Páginas
domingo, 28 de novembro de 2010
Um belíssimo orador
A palavra que mais se ouviu foi profícuo, pois bem, no meu caso se tirar o Luca, de profícuo não teve nada!
Ouvi alguns oradores a pedir que o próximo seja na Madeira ou em Lisboa, por mim estão à vontade...
sábado, 20 de novembro de 2010
Para quem se cansou do powerpoint
Prezi, isso, prezi é a palavra que responde ao título do post. Prezi, é uma ferramenta web 2.0 e como tal simples mas com um potencial para apresentações fabuloso.
Um dos erros mais comuns que vejo nas apresentações é diapositivos com muita… informação, cor, “balas”, pouca coerência de diapositivo para diapositivo, … ou seja, com muita a mais!
O Prezi resolve algumas dessas questões, simplesmente porque não permite que o façamos, mas por outro lado torna as apresentações bem mais interessantes para a audiência.
Aconselho vivamente todos a tentarem fazer uma apresentação com Prezi, e a grande dica que vos posso dar é, para esquecer aquelas apresentações sequencias do powerpoint. No início esta questão pode tornar-se algo desagradável- a resistência ao paradigma sequencial- mas com o tempo tenho a certeza que apreciarão a ferramenta.
Pessoalmente não gosto das “balas” que o powerpoint tem, as minhas apresentações normalmente recorrem muito a esquemas e baseados em palavras chave que me permitem estar sempre focalizado na audiência e ao mesmo tempo não desconcentrar a audiência na procura da informação.
Deixo aqui um tutorial de iniciação ao Prezi e no final de o verem, já sabem tudo de Prezi, acreditem que sim, porque o Prezi tem poucas funcionalidades tornando a sua utilização muito simples mas suficientes para fazer uma apresentação de grande qualidade.
A finalizar, esta foi a minha primeira apresentação de Prezi e que usei na semana passada numa das minhas aulas de TIC.
Até já,
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Jogos didáticos
A utilização dos jogos em contexto de sala de aula, cada vez merece mais discussão e estudo no seio académico. Não pretendo discutir o seu uso, no entanto, penso que todos concordámos, que os jogos, didácticos ou não, desenvolvem a destreza dos seus utilizadores.
Hoje partilho dois sites que encontrei e que se destinam essencialmente ao pré-escolar e ao 1º ciclo.
O site do software da GCompris que vem com o computador Magalhães e que se descreve como “Em suma, o GCompris apresenta mais de 100 actividades e continua a evoluir. O GCompris é um programa livre, pelo que lhe é possível adaptá-lo às suas necessidades ou melhorá-lo e, porque não?, beneficiar assim as crianças de todo o Mundo.” retirado de http://gcompris.net/-pt
E o site brasileiro escola games ainda em fase beta e onde se encontram jogos educativos a partir dos 5 anos.
Partilhem aqui os vossos sites de jogos educativos!
Até já,