sexta-feira, 30 de abril de 2010

Dropbox



Quantas vezes já esteve num sitio em que queria um documento e não o tinha consigo? O Dropbox resolve esse problema e muitos outros!

O conceito do Dropbox é simples:
É uma aplicação que nos permite aceder aos nossos documentos em qualquer parte do mundo! Sei que há muitos sites na Internet que também o fazem, mas não o fazem da forma simples que faz o Dropbox.

Ou seja, acedemos ao site do Dropbox, fazemos o download da aplicação, instalamos a aplicação e criámos uma conta Dropbox. Durante a instalação da aplicação no nosso computador é criada uma pasta com o nome Dropbox. Posteriormente colocámos os nossos documentos "dentro" dessa pasta e temos o processo finalizado!

Basicamente, o que o Dropbox faz, é uma sincronização entre o conteúdo existente na pasta Dropbox e o seu servidor de armazenamento na Internet. Sempre que alteramos o conteúdo dessa pasta(acrescentamos um documento, alteramos o nome, criámos uma pasta,etc) o Dropbox encarrega-se de actualizar no seu servidor o conteúdo.

Eu, basicamente, trabalho em quatro computadores e em todos eles instalei o Dropbox, e, como tal, acedo sempre ao conteúdo da pasta Dropbox, desta forma, fica a sensação que estamos sempre a trabalhar no mesmo computador.
Quando mudámos de PC e nos ligamos à Internet o Dropbox actualiza imediatamente o conteúdo da pasta.
Por outro lado, se estiver a trabalhar num pc qualquer, num ponto qualquer do globo, e pretender aceder a algum documento basta aceder ao site do Dropbox entrar na sua conta e aceder ao conteúdo da sua pasta.

Outra característica interessante tem haver com o trabalho colaborativo. Quando trabalhamos em equipa podemos criar dentro da pasta Dropbox uma pasta que pretendemos partilhar com a nossa equipa. Seguindo a linha de raciocínio anteriormente exposta, qualquer alteração efectuada na pasta Dropbox por qualquer elemento que constituía a equipa será actualizada em todos os pcs dos elementos da equipa, evita-se mails mas acima de tudo tem-se sempre a última versão.

Se todas estas características ainda não forem suficientes para instalar o Dropbox, pense nisto:
"Se o meu disco rígido do computador crashar, fico sem os meus documentos".
Pois é, neste caso, estão salvaguardados, pois quando resolvermos os problemas técnicos do nosso computador, instalamos novamente o Dropbox e os nossos documentos estão todos lá!

Para finalizar, um abraço especial ao Júlio pela dica e dizer que o Dropbox disponibiliza 2,5Gb de espaço mas que podem ser aumentados até 8Gb. Por falar nisso, podem instalar o dropbox seguindo este link, que assim dar-me-ão 250 mb de espaço ;)

https://www.dropbox.com/referrals/NTQ4NzgxMzg5

Até já,

domingo, 18 de abril de 2010

Paredes digitais

Olá!

Não tenho passado por aqui. Um dia destes, ainda fiz uma tentativa e comecei a escrever sobre o que anda na rede ao nível de armazenamento online. Andam "coisas" interessantíssimas e quando comecei a recolher informação, e a tentar comparar, decidi desistir ;) mas prometo, que um dia destes abordo essa questão, até porque me parece muito pertinente.

Na verdade, preciso de assumir uma das premissas do blog, ou seja, colocar posts pequenos e com muita frequência.
O meu problema, é que quando falo sobre algo, gosto de abordar a questão de uma forma mais profunda, e preciso de testar a ferramenta, mas com o tempo talvez me consiga ajustar.

Ao post de hoje, decidi atribuir-lhe o título de "Paredes digitais" porque vão abordar duas ferramentas, claro subjacentes ao conceito da web 2.0, o wallwisher e o glogster.







O Wallwisher
O Wallwisher, é um site que permite criar notas sobre um determinado assunto e de uma forma muito simples. Além disso, nas notas podemos adicionar imagens, aúdio, sites e vídeo!
E no fim podemos simplesmente convidar os nossos "amigos" a participarem na nossa "parede digital". Podemos também, incluí-la no nosso blog. E isto tudo sem ter de se registar.
Se criar alguma, não se esqueçam de me "convidar", pois terei todo o gosto em deixar lá a minha opinião!

Só para começar, vão a wallwiher.com e cliquem em "build a wall". Em seguida, escreva um nome e um endereço para a parede. Introduza o seu nome e o seu e-mail e está pronto a acrescentar stick notes! Simples!

Este é o meu wallwisher que criei sobre a web 2.0, passem por lá e deixem a vossa "stick note". Mas acima de tudo, experimentem em criar uma, se o fizerem, provavelmente vão perceber a capacidade que esta ferramenta tem no contexto ensino-aprendizagem!


O Glogster


O Glogster é uma ferramenta que utiliza como slogan "poster yourself"! Na verdade, o glogster é mesmo isso, uma aplicação da web que permite criar posters, mas, é claro, posters web, ou seja, um poster que permite integrar imagem, áudio, vídeo e texto do nosso pc ou por referência a sites da web(flickr,facebook,animoto,youtube, ...) e sendo da web 2.0, partilhá-lo!
Este é o tipo de ferramenta que aconselho vivamente, podem fazer o vosso, mas podem utilizá-lo como fins educacionais, podem no poster, colocar imensa informação que pretendam que os alunos visualizem.


Este foi o meu primeiro glogster e fala sobre mim, para ter uma ideia demorei uma hora e meia, a fazê-lo, mas, está ali muita coisa!

Façam boas paredes digitais e não se esqueçam de as partilhar!

Até já,



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...