que um deles me alertou para o conteúdo do mesmo.
Defendi no post que o Blogger é mais adequado para iniciantes e o Wordpress mais direcionado a “profissionais”. Aproveito para elucidar que o meu intuito ao utilizar o termo profissional entre aspas, me queria referir ao utilizador que se sente à vontade em desbravar caminho em novas aplicações/serviços e não a um profissional de blogues.
Mas de regresso aos comentários, a Paula perguntava:
“O que se pode fazer no Wordpress que não se faça no Blogger? - That’s the question!”
Muito pertinente a questão dela, e por isso decidi escrever este post, porque o conteúdo do meu post anterior, pode realmente levar a suscitar essa questão. Na verdade, a mensagem que pretendia passar era que com o tempo, com a publicação de conteúdo, com a presença noutros blogues, o utilizador começa a sentir necessidade de incluir mais funcionalidades/itens/widgets e com essa necessidade começam a surgir problemas na incorporação dessas funcionalidades no Blogger, porque muitos deles obrigam essencialmente a duas situações:
- uma boa pesquisa na web e
- a manipular HTML
Já no Wordpress, este para além de ter uma série de serviços(polldaday, box.net, twitter, del.icio.us …) que já desenvolveram widgets para serem simplesmente incorporados(via arrastar e largar) no blogue, tem também uma comunidade extensa que desenvolve muitas aplicações que podem ser facilmente incorporadas no nosso blogue, para não falar nos temas, são milhares de temas incorporados com o Wordpress e o Blogger limita-se a uma dezena…
Se a leitura do meu post anterior leva à conclusão de que o Blogger não permite fazer “coisas” que o Wordpress faz, então assumo o erro, porque o que pretendi dizer é que mais tarde ou mais cedo, quando pretender mudar o aspecto do blogue e dotá-lo de mais funcionalidades, no Blogger vai ter certamente muito mais dificuldades.
Mexer no modelo do Blogger via HTML não é para todos e muitos dos tutoriais que proliferam pela net nem sempre estão bem concebidos, uma vez que não estão preparados para o erro!
A grande simplicidade do Blogger, reside um pouco da sua interface, que sendo um webservice da google é similar a outros serviços da empresa, como por ex: o gmail, que faz com que a interface não crie tanto ruído inicial, ao contrário do Wordpress, que é inicialmente confusa!
No fundo sintetizo a minha ideia desta forma:
A criação de um blogue, a escrita e a publicação do primeiro post no Blogger é feito através de um processo muito simples, enquanto no Wordpress, este processo não é tão simples, o seu painel de administração “assusta” um pouco e “empurra” o utilizador para o Blogger. Mas se experimentar utilizar os dois serviços em simultâneo , mais tarde ou mais cedo vai perceber que o Wordpress satisfaz(mais facilmente) melhor as suas necessidades.
A terminar em jeito de nota de rodapé: por aqui se vê a importância dos comentários! Servem bastante para perceber que nem sempre o que escrevemos é lido da forma que pretendemos e além disso, é fantástico, quando recebemos feedback de quem nos lê!
Obrigado a todos os que vão deixando feedback na caixa de comentários!