sábado, 30 de outubro de 2010

O «Certo» e o «Errado»

certo e errado

Hoje lia um livro e a determinada altura o autor falava de algo que a experiência de docente me foi dando, mas nunca o tinha visto em tão poucas palavras e de forma tão explícita. Luís Aires em Disciplina na sala de aulas diz:

“O desenvolvimento moral concerne à interiorização de princípios de «certo» e «errado», e sua aplicação no comportamento e acções diárias. Sabe-se que a moralidade pode ser afectada pelo contexto; o «certo» e «errado» não são axiomas lapidares, mas o produto da conjugação de factores como a religião, a cultura, a vivência familiar e escolar, enfim, da sociedade em que estamos inseridos”.

Como gosto de esquemas deixo este para reflectirem, se bem que ainda prefiro este último, são esquemas simples, mas na verdade a nós professores dizem-nos muita coisa!

Numa apresentação poderíamos no mínimo falar durante dez minutos somente com este esquema.

certo e errado 3

Até já,

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Uma biblioteca grátis

Após um início de ano escolar difícil, cá estou eu para vos falar de uma série de sites que a web disponibiliza e onde podemos descarregar milhares de livros grátis. Deixo aqui algumas referências, até porque os livros estão muito caros!

image

A bookboon.com Fornece livros grátis em formato PDF, para estudantes e viajantes. Não necessita de registo!

image

A Fundação CK-12 , fornece livros interessantes para download, imprimir, partilhar e, ainda podem ser personalizados. Engloba Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

image

A FlatWorld, requer registo, só permite a leitura online, a impressão só é feita através de pagamento, no entanto permite que se personalize o livro e que ao mesmo tempo se acrescente notas para os nossos alunos.

image

A Free High School Science, disponibiliza muitos livros dedicados às ciências e matemática, escritos por professores para se usar livremente.

image

O site da Open Culture oferece livremente 150 livros de diversas temáticas, desde a arte, à psicologia, um site a rever pela diversificação de temas. Além disso este site, disponibiliza também livros áudio, cursos online, filmes and so on. Um site a rever porque contém mesmo muita informação.

image

A Comunnity College Consortium for Open Educational Resources disponibiliza mais de 500 livros para diferentes áreas.

image

Dedicado à literatura clássica e à literatura juvenil o Projecto Gutenberg alberga no seu repositório mais de 33000 livros!!!

Se alguém conhecer algum site que disponibilize literatura grátis, deixe aqui o seu comentário.

Até já,

sábado, 2 de outubro de 2010

Metas de Aprendizagem

 

meats de aprendizagem

Este Projecto já data de Dezembro de 2009 mas parece-me que não foi divulgado o suficiente. Aconselho vivamente aos colegas uma leitura nem que seja na diagonal pelo site pois tem muita informação pertinente relativamente a cada um dos ciclos e respectivas disciplinas ou àreas curiculares.

Se bem que prefiro não pensar nisso, mas cada vez me convenço mais que falta pouco para me convidarem a sair do ensino :( até lá, vou-me dedicando e acreditando que estou errado!

Pode ler-se na apresentação do Projecto que este “consiste na concepção de referentes de gestão curricular para cada disciplina ou área disciplinar, em cada ciclo de ensino, desenvolvidos na sua sequência por anos de escolaridade, incluindo ainda metas finais para a Educação Pré-escolar.” 

Ate já,

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...